Ballard Locks: uma eclusa em Seattle

Ballard Locks é como a eclusa Hiram M. Chittenden Locks é mais conhecida em Seattle.

Num primeiro momento você não pensaria numa eclusa como um ponto turístico para visitação, certo? Mas se eu te lembrar que não é uma coisa que você encontra em qualquer esquina? Dá para mudar de opinião, né?

Então! A Ballard Locks é sim uma atração turística muito visitada em Seattle, e, juntamente com a escada de peixes ao sul e o jardim botânico (Carl S. English Jr. Botanical Gardens) ao norte do bloqueio da água, atrai cerca de 1 milhão de visitantes anualmente!

Assistir ao desfile de veleiros, lanchas, rebocadores, barcos e iates que estão de passagem pela eclusa é um belo programa.

Ballard Locks (Hiram M. Chittenden Locks) e Salmon Bay Bridge
Ballard Locks (Hiram M. Chittenden Locks) e Salmon Bay Bridge (fonte: Flickr)

Mas afinal o que vem a ser uma eclusa?

Segundo o dicionário:

Eclusa = repartimento em rio ou canal, com portas em cada extremidade, usado para elevar ou descer embarcações de um nível de água a outro, a fim de facilitar-lhes ou mesmo possibilitar-lhe o acesso a determinados lugares.

Eclusa Ballard Locks
Eclusa Ballard Locks (fonte: Flickr)

Eu diria que uma eclusa é um “elevador de embarcações”.

Eu estava doida para escrever esse post. Finalmente chegou a hora!!! Como engenheira de formação que sou, acho fantástica a engenharia de uma obra como essa!

A eclusa Ballard Locks (Hiram M. Chittenden Locks)

A Ballard Locks faz parte do canal de navegação para o Lago Washington, construído pelo US Army Corps of Engineers para fazer a ligação entre a água salgada de maré da enseada de Puget e a água doce dos Lagos Union e Washington.

Canal de navegação para o Lago Washington e Ballard Locks
Canal de navegação para o Lago Washington e Ballard Locks (fonte: US Army Corps of Engineers)

Desde 1854 que se iniciaram as discussões sobre a construção de uma ligação navegável entre o Lago Washington e a enseada de Puget, com o objetivo de transportar madeira e navios de pesca. Em 1891 o US Army Corps of Engineers começou a planejar o projeto, mas ele sofreu muitos atrasos, e foi somente em 1917 que a construção foi concluída, sob o comando de Hiram M. Chittenden.

Hoje a Ballard Locks tem mais tráfego de barco do que qualquer outra eclusa dos EUA e está na lista do Registro Nacional de Lugares Históricos dos EUA e na lista de marcos históricos da engenharia civil (List of Historic Civil Engineering Landmarks).

Como funciona a Ballard Locks

A Ballard Locks fica bem no meio da baía de Salmon (Salmon Bay) e permite que embarcações de recreio e também comerciais transponham o desnível entre os lagos e o mar (enseada de Puget) e cheguem até o cais e armazéns do movimentado porto de Seattle (veja nosso post Seattle cidade portuária).

Os bloqueios da Ballard Locks servem a três propósitos:

  1. Manter o nível da água doce dos Lagos Washington e Union entre 6 e 7 metros acima do nível do mar.
  2. Evitar a mistura da água do mar com a água doce dos lagos (intrusão de água salgada).
  3. Levar os barcos do nível dos lagos para o nível do mar e vice-versa.

A eclusa tem duas travas; uma para as embarcações menores (até caiaque passa por aqui) e outra para as embarcações maiores (aceita barcos até 230 metros de comprimento). Tem também um vertedouro que ajuda no controle do nível da água.

De forma simplificada, os barcos entram no compartimento, as comportas fecham e o nível da água começa a subir ou descer, conforme a direção que estão indo (para os lagos ou para o mar). Todo esse processo leva entre 10 e 15 minutos.

-Fantástico, não é? E você pode assistir tudo de camarote!

Os visitantes podem ver como funciona tudo bem de pertinho através das passarelas de acesso. Você vai ver como os níveis de água dos fechamentos são ajustados para permitir a passagem segura dos barcos.

Mas se você, além de ver como funciona, quer experimentar o “elevador de barcos” fica a dica: Locks Cruise Tour (veja nosso post sobre os cruzeiros da Argosy Cruises).

A escada de peixes

Ballard Locks: Fish Ladder
Ballard Locks: Fish Ladder (fonte: Wikipedia)

Integrada à eclusa está a escada de peixes, construída para permitir migração entre água doce e salgada de peixes anádromos, como é o caso do salmão.

“Peixes anádromos são os peixes que se reproduzem em água doce, mas se desenvolvem até a forma adulta no mar”.

A escada de peixes da Ballard Locks tem 21 etapas ou “açudes” que permitem que os peixes adultos subam para os lagos de água doce na época da desova e os peixes jovens desçam para o nível do mar da enseada de Puget.

Painéis de vidro abaixo da linha da água possibilitam a observação dos peixes enquanto nadam através da escada. A área de visualização permite que os visitantes assistam a um dos últimos “açudes”, antes que os peixes cheguem na água doce da baía de Salmon, onde continuam até os lagos para reproduzir.

-Bem legal de ver!

Embora a área de visualização seja aberta o ano todo para visitação, a melhor época para ver os salmões é durante seu período de desova, entre início de julho e meados de agosto.

O Jardim Botânico (Carl S. English Jr. Botanical Gardens)

O Jardim Botânico de 7 acres fica na entrada da eclusa. Foi projetado pelo arquiteto paisagista Carl English num estilo de paisagem inglês. Hoje tem mais de 500 espécies e 1.500 variedades de plantas de todo o mundo.

É muito bonito e perfeito para um passeio ao ar livre. Dá para deitar na grama e admirar a passagem dos barcos pela eclusa. Bom passeio!

Ballard Locks vista do Carl S. English Jr. Gardens
Ballard Locks vista do Carl S. English Jr. Gardens (fonte: Commons Wikimedia)

A Ballard Locks ainda tem um centro de visitantes com exposições sobre a história e as operações do Canal de Navegação do Lago Washington e uma lojinha de presentes.

Ballard Locks em Seattle

Hiram M. Chittenden Locks
3015 NW 54th Street
Seattle, WA 98107
Telefone: 206-783-7059

Horário de funcionamento (referência Dezembro/2015): aberto a visitação diariamente de 7 às 21 horas. Confirmar no site oficial na data da sua visita. Entrada gratuita.

Site oficial: Site Oficial da Hiram M. Chittenden Locks

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*