Tour 50 Tons de Cinza em Seattle (pelos olhos de Christian e Anastasia)

No post anterior falamos que Seattle é a cidade de 50 Tons de Cinza. Agora, vamos visitar os lugares por onde Christian Grey e Anastasia Steele andaram… Como fã da saga (e de Seattle) que sou, fiz um tour 50 Tons de Cinza em Seattle em minha última viagem à cidade (finalmente!).

Um sonho para todo fã da trilogia de E.L. James, não é mesmo? 😍

Tour 50 Tons de Cinza em Seattle
Tour 50 Tons de Cinza em Seattle

Alguns lugares relatados nos livros são fictícios (não vamos falar sobre eles aqui!), mas grande parte do cenário existe de verdade em Seattle. E.L. James foi bastante detalhistas, inclusive.

Quando ela fala dos trajetos de carro e barco ou das corridas do Christian, por exemplo, ela fala de ruas, pontos de referência e paisagens reais. A descrição dos lugares reais também é perfeita! Acho incrível que ela tenha escrito os livros sem sequer pisar na cidade.

Já adianto que foi muito legal refazer o caminho dos personagens por Seattle! Dá para viajar na história dos livros, lembrar as cenas e refazer os diálogos enquanto passamos por cada esquina, cada paisagem, cada lugar descrito.

50 Tons de Cinza em Seattle: livros x filmes

Antes de começar o roteiro 50 Tons de Cinza em Seattle, vocês sabem que os filmes foram rodados em Vancouver, no Canadá, certo? É mais barato filmar por lá, e muitas produções usam os incentivos fiscais à indústria cinematográfica que a cidade oferece.

Fato é que os atores Dakota Johnson e Jamie Dornan nem pisaram em Seattle (tal qual a escritora)! Mas isso não compromete o filme. Vancouver fica a apenas 3 horas de carro e é geograficamente muito semelhante a Seattle (costumo chamá-las de “cidade gêmeas”). Até o clima é parecido.

Além disso, os livros são muito mais detalhados do que os filmes (sempre são!). Portanto, nem todas as cenas e, em consequência, nem todos os lugares descritos nos livros aparecem nos filmes!

Dito isso, fiz o tour 50 Tons de Cinza em Seattle seguindo os 5 livros (os 3 da trilogia original e os 2 com a visão do Christian) de E.L. James. Esses sim, descrevem Seattle perfeitamente!

Alerta de Spoilers!
Esse artigo contém spoilers. Se você ainda não viu os filmes ou leu os livros da trilogia Cinquenta Tons de Cinza, é melhor parar por aqui!

Tour 50 Tons de Cinza em Seattle

Que Seattle é uma cidade cheia de empreendedores de tecnologia e nerds, todo mundo sabe! Afinal aqui é a casa da Microsoft, Amazon, Boeing, e por aí vai. Mas será que ela também tem bilionários excêntricos que gostam de chicotes e algemas? Ou isso é somente ficção?

Bem, vou ficar devendo essa, não cruzei com nenhum pelo caminho. Mas que Seattle também tem seu lado sofisticado, sedutor e provocante, ah isso tem!

Como prometido, aqui vai um tour pela cidade através dos olhos de Christian Grey e Anastasia Steele. Selecionei os principais pontos de parada para os fãs da trilogia, acompanhe aqui no mapa: tour 50 Tons de Cinza em Seattle.

Quarto vermelho aqui vamos nós…

1. Edifício Escala

Não tem como não começar nosso roteiro por aqui! Perdi a conta das vezes que o Escala é citado nos livros… Como todo multimilionário solteiro que se preza, Christian Grey mora na cobertura de um luxuoso apartamento de Seattle, o Escala.

E não é que o apartamento que inspirou a autora na hora de descrever a singela moradia de Christian existe de verdade! Fica na 4th Ave, na região central da cidade.

Ela acertou em cheio na escolha! 🎯 O edifício tem 31 andares de apartamentos de luxo, é imponente, aparece nas listas de condomínios mais caros de Seattle e suas paredes de vidro valorizam a vista, tal qual nos livros. Imagina a cobertura disso aqui! Será que também tem um quarto vermelho da dor?😀

Tirei algumas fotos do edifício, morrendo de vergonha (confesso!). Os moradores não devem gostar nadica de nada do tanto de fã Cinquenta Tons de Cinza que deve passar por aqui. So sorry, é parada obrigatório do tour 50 Tons de Cinza em Seattle.

Tour Cinquenta Tons de Cinza em Seattle: Edifício Escala
Tour Cinquenta Tons de Cinza em Seattle: Edifício Escala
Tour Cinquenta Tons de Cinza em Seattle: Edifício Escala
Tour Cinquenta Tons de Cinza em Seattle: Edifício Escala
Endereço: 1920 4th Ave, Seattle, WA 98101

2. Pike Market District

É a região onde Ana e Kate moravam em Seattle. Fica bem no coração da cidade, numa região bem central, perto do mercado público Pike Place Market, que é, inclusive, uma das principais atrações turísticas de Seattle.

Vocês lembram que a história começa quando as duas ainda moram em Portland (280km de Seattle), certo? Mas depois da formatura elas se mudam para Seattle, para um apartamento de 3 quartos que o pai de Kate compra no Pike Market District.

A descrição do prédio delas é perfeita no livro 4 (Grey), quando Christian fica espiando Ana (bem estilo “every breath you take”) na época em que estavam rompidos: “O prédio é de tijolo vermelho comum, com caixilhos de janelas verde-escuros típicos daquela área. Fica bem localizado, perto da interseção entre as ruas Vine e Western”.

São 2 paradas no roteiro:

A primeira no Pike Place Market. Imperdível também para um tour 50 Tons de Cinza em Seattle!

Pike Place Market em Seattle (região onde Anastasia de 50 Tons de Cinza mora em Seattle)
Pike Place Market em Seattle
Endereço: 85 Pike St, Seattle, WA 98101 (Pike Place Market)

A segunda, para entrar no clima da história, é na esquina Vine St & Western Ave, onde fica a casa de Anastasia em Seattle.

Estive nessa esquina e adivinhem o que encontrei: um prédio que se encaixa perfeitamente na descrição do livro. Se Ana morasse aqui realmente, esse seria seu apartamento com certeza!

Western Av na altura da Vine St (região onde Anastasia de 50 Tons de Cinza mora em Seattle)
Western Av na altura da Vine St (região onde Anastasia de 50 Tons de Cinza mora em Seattle)
Esquina Vine St & Western Ave (onde Anastasia de 50 Tons de Cinza mora em Seattle)
Esquina Vine St & Western Ave (onde Anastasia de 50 Tons de Cinza mora em Seattle)
Prédio na Vine St, esquina Western Ave (igual à descrição do livro 50 Tons de Cinza para o apartamento de Anastasia)
Prédio na Vine St, esquina Western Ave (igual à descrição do livro para o apartamento de Anastasia)
Endereço: 81 Vine St, Seattle, WA 98121 (seria o apartamento de Ana)

3. Zig Zag Cafe

Ainda na região do Pike Place Market, fica o Zig Zag Cafe, bar em que Ana encontra Kate para um drinque quando Christian está em Nova York no livro 3 (Cinquenta Tons de Liberdade). Fica perto do apartamento onde elas moravam.

Quem lembra que essa saidinha gera uma confusão danada… que termina numa “seção de punição” no quarto vermelho da dor!

Bem, o bar existe de verdade, fica atrás do Pike Place Market. Mas não dá para ver da rua, ele fica numa espécie de galeria. Rodei horrores até encontrar 🤔! Quando estive lá, estava fechado e só deu para tirar foto da área externa (que fica descendo as escadas para o Seattle Waterfront).

Também faz parte do tour 50 Tons de Cinza em Seattle.

Tour 50 Tons de Cinza em Seattle: Zig Zag Cafe
Tour 50 Tons de Cinza em Seattle: Zig Zag Cafe
Endereço: 1501 Western Ave Ste 202, Seattle, WA 98101

4. Columbia Center

Columbia Center
Columbia Center

O Columbia Center é o prédio mais alto de Seattle! Nos livros, é onde fica o Mile High Club, clube no qual Christian é sócio e leva Ana para jantar em comemoração à sua promoção para o cargo temporário de editora chefe no livro 2 (Cinquenta Tons Mais Escuros).

Quem lembra da cena do elevador (o que foi aquilo!)? Foi aqui! 76 andares de descida… 🙈 Foi aqui também que ele jantou com Elena quando Ana estava na Georgia, no livro 4 (Grey).

Na vida real, o clube chama Columbia Tower Club e fica no 75º andar do Columbia Center. Não dá para visitá-lo (é para membros e convidados somente), mas o Columbia Center tem um observatório (Sky View Observatory) no 73º andar com uma vista fantástica da cidade.

Quando fui, subi durante o dia. Mas fico imaginando a noite, deve ser de cair o queixo. Imagina um jantar romântico aqui… Segundo a própria Ana: “É supermoderno e tem a vista mais estonteante da cidade de Seattle”.

O Columbia Center é atração turística de Seattle e vale a pena incluí-lo também no tour 50 Tons de Cinza em Seattle.

Entrada para o Sky View Observatory do Columbia Center em Seattle
Entrada para o Sky View Observatory do Columbia Center em Seattle
Vista de Seattle do Sky View Observatory no Columbia Center
Vista de Seattle do Sky View Observatory no Columbia Center
Endereço: 701 5th Ave, Seattle, WA 98104

5. Fairmont Olympic Hotel

Esse é o hotel onde Christian e Ana passam a noite depois do baile de máscaras dos pais de Christian no livro 2 (Cinquenta Tons Mais Escuros). Pense numa noite cansativa! O baile (e suas emoções), o carro pichado, o apartamento invadido por Leila… Lembro até hoje: eles ficaram na Cascade Suite!

O hotel existe e fica no centro de Seattle. É lindo por fora (não entrei). Também é uma parada no tour 50 Tons de Cinza em Seattle.

Fairmont Olympic Hotel em Seattle
Fairmont Olympic Hotel em Seattle
Fairmont Olympic Hotel em Seattle
Fairmont Olympic Hotel em Seattle
Fairmont Olympic Hotel em Seattle
Fairmont Olympic Hotel em Seattle
Endereço: 411 University St, Seattle, WA 98101

6. Estacionamento (Stewart St & Boren Ave)

Esse é o cenário de uma cena pra lá de quente: a transa dentro do carro (do tal Audi R8 de Christian). Bem tipo “ah, se meu fusca falasse…”

No livro 3 (Cinquenta Tons de Liberdade), Christian e Ana voltam da casa dos Grey em Bellevue, quando começam a ser perseguidos por um Dodge SUV! No trajeto da fuga, eles despistam o perseguidor entrando num estacionamento na esquina da Stewart St com Boren Ave.

No livro, eles narram toda a fuga: “entrando na Stewart, tomamos a direção sul… Ana! Rápido: aqui! — grita Christian, apontando para um estacionamento no lado sul da Avenida Boren… Estamos escondidos no estacionamento entre a Stewart e a Boren — avisa Christian para o BlackBerry”. Eu fiz e filmei todo o trajeto, depois publico para vocês o vídeo.

Estive no lugar e realmente existe um estacionamento U Park System na Boren Ave, quase na esquina com a Stewart St (na esquina tem um Dollar Rent A Car e, do lado, o estacionamento).

Mas ele fica entrando na Boren para direita, o que, na minha “leiguice”, seria no lado norte da Avenida Boren (e não sul, como o relato)! Enfim, assumi que este seria o “tal estacionamento” citado no livro. Mais uma parada no tour 50 Tons de Cinza em Seattle.

Estacionamento na Boren Ave, visto da Stewart St (do livro Cinquenta Tons de Liberdade)
Estacionamento na Boren Ave, visto da Stewart St (do livro Cinquenta Tons de Liberdade)
Estacionamento na Boren Ave (do livro Cinquenta Tons de Liberdade)
Estacionamento na Boren Ave (do livro Cinquenta Tons de Liberdade)
Entrada do estacionamento na Boren Ave (do livro Cinquenta Tons de Liberdade)
Entrada do estacionamento na Boren Ave (do livro Cinquenta Tons de Liberdade)
Endereço: 1922 Boren Ave N, Seattle, WA 98101

7. Denny Park

Esse parque faz parte do trajeto habitual da corrida de Christian. O personagem o cita no livro 4 (Grey): “Sigo meu trajeto habitual subindo a Stewart até a avenida Westlake, depois dou algumas voltas no Parque Denny, a música “She Just Likes to Fight”, dos Four Tet, tocando no volume máximo em meus ouvidos.”

Ele existe de verdade, e o incluí no roteiro 50 Tons de Cinza em Seattle para que vocês conheçam o “lado verde” da cidade! Nas últimas décadas Seattle recebeu o apelido de “Cidade Esmeralda” por causa das grandes áreas verdes que cobrem a região durante todo o ano.

Tour 50 Tons de Cinza em Seattle: Denny Park
Tour 50 Tons de Cinza em Seattle: Denny Park
Endereço: 100 Dexter Ave N, Seattle, WA 98109

8. Elliott Bay Marina

Essa é a marina onde o The Grace fica ancorado. É muito legal ver a narrativa desse passeio de barco que os dois fizeram pelo estuário (Puget Sound), tanto pelos olhos de Ana no livro 2 (Cinquenta Tons Mais Escuros), quanto pelos olhos de Christian no livro 5 (Mais escuro)!

Aqui devo confessar: foi uma grata surpresa! A marina é linda e a vista para a baía mais linda ainda. Simplesmente maravilhosa! A beleza natural da região é mesmo destaque.

Eu não conhecia esse lugar, ele não faz parte dos roteiros turísticos de Seattle. Fui conhecer única e exclusivamente por causa desse tour 50 Tons de Cinza em Seattle. –E.L. James, obrigada pela dica! Ainda dei sorte que o dia estava lindo, foi até difícil escolher as fotos para postar!

Elliott Bay Marina com Seattle ao fundo
Elliott Bay Marina com Seattle ao fundo
Elliott Bay Marina em Seattle
Elliott Bay Marina em Seattle
Mais uma parada do roteiro 50 Tons de Cinza em Seattle: Elliott Bay Marina
Mais uma parada do roteiro 50 Tons de Cinza em Seattle: Elliott Bay Marina
Endereço: 2601 W Marina Pl, Seattle, WA 98199

9. Meydenbauer Bay, Bellevue

Essa é outra parada que eu acho muito legal, principalmente para quem não conhece a região.

Bellevue fica pertinho de Seattle, do outro lado do Lago Washington. É uma cidade deliciosa, e uma ótima opção para quem prefere morar na atmosfera mais silenciosa do lado leste. Grace e Carrick, pais de Christian, concordam!

A casa dos Grey (uma mansão de estilo colonial) fica às margens da baía Meydenbauer do Lago Washington, numa região que só tem casão com vista privilegiada. É para quem pode!

No primeiro jantar em família do livro 1 (Cinquenta Tons de Cinza), Christian leva Ana até a casa de barcos e ela descreve: “… chega a um vasto gramado que leva à baía… ah, é lindo. Seattle brilha no horizonte e a lua… grava um caminho prateado pela água em direção a um deck onde dois barcos estão atracados. Ao lado do píer fica uma casa de barcos. É tão pitoresco, tão pacífico.

Já no livro 2 (Cinquenta Tons Mais Escuros), durante o baile de máscaras, Anastasia descreve: “…dois garçons erguem o toldo, revelando o pôr do sol sobre a baía Meydenbauer. A vista é de tirar o fôlego: as luzes cintilantes de Seattle a distância e a calmaria alaranjada e sombria da baía refletindo o céu azul. Uau. É um cenário sereno e pacífico.

São 2 paradas no roteiro:

Estive em dois parques às margens da baía: Clyde Beach Park e Meydenbauer Beach Park. Vale a pena incluí-los no roteiro 50 Tons de Cinza em Seattle.

A vista da baía Meydenbauer é mesmo incrível e qualquer uma dessas mansões por lá poderia ser a casa dos Grey. Mais uma vez, obrigada pela dica, E.L. James. Isso aqui também não faz parte dos roteiros turísticos de Seattle.

Meydenbauer Bay no Clyde Beach Park, Bellevue
Meydenbauer Bay no Clyde Beach Park, Bellevue
Meydenbauer Bay no Clyde Beach Park, Bellevue
Meydenbauer Bay no Clyde Beach Park, Bellevue
Clyde Beach Park, Bellevue
Clyde Beach Park, Bellevue
Endereço: 2 92nd Ave NE, Bellevue, WA 98004 (Clyde Beach Park)
Meydenbauer Bay no Meydenbauer Beach Park, Bellevue
Meydenbauer Bay no Meydenbauer Beach Park, Bellevue
Meydenbauer Beach Park, Bellevue
Meydenbauer Beach Park, Bellevue
Endereço: 419 98th Ave NE, Bellevue, WA 98004 (Meydenbauer Beach Park)

10. The Bravern

Lembra de Caroline Acton, a personal shopper que Christian sempre contrata para comprar as roupas das submissas? É da loja Neiman Marcus que fica no centro comercial The Bravern em Bellevue, um shopping sofisticado com lojas de grifes caras e de luxo. Chique no último!

O The Bravern é também onde Christian comenta que abriu uma nova filial do Esclava, salão de beleza de Elena.

Tanto a loja quanto o shopping existem, e o shopping é uma gracinha. Vale a pena conhecer em seu tour 50 Tons de Cinza em Seattle. Já para fazer compras… bem, aí depende do quanto você está disposto a gastar… 🤑!

Loja Neiman Marcus no The Bravern, Bellevue
Loja Neiman Marcus no The Bravern, Bellevue
Shopping The Bravern, Bellevue
Shopping The Bravern, Bellevue
Mais uma parada do tour 50 Tons de Cinza em Seattle: Shopping The Bravern, Bellevue
Mais uma parada do tour 50 Tons de Cinza em Seattle: Shopping The Bravern, Bellevue
Endereço: 11111 NE 8th St, Bellevue, WA 98004

Para além do tour 50 Tons de Cinza em Seattle

As paradas que citei acima não esgotam os lugares por onde Christian e Ana passaram. A autora foi bem detalhista e cita outros lugares reais, como ruas, pontes, lagos e montanhas.

Ficaria maçante se eu incluísse cada rua, cada trajeto! Mas se quiser anotar para curtir em sua visita a Seattle, fiz uma lista que complementa o roteiro. Quem sabe você passa por algum desses pontos? Daí, já fica sabendo que Christian e Anastasia também passaram.

Ainda no caminho de Christian e Anastasia…

  • Ponte flutuante sobre o Lago Washington da WA-520: caminho para casa dos Grey em Bellevue.
  • Boeing Field: onde o helicóptero Charlie Tango fica estacionado em Seattle.
  • Sea-Tac Airport: aeroporto por onde os personagens chegam e saem de Seattle.
  • Space Needle: a torre futurista de Seattle que aparece no voo de helicóptero.
  • Puget Sound: baía/estuário por onde eles fazem o passeio de barco.
  • Montanhas Olympic, Ilha de Bainbridge, Monte Rainier: vista do passeio de barco e da mansão.
  • Fremont: bairro onde fica o hospital psiquiátrico em que Leila é internada.
  • Hospital Northwest: onde o pai de Ana ficou internado e onde fica a clínica da Dra. Greene.
  • Union Lake: citado no trajeto para a casa dos Grey em Bellevue.
  • North Beach/Blue Ridge: região residencial ao norte do centro e à beira do estuário onde provavelmente fica a mansão que Christian compra para morar depois do casamento. O bairro não é citado nos livros, mas, pelo trajeto e descrição, fica nessas redondezas.

Se você é fã da trilogia vai se amarrar nesse tour 50 Tons de Cinza em Seattle que fiz. O cenário da história de amor que conquistou tantos corações é perfeito! Sinceramente, não poderia ser melhor (falou a fã número 1 da cidade!). 🙋‍♀️

Tenho outros roteiros legais em Seattle. Se quiser conhecer um pouquinho mais da cidade, dá uma olhada nesse aqui: 3 dias em Seattle, o guia definitivo. É bem bacana!

8 Comentários

  1. Gratidão pelas dicas. Estava de férias em fevereiro desse ano e fiz exatamente esse tur, só não consegui tirar fotos na frente do hospital em que a mãe do Grey trabalhava e não entrei na marina onde o barco dele ficava, pelo fato do acesso ser restrito, mas realmente todos os lugres existem. Me senti dentro do filme, uma sensação maravilhosa. Super indico.Em breve postarei as fotos nas minhas redes sociais.

  2. Muuuito obrigada por esse tour. Amo a saga e é muito legal ver todos (ou a maioria) dos lugares por onde Christian e Ana passaram. Também fico admirada com a riqueza de detalhes que a autora inseriu sem nunca ter conhecido a cidade pessoalmente. Amei demais esse post, eu como fã fico muito agradecida pelo esforço investido para trazer esses lugares até nós que não temos a oportunidade de conhecer a cidade pessoalmente, é realmente um lugar muito lindo ♥️

  3. Oi Luciana…amei a descrição dos locais mencionados no livro. Sempre gosto de verificar os locais dos livros que leio e nesse momento estou lendo o livro 3 sob os olhos do Christian e vim em busca do Sound e acredito que seja pelo o que vc falou aqui , o estuário onde será a casa deles. Adoro viajar, mas como não tenho dinheiro para realizar esse sonho, me conformo com as viagens de outros. Parabéns pela matéria!

  4. Olá meu nome é Samilla, gostaria de uma amizade (mulher ) que tenha no máximo 19 anos, que aí em Seattle.
    Porque eu quando Di termina meus estudos vou pra ir sozinha fazer uma faculdade e preciso de uma amizade que mora aí.
    Tenho 14 anos, sou Brasileira, moro no Brasil no estado Es. Quem conhece por favor me manda um e-mail samillacristina311@gmail.com.
    Obrigada bjs♡

  5. Boa noite! Muito bacana essa visita aos lugares da saga Cinquenta Tons. Li todos os livros e me apaixonei por Seattle. A literatura da E.L. James é bastante pobre para uma escritora (sou professora de português e literatura), porém a história de amor de Christian e Anastasia é apaixonante.A riqueza de detalhes da descrição da cidade me fez sentir uma vontade enorme em conhecê-la. Pesquisei muitos sites e encontrei você descrevendo Seattle com a mesma intensidade. Parabéns pela publicação.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*