Pacific Science Center em Seattle: 50 anos dedicados a ciência!

O Pacific Science Center é um museu de ciências em Seattle, com exposições interativas que despertam o interesse pela ciência, matemática e tecnologia. Foi o primeiro museu dos Estados Unidos fundado para ser um centro de ciências e tecnologia.

– Já são mais de 50 anos dedicados à ciência!

É um bom passeio para família, principalmente para as crianças que ficam fascinadas com as atrações.

Para mim não é nada espetacular, acho até que o museu precisa de alguma reforma, mas se tiver tempo vale a pena conhecer. Até porque ele fica no Seattle Center; você pode aproveitar o dia no complexo turístico e conhecer mais essa atração.

-Se estiver com criança, aí sim, é um passeio imperdível!

Pacific Science Center: uma pitada de ciência e tecnologia no Seattle Center!

O Pacific Science Center fica localizado no Seattle Center e, como todo o complexo do parque, foi construído para receber a Expo 62 Seattle (Feira mundial de 1962 também conhecida como Exposição do século XXI).

Foi o pavilhão de ciências dos Estados Unidos durante a feira (U.S. Science Pavilion), e somente depois dela virou o Pacific Science Center e se transformou no atual centro de ciências e tecnologia. Hoje é uma instituição independente sem fins lucrativos que tem muitos programas educativos que alcançam mais de 1 milhão de pessoas por ano em todo o estado, dentro das comunidades, salas de aula e em suas próprias instalações.

O complexo do Pacific Science Center foi projetado por Minoru Yamasaki, mesmo arquiteto do World Trade Center em New York City. É bem fácil identifica-lo no parque; fica logo abaixo dos arcos góticos maravilhosos, marca registrada do Yamasaki, que dão um toque de beleza ao parque.

Pacific Science Center em Seattle
Pacific Science Center em Seattle

O que encontrar no Pacific Science Center?

O Pacific Science Center é composto por oito construções que abrigam exposições permanentes e itinerantes, além de duas salas de cinema IMAX, um teatro em cúpula com show de laser e um planetário. Tudo com muita interatividade para os visitantes.

Complexo do Pacific Science Center no Seattle Center
Complexo do Pacific Science Center no Seattle Center (fonte: ParentMap)

Destaques das exposições permanentes

Tem muita coisa para ver aqui. Tem exposição dedicada aos dinossauros, uma exposição sobre insetos, uma com animais vivos (répteis, anfíbios e mamíferos), outra exposição sobre como funciona seu corpo, como funciona um motor elétrico, o que faz um giroscópio e muito mais.

Para mim, os destaques são:

Pacific Science Center em Seattle: Wellbody Academy of Health & Wellness
Pacific Science Center em Seattle: Wellbody Academy of Health & Wellness (fonte: Lightswitch Architectural)
  • Professor Wellbody’s Academy of Health & Wellness: atividades interativas vão mostrando que o equilíbrio entre exercício, dieta, descanso adequado e higiene te levam a uma vida saudável, e como nossas escolhas pessoais afetam nossa saúde e bem-estar. Uma atividade interativa bem legal daqui é o software auto envelhecimento que simula sua aparência no futuro.
  • Tropical Butterfly House: o viveiro com borboletas exóticas vivendo entre flores tropicais.
Pacific Science Center em Seattle: canhões de água na exposição externa
Pacific Science Center em Seattle: canhões de água na exposição externa
  • Outdoor Exhibits: logo na entrada do museu tem uma área bem agradável com umas piscinas e fontes de água e algumas atividades interativas como brincar com canhões de água, andar na roda que gira na água, um passeio de bicicleta a 4,5 metros de altura em um trilho de 2,5 centímetros de largura! (algumas delas funcionam conforme o tempo).
  • Sonic Bloom: também na área externa uma instalação de arte movida a energia solar. São 5 flores de 10 metros de altura do artista Dan Corson, equipadas com painéis solares que alimentam sua iluminação. As pétalas brilham com a luz do sol durante o dia e acendem durante noite. A obra é uma maneira do Pacific Science Center trazer a ciência da sustentabilidade para a comunidade. Acessível 24 horas por dia sem necessidade de ingresso.
Pacific Science Center em Seattle: Sonic Bloom
Pacific Science Center em Seattle: Sonic Bloom

As exposições itinerantes

Essas você tem que dar uma olhada no calendário antes da visita. O Pacific Science Center tem oferecido sempre boa rotatividade de exposições itinerantes muito legais.

Eu vi uma sobre o Titanic (Titanic: a Mostra de Artefatos) bem interessante. E já soube de outras notáveis como por exemplo:

  • China: 7.000 Anos de Descoberta
  • Descobrindo os Manuscritos do Mar Morto
  • Harry Potter A Exposição
  • Star Wars: Onde Ciência encontra a Imaginação
  • Spy: O mundo secreto de espionagem
  • Pompéia: A Exibição

O planetário (Willard Smith Planetarium)

No planetário você viaja através do sistema solar e com as missões da NASA pelo espaço. Veja calendário das exibições na ocasião de sua visita. As sessões requerem um valor adicional ao ingresso para as exposições.

A cúpula com show de laser (Laser Dome)

Com 24 metros de diâmetro é o maior teatro em cúpula de laser no mundo. Você vê imagens num espectro de cores e efeitos de laser projetadas ao vivo por artistas do mundo todo, numa fusão de 15.000 watts de som digital. Os ingressos são independentes da entrada nas exposições do museu.

Salas de cinema IMAX do Pacific Science Center

Eu particularmente já fui algumas vezes assistir aos filmes em exibição no IMAX do Pacific Science Center. É um programa legal para qualquer idade; um cinema de melhor qualidade visual.

“IMAX motion picture film format = formato de filme com capacidade de gravar e exibir imagens de muito maior tamanho e resolução do que os sistemas convencionais de cinema.”

Os ingressos são independentes da entrada nas exposições do museu.

Pacific Science Center em Seattle

Pacific Science Center
200 Second Avenue North
Seattle, WA 98109
Telefone: 206-443-2001

Horário de funcionamento (referência Novembro/2015): segunda a sexta de 10 às 17hs, sábados, domingos e feriados de 10 às 18hs. Confirmar no site oficial na data da sua visita.

Ingressos na bilheteria do museu ou no site oficial (referência Novembro/2015): adulto $19,75 (exposições somente). Confirmar no site oficial na data da sua visita. Faz parte do Seattle CityPass.

Site oficial: Site oficial do Pacific Science Center

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*