Pike Place Market: o Mercado Público de Seattle

O Pike Place Market é o mercado público de Seattle e a atração turística mais visitada da cidade! Alguns até acham que esse mercado é a alma de Seattle.

Para quem gosta de mercados públicos, com aquela diversidade de coisas num só lugar, esse aqui é imperdível. Até para quem não é muito fã, essa experiência você não pode perder! É uma experiência e tanto. Vale a pena!

Entrada Principal do Pike Place Market - o Farmers Market
Entrada Principal do Pike Place Market – o Farmers Market (Fonte: Wikipedia)

Meu marido é amante da culinária e adora experimentar novos temperos e receitas. É ele quem abastece a despensa da minha casa com compras do mercado!

– Daí você pode imaginar nossa parada obrigatória sempre que conhecemos uma nova cidade…

Ele sempre acha um mercado público para visitar… E não foi diferente quando chegamos em Seattle!!!

Pike Place Market: é a melhor atração turística de Seattle?

Bem, vou deixar para vocês responderem ao final desse post….

O mercado é construído no alto de uma colina com vista para o Seattle Waterfront e Baía de Elliott. São vários níveis de mercado descendo a colina; seu nível principal, o maior deles, fica na altura da Pike St no centro da cidade.

Nível principal do Pike Place Market e a vista para Baía de Elliot
Nível principal do Pike Place Market e a vista para Baía de Elliot (Fonte)

Com mais de 1 século de existência, o mercado faz parte do cotidiano dos moradores de Seattle e se tornou um atrativo para os visitantes. Desde sua criação até hoje é especialista na venda de produtos frescos, ao longo dos anos incorporou o artesanato local de qualidade e nos últimos tempos se tornou uma boa opção de entretenimento e gastronomia da cidade.

Frutas do Pike Place Market
Frutas do Pike Place Market

É conhecido como Farmers Market?

Sim! O mercado surgiu exatamente para o comércio dos produtos de hortifruti granjeiros dos produtores agrícolas locais. Assim, as bancas de frutas, vegetais e hortaliças são das mais bonitos e variadas. Tudo lindo, muito colorido e fresquinho. Dá água na boca!

Peixes e frutos do mar; sua maior especialidade atual

É incrível a variedade de frutos do mar que existe nesse mercado. Lagosta, camarão, polvo, lula, ostras, os famosos caranguejos gigantes do Alaska (dungeness crabs), salmão e tudo quanto é tipo de peixe de água fria que você nem sabe que existe. Quanto crustáceo num só lugar!!! E tudo fresquinho!

– Pode acreditar, é mesmo tudo fresquinho!!! O mercado não tem nem cheiro ruim!!!

Cada salmão bonito! Você fica logo pensando num belo sashimi…. Hum!!!!

Não podia ser diferente! Afinal, é pelo porto de Seattle que entram nos Estados Unidos a maior parte do salmão pescado ou criado no Alaska. Na realidade, o porto de Seattle é a “Porta de entrada para o Alasca”. Veja post Seattle cidade portuária.

Peixarias do Pike PLace Market
Peixarias do Pike PLace Market
Flores do Pike Place Market
Flores do Pike Place Market

E as flores do mercado?

Gente, o que é isso heim! No Pike Place Market ainda tem uma seção de flores maravilhosas que dão ao mercado um aroma e colorido todo especial.

– O que são as tulipas por aqui??? Lindas de morrer!!!!

O artesanato e arte local!

São infindáveis as lojinhas com artesanato local, antiguidades e souvenires. Tudo quando é tipo de coisa que você possa imaginar. Tem de tudo por aqui; desde todo tipo de bugiganga até belíssimas artes locais. Reserve um bom tempo para andar pelos corredores dessas galerias. Vale a pena!

Espalhados por todos os corredores do mercado você ainda vai encontrar dezenas de artistas de rua e músicos fazendo a alegria do lugar. Arte de tudo quanto é tipo e música também; desde um músico solitário tocando uma guitarra até trios de músicos tocando jazz!

A gastronomia e os restaurantes!

Não bastasse as bancas das frutas e verduras, o mercado também oferece muita variedade de tudo quanto é ingredientes, temperos e especiarias para todo tipo de receita culinária. São lojinhas de massas, queijos, azeite, vinagres, molhos, chás, especiarias, cereais e até produtos importados. Padrão popular ou mais gourmet. Se precisar de algum tempero para uma receita especial pode procurar por aqui!

Nos últimos tempos o Pike Place Market tem se tornado um centro gastronômico concorrido. Tem restaurantes finos, chefes profissionais, restaurantes casuais, cozinheiros domésticos, bistrôs, lanchonetes, padarias e cafés. Todo tipo de gastronomia que você possa imaginar. São pratos regionais, pratos de diversas etnias, doces e salgados, artesanais ou não. Preparados, muitas vezes com produtos do próprio mercado.

– Usando o termo que costumamos falar em família: “Essa é realmente uma experiência gastronômica diferenciada!” .

Rachel - a mascote do Pike Place Market
Rachel – a mascote do Pike Place Market

Rachel; a porquinha mais simpática do mercado!

Rachel é uma atração à parte no Pike Place Market! Ela é uma escultura de bronze em forma de porco posicionada bem na entrada principal do mercado. Sim! Isso mesmo! Ela é uma versão gigante dos cofrinhos em forma de porco! Um cofrinho de verdade. Corrigindo; um “cofrão” de verdade, onde você pode deixar sua doação em troca de boa sorte. Toda contribuição arrecadada é convertida em serviços sociais da fundação do mercado.

O show dos “peixeiros” do Pike Place Market

Não foi à toa que deixei por último a atração mais única e inusitada do mercado. Lembram que pedi para vocês me responderem ao final do post se o Pike Place Market é a melhor atração turística de Seattle? Pois é! Deixei isso aqui por último para influenciar na resposta!!!

O “Fish Tossing” é uma brincadeira que os “peixeiros” do mercado fazem arremessando os peixes enormes de um lado para o outro, um para o outro, falando alto e fazendo a maior algazarra.

Quando estive em Seattle pela primeira vez fui totalmente desavisada. Sabe como é, né?

– Marinheira de primeira viagem….

Tomei o maior susto quando eles começaram a jogar os peixes. Fiquei extasiada!!! E para completar o show ainda jogam peixes de “mentirinha”, feitos de espuma, encima dos visitantes desavisados que tomam o maior susto.

– Ufa! Graças a Deus que dessa eu escapei!!! Fiquei só apreciando o susto dos outros turistas…

 

Enfim… Já deu para responder a minha pergunta?

Na minha opinião, o Pike Place Market, é sim uma das melhores atrações de Seattle, senão a melhor! E não sou só eu quem acha.

Segundo li na Wikipedia, são mais de 10 milhões de pessoas que circulam pelo Pike Place Market todos os anos, lotando seus corredores e lojas. Ainda segundo ela, além de ser o destino turístico mais popular de Seattle, o mercado é 33ª atração turística mais visitada no mundo.

Não é difícil se encantar pelas cores, aromas e sabores daqui! Dá água na boca! Você não pode perder!

A história do mercado centenário

O Pike Place Market é um dos mais antigos e tradicionais mercados públicos ainda em funcionamento nos Estados Unidos.

Foi inaugurado em 1907, num cenário em que os moradores de Seattle já estavam fartos de conviver com os altos preços dos produtos hortifruti granjeiros. Tomaram a iniciativa e criaram o mercado. Com sua criação, os produtores agrícolas locais puderam vender seus produtos diretamente aos consumidores finais, sem a necessidade de intermediários, e em consequência, com melhores preços.

Por isso o mercado é conhecido também como Farmers Market!

No início eram meia dúzia de agricultores e hoje, mais de 100 anos depois, são dezenas de agricultores cadastrados e mais de 200 stands, 190 artesãos e 80 restaurantes.

Foi aqui, inclusive, que nasceu a StarBucks Seattle. Isso mesmo! A mais famosa e popular rede de cafés do mundo começou vendendo grãos de café no Pike Place Market.

Pike Place Market

Pike Place Market
1507 Pike Pl
Seattle, WA 98101
Telefone: 206-624-0595

Horário de funcionamento (referência Agosto/2015): diariamente de 8 às 16hs no geral, mas varia conforme tipo de banca, loja e restaurante. Confirmar no site oficial na data da sua visita.

Site oficial: Site Oficial do Mercado

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*