Curiosidades sobre Seattle: conheça a joia da costa oeste dos EUA!

Cidade americana do café, cenário de Grey’s Anatomy, berço do rock grunge e casa da Microsoft são apenas algumas curiosidades sobre Seattle que tenho para contar. Esse lugar é fantástico e tem muito para mostrar, e eu tenho muito a revelar sobre ele!

A cidade é charmosa, os locais são super relax e as pessoas têm um estilo de vida simples, saudável e sem ostentação nem frescura. É uma cidade de vanguarda, onde tudo funciona. Uma verdadeira joia metropolitana do Noroeste do Pacífico, inserida numa região de beleza natural impressionante.

Curiosidades sobre Seattle: skyline de Seattle
Curiosidades sobre Seattle: uma das skylines mais bonita dos EUA

Eu poderia falar horas sobre Seattle, não é à toa que tenho esse blog! Mas consegui fazer um resumo bacana, com informações que eu acho interessantes para quem não conhece a cidade e está tendo um primeiro contato agora.

Selecionei 45 curiosidades sobre Seattle para te apresentá-la. Vai dar para conhecer um pouquinho da cidade, e, quem sabe, você se apaixona como eu!

45 informações e curiosidades sobre Seattle

1. Seattle fica no extremo norte da costa oeste dos EUA, ou seja, no lado do Oceano Pacífico.

2. Está mais perto de Vancouver no Canadá do que das principais cidades do país, como Miami, Nova Iorque e Los Angeles.

3. Além disso, é a última cidade americana mais próxima do Alasca (sim, eu sei, é longe mesmo)!

4. É a cidade mais populosa do estado americano de Washington, com cerca de 750 mil habitantes estimados em 2019 (608.660 no último censo realizado em 2010).

5. Diferente do que muitos pensam, não é a capital do estado de Washington (fica cerca de 100km a nordeste da capital Olympia).

6. Repare que estou falando do estado de Washington, e não de Washington DC, capital dos EUA!

7. É uma das cidades que mais crescem nos Estados Unidos, sendo a maior da região Noroeste do Pacífico.

8. Vem se tornando cada vez mais um centro de comércio, cultura, ciência, tecnologia e inovação dessa região.

9. Ao mesmo tempo, é uma cidade turística descolada, alternativa e multicultural.

10. Quem nasce em Seattle é seattleite.

11. A maior parcela de imigrantes na cidade é de asiáticos (cerca de 15% da população). Ou seja, tem muita gente do olho puxado por aqui!

12. Localiza-se numa região privilegiada, com muita área verde e de beleza natural inigualável.

13. A cidade está construída sobre sete colinas e é cercada por montanhas, florestas, e muita água!

14. Tem em seus arredores um grande vulcão ativo (Mount Rainier), que também é a montanha mais alta do estado de Washington e da Cordilheira das Cascatas.

15. Com uma região montanhosa, caminhadas e trilhas nas montanhas são opções de atividade ao ar livre por aqui.

16. Em seus arredores também há muitos rios e corredeiras, propícios à prática de rafting.

17. E no inverno, as estações de esqui abrem para os adeptos ao esporte.

18. Seattle é uma cidade portuária, conhecida como a “Porta de entrada para o Alasca”.

19. É um estreito de terra (istmo), cercado por água em dois de seus lados: a oeste pela enseada de Puget, braço do Oceano Pacífico, e a leste pelo Lago Washington.

20. E ainda é cortada quase que no meio por canais artificiais e pelo Lago Union.

21. Lago este (Union Lake) que é muito utilizado para pouso e decolagens de hidroaviões. E onde ficam as casas flutuantes ou casas barco, famosas pelo filme Sintonia de Amor.

22. Aliás, essas casas flutuantes não são apenas coisa de filme por aqui, são um tipo de moradia real para os seattleites!

23. Seattle é a cidade do Space Needle, a famosa torre observatório em forma de disco voador. Também conhecido como obelisco espacial, é o maior cartão postal da cidade.

24. Sua semelhança com o desenho animado Os Jetsons não é mera coincidência! A torre de Seattle foi construída na época de sua exibição original na TV americana entre 1962 e 1963.

25. Mais ainda, foi construída para integrar o complexo que recebeu a Expo 62, feira mundial de 1962 em Seattle que teve tema futurista (a vida no século 21).

26. Seattle é a cidade do Seahawks, famoso e único time de futebol americano da NFL (National Football League) baseado na região Noroeste do Pacífico.

27. É a cidade da série de TV Grey’s Anatomy e da trilogia 50 Tons de Cinza.

28. Seattle é um lugar antenado, um grande centro tecnológico, sede da Microsoft e da Amazon.

29. É berço da indústria aeroespacial, onde nasceu a Boeing e onde fica até hoje a maior fábrica de aviões do mundo.

30. Considerada a capital do café nos EUA, é um dos centros mundiais de torrefação e é a casa da gigante StarBucks, onde o café no copinho começou!

31. Os seattleites são apaixonados pela bebida e consomem mais café do que qualquer outro cidadão americano. Acima de tudo, eles são verdadeiros coffee lovers.

32. Seattle tem forte cultura musical (veja música em Seattle), é a cidade natal do Jimi Hendrix e foi onde surgiu o estilo musical rock grunge.

33. Lançou para o mundo Kurt Cobain e bandas como Nirvana, Pearl Jam e Alice in Chains.

34. Em Seattle tem uma eclusa (Ballard Locks)! Isso mesmo, um elevador de barcos que os leva do nível do mar até o nível dos rios, e vice-versa.

35. Tem a maior ponte flutuante do mundo com 2.350 metros de extensão de seção flutuante sobre o Lago Washington, e liga Seattle à região leste (rodovia SR-520).

36. O sistema de balsas do Estado de Washington é o maior do país. Como resultado, em Seattle é comum o transporte por ferry, e até táxi aquático!

37. Inclusive, a cidade é a que tem mais barcos per capita do país. Com tanta água que temos por aqui, não podia ser diferente!

38. Seattle tem o apelido de Cidade Esmeralda (The Emerald City). Bem justificado! É só reparar na quantidade de pinheiros e suas folhas verdinhas durante todo o ano.

39. Apesar da fama de cidade chuvosa, o volume de chuva por aqui é menor do que em Nova Iorque, Miami e outras 30 cidades americanas (veja tempo em Seattle).

40. Já com relação à frequência da chuva, aí sim, Seattle aparece entre as primeiras da lista. Sabe aquela chuvinha fininha? É constante por aqui!

41. Além disso, Seattle é conhecida como uma cidade cinza ! Seus dias nublado também são frequentes (cerca de 200 dias do ano!), ainda que a maioria um nublado parcial.

42. Nativo que é nativo não usa guarda-chuva por aqui! Cruzando com alguém na rua com esse apetrecho, pode saber que é visitante!

43. A cidade é famosa por seus caranguejos gigantes (King Crab), iguaria da culinária local (especialista em frutos do mar). Eles chegam a pesar até 10kgs com patas de até 1 metro de comprimento.

44. Seattle também é uma cidade para amantes do vinho. Em seu subúrbio leste tem a pequena Woodinville que abriga dezenas de vinícolas, adegas e salas de degustação de vinho.

45. Por fim, a skyline (silhueta no horizonte) de Seattle, é considerada a mais bonita dos EUA e uma das mais bonitas do mundo!

Então, já conhecia alguma dessas curiosidades sobre Seattle? A cidade é muito legal, não é mesmo? Sob vários aspectos. Se quiser conhecer mais sobre ela, tenho um post bem bacana com tudo o que você pode encontrar por aqui. Dá uma conferida: o que fazer em Seattle.

2 Comentários

  1. Gostaria de receber informações sobre a possibilidade de imigração para os EUA, especificamente Seattle, poderia me ajudar?

    • Oi Yvison, tudo bem? Tenho alguns artigos escritos sobre o visto americano, especialmente sobre intercâmbio e visto de estudante (menu ESTUDAR), mas não sou especialista em imigração. Dá para te dar uma ideia, mas costumo falar para as pessoas que querem imigrar, que o ideal é procurar um especialista. As regras de imigração dos EUA são muito rígidas e têm muitos detalhes, não é um assunto muito simples. E eu também não acompanho mais as atualizações. Mas, o que posso te dizer é que os vistos de estudante e turismo são menos complicados de se conseguir, eles têm prazos definidos (o de estudante deve ser tirado através de uma escola certificada). Já visto de trabalho depende do empregador (você já tem que sair do Brasil empregado). Tem outros tipos de visto, mas são para situações mais específicas. Por fim, imigrar para Seattle é igual a imigrar para qualquer outra cidade americana, as regras de imigração vigentes são do país. Abraços, Luciana Coelho

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*