Chihuly Garden and Glass: o vidro como arte!

Chihuly Garden and Glass é uma exposição de longa duração sobre o trabalho em vidro do artista Dale Chihuly. Exibe uma coleção significante e abrangente de sua obra.

-E que coleção maravilhosa!

Chihuly Garden and Glass em Seattle
Chihuly Garden and Glass em Seattle

Para quem gosta de arte e de fotografia este é o lugar certo!

Chihuly Garden and Glass no Seattle Center
Chihuly Garden and Glass no Seattle Center

-Que lugar favorável para belíssimas fotos. Parece que foi feito para isso.

A exposição Chihuly Garden and Glass fica no Seattle Center, bem abaixo do Space Needle.

Não é à toa! Desde a Expo 62 Seattle (Feira Mundial de Seattle em 1962) o Space Needle é um lembrete importante dos sonhos da época e uma lembrança do quão importante foi essa feira para a cidade. Quando surgiu a oportunidade de renovar o Seattle Center, a família Wright (gestora do Space Needle) convidou o artista local Dale Chihuly para apresentar ali a sua obra.

A ideia era celebrar a arte criativa local e inspirar os visitantes a se envolverem com a comunidade cultural da região.

-Eis assim então que, em 2012, foi inaugurada no Seattle Center a exposição de longo prazo, Chihuly Garden and Glass!

O artista Dale Chihuly

Dale Chihuly nasceu em Tacoma no estado de Washington, bem ao lado da cidade de Seattle, no ano de 1941. Foi introduzido ao vidro quando estudava design de interiores na Universidade de Washington e conheceu a técnica Glassblowing durante a época em que trabalhou numa fábrica de vidro em Veneza. Suas obras são consideradas únicas nessa técnica.

Glassblowing (“sopro de vidro”) = Consiste em “inflar” as formas de vidro como bolhas com a ajuda de um maçarico ou tubo de sopro.

Ele foi co-fundador no Pilchuck Chihuly Glass School no estado de Washington e, com este centro de vidro internacional, foi vanguarda no desenvolvimento de vidro como arte.

Sua história e carreira com o vidro é extensa. Chihuly já recebeu vários prêmios por suas esculturas de vidro e seu trabalho está em mais de 200 coleções de museus no mundo. Já fez exposições bastante conhecidas mundialmente e, além das coleções permanentes, suas obras podem ser encontradas em galerias de arte e até em duas lojas de varejo.

A exposição Chihuly Garden and Glass

A exposição inclui oito galerias, a estufa central (Glasshouse) e um jardim exuberante. As esculturas de vidro estão por toda parte, dando um colorido maravilhoso ao local.

Chihuly Garden and Glass : Glasshouse
Chihuly Garden and Glass : Glasshouse

A peça central da Chihuly Garden and Glass é a estufa, Glasshouse, uma câmara de vidro e aço com 12 metros de altura e quase 420 metros quadrados de área. A estufa abriga uma escultura de centenas de elementos de vidro numa paleta de cores de vermelhos, laranjas, amarelos e âmbar, formando o que parece ser um arranjo de flores. A estrutura reflete a luz de formas diferentes entre a luz do dia e da noite e é uma das maiores esculturas suspensas de Chihuly.

–Belíssima escultura! Aqui as fotos ficam fantásticas; dá até para pegar o Space Needle no alto!

As oito galerias mostram uma coleção abrangente e significativa do trabalho de Dale Chihuly. São salas mais escuras com iluminação direcionada para as peças, o que faz um efeito lindo na exposição. Peças de tudo quanto é cor e forma.

Gosto muito da galeria que tem uma escultura com vários elementos que parecem simular um jardim, e acho particularmente belas as peças inspiradas no fundo do mar (por nascer numa cidade cercada por água, o trabalho de Chihuly é bastante influenciado por esse tema).

As obras mostram muito bem como o artista extrapola todos os limites do vidro como um meio de fazer arte. -Muito legal e diferente!

Na exposição externa do jardim, Garden, você segue por um caminho entre plantas naturais e esculturas de vidro coloridas que se alternam. Como é lindo e agradável para passear! Aqui, quatro esculturas monumentais principais dão o tom da exposição, e bem no centro da exuberante paisagem, tem o Sol do jardim, numa explosão de amarelo e laranja. –Maravilhoso e imponente!!!

Chihuly Garden and Glass
Chihuly Garden and Glass – The Sun

Eu acho essa exposição fantástica! Ela só tem um inconveniente: acho o ingresso um pouco “salgado” para uma atração que você vai gastar entre uma e duas horas de visita, no máximo.

Em compensação, fica no Seattle Center; você pode visitá-la no mesmo dia em que for ver as outras atrações do parque. Eles têm até um pacote Chihuly Garden and Glass + Space Needle , onde você economiza um pouco nos dois ingressos, cerca de $8.

Ah, outra coisa. Reparou como falei mais de uma vez sobre as belas fotos que dá para conseguir por aqui? É que as fotografias e vídeos são permitidos. Muito bom caminhar pela exposição e fazer lindas fotos! (Eu e minha mania de foto!!! Vocês vão reparar que sempre falo de fotos em outros posts…)

Chihuly Garden and Glass é uma atração para toda família!

Chihuly Garden and Glass em Seattle

Chihuly Garden and Glass
305 Harrison Street
Seattle, WA 98109
Telefone: 206-753-4940

Horário de funcionamento (referência Novembro/2015): de domingo a quinta de 11 às 18hs, sexta e sábado de 11 às 19hs. Confirmar no site oficial na data da sua visita.

Ingressos na bilheteria do museu ou no site oficial (referência Novembro/2015): adulto normal $22 e pacote com o Space Needle $36. Confirmar no site oficial na data da sua visita. Faz parte do Seattle CityPass.

Site oficial: Site Oficial do Chihuly Garden and Glass

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*