Consigo estudar e trabalhar nos EUA durante meu curso de inglês?

Muita gente me procura para saber se consegue estudar e trabalhar nos EUA ao mesmo tempo. São pessoas que querem aprender inglês fora, mas que esbarram no problema financeiro. Bancar um curso em dólar, e ainda não trabalhar durante seu período, é dureza. Sobretudo em tempos de crise.

Nada mais justo do que procurar uma alternativa.

Estudar e trabalhar nos EUA, pode?
Estudar e trabalhar nos EUA, pode?

Estudar e trabalhar nos EUA: existe essa opção?

Para quem quer estudar inglês no exterior, mas não consegue arcar com o investimento de um intercâmbio, existem as opções que incluem trabalho sim. Em alguns casos é possível garantir recursos para se manter durante a estadia no país e até recuperar o dinheiro investido. –Opa, que bom! Então é possível estudar e trabalhar nos EUA!

Infelizmente, NÃO! Não nos EUA! Não é possível estudar e trabalhar nos EUA!

As regras de imigração norte americanas são muito rígidas (cada vez mais), e esse tipo de intercâmbio nos Estados Unidos, conhecido como Work & Study, não é permitido.

Isso significa que você não consegue fazer um curso de inglês e trabalhar legalmente nos Estados Unidos! Mesmo que um trabalho de meio período.

Como não?

Basta lembrar que um visto que permite estudar nos EUA (fazer um curso de inglês, inclusive) é concedido partindo-se do pressuposto que você comprovou ter fundos suficientes para bancar a viagem, o curso, e todo período de estudos nos EUA. Você ou seu responsável.

Como um estudante tipo F-1 (veja o post visto de estudante EUA), seu principal propósito para ficar nos EUA deve ser para estudo em tempo integral. E você deve ser capaz de pagar a sua estadia sem recorrer ao trabalho. Ou seja, não pode trabalhar enquanto estuda.

Os brasileiros que querem esse tipo de intercâmbio em inglês têm que procurar países que permitam estudantes estrangeiros trabalharem. Portanto, não há essa alternativa de estudar e trabalhar nos EUA, tirando poucas exceções.

As exceções para estudar e trabalhar nos EUA

Nos EUA existem duas opções bem específicas de intercâmbio que permitem estudo e trabalho de forma legal. Seguem abaixo.

1. Au pair

O programa Au Pair é totalmente regulamentado pelo governo americano: você viaja com visto especial de intercambista, trabalha legalmente como babá e ainda recebe uma bolsa de estudos.

É um programa em que o estrangeiro mora com uma família americana e ajuda no cuidado com as crianças da casa. E ainda tem a oportunidade de fazer um curso a sua escolha.

O estrangeiro recebe, além da remuneração semanal pelo trabalho de babá, estadia, alimentação e uma bolsa de estudos.

2. Trabalho off-campus de estudantes universitários

Depois do primeiro ano letivo, estudantes internacionais matriculados em cursos acadêmicos integrais em uma universidade americana podem participar de dois tipos de estágios práticos remunerados relacionados à sua área de estudo, fora do campus (trabalho off-campus):

Treinamento Prático Curricular (Curricular Practical Training – CPT)

Disponível e obrigatório somente quando o programa de treinamento faz parte da grade curricular do curso. Nesse caso, os estudantes DEVEM passar por uma experiência prática relacionada à área de estudo e o trabalho pode ser em tempo integral ou parcial.

Treinamento Prático Opcional (Optional Practical Training – OPT)

É um programa de treinamento opcional temporário que pode ser feito durante ou depois de concluir o curso. Durante o curso tem que ser em período parcial e depois do curso pode ser parcial ou integral.

Ainda assim, tudo depende do tipo do visto de estudante.

Portanto, se você vai fazer um curso de inglês nos EUA, e está contando com o dinheiro de trabalho por lá, atenção. Não é permitido estudar e trabalhar nos EUA!

Fiz um material bem legal com tudo sobre intercâmbio nos EUA. Tem, inclusive, um passo a passo completo para fazer um curso de inglês nos EUA. Corre lá e baixe gratuitamente o seu, vale a pena! Ebook intercâmbio EUA!

3 Comentários

  1. triste, tem q ser rico para financiar estudo nos EUA, por isso tanta gente vai e fica ilegal, será q o governo americano é tão burro? pqp

  2. Oi, cara no Canadá também não é possível trabalhar enquanto faz curso de línguas, você colocou como se podesse. Fica a dica.

    • Oi Daniel, obrigada pela dica! Vou excluir esse trecho para não gerar dúvidas. As leis de imigração de cada país mudam com o tempo e como eu não atualizo com frequência esse artigo (só quando há mudanças nos EUA), a pessoa tem que se atentar para a data em que escrevi.
      Valeu! Luciana Coelho

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*