Estamos no meio do outono em Seattle. Que estação linda! Sua variedade de cores, aromas e sabores encantam moradores e visitantes. A estação das folhas que vão mudando de cor e caem dos galhos no final é, de fato, uma estação que inspira beleza por aqui!
Uma pena que no Brasil não conseguimos perceber suas características muito bem.
Vou tentar descrevê-lo para vocês. Para isso, contei com uma ajuda mais que especial dos meus sobrinhos que moram em Redmond, subúrbio leste de Seattle. Eles fizeram um trabalho escolar sobre o outono em Seattle e eu vou aproveitar aqui muita coisa do conteúdo que ficou bem bacana.
O outono em Seattle
O outono é a estação de transição entre o verão e o inverno. É marcado pela queda na temperatura e redução da luz solar diária, com noites gradativamente mais longas que os dias à medida que a estação avança.
É tido como a estação do ano que mais inspira beleza, e também melancolia e nostalgia. Inspirações essas que vêm do avermelhar e amarelar das árvores e da queda de suas folhas e frutos amadurecidos. -Dá até para imaginar a pintura de um quadro, né?
Também é tido como a estação mais gostosa do ano, a melhor estação para colheita das frutas.
O outono é mesmo muito inspirador, principalmente para as regiões mais distantes da linha do Equador, onde as diferenças entre as quatro estações do ano são bem mais perceptíveis. É uma boa época para conhecer Seattle.
Quando é o outono em Seattle?
De setembro a novembro. Sendo mais precisa, oficialmente, o início do outono no Hemisfério Norte acontece entre os dias 22 e 23 de setembro e termina entre os dias 21 e 22 de dezembro. É o chamado “outono boreal”.
Repare que no Brasil as datas são diferentes, estamos na primavera. No Hemisfério Sul, o outono começa entre os dias 20 e 21 de março e termina entre 20 e 21 de junho. É o “outono austral”.
Temperatura e clima do outono em Seattle
No outono damos adeus às altas temperaturas do verão em troca de temperaturas mais amenas (em Seattle também faz calor, pode acreditar, principalmente em julho!).
No início (em setembro) ainda temos um resquício do verão, com temperatura média de 16 graus Celsius. Mas à medida que a estação avança as temperaturas vão caindo e o outono termina com uma temperatura média de 8 graus Celsius.
–Uma delícia!
Mês a mês
Em quase todos os anos, os dias esquentam acima dos 16 °C em setembro, mas não chegam a 32 °C de máxima. Também não esfria demais, poucos dias abaixo de 10 °C e não costuma ficar mais frio do que 4 °C.
Em outubro já faz um pouquinho mais de frio, os dias esquentam um pouco menos, mas sempre acima dos 10 °C. Normalmente os termômetros não chegam nos 27 °C e, raramente, cai para abaixo de zero.
Já em novembro o frio aperta mais um pouco! Os dias ainda esquentam acima dos 4 °C, mas temperaturas acima de 21 °C não são esperadas. E o termômetro pode chegar a descer para abaixo de zero, sendo que raramente fica tão frio quanto -8 °C. Embora possa nevar, a maioria dos anos não recebe neve em novembro.
Outra característica do outono em Seattle são os dias mais curtos (sim, é verdade!). Mas ainda são dias ensolarados, com eventuais pancadas de chuva que se intensificam com o transcorrer da estação, sendo novembro o mês que mais chove. – É fato! Chove muito em novembro!!!
Resumindo: temos dias muito agradáveis no outono de Seattle, especialmente no início da estação (quando tem menos chuva). É um ótimo período para passear pela cidade, sem precisar daqueles casacões enormes e pesados…
Isso não quer dizer que não faça frio, tá? É sempre meio friozinho, bem gostoso. Mesmo com temperaturas amenas para a região, nós brasileiros não estamos tão acostumados. E novembro chove mesmo!!! Faz jus a fama de cidade que chove (veja tempo em Seattle).
O espetáculo das cores do outono em Seattle
As árvores no outono de Seattle são um espetáculo à parte. Ah, são!
Primeiro, as folhas abandonam sua coloração verde e vão incorporando uma cor vermelho intensa. Depois, elas passam para os tons de laranja e amarelo, e no final da estação caem dos galhos em perfeita harmonia.
O efeito final é uma verdadeira orquestra de cores que faz jus à estação da beleza, e que tanto inspira pintores, escritores e fotógrafos. Ainda mais quando colocamos a beleza natural da região como pano de fundo.
O contraste das cores com a imponência do monte Rainier ou com o espelho d´água do lago Washington, por exemplo, fica inigualável! Não à toa essa estação carrega uma legião de fãs e apreciadores.
Normalmente é em outubro (mais para a segunda quinzena) que o colorido das árvores atinge seu apogeu e as paisagens ficam ainda mais deslumbrantes.
Quase uma poesia!!! Não falei que o outono em Seattle é inspirador…
Aromas e sabores do outono em Seattle
Os aromas e sabores do outono também são inesquecíveis. Eles proporcionam uma certa sensação de conforto. Não me pergunte o porquê, que eu não saberia responder!!! Talvez sejam as frutas da estação, não sei.
Fato é que, nessa época, se estabelece um mercado sazonal em toda região que gira em torno da confecção de iguarias caseiras. É uma verdadeira temporada de tortas, biscoitos e bebidas caseiras deliciosas.
Os doces e tortas de abóbora são muito tradicionais e, quando bem preparados, são deliciosos, ainda mais com delicadas pitadas de canela e anis. Já as bebidas quentes a base de maçã e canela, deixam um leve azedinho no paladar e são complementos ideais para o frio. –Boa pedida, né?
Visitar Seattle no outono
Como falei antes, é uma boa época para conhecer a cidade, principalmente em setembro e outubro.
Além da beleza da estação e da temperatura mais amena, a época é de baixa estação. O que quer dizer, melhores preços, principalmente de passagens aéreas (como as passagens para Seattle são caras!!!), e ruas menos tumultuadas de turistas. Só vantagens!
1. Parques
É um ótimo período para passear pela cidade, com dias bem apropriados para um passeio num dos inúmeros parques de Seattle, ou para saborear um café ou chocolate quente quando tem sol.
O Arboretum Park (e o Japanese Garden dentro dele) fica especialmente belo no outono. É quando sua famosa plantação da árvore Japanese Maple chama mais atenção, uma verdadeira pintura!
2. Trilhas de outono
O outono em Seattle também é ótimo para fazer caminhadas e trilhas. Numa região com tantas montanhas e lagos, as trilhas de outono são especialmente cênicas. As cores avermelhadas, alaranjadas e amareladas dão o tom da estação (não me canso de repetir!).
-Prepare a máquina fotográfica, o passeio vai te render belas fotos!
As opções para trilhas são muitas e diversas, mais radicais ou para toda a família. Alguns exemplos: Cascade Pass, Twin Falls, Lake Ann, Lake Ingalls, Maple Pass Loop e tantas outras.
3. Fazendas de maçãs e abóboras
Em se falando de experiências tradicionais do outono em Seattle, não podemos deixar de fora a visita às fazendas com pomares de maçã ou plantações de abóbora. Essas são as mais populares por aqui nessa época do ano!
Em geral, oferecem tours pelas plantações, que te dão a oportunidade de colher frutos e flores do próprio pé e oferecem muitas atividades para as crianças. Não deixe de experimentar os produtos frescos preparados com frutas recém colhidas, como o popular suco de maçãs espremidas na hora.
Os pomares de maçã
O estado de Washington é responsável por 60% da produção de maça dos EUA. Boa parte dela colhida nos pomares do vale de Wenatchee (a cerca de 3 horas de Seattle). Daí você imagina o tanto de pomar de maçã que há por aqui…
No outono eles viram uma verdadeira atração e a Jones Creek Farms, em Sedro-Woolley, no Skagit Valley, é um exemplo. Eles são especialistas no U–Pick ou Pick your own, ou seja, pegue a sua, escolha a sua! The Stutzman Ranch, em Wenatchee, também é uma boa opção. Que são muitas, aliás!
As plantações de abóbora
Já as famosas Pumpkin Patches e Corn Mazes são muito populares entre a criançada. São as fazendas com plantação de abóbora que oferecem a brincadeira dos labirintos no milharal, que fazem o maior sucesso. São muitas as opções nos arredores de Seattle. Seguem alguns exemplos: Craven Farm, Bob’s Corn and Pumpkin Farm e Carpinito Brothers.
Ah! E as festas de Halloween… Elas invadem a cidade nessa época, e os mercados se enchem de abóboras para as fantasias e decorações. É muito legal! Veja Halloween em Seattle.
O outono em Seattle é uma delícia, e visitar a cidade nessa estação é uma experiência encantadora!
Não deixe de dar uma olhada no post turismo em Seattle antes de planejar sua viagem. Vale a pena!
Be the first to comment