Seattle Underground: o tour por Seattle subterrânea

Já pensou visitar uma cidade e descobrir que ela tem uma história que se desenrola sob nossos pés? Seattle tem dessas coisas! O famoso tour por Seattle Underground é uma experiência fascinante que levará você de volta no tempo, descobrindo os segredos enterrados da cidade.

Esse passeio é muito legal. Eu já fiz com meus filhos de 12 anos e recomendo!

Corredores da antiga cidade de Seattle que foi soterrada e ficou conhecida como Seatte Underground
Seattle Underground: uma cidade antiga no subsolo da cidade nova!

Afinal, o que é o Seattle Underground?

Seattle underground no sentido literal da palavra é “o subterrâneo de Seattle”. No sentido prático, é uma rede de túneis e passagens subterrâneas interligadas que ficam por baixo do centro de Seattle.

São as ruas da cidade antiga, no nível original da cidade, de meados do século 19, da época de sua colonização até o grande incêndio que ocorreu na cidade em 1889. Ficam num nível abaixo do atual e não são mais usadas, mas tornaram-se uma atração turística nas últimas décadas.

Agora, vamos descobrir como surgiu essa Seattle subterrânea.

O grande incêndio de Seattle

Em junho de 1889 um marceneiro acidentalmente derrubou um pote de cola e deu início ao Grande Incêndio de Seattle que viria a destruir boa parte da cidade.

As construções originais de Seattle eram em sua maioria de madeira e queimaram durante 18 horas de fogo seguidas. Foram 100 acres de área no centro da cidade, entre a região de negócios e a beira-mar (Seattle Waterfront). Cerca de 30 quarteirões de prédios destruídos.

O fogo deixou pouco coisa de pé e as perdas foram estimadas em $20 milhões.

Como surgiu essa Seattle subterrânea?

Para evitar novos incêndios como este, as autoridades locais decidiram reconstruir a cidade em pedra e tijolo, dando vida a atual arquitetura que se vê hoje no Pioneer Square.

Com um detalhe importante: por causa de problemas de drenagem num terreno pantanoso e que constantemente ficava alagado, decidiram reconstruir a cidade num nível acima do antigo. Geralmente 12 pés (cerca de 3,5 metros) acima, e em alguns lugares até 30 pés (9 metros).

Ruínas de um antigo cômodo com portas e janelas no Seattle Underground
Seattle Underground: ruínas da antiga Seattle sob as ruas atuais

Quando os edifícios foram reconstruídos, os comerciantes e proprietários já sabiam que o piso térreo acabaria por ser subterrâneo e o próximo andar seria o novo piso térreo.

Foram construídos muros de ambos os lados das ruas antigas e pavimentada uma espécie de ponte que unia as duas paredes; elevando o nível das ruas. Uma vez calçadas as pontes, entre as paredes ficaram espaços vazios abaixo das ruas (túneis ocos).

Assim que concluídas as novas calçadas, os proprietários dos edifícios mudaram seus negócios para o novo piso térreo, e o nível inferior, agora subterrâneo, tornaram-se porões, formando o famoso Seattle Underground.

-Muito doido isso, não? Mais doido ainda é virar atração turística dois terços de século depois!

Mas calma, antes disso, ainda tem alguns passos de história para acontecer.

As “ruínas” do Pioneer Square

Oito anos depois do incêndio, a Corrida do Ouro de Klondike trouxe para Seattle 100 mil aventureiros a caminho do Alasca. Foi então que surgiu aqui todo tipo de empreendimento que, 10 anos depois, acabaram dando má fama à área e afugentaram as empresas respeitáveis.

Assim, durante quase dois terços de século o Pioneer Square, local de nascimento da cidade, foi esquecido e permaneceu meio que em ruínas. Até que um publicitário da época teve a boa ideia recuperá-lo.

O tour por Seattle subterrânea!

A história do Seattle Underground Tour de Bill Speidel começa em 1954 e se confunde com a história de recuperação da região do Pioneer Square depois do estado precário em que ele se encontrava na época.

Foi nessa ocasião que o publicitário Bill Speidel começou um trabalho em prol da restauração da área e em 1965 deu início ao Bill Speidel’s Underground Tour.

Ao longo dos anos o passeio tornou-se mais popular e hoje é oferecido diariamente durante todo o ano, exceto nos dias de Ação de Graças e Natal.

Passagem e corredor do Bill Speidel’s Underground Tour pelo subterrâneo de Seattle
Bill Speidel’s Underground Tour: uma visita exclusiva pelo subterrâneo de Seattle

Bill Speidel’s Underground Tour

O passeio guiado é feito a pé e tem duração de cerda de 75 minutos. É a única maneira de percorrer os túneis interconectados do Seattle Underground.

Fachada do Doc Maynard’s Public House na praça do Pioneer Square onde fica a entrada para o Bill Speidel’s Underground Tour
Prédio do Doc Maynard’s Public House na praça do Pioneer Square

O início do tour

Começa no Doc Maynard’s Public House, um saloon de 1890 restaurado, que fica na praça do Pioneer Square, e onde você vai ouvir a primeira parte da visita. O bar funciona e oferece lanches, café da manhã, almoço e jantar.

Aqui, o guia conta os primeiros passos da história. Conta como o Bill Speidel usou os jornais da época para “mostrar” a todos que as ruínas da cidade enterrada não eram apenas boatos e como o underground tour foi o resultado dos esforços de restaurar o Pioneer Square.

O relato do guia é divertido e conta um pouco do papel de cada pessoa na revitalização da área e como a cidade arrecadou fundos para isso. Mas atenção, é feito todo em inglês.

Passagem subterrânea no Bill Speidel’s Underground Tour
Mergulho no túnel do tempo pelo Seattle Undergroud

O mergulho no subsolo

A partir daí, descemos para o subterrâneo e a visita guiada segue pelas passagens subterrâneas que antes eram as ruas, calçadas e lojas do primeiro andar do velho centro de Seattle, por baixo do Pioneer Square.

Em alguns momentos subimos novamente para superfície e adentramos por novas “passagens secretas pelo bairro”.

O subterrâneo é iluminado artificialmente e em alguns pontos têm claraboias por onde entra uma certa luz natural (pouca coisa). Durante o trajeto dá para ver perfeitamente os restos da cidade soterrada e imaginar como ela era. Janelas, portas, tubulações, placas das ruas, etc. Tem até os restos de um antigo banheiro montadinho, com vaso e pia!

Dá para ouvir o barulho dos carros passando na rua lá em cima. Confesso que, em alguns trechos, também dá uma certa sensação de claustrofobia. Mas vale cada passo dado rumo à história de Seattle.

E é bem por aí mesmo, durante o percurso o guia vai contando histórias que os pioneiros da cidade não iriam querer que fossem contadas!

A visita termina na Rogues Gallery, a loja de presentes do Seattle Underground Tour, também na praça do Pioneer Square.

Seattle Underground

Bill Speidel’s Underground Tour
608 First Ave
Pioneer Square – Seattle – WA
Telefone: 206-682-4646

Horário dos tours (referência Setembro/2023): diariamente a cada hora, Abril-Setembro, 9 às 19hs, Outubro-Março, 10 às 18hs. Confirmar no site oficial na data da sua visita.

Ingressos no local ou no site oficial (referência Setembro/2023): adulto $22. Confirmar no site oficial na data da sua visita.

Site oficial: Site Oficial Bill Speidel’s Underground Tour

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*