Por que Seattle Public Library é ponto turístico de Seattle?

A biblioteca pública de Seattle, Seattle Public Library, é composta por uma biblioteca central, 26 agências de bairro e serviços de biblioteca móvel. É uma bela instituição pública, com um acervo de cerca de 2,4 milhões de itens e mais de 100 anos de existência. Para completar, ainda é um notável ponto turístico da cidade!

Seattle Public Library é para todos! Moradores e visitantes! –E o melhor de tudo? Funciona direitinho, como tem que funcionar uma boa biblioteca pública e uma boa atração turística!

Seattle Public Library é para todos! (Fonte: Blog do Friends of Seattle Public Library)
Seattle Public Library é para todos! (Fonte: Blog do Friends of Seattle Public Library)

Seattle Public Library, a “biblioteca pública modelo”

Na realidade, falar de “boa” biblioteca pública aqui é sinal de humildade. Seattle Public Library é referência mundial.

Ela disponibiliza, de forma gratuita, para toda população da cidade e região uma coleção de mais de 2 milhões de itens (livros, revistas, jornais, publicações, artigos, CDs e DVDs) para crianças, adolescentes e adultos. Tudo em material impresso e/ou digital para consulta e/ou empréstimo.

A biblioteca também disponibiliza recursos on-line grátis, onde o download de livros, filmes, música, jornais e revistas para seu computador, celular ou outro dispositivo portátil é permitido.

Além disso, as pessoas ainda podem usar seus recursos físicos; equipamentos e salas da biblioteca. Computadores com acesso à internet e uma rede Wi-Fi gratuita estão disponíveis para uso público, e salas de reunião e de estudo também podem ser usadas.

Não bastasse, ela ainda oferece, gratuitamente, programas, aulas e atividades diversas para crianças e adultos, tais como narração de histórias, jogos, sessão de músicas, audição com autores, aula de idiomas, grupos de estudo e muitos outros eventos.

Para manter tudo isso é preciso recursos! Além da verba pública, Seattle Public Library é mantida com a ajuda dos “amigos da biblioteca”, grupo de moradores sem fins lucrativos, que ajudam a levantar fundos e patrocínios privados para a instituição!

Seattle Public Library é motivo de orgulho para a população!

Principalmente depois de um projeto intitulado “Bibliotecas para Todos”, maior iniciativa do tipo na história do país, que reconstruiu e renovou a Biblioteca Pública de Seattle. Finalizado em 2008, o projeto transformou a Seattle Public Library em tesouro nacional, e tornou sua Biblioteca Central mundialmente conhecida.

Quem pode usar os serviços da Seattle Public Library?

Todos, moradores e visitantes! Sendo que alguns serviços gratuitos (como empréstimo ou download de material, por exemplo) só podem ser usados por quem tem cartão da biblioteca.

Os moradores da cidade e região têm direito ao cartão gratuito da biblioteca, depois de comprovar residência. E os visitantes podem adquirir um cartão de visitante com validade de 3 meses por US$25 (referência agosto/2017).

–Mas se eu, como visitante, não quiser comprar o cartão de visitante, tenho acesso a Biblioteca?

SIM! Mesmo sem cartão, vale muito a pena conhecer a Biblioteca Central da Seattle Public Library. É aqui que vamos começar a falar de sua qualificação para ponto turístico

Seattle Public Library, uma “atração turística”?

Isso mesmo, sim senhor!

Não é muito comum uma biblioteca pública ser ponto turístico de uma cidade, mas logo logo vocês vão entender porque a de Seattle é uma atração turística famosa.

Na realidade, a atração turística aqui é sua Biblioteca Central (The Central Library) que fica no centro da cidade, perto de outros pontos turísticos como o Museu de Arte de Seattle e Seattle Great Wheel. O prédio em si já é uma bela atração turística. Não bastasse, ela ainda tem outros atrativos para o visitante. Vale a pena conhecer!

Biblioteca central da Seattle Public Library:: olha eu aí "turistando"
Biblioteca central da Seattle Public Library: olha eu aí “turistando”

7 coisas para “turistar” na Biblioteca Central

Vamos ver agora o que qualquer visitante pode fazer na Biblioteca Central de Seattle, sem o cartão da biblioteca.

1. Explore sua arquitetura única de vanguarda

Quem vem caminhando pelas 4th ou 5th Avenues de repente pára impactado! – Será um cubo mágico? Será um diamante? Ou será uma escultura de espelhos? NÃO! É o prédio “monumental” da Biblioteca Central de Seattle!

Fachada na 5th Ave da biblioteca central da Seattle Public Library (Fonte: Flickr)
Fachada na 5th Ave da biblioteca central da Seattle Public Library (Fonte: Flickr)

Não falei que sua arquitetura sozinha já é uma atração turística?

construção moderna, toda em vidro e aço, numa forma geométrica “meio maluca” de diamante, se destaca no horizonte da cidade e chama a atenção de quem passa. O projeto dos arquitetos holandês Rem Koolhaas e do local Joshua Ramus tem muitas características inovadoras.

A biblioteca tem 11 andares e quase 34 mil metros quadrados de área. É composta por “plataformas flutuantes” que parecem estar entrelaçadas em uma grande teia de aço que, por sua vez, parece estar recoberta por uma pele de vidro. Só estando lá para saber o que estou falando!

Seattle Public Library: estrutura de vidro e aço (Fonte: Majordojo.com)
Seattle Public Library: estrutura de vidro e aço (Fonte: Majordojo.com)

Dá para ficar admirando sua construção por um bom tempo. E rende belas fotos! – É simplesmente deslumbrante, por dentro e por fora!

"Living Room" da biblioteca central da Seattle Public Library (Fonte: Flickr)
“Living Room” da biblioteca central da Seattle Public Library (Fonte: Flickr)
Fachada principal na 4th Ave da biblioteca central da Seattle Public Library (Fonte: Seattle Public Library)
Fachada principal na 4th Ave da biblioteca central da Seattle Public Library (Fonte: Seattle Public Library)

Não é à toa que a Biblioteca Central da Seattle Public Library ganha prêmios e atrai visitantes do mundo inteiro.

É a terceiraversão” (construção) da Biblioteca Central feita nesse mesmo local, no lote delimitado pela 4th e 5th Avenues e Madison e Spring Streets. Foi inaugurada em maio de 2004, e recebeu a visita de mais de 8 mil pessoas por dia em seu primeiro ano de operação.

2. Conheça sua exposição interativa

A exposição conta um pouco da história da cidade, da região, de sua cultura de inovação e criatividade, do apoio à alfabetização e às bibliotecas, e da origem e construção da Seattle Public Library.

Inclui itens de suas coleções especiais, citações literárias e bibliográficas, entrevistas StoryCorps e conteúdo das publicações da biblioteca no Twitter e Instagram. Fica no 1º piso.

3. Curta um momento na “sala de estar”

A “Living Room” é um grande espaço aberto e arejado, com pé direito alto (15 metros), que parece mesmo uma grande sala de estar. Cheia de mesas, cadeiras, poltronas e estantes com revistas populares, jornais, livros de ficção, DVDs e vídeos à disposição do público.

É uma ótima área para encontrar pessoas, reunir ou ler. Tem até uma cafeteria para um lanche, e uma lojinha de presentes. Um lugar perfeito para relaxar e passar o tempo.

Fica no 3º piso, no nível da entrada pela 5th Ave.

4. Participe de eventos e aulas

É só ver o calendário da Biblioteca Central para participar! Aulas de inglês ou computador, grupos de discussão, consultorias diversas, leitura de poesia, sessões de música e muito mais.

5. Navegue pela “Espiral de Livros”

The Books Spiral são quatro andares de estantes de livros (do 6º ao 9º pisos), conectados por rampas suaves. A espiral permite que todos os clientes, inclusive deficientes físicos, se movam por toda a coleção sem depender de escadas, escadas rolantes ou elevadores.

Exibe a maioria da coleção de não-ficção da biblioteca em uma execução contínua, evitando o problema de ter que mover livros para outras salas ou pisos à medida que a coleção se expande.

A biblioteca tem capacidade para mais de 1,45 milhões de livros e outros materiais, sendo sua coleção atual de 1 milhão de itens e 9.906 prateleiras de livros. Sendo que todos esses livros se movem ao redor do prédio em um sistema de manipulação de livros de alta tecnologia que opera na maior parte da vista pública.

6. Aprecie uma bela vista de Seattle

No 10º piso da biblioteca tem uma sala de leitura enorme, bem bonita e confortável, com poltronas e mesas. Muito legal o ambiente! E o melhor, daqui você consegue ter uma bela vista da cidade.

Olha eu de novo apreciando a vista do 10º andar da Biblioteca Central de Seattle
Olha eu de novo apreciando a vista do 10º andar da Biblioteca Central de Seattle

7. Contemple “arte pública”

A Biblioteca Central da Seattle Public Library tem obras de arte espalhadas por vários de seus ambientes. – Aproveite para apreciá-las!

  • Fonte da Sabedoria, “Tsutakawa Fountain“, do artista George Tsutakawa, em frente a entrada da 4th ave.
  • Piso de madeira da artista Ann Hamilton, no Evelyn W. Foster Learning Center do 1º piso.
  • Obras em tecido, papel machê e aço da artista têxtil Mandy Greer, no Centro Infantil Faye G. Allen do 1º piso.
  • Tela “Northwest Screen” dos artistas James H. FitzGerald e Margaret Tomkins, no 1º piso.
  • Esculturas de vídeo “Braincast” do artista Tony Oursler, na escada rolante que conecta os 3º e 5º pisos.
  • Trabalho “Making Visible the Invisible: What the Community is Reading” do artista George Legrady, no 5º piso.
  • Escultura “Of Memory” da artista Lynne Yamamoto, no 10º piso.

O passeio pela Seattle Public Library é imperdível, sendo você amante ou não da boa leitura!

Fica a dica
A Biblioteca Central de Seattle ainda oferece algumas opções de tours autoguiados gratuitos. Vale a pena dar uma conferida no site oficial na ocasião de sua visita.
Seattle Public Library

Central Library
1000 4th Ave
Seattle, WA 98104
Telefone: 206-386-4636

Horário de funcionamento (referência agosto/2017): diariamente, seg a qui de 10 às 20hs, sex e sab de 10 às 18hs e dom de 12 às 18hs. Confirmar no site oficial na data da sua visita.

Site oficial: Site oficial Seattle Public Library

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*