Viajar para Miami ou para os EUA?

Viajar para Miami ou se aventurar em outras cidades dos EUA?

Vejam só, não é a primeira vez que alguém me faz esta pergunta e nem será a última: “Fernando, é a primeira vez que vou aos EUA, devo viajar para Miami ou compensa gastar mais (dinheiro e tempo) para conhecer outras cidades, por exemplo, na costa oeste?

Começando do início, porque você quer viajar para Miami?

Miami é um dos principais destinos de brasileiros nos EUA. Na verdade Miami (e Orlando por conta da Disney), são os principais destinos de brasileiros no exterior. Mais de 75% das viagens internacionais dos brasileiros, ano a ano, são exatamente para Miami/Orlando. (de acordo com o Embaixador Brasileiro nos EUA, Mauro Vieira, em 2013).

Incredible, não?!

É também, normalmente, a primeira viagem internacional de boa parte das pessoas nascidas aqui na terra verde e amarela das bananas.

Talvez pela facilidade de ligação de voos, pelos preços dos hotéis, pelas atrações prontas que nos esperam de braços abertos como os parques da Disney, Universal, praias, e compras e mais compras.

Quem sabe pela maior facilidade com o idioma, afinal lá se fala um idioma que mescla palavras em inglês, espanhol e português,  e chegar lá com o famoso “inglês infinitivo de índio” não vai dificultar tanto sua comunicação quanto em outras cidades norte-americanas.

Ou quem sabe porque o clima de lá não ofereça nenhuma disparidade em relação do nosso clima verão eterno com sol e calor que temos na maioria das cidades no Brasil.

Anúncio de produtos brasileiros de uma loja em Miami ofertando produtos brasileiros em língua portuguesa, tais como Guaraná, pão de queijo, entre outros.
Anúncio de produtos brasileiros de uma loja em Miami. Não conheço a loja, peguei o anúncio na Internet como exemplo para o artigo.

Será que é devido a uma destas razões que você quer viajar para Miami?

É claro que temos também as pessoas que pretendem viajar para Miami para fazer um determinado curso, participar de um evento ou congresso, ou ainda para trabalhar. Para estes, nosso blog deseja uma excelente viagem e que aproveitem muito sua estadia na cidade mais latina dos EUA!

Mas para os demais, convidamos um pouco de reflexão, que tal? Veja só, é uma reflexão gratuita, que não vai tomar mais que 10 minutos do seu tempo e pode fazer sua viagem ficar bem mais interessante, que tal?

Não que este blog tenha nada contra viajar para Miami, muito pelo contrário! Mas é que, dependendo do seu propósito, esta viagem pode ser um pouco frustrante, ou mesmo que não seja, e que você aproveite muito e se divirta, você pode acabar investindo seu tempo e dinheiro em uma experiência que não vai ser exatamente o que você se propôs.

Veja só: as razões que elencamos acima podem ser resumidas como:

  • Miami é uma das cidades dos EUA  mais parecidas com o que você vai encontrar no Brasil;
  • É a cidade mais “brasileira” dos EUA
  • É uma das cidades mais acostumada a receber latinos, e claro, se adaptou a lidar com nossos costumes
  • Os cardápios dos restaurantes já são bem ajustados ao gosto latino e brasileiro
  • Nas lojas é possível encontrar produtos customizados para o gosto brasileiro (e preços também,os lojistas aprenderam rápido que gostamos de pagar caro por marcas ou modas)
  • Você vai andar pelas ruas e encontrar churrascarias brasileiras, bancos brasileiros, locadoras de carro com pessoas falando português (ou algo parecido), corretores de imóveis brasileiros e com sorte, food-trucks com brasileiros servindo tapioca.
Foto de uma agência do Banco do Brasil em Miami.
Banco do Brasil… em Miami!

Mas que tal, você pode encontrar tudo isso acima, gastando bem menos, se for viajar para o litoral do Brasil.

Ops…

Será que sua primeira viagem internacional, cuja expectativa já vem sendo alimentada há alguns anos, em “conhecer uma nova cultura, um novo jeito de levar a vida, novas experiências”, fará sentido em um ambiente “customizado para brasileiros” desta magnitude?

Óbvio que isso é uma opinião muito PESSOAL e cada um TEM A SUA e não quero de forma alguma evangelizar os novos debutantes viajantes.

O que busco é somente “colocar uma pulga em sua orelha” , no momento em que você tem gasto suas noites (e sua já escassa franquia de internet) em pesquisas de onde investir seu tempo e dinheiro para sua primeira viagem internacional.

Mas já pensou em conhecer uma cidade (ou região) onde a grande parte da população nunca cruzou na rua com um brasileiro? Onde a esmagadora maioria dos visitantes são orientais (de origens diversas como Japão, China, Indonésia, Índia, e por aí vai) com hábitos realmente diferentes, e ainda assim, dentro dos EUA?

Seu inglês será realmente exigido, sua habilidade de relacionamento também. Sua capacidade de adaptação será posta a prova e viverá intensamente cada minuto de sua viagem. Sem “portos seguros” para estacionar, estará provando situações novas, hábitos diferentes, novos cheiros e sabores a cada esquina.

A costa oeste dos EUA, e dentre toda costa, Seattle, podem oferecer uma experiência bem diferente para sua primeira viagem.

Costumo brincar que quem conhece somente Miami e New York ainda não conhecem os EUA, conhecem dois “entrepostos” entre os EUA e o resto do mundo. Claro, é uma brincadeira, mas ao imergir por dentro do enorme País do Tio Sam, você vai confirmar que estas duas cidades são realmente muito diferentes das demais cidades norte americanas.

Este post é basicamente uma “provocação” combinado? Nada de levar isso muito a sério! Afinal:

  • Concordo que as vezes nosso sonho antigo (mesmo que ele seja comer tapioca na Disney com o Mickey), as vezes tem prioridade, é claro!
  • O autor aqui do post, tem origem portuguesa, e minha primeira viagem internacional foi para… Portugal! Logo não dei o devido exemplo de “aventura desafiadora de marinheiro de primeira viagem”…..

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*