Aviões da Boeing e sua evolução com o tempo

Os aviões da Boeing são velhos conhecidos de quem viaja! Se você é uma pessoa que costuma viajar de avião, com certeza já andou em algum modelo da companhia. Não interessa se a viagem é de trabalho ou de férias. Mais de 10.000 aviões comerciais de fabricação Boeing estão em operação pelas principais companhias aéreas de passageiros do mundo.

-Você já deve ter estado a bordo de algum deles!!!

A história da aviação comercial e militar se mistura com a história dessa gigantesca multinacional. História essa repleta de inovação e coleção de recordes!

Se quiser conhecer um pouco mais dessa história dê uma olhada no Museu do Voo em Seattle. Boa parte da história dos aviões da Boeing vai estar por lá!

Mas afinal que inovações e recordes são esses da Boeing?

A história da Boeing em Seattle é contada através de suas criações e participação na evolução aeroespacial e de defesa mundial. São quase cem anos de história desde sua fundação em 1916!

Seria injusto não citar sua participação nos outros segmentos, pois nem só de avião comercial vive a Boeing. Por isso, selecionei aqui alguns feitos que achei interessante, mas que nem de longe contempla tudo que a empresa já fez ao longo de todos esses anos.

Construções militares e de defesa

A Boeing começou suas construções militares e de defesa muito cedo:

Aviões da Boeing - Hidroavião B&W no Museu do Voo
Aviões da Boeing – Hidroavião B&W no Museu do Voo em Seattle (Fonte: Wikipedia)
  • Forneceu hidroaviões para treinamento da marinha dos EUA na Primeira Guerra Mundial. O Boeing Model 1, ou hidroavião B&W, foi o primeiro produto Boeing, um biplano de motor único americano. Você pode ver uma réplica sua no Museu do voo em Seattle.
  • Forneceu um grande número de bombardeiros B-17 e B-29 na Segunda Guerra Mundial.
  • Em meados dos anos 1950 desenvolveu um míssil guiado de curto alcance usado para interceptar aeronaves inimigas. E nos tempos de Guerra Fria usou sua tecnologia para desenvolver um míssil intercontinental.
  • Na década de 80 participou do projeto do bombardeiro furtivo B-2 que em 1991, no seu auge, foi o maior programa militar da Boeing e rendeu a equipe o Troféu Collier pela maior conquista no setor aeroespacial na América.

Desenvolvimento Espacial

Já no desenvolvimento espacial:

  • A Boeing participou do programa espacial Apollo na lua com seus foguetes espaciais.
  • Participou do projeto do ônibus espacial (Space Shuttle). Sucessor da nave Apollo, o veículo foi usado pela NASA como lançador de satélites, nave para reparos em órbita e reabastecimento da Estação Espacial Internacional de 1981 a 2011.
  • Foi a primeira contratada para o programa da Estação Espacial Internacional.

Aviação Comercial de Passageiros – os aviões da Boeing

Mas foi na aviação comercial que sua coleção de feitos e recordes são impressionantes. Os aviões da Boeing fazem história!

– Com certeza você já ouviu falar em alguns deles!

  • A Boeing construiu o primeiro avião de passageiros bimotor que poderia voar com apenas um motor em 1933, o revolucionário Boeing 247, mais rápido, mais seguro e mais fácil de voar.
  • Construiu o Model 307 Stratoliner em 1938, primeiro avião de cabine pressurizada do mundo capaz de viajar a uma altitude de 20.000 pés, acima da maioria das turbulências por mau tempo.
  • A Boeing levou os EUA a se tornaram líder na fabricação de jatos comerciais no final dos anos 1950 com o seu modelo Boeing 707, primeiro jato comercial dos EUA com quatro motores e 156 passageiros.
  • Nos anos 1960 construiu o modelo Boeing 727, primeiro avião comercial a vender 1000 unidades.
  • Ainda no final dos anos 1960 bateu outro recorde de venda com o bimotor 737 de curto e médio alcance; tornou-se a aeronave a jato mais vendida na história da aviação comercial. De acordo com o Guinness World Records, o 737 é o “grande jato comercial mais produzido” na história da aviação.
  • A Boeing foi a pioneira no mercado de grandes aeronaves com o maior avião de passageiros a jato do mundo, o modelo Boeing 747. Esta famosa aeronave de quatro motores e de longo alcance mudou completamente a maneira de voar com a sua capacidade de 450 passageiros e sua plataforma superior. Fez seu primeiro voo em janeiro de 1970. Foi ele, inclusive, o responsável pela Boeing construir a maior fábrica do mundo; a fábrica da Boeing em Seattle. Depois de 37 anos de reinado absoluto o 747 foi desbancado pelo A380 da AirBus em 2007.
Aviões da Boeing - Modelo 747
Aviões da Boeing – Modelo 747 (Fonte: Commons Wikimedia)
  • Nos anos 1980 a concorrência ficou acirrada, principalmente com a AirBus, e a Boeing teve que oferecer novas aeronaves; desenvolveu o modelo 757 com um único corredor, o grande Boeing 767 com dois corredores, e versões atualizadas do 737.
  • Em 1994, a Boeing apresentou o avião a jato comercial de maior alcance entre aviões bimotores do mundo, o bimotor 777, com capacidade entre 300 e 370 passageiros num layout de três classes. Esse jato atingiu um marco importante: foi o primeiro avião a ser projetado inteiramente utilizando técnicas de desenho assistido por computador.
Cabine do Boeing 787
Cabine do Boeing 787 (Fonte: Wikipedia)
  • Doze anos depois, em 2007, a Boeing apresentou seu mais novo projeto: o Boeing 787 Dreamliner. Com design inovador, usa materiais que deixam o avião mais leve, diminuindo o consumo de combustível e reduzindo o ruído dos motores. Sem falar nas adaptações internas que deixam a viagem do passageiro mais agradável.
  • O 787 já chegou quebrando recordes: foram mais de 670 unidades encomendadas no dia de seu lançamento, fazendo dele o maior sucesso comercial da indústria aeronáutica mundial. Em Abril/2015 sua fila de espera estava em mais de 770 pedidos pendentes; no total de 1095 pedidos já encomendados foram entregues apenas 318 unidades.
  • Não bastasse, o 787 também já quebrou recordes de velocidade e distância; em Dezembro/2011 o sexto avião utilizado pela Boeing para testes de voo do modelo decolou da sede da Boeing em Seattle em direção à Dhaka, em Bangladesh, às 11:02hs local e percorreu 19.835 km, um recorde para aparelhos da categoria entre 200 e 250 toneladas. O recorde precedente pertencia ao Airbus A330, que voou 16.903 km em 2002.
Aviões da Boeing - Modelo 787
Aviões da Boeing – Modelo 787 (Fonte: Wikipedia)
  • Para fechar, a Boeing ainda detém os recordes mundiais de voo mais longo em cinco categorias de peso para aviões comerciais e militares.

Hoje, ainda está em fabricação pela empresa os Boeing 737, 747, 767, 777 e 787. Os novos esforços estão voltados para o desenvolvimento do Boeing 787-10 Dreamliner, 737 MAX, e o 777X lançado recentemente.

-Fala a verdade; a história dos aviões da Boeing é ou não de impressionar?

Boeing Corporate Offices

Boeing Corporate Offices
100 North Riverside
Chicago, Illinois 60606
Telefone: 312-544-2000

Site oficial: Site Oficial da Boeing

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*