Dica preciosa para seu intercâmbio em inglês: procure um destino com poucos brasileiros!

Pensando em fazer um intercâmbio em inglês? Minha dica é: escolha um destino pouco escolhido por brasileiros. Quanto menos brasileiro você topar pelo caminho de seu intercâmbio, melhor! -Pode ter certeza.

Parece meio óbvio, né? –Só que não! Nem todo mundo pensa nisso na hora de procurar o melhor lugar para intercâmbio em inglês.

Intercâmbio em Inglês
Intercâmbio em Inglês

Encontrando brasileiros em seu intercâmbio em inglês…

É natural que você vai querer fazer amizade com os conterrâneos. É certo também que, com o conterrâneo, você vai deixar o inglês de lado e se comunicar em português.

Encontrar um conterrâneo no exterior nos dá um certo alívio, né? -Ufa! Vou poder descansar um pouco e falar meu bom e velho português!

Afinal, é bem cansativo esse negócio de ficar pensando e traduzindo tudo para o inglês antes de falar (cansa mesmo!). Mas lembre-se que seu objetivo é aprender inglês. E quanto mais imerso e intenso for seu contato com a língua mais produtivo e eficiente será o seu aprendizado. Ao fazer uma imersão, o estudante acelera o aprendizado.

Fazer amizade com brasileiros é perder contato com os locais. E perder contato com os locais é perder contato com o inglês. Definitivamente, ficar tendo recaídas em português não vai te ajudar. Fuja do português!

Vai chegar uma hora que não será mais esforço; você vai entender e falar o inglês naturalmente. A coisa flui e você passa a pensar, e até sonhar, em inglês. Sem nem precisar mais de tradução.

Reportagem G1: 10 destinos para estudar inglês no exterior com poucos brasileiros

Achei uma reportagem de 2014 no G1 bem interessante sobre o tema. A reportagem reforça exatamente o que falei: “quando o local possui muitos brasileiros se exige mais disciplina do intercambista. Quanto menos brasileiros, maior a produtividade, porque o aprendizado ocorre de forma mais intensa e há mais contato com a população local”.

Ainda segundo a reportagem: “optar por um curso de inglês no exterior num lugar com muitos brasileiros pode colocar em risco a eficácia do intercâmbio, já que o estudante pode cair na tentação de fazer amizade com os conterrâneos e “esquecer” o propósito inicial da viagem”.

Os lugares para intercâmbio em inglês com poucos brasileiros

A pedido do G1, a Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta) fez um levantamento com 15 agências de intercâmbio associadas e relacionou os 10 destinos para estudar inglês no exterior em cidades pouco frequentadas por brasileiros, mas que ofereciam opção de lazer.

As 10 cidades sugeridas pela Belta têm 4 coisas em comum:

1.       São cidades menos populosas.

2.       Têm clima predominante frio na maior parte do ano (o que não atrai brasileiros).

3.       Oferecem opção de lazer como esporte ou diversão noturna.

4.       Estão entre 2 e 4 horas de distância de capitais ou cidades mais famosas.

Seattle é um desses destinos sugeridos pela reportagem! Se quiser conhecer os outros veja a reportagem na íntegra aqui.

Seattle!
Seattle!

Seattle é o lugar ideal para intercâmbio em inglês

Dando coro ao levantamento do G1, está minha paixão por Seattle (se vocês conhecem o site, já devem saber!). Nada mais justo, então, que eu passe a dica.

Fica a dica
Seattle é uma cidade perfeita para brasileiros que querem aprender inglês.

Você vai ouvir muito pouco o português em Seattle. Dificilmente vai esbarrar em brasileiros e nativos de língua portuguesa pela cidade. Além dos americanos locais, uns que tem aos montes por lá são os asiáticos de olhinho puxado (chineses, coreanos, japoneses). Muitos deles por todo lugar!

Isso significa que você vai encontrar nas ruas da cidade pessoas de culturas muito diferentes das que estamos acostumados no Brasil. O que, para mim, é uma grande vantagem. Haja vista nossa opinião sobre isso no post viajar para miami.

Fazer intercâmbio em inglês em Seattle é fugir dos roteiros tradicionais.

Isso sem falar em todas outras características que fazem da cidade uma ótima opção para viver uma experiência internacional e estudar inglês:

  • Seattle é uma cidade grande com cara de cidade do interior
  • Seattle tem qualidade de vida garantida
  • Seattle oferece muitas opções de lazer, esporte e diversão noturna
  • Seattle tem um clima agradável de montanha
  • Seattle fica pertinho de Vancouver no Canadá

Fazer intercâmbio em inglês em Seattle é ideal para brasileiros. Veja nosso post 7 grandes motivos para estudar em Seattle.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*