Corrida do Ouro de Klondike: Seattle em busca do ouro?

A Corrida do Ouro de Klondike foi uma breve, mas fascinante aventura em busca de ouro na região de Klondike.

-Ouro! Ouro! Ouro! Foram os gritos que deram início a essa aventura em Agosto de 1896!

Corrida do Ouro de Klondike: garimpeiros numa mina de ouro
Corrida do Ouro de Klondike: garimpeiros numa mina de ouro

Você já ouviu falar? Eu não! Pelo menos até estudar um pouco mais sobre Seattle…

E se eu disser que a Corrida do Ouro de Klondike (em inglês Klondike Gold Rush), também é chamada de Corrida do Ouro de Yukon, ou ainda Corrida do Ouro do Alasca e por fim A Última Grande Corrida do Ouro?

Ainda assim é possível que você não conheça, né? Para nós, brasileiros, corrida do ouro mesmo foi a de Serra Pelada no Pará na década de 1980… Aquilo sim, foi o maior garimpo a céu aberto do mundo!!!

Agora, se você é fã do Tio Patinhas, já deve conhecer Klondike, certo? Afinal, quem conhece a saga desse famoso personagem dos gibis sabe que ele foi o Rei de Klondike e fez fortuna garimpando ouro por lá. Não é mesmo?

– Você imaginava que Klondike existisse de verdade, quando lia as revistinhas do Tio Patinhas?

Onde fica Klondike?

Klondike é uma região de Yukon, noroeste do Canadá, a leste da fronteira com o Alasca. É uma região afastada com um clima extremamente severo, muito quente e úmido no curto verão e extremamente frio durante o longo inverno.

Foi lá onde ocorreu a última Corrida do Ouro, entre 1896 e 1899.

Quando o ouro foi descoberto em um afluente do rio Klondike, em 1896, e a notícia se espalhou no ano seguinte, desencadeou uma debandada de aspirantes a garimpeiros! Em sua maioria americanos. Dando início a tão falada Corrida do Ouro de Klondike.

O que foi a Corrida do Ouro de Klondike?

Foi a migração de um número estimado de 100.000 garimpeiros tentando chegar à região de Klondike em busca do sonho de fazer fortuna com o ouro. Dos quais apenas entre 30.000 a 40.000 conseguiram chegar.

Foi uma das maiores corridas do ouro da história!

Uma pena que o sonho durou pouco, e poucos foram os que ficaram ricos de verdade; para a maioria não passou de um sonho.

-A empreitada não era nada fácil!

Chegar na região era bem complicado. O clima hostil, com um inverno extremo, numa região tão afastada não ajudava. É difícil hoje, imagina naquela época! A aventura era feita em etapas, e a principal rota incluía:

  • uma viagem de barco até o Alasca (desembarcando nas cidades de Dyea e Skagway);
  • uma longa caminhada (de uns 50 quilômetros) a pé pelas montanhas geladas; e ainda
  • um trecho em barcos improvisados pelo rio Yukon.

Por causa do ouro, em uma década (1890 a 1900) a população do Alasca praticamente dobrou, passando de 33mil habitantes para 63Mil. Skagway se converteu em seu principal porto e novas cidades surgiram ao longo das rotas para abrigar os garimpeiros, inclusive, a maior delas, Dawson, que começou com 500 pessoas e chegou no auge da corrida com 30.000 habitantes.

Eu achei tão incrível essa história que montei uma galeria de fotos para vocês sentirem a mesma sensação de INCREDULIDADE que tive quando estudei!

O fim da corrida

A Corrida do ouro de Klondike terminou tão de repente quanto começou. As condições e oportunidades encontradas não eram iguais ao “estardalhaço” da notícia que se espalhou. Os garimpeiros foram em busca de “novo ouro” no próprio Alasca…

Cidades como Dawson e Skagway sentiram a derrocada e outras (como Dyea) desapareceram completamente, deixando apenas a lembrança de uma grande aventura do século 19.

Hoje, a região de Klondike não produz ouro, mas atrai milhares de turistas, que movimentam a economia local. Dawson é o paraíso dos fotógrafos! E turista é o que não falta por lá.

Curiosidade sobre filme
A Corrida do Ouro de Klondike foi imortalizada por fotografias, livros e filmes. Tem até série de TV sobre ela. Inclusive filme lançado menos de 30 anos depois do fim da aventura; Charles Chaplin estrelou o filme The Gold Rush. Com duas versões, uma de 1925 e outra de 1942, o filme reúne algumas das cenas antológicas do cinema. No filme, o vagabundo Carlitos vai tentar a sorte em Klondike, durante a “febre do ouro” em 1898. Foi o filme preferido de Chaplin e o que deu mais popularidade a ele.
Manchete de jornal da época em Seattle
Manchete de jornal da época em Seattle

Onde Seattle entra nessa história?

Seattle faz parte dessa história! E como faz! Você vai entender…

Se eu disser que:

1. OURO! OURO! OURO! eram as manchetes de jornal na época

2. Os EUA estavam no auge de uma recessão financeira

3. Seattle é considerada a porta de entrada para o Alasca

Já dá para imaginar o que aconteceu em Seattle, certo?

Com a chegada nos portos americanos de navios trazendo ouro de Klondike em 1897, os jornais começaram a publicar notícias sobre a descoberta do ouro. Um verdadeiro estardalhaço, inflamando os sonhos de riqueza fácil! Uma onda de histeria nacional tomou lugar, e muitas pessoas abandonaram tudo rumo a Klondike.

Multidão no Seattle Waterfront a espera do navio PORTLAND que vinha carregado com ouro de Klondike em 1897 (foto de O. T. Frasch, original dos arquivos de S.P.H.S.)
Multidão no Seattle Waterfront a espera do navio PORTLAND que vinha carregado com ouro de Klondike em 1897 (foto O. T. Frasch, original dos arquivos da S.P.H.S.)
Navio Queen no Seattle Waterfront: garimpeiros embarcando para Klondike, 1898 (foto do arquivo do MOHAI)
Navio Queen no Seattle Waterfront: garimpeiros embarcando para Klondike, 1898 (foto do arquivo do MOHAI)

Para Seattle e outras cidades portuárias do Pacífico, de onde embarcaram navios e mais navios rumo ao Alasca, o problema tomou uma proporção enorme.

Especialmente para Seattle! A cidade ficou sem mão-de-obra… Todos partiram para o norte; até mesmo o prefeito se mandou! -Inacreditável, não é?

Sem falar que, como parte da rota de tal corrida, muita gente passou por aqui e Seattle desenvolveu toda uma publicidadecomércio em torno desse evento, tão forte que os jornais da época chamaram o fenômeno de “Klondicitis“!

Na ocasião a pequena vila de Seattle vivia da indústria da madeira e estava mergulhando numa profunda crise. Com o novo comércio a cidade experimentou uma explosão econômica que definiu seus novos rumos.

Enfim, uma parte tão importante da história da cidade e a tantos desconhecida! Eu mesma só fiquei sabendo depois de algum tempo… Depois de algumas visitas por lá.

Klondike Gold Rush National Historical Park

Klondike Gold Rush National Historical Park é um parque histórico nacional dedicado à Corrida do Ouro de Klondike da década de 1890, aberto para a visitação pública. Faz parte da lista oficial de lugares de importância histórica nacional, considerados dignos de preservação pelos EUA (National Register of Historic Places).

Ele homenageia a bravura dos garimpeiros que se aventuraram, protegendo suas trilhas, rotas, cidades e prédios históricos da época.

O Klondike Gold Rush National Historical Park possui quatro unidades, três delas em Skagway no Alasca e a quarta no distrito histórico do Pioneer Square em Seattle. Embora as minas de ouro ficassem em Yukon, o parque compreende áreas que fazem parte das rotas que levavam até lá.

Seattle tem sua parcela importante dessa história…

O Museu de Seattle

O Centro de Visitantes em Seattle funciona como MUSEU e preserva a história da corrida para os campos de ouro de Yukon e o papel fundamental de Seattle nessa corrida.

Abriu em 1979, originalmente no prédio Union Trust Annex (construído em 1902) na Main Street, do outro lado do Occidental Park. Mas desde 2006 funciona no edifício do Hotel Cadillac (construído em 1889) na Second Avenue, importante ponto de armamento e saída durante a debandada da corrida do ouro. A entrada do museu fica bem na esquina.

Prédio do Hotel Cadillac onde fica o Klondike Gold Rush National Historical Park de Seattle
Prédio do Hotel Cadillac onde fica o Klondike Gold Rush National Historical Park de Seattle

Acho uma excelente opção de passeio em Seattle. Além de gratuito, conta uma parte importante da história da cidade que muitas pessoas desconhecem.

-É quase um tesouro escondido!

O museu pequeno, mas autêntico, narra histórias de viagens e lutas de pessoas dispostas a arriscar a vida atrás do sonho de ficar rico.

A visita é curta (cerca de 1 hora), mas leva você de volta no tempo, numa viagem rápida rumo à Corrida do Ouro de Klondike!

Klondike Gold Rush National Historical Park em Seattle

Klondike Gold Rush National Historical Park – Seattle Unit
319 Second Ave S
Seattle, WA 98104
Telefone: 206-220-4240

Horário de funcionamento (referência Junho/2016): diariamente de 10 às 17hs (no verão abre às 9hs). Confirmar no site oficial na data da sua visita.

Ingressos (referência Junho/2016): Gratuito. Confirmar no site oficial na data da sua visita.

Site oficial: Klondike Gold Rush National Historical Park – Seattle Unit

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*