Saga Crepúsculo: um tour por Forks, a cidade dos vampiros!

Pense numa cidade pequena, tranquila, chuvosa, perdida no meio do mato, longe de tudo, quase no fim do mundo. Prazer em conhecer, Forks! A cidade dos vampiros e lobisomens da Saga Crepúsculo existe de verdade e eu fui lá conhecer numa das minhas idas a Seattle.

Vamos de turismo vampiresco? 🧛‍♂️🧛‍♀️🧛

Forks: a cidade da Saga Crepúsculo

Já falei em outros posts que tenho uma quedinha por “romances teens”! E desde que eu conheço a estória de amor de Isabella Swan e Edward Cullen tive vontade de visitar essa pacata cidade do estado de Washington!

Sorte minha, ela fica para as bandas de Seattle (cerca de 230km de Seattle num percurso por terra e água). Adorei a experiência e vou contar tudo para vocês aqui! Foi uma viagem maravilhosa de um final de semana bem diferente de tudo que eu já havia feito.

Forks da vida real

Forks da vida real é uma típica cidade americana de passagem, cresceu às margens de uma rodovia (US-101). Muito tranquila e MUITO pequena; sua população não chega a 4.000 habitantes. Sua rua principal inteira não deve ter mais de 4 cruzamentos com semáforos. Sem brincadeira!

Rua principal de Forks, WA
Rua principal da cidade de Forks, WA

Fica numa região de beleza natural exuberante no meio do Olympic National Park, na Península Olympic, cercada por floresta e perto do Oceano Pacífico. É uma das poucas cidades existentes na região e, por isso mesmo, recebe muitos turistas do parque!

Mas ficou famosa e entrou no mapa depois de ser cenário da Saga Crepúsculo, da autora Stephenie Meyer. Tornou-se um verdadeiro local de peregrinação para os apaixonados pela saga. A cidade, que já viveu da indústria madeireira, deve viver hoje desse turismo vampiresco!!!

Forks da Saga Crepúsculo

A estória de Bella e Edward nasceu de um sonho que a Stephenie Meyer teve. – Um sonho!!! Nele, duas pessoas conversavam no meio de uma floresta. Uma das pessoas era uma garota comum, mas a outra era extremamente bonita e brilhante; um vampiro! Eles discutiam as dificuldades de estarem apaixonados. – Acho que conhecemos bem essa estória…

Segundo a autora, foi um sonho surpreendente: como assim, vampiro? Ela nunca havia pensado em vampiros… chegou, inclusive, a dizer: “Não escolhi os vampiros. Eles me escolheram“!

Mas foi assim que tudo começou… E para ambientar o romance, ela precisava de um lugar ridiculamente chuvoso! Deu um “google” e achou a Península Olympic como o lugar com mais chuvas nos EUA. Daí para chegar em Forks é um pulo!

Tal como está descrito nos livros: Forks é uma cidade pequena, fora do caminho, cercada por florestas, muito úmida (chove ao longo do ano inteiro) e cinzenta (sua grande nebulosidade impede que os raios solares cheguem à superfície).

Perfeita para lar de vampiros!

Estrada nos arredores de Forks

Forks por Stephenie Meyer

Li uns depoimentos da Stephenie Meyer em seu site oficial onde ela explica tudo isso direitinho. É muito interessante ver Forks pelos olhos da autora e captar o motivo (ou motivos) exato dela ter escolhido Forks. Traduzi alguns trechos, caso queiram ler é só clicar aí abaixo.

Por que Forks?

Fonte: depoimentos da Stephenie Meyer em seu site oficial (stepheniemeyer.com)

Como tudo começou

“Acordei (naquele dia 2 de junho de 2003) de um sonho muito vívido. No meu sonho, duas pessoas estavam tendo uma conversa intensa em um prado na floresta. Uma dessas pessoas era apenas uma garota comum. A outra pessoa era fantasticamente bonita e brilhante, um vampiro. Eles estavam discutindo as dificuldades inerentes aos fatos de que A) estavam se apaixonando enquanto B) o vampiro estava particularmente atraído pelo cheiro do sangue da garota, e estava tendo dificuldades para se impedir de matá-la… Fiquei tão intrigada com a história do casal sem nome que odiei a ideia de esquecê-la; era o tipo de sonho que faz você querer ligar para sua amiga e contá-lo com uma descrição detalhada…

A partir daí, não se passou um dia em que eu não escrevi nada… Comecei da cena no prado e escrevi até o fim. Depois voltei ao começo e escrevi até as peças coincidirem…

O cenário ideal

Para o meu cenário, eu sabia que precisava de um lugar ridiculamente chuvoso. Fui para o Google, como faço para todas as minhas necessidades de pesquisa, e procurei o local com mais chuvas nos EUA. Acabou sendo a Península Olympic no estado de Washington. Peguei mapas da área e os estudei, procurando algo pequeno, fora do caminho, cercado por florestas… E ali, exatamente onde eu queria que fosse, havia uma pequena cidade chamada “Forks”. Não poderia ter sido mais perfeito se eu mesma tivesse nomeado. Fiz uma pesquisa de imagens do Google na área e, se o nome não tivesse me comprado, as lindas fotografias o teriam feito… Ao pesquisar Forks, descobri a Reserva La Push, lar da tribo Quileute. A história do Quileute é fascinante e alguns membros fictícios da tribo rapidamente se tornaram intrínsecos à minha história.

Forks pessoalmente

No verão de 2004, fui até Forks para conferir; foi a primeira vez que estive em qualquer parte de Washington… Voamos de Seattle para Port Angeles em um avião pequeno (“puddle jumper”) e depois alugamos um carro e fizemos o trajeto até Forks. Quando deixamos Seattle, fiquei com medo de ficar desapontada. Minha Forks se tornou um lugar tão real na minha cabeça que eu tinha certeza de que a realidade teria algum tipo de diferença chocante. Talvez não parecesse com as fotos, ou talvez houvesse uma falha tão grande que tornaria minha história impossível naquele cenário. Mas, quando voamos, descendo as colinas densamente verdes com as incríveis Montanhas Cascades tocando as nuvens ao sul, eu parei de me preocupar.

Claro que estava chovendo quando pousamos. Choveu nos dois dias em que estivemos em Port Angeles. No entanto, o sol brilhou o tempo todo em que estivemos em Forks. Ainda não tenho certeza se esse foi um bom ou mau presságio. Todos os habitantes locais com quem falamos comentaram nossa rara sorte.

Forks Real x Minha Forks

Estar em Forks foi a experiência mais incrível. Havia algumas pequenas diferenças: a presença da extração de madeira era muito mais evidente do que eu imaginara… e estava ensolarado, como mencionei. Tirando isso, era assustadoramente semelhante às minhas imaginações. Andamos pela rua principal, fizemos compras no Thriftway (eu ainda tenho esse recibo!), dirigimos pelas ruas laterais até encontrarmos uma casa que poderia ser a de Charlie e, em seguida, virando o carro apenas para encontrar um caminhão Chevy dos anos cinquenta, vermelho e batido, estacionado do outro lado da estrada… A palavra surreal é usada em demasia, mas era realmente como andar dentro de um sonho. Passamos meio dia em La Push, e isso foi ainda mais estranho. Ao contrário de Forks, não havia diferenças entre a minha La Push imaginária e a real. Passei a manhã esperando a cada minuto que virássemos uma esquina e topássemos com Jacob Black.”

Forks da Saga Crepúsculo: livros x filmes

Antes de começar a viagem, um aviso: não espere ir até Forks e encontrar a cidade idêntica ao que viu nas telas dos cinemas! A história da Saga Crepúsculo dos livros de Stephenie Meyer tem sim a  Forks real como cenário, mas os filmes não foram gravados por aqui.

A maioria das locações dos filmes fica no Óregon e no Canadá. Portanto, nosso tour por Forks é pelos lugares da história original dos livros, ok?

A caminho de Forks

A Península Olympic fica a oeste de Seattle, do outro lado da enseada Puget Sound. Portanto, se você quiser ir para Forks num percurso todo por terra tem que contornar a baía pelo sul. É um trajeto mais comprido (350km), mas que gasta praticamente o mesmo tempo do trajeto mais curto (230km) que tem um trecho de balsa.

Fiz a viagem de carro. Fomos em dois carros, duas famílias: a minha e a de meu irmão. Não sei se tem como chegar lá usando só transporte público…

Na ida fomos pelo trajeto todo por terra firme 🚗(meu irmão não gosta muito de ferry, talvez por causa da resenha do embarque e desembarque). É um trajeto que vai para o sul, passa por Tacoma e Olympia (capital do estado), entra para oeste na Península Olympic e segue para o norte até Forks.

Fizemos o percurso em 4 horas de carro direto.

Trajeto Seattle-Forks por terra via I-5 S e US-101 N

Na volta contornamos o Olympic National Park por cima, a maior parte do trecho por terra firme 🚗, mas a travessia da baía por balsa ⛴. Nesse trajeto passamos por Port Angeles e pegamos o ferry de Kingston para Edmonds, que fica a uns 27km ao norte de Seattle.

Gastamos umas 6 horas de viagem, pois paramos em Port Angeles para conhecer e almoçar.

Trajeto Forks-Seattle por terra e água via Port Angeles e ferry de Kingston para Edmonds

Aqui vai minha primeira dica da viagem: faça pelo menos um dos trechos de balsa! O passeio no ferry é muito legal e diferente para quem nunca fez. Vale a pena passar por essa experiência. Mais para frente vou postar umas fotos para vocês verem como é legal!

A estrada Seattle-Forks é uma atração a parte!

Uma das coisas mais incríveis nos trajetos Seattle-Forks são as paisagens da Península Olympic. O Olympic National Park é de uma beleza natural indescritível, misturando paisagens de montanha com floresta tropical e costa de oceano. Tem lago também. Pode acreditar!

Embora tenha pouco movimento (na ida ficamos um bom tempo sem cruzar com outros carros), a estrada é perfeita, parece um tapete. E pega sinal de celular e GPS por toda ela! Eu juro!!!

É tudo muito lindo. Mesmo para quem não é fã da Saga Crepúsculo, mas gosta de natureza, é uma região que vale a pena conhecer. Eu mesma pretendo voltar um dia para conhecer melhor as belezas do Olympic National Park.

Chegando em Forks

Na contramão da fama de chuvosa, só pegamos chuva na estrada de ida. O restante do final de semana foi todo de sol, e, apesar do frio (com força!), os dias foram lindos. Pura sorte!

O que também não deixa de ser uma pena… Não tivemos a chance de “esbarrar” com Edward e sua família de vampiros, que se escondem em dias como esses… 😊

Enfim… Quando chegamos já havia escurecido. Fomos direto para casa do AirBnb que alugamos.

A casa era ótima, atendeu bem nossa expectativa! Não ficava no centro, mas como a cidade é pequena, é tudo muito perto. E ela ainda ficava na beira de um rio e tinha uma área externa linda. Foi ótimo para as crianças. Postei fotos aqui para vocês terem uma ideia do tipo de casa da cidade.

Casa que alugamos em Forks pelo AirBnb
Quintal da casa alugada em Forks

Deixamos as malas em casa e fomos para o centro. Todo mundo “varado” de fome! Aí dá para perceber mais do que nunca como a cidade é pequena: poucas opções de restaurante. Vimos uns 3 lugares abertos somente.

Acabamos escolhendo o Pacific Pizza. Embora tenha pizza no nome, oferecem de um tudo para comer! E já para entrar no clima, eles tinham até um cardápio da Saga Crepúsculo: o Twilight Menu! Vejam os pratos na foto abaixo!

Twilight Menu do Pacific Pizza em Forks

Considerando que estamos falando de uma cidade de 4mil habitantes no meio do nada, a comida foi até ok. Gostosa e honesta, recomendo!

Restaurante Pacific Pizza em Forks

Barriga forrada, voltamos para casa para descansar e dormir!

10 paradas do tour da Saga Crepúsculo em Forks

No dia seguinte, iniciamos o tour vampiresco propriamente dito! Acompanhe aqui no mapa todas as paradas: tour da Saga Crepúsculo em Forks.

1. Visitor Center (Forks Chamber of Commerce)

Forks Visitor Center, parada para fãs da Saga Crepúsculo
Visitor Center (Forks Chamber of Commerce)

A primeira coisa a fazer é conhecer o Visitor Center que fica na Forks Chamber of Commerce!

Por três motivos:

1) Pegar os mapas e folhetos com todas as informações dos lugares relacionados à Saga Crepúsculo para visitar.

Mapa e folheto da Saga Crepúsculo em Forks

2) Tirar uma foto com a Bella, Edward e Jacob em tamanho real que tem por lá.

Forks Visitor Center, parada obrigatória para fãs de Twilight

3) Ver a duplicata da caminhonete vermelha da Bella estacionada bem em frente. No caso, duas: uma igual ao modelo descrito no livro e a outra do filme.

Dizem que a produção do filme doou a caminhonete original usada nas gravações, mas eu não sei se é verdade. Bem, pelo menos a placa é a mesma!

Caminhonetes da Bella da Saga Crepúsculo no Forks Visitor Center
Olha eu aí, em frente as caminhonetes da Bella, Forks Visitor Center

Por aqui passa fã da saga vindo do mundo todo. Olha como está o mapa de visitantes do lugar! Não fique de fora e marque também o seu país.

Mapa de visitantes e fãs da Saga Crepúsculo em Forks
1411 S Forks Avenue, Forks, WA 98331

2. Casa dos Swan da Saga Crepúsculo

Com o mapa em mãos, vamos à próxima parada: a casa da Bella, ou melhor, do pai dela, Charlie Swan. Mas atenção, mais uma vez venho lembrar que estamos falando da casa que inspirou o livro e não onde foram gravados os filmes, ok?

A casa é uma gracinha, e a rua também! Mas a vizinhança já deve estar meio “cansada” de tanto turista curioso que passa por aqui. Tem um monte de placa de advertência: “não pare”, não estacione”, “não entre”!

Casa dos Swan da Saga Crepúsculo em Forks
775 K St, Forks, WA 98331

3. Forks Community Hospital

O hospital onde Dr. Carlisle Cullen trabalha existe! É o Forks Community Hospital. Embora não seja aberto à visitação pública (afinal, é um hospital de verdade), também estive lá para conhecer e tirar umas fotos.

É o único hospital no mundo que tem uma vaga exclusiva para vampiros, reservada para o carro do Dr. Cullen! É parada em nosso tour da Saga Crepúsculo em Forks!

Forks Community Hospital
530 Bogachiel Way, Forks, WA 98331

4. Casa dos Cullen da Saga Crepúsculo

A casa dos Cullen em Forks na realidade é uma pousada real, que funciona real, a Miller Tree Inn Bed and Breakfast. O que é bom! Diferente da casa da Bella, que é uma residência normal, com moradores normais, aqui você pode entrar.

Seus proprietários até entram no clima e falam a língua dos vampiros! Há mensagens dos Cullens em um quadro de mensagens e a caixa de correio também tem o nome Cullen.

A casa não é tão “arrojada” quanto a dos filmes (que casa dos sonhos é aquela, toda de vidro, no meio da floresta!), mas é um casarão. Ainda mais para o padrão do que eu vi em Forks. Ela é mesmo o que seria a casa dos Cullen por lá!

Casa dos Cullen da Saga Crepúsculo em Forks
654 E Division St, Forks, WA 98331

5. Forks City Hall e Police Station

Aqui na Prefeitura é onde tem o Posto de Polícia onde Charlie Swan, pai da Bella e xerife, trabalha.

– Chefe Swan na área!!!

Quem sabe você tem a sorte de encontrar um carro de polícia por lá para tirar uma foto. O usado nos filmes tem o logotipo copiado do real.

Mais uma parada em nosso tour da Saga Crepúsculo em Forks!

Forks City Hall e Police Station
500 E Division St, Forks, WA 98331

6. Forks High School

Bem, aqui não precisa nem de apresentação, certo? Afinal, foi onde Bella e Edward se conheceram quando a mocinha se mudou para Forks. Foi onde tudo começou…

Não dá para entrar na escola, afinal aulas de verdade acontecem por aqui, mas dá para tirar uma foto de sua placa, que foi reproduzida igualzinha no filme.

Forks High School
261 Spartan Ave, Forks, WA 98331

7. Forks Outfitters

Essa parada é conhecida somente para quem leu os livros, ela não aparace nos filmes. Foi a loja onde Bella trabalhou.

Ao lado tem a Thriftway, onde Bella fazia suas compras de supermercado. É provável que você também precise fazer umas comprinhas para abastecer a despensa durante sua estadia por aqui. Eu precisei! Compramos água, pão, leite e outras coisinhas para o lanche e o jantar.

Forks Outfitters, onde Bella do Crepúsculo trabalhou
950 S Forks Ave, Forks, WA 98331

Terminamos o roteiro dentro de Forks e não cruzei com nenhum vampiro, poxa vida! Quem sabe temos mais sorte com os lobisomens… Assim seguimos para Reserva de La Push, lar da tribo Quileute, que fica a uns 25km de Forks!

E sim, antes que vocês perguntem, a tribo Quileute existe de verdade, e não só na ficção. É uma reserva de índios nativos americanos com cerca de 400 habitantes, localizada no Condado de Clallam, Washington, na foz do rio Quileute e costa do Pacífico.

La Push é seu principal centro populacional.

8. Treaty Line (Three Rivers Resort)

Antes de chegar em La Push mesmo, fizemos duas paradas. A primeira delas é a divisa entre Forks e La Push, o ponto a partir do qual vampiros são proibidos! Lembra do tratado entre lobos e vampiros, no qual os vampiros não podem entrar nas terras Quileutes?

Tem até um “vampirômetro” para medir seu nível de ameaça vampiresca e saber se você pode passar ou não. Tem também um mural onde os fãs da Saga Crepúsculo do mundo inteiro deixam mensagens. Você também pode deixar a sua!

A parada na realidade é um hotel, o Three Rivers Resort, onde tem um restaurante e uns chalés bem bonitinhos que até parecem as casas dos lobos dos livros e do filme da saga. Uma gracinha!

Restaurante do Three Rivers Resort na estrada para La Push
Chalés do Three Rivers Resort
Vampirômetro Twilight: teste seu nível de ameaça vampira aqui!
Mural Stephenie Meyer Day, autora da Saga Crepúsculo
7764 La Push Rd, Forks, WA 98331

9. Casa de Jacob Black da Saga Crepúsculo

A segunda parada na estrada para La Push é a casa de Jacob Black que, na vida real, é uma casa para aluguel de temporada, a Jacob Black’s Vacation Rental. Deve ser muito doido se hospedar aqui, é igualzinho como descrito nos livros e filmes! Até a moto de Jacob fica estacionada em frente da casa!

Casa de Jacob Black da Saga Crepúsculo
8320 La Push Rd, Forks, WA 98331

10. La Push (First Beach)

Como diria Eric, amigo da Bella: “La Push Baby, La Push!” Que praia linda é essa???

Paramos na First Beach, onde Bella ouviu falar dos “cold ones” pela primeira vez. É muito parecida com a praia do filme, têm uma areia cinza escura, quase preta, com muitas pedras e troncos. E que água gelada!!! Dá para entrar real no clima da Saga Crepúsculo.

Sem falar que o lugar é deslumbrante de verdade, e ainda tivemos sorte de pegar um belo pôr do sol. Foi até difícil selecionar as fotos para postar aqui… Adorei esse lugar!

Praia de La Push, WA
First Beach em La Push, WA
Pôr do sol em La Push, WA
La Push, WA 98350

Aqui terminou nosso roteiro Twilight em Forks.

Nessa noite jantamos em casa mesmo, com direito a uma experiência bem local: marshmallows assados na fogueira (“fire pit”). Se não for para incorporar o espírito americano, nem me chame… kkkk. Os meninos adoraram!

Na volta de Forks ainda tem Saga Crepúsculo

No dia seguinte partimos de volta para Seattle, no percurso via Port Angeles e com um trecho de travessia de balsa.

Como já falei mais acima, a estrada é belíssima! Não deixe de parar para apreciar um pouco o incrível Crescent Lake. É um dos lagos mais lindos que já vi!

Crescent Lake no Olympic National Park

Última parada da Saga Crepúsculo: Bella Italia em Port Angeles

Seguindo viagem chegamos em Port Angeles!

A cidade é uma gracinha, fica a beira mar e bem na entrada do Visitor Center do Olympic National Park, na sombra das Montanhas Olympic. Tanto que um de seus bordões é: “Port Angeles, onde as montanhas encontram o mar!”.

É o epicentro da Península Olympic, mas é também mais uma parada conhecida pelos fãs da Saga Crepúsculo. Afinal, foi aqui que Bella e Edward tiveram seu primeiro “date”.

Quem lembra do restaurante Bella Italia onde Edward e Bella jantaram depois que ele a resgatou dos “caras” que a encurralaram na saída da livraria onde ela encomendou o livro sobre as lendas dos Quileutes?

Eles até servem o famoso prato “mushroom ravioli” pedido por Bella.

Restaurante Bella Italia em Port Angeles
118 E 1st St, Port Angeles, WA 98362

O passeio de ferry ⛴

Almoçamos em Port Angeles e depois seguimos viagem até Kingston, onde pegamos a balsa para Edmonds, numa travessia de uns 30 minutos. Vocês sabem que esses ferry´s transportam carros também, né?

O passeio é muito legal, ainda mais se você nunca o fez. Vale a pena!

Uma vez atravessando a Puget Sound, estamos em casa! Mais uns 27km de estrada e chegamos em Seattle.

Ferry Kingston-Edmonds na volta da Península Olympic

Uma observação: atravessamos a baía no ferry Kingston-Edmonds porque meu irmão mora em Redmond (e porque esses terminais são mais tranquilos também). Mas se você preferir chegar pelo centro de Seattle, pode fazer essa travessia com o ferry que parte da Bainbridge Island até downtown Seattle.

Forks forever!

Adorei essa viagem! Adorei conhecer a cidade escolhida por Stephenie Meyer para ambientar essa estória entre vampiros, lobisomens e humanos. A descrição dos livros e filmes é tão perfeita que parece tudo muito real. Quase pude ver os personagens andando pelas ruas da cidade!

Da mesma forma que o amor de Bella e Edward é eterno, Forks será a casa da Saga Crepúsculo para sempre!

Você sabia que a inspiração de E.L. James para escrever a trilogia 50 Tons de Cinza veio do romance de Bella e Edward? E que Seattle é o cenário para esse outro romance moderno? Se você também é fã aqui, fiz um roteiro muito legal: 50 Tons de Cinza em Seattle!