Bairro de Fremont: um dia pelo centro do universo de Seattle!

Bairro de Fremont em Seattle: Fremont Troll
Bairro de Fremont em Seattle: Fremont Troll

Segundo reza a lenda, o bairro de Fremont em Seattle fica em um local geofísico especial: o centro do universo! Segundo seu Conselho de Bairro, se você ficar tempo suficiente por aqui notará uma estranha atração gravitacional, uma incapacidade de ficar longe e o desejo de voltar!

Seus moradores são unânimes em afirmar que é o melhor bairro para se morar em Seattle, e que Fremont é um estado de espírito! – Cá entre nós; nenhuma surpresa em se tratando de um bairro que se auto intitula centro do universo…

Como visitante, nunca senti essa tal “atração gravitacional”, nem esse tal “estado de espírito”, mas acho uma delícia passear pelo bairro. Tem muita coisa para ver e fazer!

Ele fica a uns 8km do centro de Seattle, na margem norte do canal de navegação para o Lago Washington. É um ótimo lugar em Seattle para se ter uma autêntica experiência da vida por aqui. E é extremamente “caminhável”, dá para fazer tudo a pé dentro de alguns quarteirões.

Fiz um tour de um dia pelo bairro, tudo a pé e gratuito. Está aqui no mapa, se quiser acompanhar: 1 dia pelo bairro de Fremont em Seattle.

Bairro de Fremont em Seattle
Bairro de Fremont em Seattle

O que encontrar na República Artística de Fremont

Fremont é um bairro alternativo, artístico, boêmio e um centro da contracultura. Declara-se República Artística de Fremont, um lugar para quem tem mentes e espíritos independentes.

Seu lema (“Liberdade de ser Peculiar”) dá o tom do que encontramos por aqui: muita arte pública, uma estranheza cotidiana e eventos fora do comum. Sabe aquele lugar “fora da caixa”?

Além disso, tem excelentes restaurantes, muitos cafés, cervejarias artesanais, uma fábrica de chocolate, lojas bem peculiares e uma vida noturna agitada. E, para completar, sua localização ainda nos brinda com uma bela caminhada à margem do canal de navegação.

1. Fremont Troll

Vamos começar o passeio pela maior celebridade de Fremont: o Troll que vive embaixo da ponte Aurora Bridge.

Fremont Troll embaixo da Aurora Bridge
Fremont Troll embaixo da Aurora Bridge

Ele já apareceu em filmes como A Saga Crepúsculo, já foi tema de música da banda de rock Majungas, e já foi até inspiração para um personagem da 7a temporada da série de TV Once Upon a Time da emissora ABC. Isso sem falar que é atração turística de Seattle e atrai muito visitante!

Em 1989, o Conselho de Artes de Fremont lançou um concurso de arte para reabilitar a área sob a ponte. A equipe liderada pelo escultor Steve Badanes venceu a competição com o Troll inspirado no conto de fadas norueguês “Three Billy Goats Gruff“.

A escultura tem 18 pés (cerca de 5,5 metros) de altura, tem um olho de metal brilhante e esmaga um Fusca com a mão esquerda. É meio assustador! E o lugar não é dos mais limpinhos da cidade. Mas é marca registrada de Fremont e você não pode deixar de tirar a sua foto “eu fui”.

Foto eu fui: olha eu aí no Fremont Troll em Seattle
Foto eu fui: olha eu aí no Fremont Troll em Seattle

2. Aurora Bridge

Depois da visita ao Troll, desça pela Aurora Ave N, por debaixo da Aurora Bridge. Pode continuar com sua máquina fotográfica em mãos. Essa ponte enorme em balanço, toda treliçada, é linda e rende belíssimas fotos!

Aurora Ave N, por debaixo da Aurora Bridge, no bairro de Fremont, Seattle
Aurora Ave N, por debaixo da Aurora Bridge, no bairro de Fremont, Seattle

Oficialmente chamada de George Washington Memorial Bridge, a Aurora Bridge liga o bairro de Queen Anne ao bairro de Fremont, sobre a extremidade oeste do Lago Union. Tem 898m de comprimento, 21m de largura e 51m acima da água e está na relação de lugares históricos do Registro Nacional de Lugares Históricos dos EUA.

Bairro de Fremont em Seattle: Aurora Bridge
Bairro de Fremont em Seattle: Aurora Bridge

3. Waiting for the Interurban

No cruzamento da N 34th St com a Fremont Ave N você vai se deparar com mais uma obra de arte inusitada de Fremont. Uma parada de ônibus com seis pessoas e um cachorro esquisito (com rosto humano) feitos de alumínio fundido.

A escultura comemora a linha interurbana de trem leve que costumava conectar o centro de Seattle aos bairros. O mais curioso é que é uma obra de arte interativa, onde qualquer visitante pode decorar as estátuas como quiser. A regra é ser criativo e respeitar a integridade da escultura (e suas fantasias).

Waiting for the Interurban no bairro de Fremont
Olha eu em frente ao Waiting for the Interurban em Fremont, Seattle
Center of the Universe Signpost, Fremont - Seattle
Signpost, Fremont

4. Center of the Universe Signpost

Não podia faltar no bairro uma placa de indicação do centro do universo! Afinal, estamos falando do centro do universo de Seattle.

Em 1991, um estudo cuidadoso da Fremont Scientists determinou que o Centro do Universo está no cruzamento da N Fremont Ave com a 35th St N.

-Ai de quem discordar!  🙂

E para sinalizar sua localização, foi instalado nesse cruzamento um sinal colorido cheio de setas apontando para alguns pontos de interesse (tudo a partir do centro do universo lá identificado).

5. Statue of Lenin

Saindo do centro do universo, agora é a vez da Estátua de Lenin, mais uma arte de rua que fica no coração do bairro, no cruzamento da Fremont Place N, N 36th Street e Evanston Ave N.

É uma escultura em bronze fundido de Vladimir Lenin, de quase 5 metros de altura, do artista Emil Venkov, que quis representa-lo como um revolucionário violento. Acredita-se que seja a única representação de Lenin cercado por armas e chamas, em vez de segurar um livro ou agitar o chapéu.

Foi originalmente instalada na antiga Tchecoslováquia em 1988, mas na revolução de 1989 foi derrubada e, finalmente, trazido para Fremont em 1996.

Sua presença no bairro foi bastante questionada, mas, seguindo o lema da República do Artista de Fremont: a arte deve ter liberdade de expressão. E essa estátua é símbolo de um espírito artístico que supera regimes e ideologias, preserva a história e prova que a arte sobrevive à política.

Statue of Lenin, Fremont
Statue of Lenin em Fremont, Seattle

6. The Fremont Rocket e Saturn Building

Mais uma coisa inusitada que só encontramos no bairro de Fremont: um foguete erguido no topo de um prédio com o emblema e o lema de Fremont: “De Libertas Quirkas“, que significa “Liberdade de ser peculiar“. Fica na esquina da N 36th St x Evanston Ave N.

O foguete tem 16 metros de altura e foi construído com “restos” de fuselagem de foguetes da Guerra Fria, de 1950. Só aqui mesmo!!!

Para completar, do outro lado da rua tem o Saturn Building, um prédio de escritórios que tem uma instalação de arte planetária na cobertura: um grande planeta Saturno laranja.

The Fremont Rocket e Saturn Building - Fremont, Seattle
The Fremont Rocket e Saturn Building em Fremont, Seattle

7. Theo Chocolate

Saindo um pouco da esfera “arte pública”, vamos agora para uma visita mais “gostosa” (principalmente para uma chocólatra como eu): a fábrica de chocolate Theo Chocolate. O primeiro fabricante de chocolate orgânico (cacau orgânico) dos EUA é um orgulho para o bairro de Fremont.

Fábrica de chocolate Theo Chocolate em Fremont, Seattle
Fábrica de chocolate Theo Chocolate em Fremont, Seattle

Eles oferecem um tour de cerca de 1 hora que dá uma visão geral da fábrica e do processo de fabricação do chocolate, desde o cacau até a barra de chocolate, e o melhor: inclui degustação. Deve ser agendado e pago com antecedência (online pelo site oficial).

Mas, se você não tiver se programado para o tour, vale a pena dar um pulinho lá, nem que seja para conhecer a loja da fábrica e comprar uns chocolates. São uma delícia; vale a pena experimentar!

Eles ficam na Phinney Ave N e ocupam todo o quarteirão entre a N 35th St e N 34th St.

Theo Chocolate no bairro de Fremont em Seattle
Theo Chocolate no bairro de Fremont em Seattle
Theo Chocolate no bairro de Fremont em Seattle
Theo Chocolate no bairro de Fremont em Seattle

8. Fremont Canal Park

Agora vamos começar a parte mais “natureza” e “bela paisagem” do seu dia em Fremont. Por isso mesmo, ideal para ser feito ainda com a luz do dia.

Seattle é um estreito de terra, cercado por água em dois de seus lados: a oeste pelo estuário marinho Puget Sound, braço do Oceano Pacífico, e a leste pelo Lago Washington. Bem no meio ainda tem o Lago Union.

Cortando a cidade “literalmente” em duas partes tem o canal de navegação artificial construído para fazer a ligação entre a água salgada do Puget Sound e a água doce do Lago Washington, passando pelo Lago Union.

O bairro de Fremont fica na margem norte do canal de navegação, no trecho Fremont Cut desse canal. E em boa parte de sua margem fica o Fremont Canal Park, um lugar perfeito para dar uma caminhada à beira d´água e apreciar o desfile dos barcos que passam pelo canal.

Saindo de Theo Chocolate, você pode descer a Phinney Ave N até a beira da água, é um ótimo ponto para chegar ao parque.

9. Fremont Dinosaurs

Assim que chegar no parque, bem no cruzamento da Phinney Ave N com N 34th St e N Canal Street, você vai encontrar o Fremont Dinosaurs, uma escultura viva feita de plantas na forma de dois dinossauros. – Isso mesmo, tem dinossauro aqui em Fremont!

Mamãe e bebê Dino se encontram pastando na grama do Fremont Canal Park desde 1999. Eles têm cerca de 20 metros de comprimento (precisa de muita planta para cobri-los completamente) e fizeram parte de uma antiga exposição de dinossauros do Pacific Science Center.

Mais um “encanto” que encontramos por aqui…

Fremont Dinosaurs, Fremont Canal Park
Fremont Dinosaurs no Fremont Canal Park, Seattle

10. Fremont Bridge

Por dentro do Fremont Canal Park passa a Burke Gilman Trail, uma trilha recreativa popular para caminhantes, corredores e ciclistas, de cerca de 40km de extensão. Pegando essa trilha para esquerda você vai avistar a famosa Fremont Bridge, que também está na relação de lugares históricos dos EUA.

Com mais de 100 anos de idade (foi inaugurada em 1917), a Fremont Bridge é uma ponte levadiça ou basculante de duas folhas que abre para a passagem dos barcos e navios que navegam pelo canal de navegação do Lago Washington, e conecta os bairros de Fremont e Queen Anne.

Suas cores atuais, azul e laranja brilhantes, foram escolhidas pelos moradores do bairro numa pesquisa feita em 1985. Além de linda, trabalha bastante!

Como fica a apenas 9 metros acima da água, Fremont Bridge é a ponte levadiça mais aberta nos EUA e uma das mais movimentadas do mundo. Abre em média 35 vezes por dia para passagem de barcos, e cada abertura dura em média 4 minutos, desde a interrupção até a retomada do tráfego.

Pense numa ponte ocupada! E na paciência que o motorista tem que ter por aqui…

Fremont Bridge
Entrada do bairro de Fremont pela Fremont Bridge

Fremont Bridge é mais um “xodó” do bairro. O dia de seu centenário foi marcado com muita festa e um desfile de barcos histórico. Teve até moradora que levou a ponte para o reino literário com a publicação de um livro infantil (Will A Dragon Fit Under the Fremont Bridge?) sobre a “maior festa fictícia” de Fremont de todos os tempos!

11. Gas Works Park

Continuando pela trilha Burke Gilman Trail, se tiver disposição para uma caminhada de cerca de 1,5 km, vamos até o Gas Works Park. Ele fica nas margens do Lago Union, oposta ao centro da cidade, de onde se tem uma das mais belas vistas panorâmicas de Seattle.

– Mais que perfeito para tirar fotos, muitas fotos!!!

É mais um dos inúmeros parques da cidade, e seu espaço verde tem sua parcela de contribuição ao famoso apelido de Seattle Cidade Esmeralda.

Mas ele se destaca dos outros porque foi construído no local de uma antiga fábrica de gás de Seattle, num projeto ousado e inovador que incorpora várias das estruturas originais da fábrica (últimos exemplos restantes desse tipo de tecnologia).

É ponto turístico de Seattle e já apareceu, inclusive, em filmes e outros programas, como na famosa série de TV Grey´s Anatomy. Nada melhor do que terminar seu dia pelo bairro de Fremont aqui!

Na caminhada até ele, você ainda vai ter a oportunidade de ver algumas “casas barco” do Lago Union que ficaram famosas no filme Sintonia de Amor (Sleepless in Seattle).

Gas Works Park, Seattle
Gas Works Park, Seattle

12. Fremont Sunday Market

Deixei essa parada por último porque ela só existe se você visitar o bairro de Fremont num dia de domingo. Fremont Sunday Market é uma feira de rua que acontece todos os domingos do ano por aqui! Sabe aquelas feirinhas com um monte de barraquinhas que oferecem tudo quanto é “troço”?

Segundo site oficial, sua evolução até chegar num mercado de rua de estilo europeu aconteceu ao longo dos anos, e é um programa perfeito para “petiscar comidinhas” e “vasculhar por coisas interessantes nas barraquinhas”.

Eles fecham a rua N 34th St, no trecho entre a Evanston Ave N (onde tem o bar Red Door) e a Phinney Ave N (onde tem o Theo Chocolate), e as barraquinhas ficam espalhadas por todo esse trecho.

Uma feira de rua dessas cabe como uma luva em Fremont!

Fremont Sunday Market, Seattle
Fremont Sunday Market, Seattle
Fica a dica: Fremont Brewing Company
Para os cervejeiros de plantão: se quiser provar a cerveja artesanal de Fremont, pode dar uma paradinha na Fremont Brewing. Eu não gosto de cerveja, mas essa cervejaria artesanal familiar é bem famosa por aqui. Se você é apreciador da bebida, é uma boa dica.

Estando pela cidade, vale a pena explorar e conhecer o centro do universo de Seattle! Afinal, onde mais você vai achar um troll, um foguete, dinossauros, uma ponte levadiça, um canal de navegação e natureza num só lugar??? Só aqui em Fremont mesmo!

Bairro de Fremont em Seattle

Fremont
Seattle, WA

Site: Fremont Center of the Universe

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*