Por que fazer um intercâmbio para aprender inglês?

Normalmente, o principal objetivo de quem pensa em fazer intercâmbio é aprender um novo idioma, diretamente com os nativos da língua e em seu local de origem. Isso não é novidade, certo? Mas você já parou para pensar por que sair de casa e se aventurar num intercâmbio para aprender inglês?

Intercâmbio para aprender inglês: mais exposição ao idioma!
Intercâmbio para aprender inglês: mais exposição ao idioma!

Bem, posso elencar alguns bons motivos (a internet também está cheia deles):

  1. Viajar pelo mundo
  2. Fazer novas amizades
  3. Conhecer e viver outras culturas
  4. Ganhar confiança e independência
  5. Adquirir experiência de vida
  6. Melhorar o currículo
  7. Ter história para contar

Mas, para mim, a palavra de ordem aqui é “exposição”! Ter exposição ao idioma é o principal motivo para sair do conforto de casa e viajar para o exterior para aprender inglês.

     🎯 EXPOSIÇÃO AO IDIOMA 🎯

Claro, viajar é muito bacana. É uma escola e tanto! E toda a experiência que vem com uma viagem de intercâmbio dessas é maravilhosa! Eu adoro (todo mundo gosta, né?). Mas para quem tem como objetivo maior aprender ou aprimorar o inglês, o alvo é estar exposto ao inglês.

Exposição ao idioma inglês

Não é novidade para ninguém que o contato com o idioma é fundamental para adquirir sua fluência. Se você quer aprender inglês, precisa criar todas as oportunidades possíveis para estar exposto ao inglês.

A exposição é a forma mais natural e eficiente de adquirir vocabulário, assimilar as construções da língua e se familiarizar com o inglês. Quanto mais imerso e intenso for seu contato com a língua mais produtivo e eficiente será o seu aprendizado. Ao fazer uma imersão, você acelera o aprendizado.

Quanto mais contato com o inglês, melhor! E qual é a melhor forma de ter mais contado com o inglês?

🎯 Bingo: fazer um intercâmbio num país de língua falada inglês!

Intercâmbio para aprender inglês

Nada melhor, para ter a “tal exposição” ao idioma que falei acima, do que passar um tempo no exterior estudando em um país de língua inglesa! Os cursos de inglês em escolas de idiomas estão aí para isso.

Além das aulas, imagina passar o dia todo ouvindo só o inglês? As pessoas na rua, no café, no supermercado, rádio, televisão, cinema, ônibus, tudo em inglês! Overdose de inglês!!!

É meio cansativo de início, sim. Eu nunca fiz um intercâmbio para aprender inglês, mas já recebi muitos depoimentos de quem fez, e todos confirmam que é cansativo mesmo. Esse negócio de ficar pensando e traduzindo tudo para o inglês antes de falar, o tempo todo, cansa!

Mas todos confirmam também que chega uma hora que não é mais esforço; você vai entender e falar o inglês naturalmente. A coisa flui e você passa a pensar, e até sonhar, em inglês. Sem nem precisar mais de tradução. – Legal, né?

Mas isso não é novidade…

Fazer um intercâmbio para aprender inglês, não é novidade para ninguém! Mas às vezes até as coisas que parecem mais óbvias, precisam ser lembradas o tempo todo, “cutucadas” o tempo todo. Sabe aquele negócio de pegar no tranco? Pois é!

E digo isso pensando em mim mesma, tá? Quando mais nova não consegui fazer um intercâmbio para aprender inglês. Fiz curso de inglês no Brasil desde que comecei a me entender por gente, e estudei em 3 escolas de inglês diferentes. Mas ainda hoje tenho dificuldades com o idioma.

Intercâmbio para aprender inglês X Aprender inglês em casa

Vivemos num país que não fala o inglês, e essa jornada de criar todas as oportunidades possíveis para estar exposto ao idioma aqui é difícil.

Fazer curso e mais curso de inglês, assistir filmes e séries em inglês, ouvir músicas em inglês, ver programas de TV em inglês, ler livros em inglês, trocar o idioma do celular e computador para inglês, e por aí vai… Esse tipo de aprendizado requer muito foco e disciplina e, claro, leva tempo.

Nada contra! Até porque, nem todo mundo tem tempo ou condições de fazer um intercâmbio em inglês longe de casa. Eu mesma não tive. Mas é fato: não é a mesma coisa de passar um tempo no exterior em contato direto com o idioma.

Por pouco tempo que seja, esse contato (ou essa tal “exposição”) no exterior é muito mais eficiente. Os resultados vêm muito mais rapidamente.

É muito doido, mas é a pura verdade. Sempre vou a Seattle (não é à toa que tenho um blog sobre a cidade 😍), e todas as vezes que vou, volto entendendo melhor o inglês.

Normalmente, fico uns 30 dias seguidos por lá e é incrível como no final da viagem já consigo entender e me comunicar muito melhor. E olhe que não tenho as condições ideais de “temperatura e pressão” no contato com o inglês. Fico na casa de meu irmão (ele mora lá) e falamos o bom e velho português em casa. 💬💬💬

O que me leva a uma última dica para quem quer fazer intercâmbio para aprender inglês.

Procure um destino com poucos brasileiros!

Escolha um destino pouco escolhido por brasileiros e fique longe do português! Quanto menos contato com o português, melhor! Falo mais sobre essa dica aqui: dica preciosa para seu intercâmbio em inglês. Dá uma conferida lá!

Também fiz um material bem legal com tudo sobre intercâmbio nos EUA num só lugar (Ebook intercâmbio EUA). Corre lá e baixe gratuitamente o seu, vale a pena!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*