Seguro viagem para os EUA: minha comparação entre 3 seguradoras

Seguro viagem para os EUA… Meu Deus, quanta opção no mercado!!! Qual eu vou escolher?

Deve dar logo um desespero, né? Tipo: “vou ter que ler esse monte de informação mesmo para decidir pelo melhor? Jura? Que saco ter que me preocupar com isso agora!!!”

Sei muito bem pelo que você está passando. Já passei por isso lá atrás! Mas hoje já estou “fera” de tanto que li e contratei… Planejar a viagem é tão legal, né? Escolher os lugares para visitar, pontos turísticos, restaurantes, etc… É divertido! Mas o seguro viagem…

Qual o melhor seguro viagem para os EUA?
Qual o melhor seguro viagem para os EUA?

Fiz aqui uma análise que eu faria na hora de contratar um seguro viagem para os EUA para mim. Normalmente comparo planos equivalentes de três seguradoras diferentes e escolho o melhor custo x benefício.

É uma sugestão pessoal minha, com base no meu conhecimento e experiência. Fique atento se atende às suas necessidades; podem não ser as mesmas!

Alinhados? Vamos em frente…

Seguradoras escolhidas para comparação

Escolhi as três seguradoras abaixo com características distintas. Com certeza em alguma delas você vai encontrar o seguro viagem para os EUA que atende a sua necessidade.

  • Mondial Assistance
  • Vital Card
  • Porto Seguro

Escolhi a Mondial Assistance porque tem presença mundial e é um dos seguros viagem mais reconhecidos e contratados no mercado.

A Vital Card porque aparece no hall dos seguros viagem bem recomendados e têm planos com coberturas médicas por evento (você vai entender melhor o que é isso depois).

E a Porto Seguro porque é uma seguradora bem tradicional no Brasil com mais de 70 anos no mercado.

Critérios decisivos na escolha do seguro viagem para os EUA

1. Motivo da viagem

Os planos oferecidos pelas seguradoras já levam em consideração esse critério. Normalmente os tipos e valores das coberturas oferecidos para uma viagem a lazer, por exemplo, são diferentes daqueles de viagens de longa duração como intercâmbios.

2. Coberturas

Esse sem dúvida é o critério mais importante, principalmente para as assistências médicas. Veja minhas sugestões para limite dessas coberturas no post anterior sobre o melhor seguro viagem para os EUA.

Cabe aqui esclarecer os conceitos:

  • Cobertura total = limite máximo de uso somando todas as vezes que usar.
  • Cobertura por evento = se reintegra para cada eventualidade ocorrida.

Além disso, outra cobertura a se considerar são as repatriações.

3. Perfil do viajante

É aqui que entra a questão da idade e da necessidade específica de cada um. A maioria das seguradoras estabelece limite de idade do passageiro, ou pelo menos, faixa de preço do seguro conforme essa idade. Algumas delas também oferecem planos diferentes para gestantes e prática de esportes radicais.

4. Custo x benefício

No fim, a avaliação sempre passa por aqui (meio óbvio, né?). Uma vez definida sua necessidade, cabe uma comparação de preços entre os seguros. Minha escolha sempre é pelo melhor custo x benefício.

Atenção para alterações das operadoras
Antes de dar a minha sugestão dos planos, gostaria de esclarecer que esse comparativo foi atualizado em Dezembro/2017. Procuramos manter o blog sempre atualizado, mas eventualmente as seguradoras podem alterar algum plano, condição ou cobertura. Ok?

O melhor seguro viagem para os EUA

➡ numa viagem a lazer e turismo => Mondial Assistance

Para mim, o Mondial Travel é o melhor seguro para as viagens de férias de curta duração (até uns 30 dias, por exemplo). Ele normalmente tem um preço acessível e atende bem ao propósito da viagem.

Na minha opinião é o melhor custo x benefício. É, inclusive, o produto mais vendido pela Mondial Assistance.

➡ numa viagem de intercâmbio => Vital Card

Para viagens de longa estadia a Vital Card tem um diferencial em relação às outras duas: as coberturas médicas são por evento.

Por exemplo, se o passageiro necessitar de atendimento por uma fratura na perna, terá o limite da cobertura de assistência médica para tratá-la. Caso, posteriormente, necessite de outro atendimento por outro acidente ou doença, terá novamente a cobertura integral para utilização.

Numa estadia longa corre-se mais o risco de precisar de mais de um evento, certo?

Seguro viagem para os EUA específico

Se sua viagem requer alguma necessidade especial pode ser que o melhor seguro viagem para os EUA mude um pouco, depende muito dos planos de cada seguradora. Relacionei aqui algumas dessas necessidades específicas.

SE você quer repatriações maiores => Porto Seguro

Para pessoas mais precavidas, que não querem deixar problema para ninguém, a Porto Seguro tem planos que possuem coberturas para repatriações e seguros de vida e invalidez maiores. Mas normalmente são um pouco mais caros.

SE você é gestante => Vital Card ou Porto Seguro

Na Porto Seguro todos os planos comercializados atendem emergências com gestantes até a 28ª semana de gestação, com assistência inclusa na cobertura médica e hospitalar geral, ou seja, até o limite total dessa cobertura.

Já a Vital Card possui o Adicional Gestante, uma cobertura adicional de Assistência Médica para Gestantes até o limite de US$ 15 mil (distinta e não complementar a cobertura médica geral), que cobre emergências médicas relacionadas à gestação até a 32ª semana. Também inclusa em todos os planos, sem custo adicional.

A Mondial também cobre gestante, mas o valor do seguro fica bem maior.

Assim, gestantes até a 28a semana melhor contratar a Porto Seguro e gestantes da 29a a 32a semanas, melhor a Vital Card.

SE você vai praticar esportes radicais => Vital Card

Todos os planos do seguro viagem Vital Card têm uma extensão, até o limite de US$ 15 mil, para as despesas médicas e hospitalares decorrentes da prática de esportes amadores (esportes para lazer), sem acréscimo no valor do seguro.

E para prática de esporte profissional ou campeonato (mesmo que amador), ela tem o adicional multi esportes, que custa 50% do valor do seguro escolhido, com assistência inclusa na cobertura médica e hospitalar geral, ou seja, até o limite total dessa cobertura.

Já a Porto Seguro tem um plano específico para prática de esportes, o Mundo Aventura. Mas ele não tem o seguro para Invalidez Permanente por Acidente que a Vital Card tem. Por isso, prefiro a Vital Card para esse tipo de viagem.

A Mondial Assistance não oferece plano específico com cobertura médica decorrente da prática de esportes radicais.

Resumindo:

Infográfico: melhor seguro viagem para os EUA (de acordo com o motivo da viagem)
Infográfico: melhor seguro viagem para os EUA (de acordo com o motivo da viagem)

Gente, mais uma vez eu lembro que essa é a minha opinião pessoal, é o que eu contrataria para mim! E que para chegar nessa sugestão eu sempre levo em consideração todos os critérios que já falamos acima, e não somente o valor do seguro.

Idade do segurado

Cabe aqui um comentário: todos os seguros aumentam de preço com a idade do segurado. Todos eles têm duas faixas de preço dos seguros viagem em relação ao limite de idade:

  • Mondial Assistance: de 0 a 70 anos e de 71 a 85 anos
  • Vital Card: até 75 anos e acima de 75 anos
  • Porto Seguro: até 70 anos e de 71 a 90 anos

A única seguradora sem limite de idade para o passageiro é a Vital Card.

É isso, gente! Espero tê-los ajudado na busca pelo seguro viagem para os EUA!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*