Por que o Dia de Ação de Graças é um dos principais feriados dos EUA?

O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é um dos feriados mais tradicionais dos Estados Unidos. É considerado um feriado nacional, comemorado no outono, estação das folhas coloridas e das abóboras, toda quarta quinta-feira do mês de novembro. Simboliza a gratidão a Deus.

Dia de Ação de Graças nos EUA!
Dia de Ação de Graças nos EUA!

A tradição de origem cristã existe a mais de 400 anos. Inicialmente, a data era comemorada depois da época das colheitas, para agradecer a fartura da produção agrícola. Hoje, é um dia em que as pessoas se reúnem com a família e amigos para agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas durante o ano.

O feriado nos EUA

Desde que me entendo por gente escuto falar que os EUA não têm muitos feriados. Pelo menos não tantos quanto aqui no Brasil (verdade!). Alguns deles, como Ano Novo, Dia das Mães e Natal são datas comuns nos dois países, mas outros são bem específicos.

Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) é um dos mais comemorados. Já no Brasil, embora também aconteça na 4ª quinta-feira de novembro, não é feriado nacional e a data não é muito celebrada. Normalmente, só é lembrado por famílias de origem americana, por algumas igrejas ou pelos cursos de inglês empenhados em divulgar a cultura de língua inglesa.

Voltando aos EUA… Há quem diga que depois do 4 de julho (Dia da Independência) é o mais importante do país. Eu ousaria dizer que, para os norte-americanos, o Dia de Ação de Graças tem peso equivalente ao Natal ou Réveillon no Brasil.

Nesse dia, as famílias se reúnem em volta de uma mesa farta, confraternizam, fazem orações, expressam carinho pelos entes queridos e assistem ao futebol americano na televisão. As ruas das cidades ficam desertas, com lojas e restaurantes fechados.

O Dia de Ação de Graças nos EUA é:

1. Dia de agradecer a Deus…

… por todos os bons acontecimentos ao longo do ano que passou. Dia de celebrar a boa saúde e a prosperidade. É um dia especial da cultura norte-americana, marcado por missas e orações de gratidão a Deus.

Embora eu seja da opinião que todo dia é dia de agradecer, o Thanksgiving não deixa de ser uma homenagem especial!

2. Dia de fartura gastronômica

Outra grande tradição deste feriado é a comida. É hora de juntar a família em torno da mesa com uma ceia farta, onde o peru é o prato principal. Tanto que o dia é conhecido também como “Turkey Day” (Dia do Peru). A estimativa é de que cerca de 50 milhões de perus são consumidos no Dia de Ação de Graças nos EUA.

Para completar o menu, costuma ter abóbora (em plena estação!), purê de batatas, batata-doce, milho, torta de maçã, torta de abóbora, torta de nozes e pães. Os molhos de cranberry e blueberry também costumam ser consumidos.

3. Dia de assistir futebol americano

O Dia de Ação de Graças também é dia de assistir aos jogos de futebol americano na TV, durante e após a refeição. É uma verdadeira maratona de jogos, com mais de nove horas seguidas de partidas da NFL, a Liga Nacional do esporte.

Mais uma tradição incorporada ao dia, desde 1920, quando a NFL foi fundada! Lá se vão mais de 90 anos de overdose de futebol americano no Dia de Ação de Graças.

4. Dia de desfile festivo

Além das missas, festas e orações, o Dia de Ação de Graças é celebrado com desfiles. –Isso mesmo! Durante a data, várias cidades organizam desfiles festivos por suas ruas.

O maior deles (e o mais famoso) é o organizado pela loja de departamentos Macy’s em Nova Iorque desde 1924. Começou com o objetivo de promover o lançamento da temporada de compras de Ação de Graças e Natal.

É a maior parada que acontece no mundo no Dia de Ação de Graças, conhecida como “Macy’s Thanksgiving Day Parade”.

O desfile conta com a participação de centenas de figuras mediáticas, celebridades, bandas de música, bailarinos e personagens do mundo infantil e da fantasia como Mickey, Snoopy e Homem Aranha (dentre outros).

São cerca de três milhões de pessoas que assistem à parada pessoalmente e tantas outras pela televisão. O desfile termina com o surgimento do Papai Noel, marcando o início das festas de Natal.

5. Véspera de Black Friday

O termo Black Friday não deve ser novidade, né? É sinônimo de grandes descontos, certo? Aqui no Brasil escutamos falar dela o mês de novembro inteiro. Nessa época tudo no comercio é Black Friday, Black Week e até Black Month por aqui…

Mas saiba que foi uma criação americana, mais uma do país mais consumista do mundo, que está se tornando um evento global!

A sexta-feira depois do dia de Ação de Graças é conhecida como Black Friday. Depois da comilança do dia anterior, a maior liquidação do ano no país marca o início da temporada de compras de Natal. Nesse dia, várias lojas (online, inclusive) fazem promoções surpreendentes e costumam ficar superlotadas.

Há quem diga, inclusive, que é o dia mais esperado do ano na terra do tio Sam. E que a celebração do dia anterior continua… Mas agora, celebrando a cultura de consumo dos EUA. –Não duvido!

O negócio é mesmo surreal por lá. É um dos dias mais movimentados do ano para o comércio, com trilhões de dólares movimentados todo ano. O povo faz filas quilométricas nas portas das lojas. E chega a ter “guerra por produtos” entre os clientes, com gente passando mal, inclusive. –Surreal!

Consumo, consumo, consumo, money, money, money!!!

Fonte de boa saúde

Por fim, uma novidade. E das boas! Até a ciência está de olho no Dia de Ação de Graças, que começa a ser observado como uma fonte de boa saúde.

Estudos indicam que a gratidão gera bem-estar, melhora os hábitos alimentares das pessoas, incentiva atividades físicas, reduz depressão e ansiedade, melhora o sono e até o colesterol. Segundo eles: “A gratidão é um bom remédio”!

E gratidão é o que não falta no Dia de Ação de Graças nos EUA!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*