Viajar para Vancouver ou Toronto? Costa oeste ou costa leste? Eis a questão…
Essa é a primeira dúvida que passa na cabeça de qualquer pessoa que pensa em visitar ou estudar no Canadá (ou pelo menos, da maioria delas).
-Oh, dúvida cruel!!!
As duas são as cidades canadenses mais procuradas pelos brasileiros. Qualidade de vida, segurança, modernidade, atividade cultural, gastronomia, turismo… A comparação entre as duas cidades é inevitável! E a rivalidade também…
-Mas, e aí? Viajar para Vancouver é a melhor opção?
Para mim, SIM! Opinião pessoal, claro! Vai muito do seu estilo de vida. -Vamos ver?
A rivalidade Vancouver x Toronto
Bota rivalidade nisso… E estilos de vida bem diferentes. Costuma ser comparada à rivalidade entre Rio de Janeiro e São Paulo!
Agora ficou fácil, né? No Canadá é bem por aí também, as duas cidades têm estilos de vida bem semelhantes aos das nossas brasileiras. -Guardadas as devidas proporções, é claro!
É mais ou menos assim: “Vancouver é um Rio de Janeiro que deu certo e Toronto é uma São Paulo que deu certo.“
Vancouver
Na costa oeste do Canadá, banhada pelo oceano pacífico, a natureza aqui foi esculpida a mão. Tem mar, montanhas, florestas e rios, e uma beleza natural inesquecível. Sabe aquelas cidades que são bonitas sem fazer esforço? -Vancouver é uma delas! Tal qual o Rio de Janeiro…
Ao mesmo tempo é uma cidade moderna, com tudo que uma vida urbana sofisticada oferece. É uma cidade menor (cerca de 600 mil habitantes), voltada para o turismo. Com muitas opções de atividades ao ar livre e um ritmo de vida mais tranquilo.
Toronto
Já Toronto é a maior cidade do Canadá, com 2,8 milhões de habitantes. Fica no lado leste do país, às margens do Lago Ontário. É o centro financeiro do Canadá; uma cidade acelerada e dinâmica, bem ao estilo de São Paulo.
Tem uma diversidade cultural e tanto, uma vida noturna e gastronômica agitada e é voltada para os negócios. Aqui a linguagem é business, business e mais business!
Uma coisa é certa: da mesma forma que Rio de Janeiro e São Paulo, quem gosta de Vancouver, só quer saber de Vancouver, e quem gosta de Toronto costuma preferir Toronto mesmo!
Como eu prefiro o Rio de Janeiro, prefiro também viajar para Vancouver… Meio óbvio, né?
7 motivos para viajar para Vancouver
Eu poderia listar uma infinidade de motivos para viajar para Vancouver! Aí vão alguns deles.
1. Eleita como uma das melhores cidades do mundo para viver
Você não pode ficar de fora de conhecer uma das melhores cidades do mundo para viver! Vancouver tem uma ótima infraestrutura, um excelente sistema de saúde e transporte e um dos melhores níveis de segurança do mundo. Qualidade de vida garantida!
Nesse quesito, viajar para Vancouver é quase uma obrigação de viajante!
2. Beleza Natural Exuberante
Incontestável! Chegando a cidade de carro ou de avião você logo percebe que a natureza aqui é obra divina. A cidade é cercada por montanhas e banhada pelo oceano Pacífico.
Imagina você estar na areia da praia, com o mar bem a sua frente, e avistar no horizonte as montanhas com seus picos cobertos de neve. -Lindo!
Você tem que viajar para Vancouver e presenciar o que estou falando!
3. Cidade pequena combinada com modernidade
É uma cidade pequena com modernidade de cidade grande.
Tem gente de todos os cantos do mundo. A mistura cultural, aliada a simpatia do povo, faz nos sentirmos em casa. Por ser menor, é mais acolhedora e menos opressora. Tudo fica perto, e rapidinho você se localiza na cidade. O ritmo de vida é tranquilo e o estilo de viver é muito ligado aos esportes e à saúde.
Ao mesmo tempo, tem tudo que uma cidade grande oferece. Tudo da melhor qualidade e com um “que” de jovem, descolado e moderno.
Foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2010.
4. Tem um dos climas mais ameno do Canadá
Vancouver tem uma das temperaturas mais amenas do Canadá. O inverno é mais “humano” e bem menos frio que outras cidades, e no verão ninguém “morre” de calor! O clima é ameno em qualquer estação do ano.
Nesse quesito, viajar para Vancouver sai na frente em disparada em relação a qualquer outro destino no Canadá. Não tem nem como comparar! É de fato a melhor cidade canadense para brasileiros ou qualquer outro estrangeiro. Mesmo com a chuvinha fina que costuma cair por lá, mas que não chega a incomodar.
5. É uma cidade voltada ao turismo
O que não falta em Vancouver é lugar interessante para conhecer! A cidade atrai milhares de turistas e estudantes todos os anos. Tem muito a oferecer para o visitante; praia, montanha, parque, gastronomia, vida noturna. Atividade para tudo quanto é gosto!
Desde pontos turísticos fantásticos, como a Capilano Suspension Bridge e o Aquário de Vancouver, até as estações de esqui como Whistler, passando pelo Stanley Park, pelos restaurantes e barzinhos descolados, pela vida noturna animada e pelos bairros deliciosos de se explorar a pé.
E tudo isso, amparada por uma infraestrutura bacana para os turistas. É difícil não se encantar!
6. É destino turístico em qualquer época do ano
Sempre que vamos planejar uma viagem uma das primeiras perguntas é:
– Qual a melhor época do ano para visitar?
Bem, para Vancouver a resposta é: qualquer uma! Vai do seu gosto…
Viajar para Vancouver de inverno a verão é legal. Cada estação tem o seu charme.
No verão, atividade ao ar livre é o que não falta. A cidade fica agitada e encantadora. Mas o inverno tem a beleza da neve nas montanhas e as estações de esqui. Dá para aproveitar o melhor do inverno sem ter que “morrer” de frio.
O clima mais ameno ao longo de todo o ano permite que Vancouver seja mais aproveitada tanto durante o dia quanto a noite do que qualquer outra cidade canadense.
7. Conhecer a Costa Oeste foge do roteiro padrão
Se você quer sair um pouco do padrão, do “senso comum” e do “mais óbvio e fácil”, sem dúvidas viajar para Vancouver é a melhor opção. -A costa oeste tem seus encantos.
Perto de Vancouver você pode conhecer, Whistler (uma das melhores estações de esqui do mundo), Victoria e Seattle nos EUA. Eu mesma já fiz esse roteiro e AMEI!!! Mas isso fica para um outro artigo que fiz com um roteiro na costa oeste do Canadá.
Indo a Vancouver não deixe de dar um pulo em Seattle, no estado de Washington, EUA.
E sim, eu falei Seattle! Essa mesma; a cidade do Space Needle e de Grey’s Anatomy, a casa da StarBucks, Amazon, Microsoft e Boeing, berço do rock grunge, cidade natal do Jimi Hendrix, lançou para o mundo Kurt Cobain e bandas como Nirvana, Pearl Jam e Alice in Chains.
Vancouver é bem pertinho de Seattle!
Embora em países diferentes, a distância entre elas é de 230 quilômetros somente. É muito perto e muito fácil de chegar de carro, ônibus ou trem.
Eu adoro as duas cidades! Considero-as como “irmãs gêmeas”. Ambas são cidades de uma beleza natural incrível, têm um espírito jovem, relax e alto astral, e recebem muito bem os visitantes.
Não dá para viajar para Vancouver e não esticar até Seattle! -É fato!
Dá uma olhada aqui nesse post Seattle que você vai entender o que estou falando.
Be the first to comment