Mais um tópico importante para entender nesse mundo cheio de informações dos seguros viagem: os “danados” dos riscos excluídos dos seguros viagem!!!
-Afe!!! Quanta coisa para um assunto tão “acessório” da minha viagem…
Não é bem assim, vai. “Acessório”, porém importante! Afinal, a tranquilidade de viajar segurado não tem preço, e eu não canso de repetir isso 📢📢📢!!!
Na minha opinião, é tão importante que resolvi fazer um artigo só para alertar você sobre os riscos excluídos dos seguros viagem. Às vezes, costumamos até esquecer deles.
O que são os riscos excluídos de um seguro?
Na realidade, essa questão de riscos excluídos é comum a qualquer seguro, não é exclusividade dos seguros viagem não. Quem tem algum outro tipo de seguro sabe do que estou falando. Não seria diferente do nosso caso aqui.
Riscos excluídos: são aqueles riscos que não são cobertos pelo plano do seguro contratado.

-Simples né?
Só que não!!! O assunto gera tanta polêmica que a própria Susep (Superintendência de Seguros Privados) define risco excluído como:
Riscos excluídos dos seguros viagem
Esse artigo dos riscos excluídos vem complementar o assunto do artigo anterior sobre as coberturas dos seguros de viagem internacional. Por isso, fiz um seguido do outro, e, se você ainda não leu o primeiro, vale a pena dar uma olhada.
O que diz a SUSEP sobre os riscos excluídos dos seguros viagem?
A Resolução CNSP No 315 de 2014 da SUSEP, que dispõe sobre as regras e critérios para operação dos seguros viagem, obriga as seguradoras a especificarem todos os riscos excluídos em suas condições contratuais. Veja o que ela diz:
“Art. 10. As condições contratuais deverão especificar, em destaque e de forma clara e precisa, os riscos cobertos e excluídos de cada cobertura contratada, as franquias e carências, se houver, e as situações passíveis de perda de direitos”.
“Art. 11. As condições contratuais que ofereçam coberturas que garantam o reembolso de despesas deverão especificar, com clareza, todas as despesas não cobertas pelo plano de seguro”.
Exemplos de riscos excluídos dos seguros viagem
A lista de serviços e assistências excluídos dos seguros viagem é grande e pode variar de seguradora para seguradora. Pode acreditar!
Só para vocês terem uma ideia, fiz uma pesquisa com os principais seguros viagem do mercado, e separei aqui alguns dos riscos excluídos que encontrei. Tem de tudo! Veja abaixo.
Alguns serviços e assistências excluídos:
- Danos sofridos em consequência de catástrofes naturais ou calamidade pública (inundações, furacões, ciclones, tornados, terremotos, maremotos, erupções vulcânicas ⛈🌪).
- Eventos causados por dolo do segurado, ou provocados intencionalmente pelo segurado em si mesmo.
- O suicídio, premeditado ou não, e suas tentativas, se ocorrer nos dois primeiros anos de vigência inicial do seguro, ou da sua recondução depois de suspenso.
- Parto ou aborto e suas consequências, quando não decorrentes diretamente de um acidente pessoal.
- Gastos relacionados ao recém-nascido.
- Transtornos psiquiátricos (mentais, nervosos ou emocionais), como depressão e ansiedade.
- Choque anafilático e suas consequências, exceto quando decorrente de um acidente pessoal.
- Despesas com óculos, lentes de contato, cadeira de rodas, muletas, marca-passos, órteses e próteses em geral (dentárias ou não), de caráter definitivo ou provisório.
- Acidentes provenientes da prática (amadora ou profissional) de esportes notoriamente perigosos ou com elevado risco de dano físico acidental. São os esportes radicais de ação 🏂, esportes radicais de aventura 🚣 e esportes de contato 🤼.
- Translado, em avião UTI ou companhia aérea regular, caso o segurado possa ser tratado localmente e não haja impedimento em seguir viagem.
- Continuidade, na cidade de domicílio, no Brasil, de tratamentos médicos por acidente ou doença iniciados na viagem durante a vigência do seguro viagem.
- Despesas médicas hospitalares e/ou odontológicas, decorrentes de doença preexistente ou crônica, salvo se caracterizados como emergência ou urgência.
E por aí vai… -Deu para sacar o drama, né?
Condições Gerais dos seguros viagem
Isso é só uma amostra que selecionei aqui; uma relação somente para exemplificar. Não contém todos os riscos excluídos dos seguros viagem. Até porque isso varia com a seguradora.
Por isso mesmo, mais uma vez, recomendo fortemente que você leia as condições gerais do seguro de viagem para saber como proceder em cada caso e não ter surpresas. É nela que vão estar todos os detalhes. Com os riscos excluídos dos seguros viagem não se brinca!
Fiz um material bem legal e detalhado sobre seguro viagem para os EUA (e-book tudo sobre seguro viagem nos EUA). Tem muitas dicas legais. Corre lá e baixe gratuitamente o seu, vale a pena!
Seja o primeiro a comentar