O sistema de ônibus em Seattle é, sem dúvida, a melhor opção de transporte para os visitantes na cidade. Eu sempre usei esse transporte quando vim a passeio por aqui.
Esse post traz em detalhes como andar de ônibus em Seattle. Gosto de chegar nos lugares e ter ideia de como usar o transporte público; saber onde pegar, onde pagar, como pagar, etc. Se você também é assim dê uma boa lida aqui; vale a pena.
Os principais provedores de ônibus de Seattle e do condado de King são o King County Metro Transit e o Sound Transit. O primeiro são as linhas de ônibus comuns (Public Transit Buses) que servem todo o centro de Seattle e bairros periféricos. O segundo são linhas expressas que servem e ligam as principais cidades e centros urbanos da região, fornecendo um serviço rápido e que permite a transferência adequada aos serviços de ônibus local.
Para andar por Seattle você deverá usar o Metro, para visitar as cidades vizinhas, como Kirkland, Redmond ou Bellevue provavelmente você vai usar um ST Express Bus do Sound.
Como planejar minha rota de ônibus em Seattle?
Para consultar as rotas e horários dos ônibus você pode pegar as tabelas impressas disponíveis no estande de informações de transportes terrestres no 3º andar do edifício garagem do aeroporto ou no centro de informações de trânsito no túnel sob Westlake Center na 4th Avenue & Pine Street, ou pode consultar diretamente nos sites da King County Metro Transit e Sound Transit .
No website das duas empresas existe um planejador de rota, onde você informa os pontos de partida e chegada e ele te fornece as rotas, pontos e horários disponíveis para o percurso. Ambos sites você consegue acessar pelo computador e celular, desde que conectados à internet.
Os dois são muito fáceis de usar e te dão informações precisas das rotas; inclusive horários. É incrível como essa questão dos horários funciona por aqui.
Nas paradas de ônibus existem placas que indicam todas as rotas que param naquele ponto. Em algumas existe até um painel com os horários. Certifique-se que a rota sugerida pelo planejador passa no ponto onde você está. Os números das rotas e o sentido (destino) que o carro está indo aparecem nos letreiros luminosos na frente ou na lateral dos ônibus.
Como usar o ônibus em Seattle?
A maioria do embarque desses ônibus, tanto do Metro quanto do Sound, é pela porta dianteira; é o sistema pague na entrada. Não há cobrador; somente o motorista. Uma placa vai informar o valor da tarifa a ser paga. Você pode usar dinheiro ou ORCA Card (veja o post como usar ORCA Card em Seattle). É só inserir o dinheiro na caixa de tarifa (farebox) ou passar o ORCA Card no leitor que ficam ao lado do motorista quando subir no ônibus.
Dica importante: leve dinheiro trocado exato para a passagem; os motoristas não têm troco para te dar dentro do ônibus.
Para pagamento em dinheiro, se precisar seguir viagem em outro ônibus, peça um transfer em papel ao motorista na hora que pagar o primeiro ônibus. Esse transfer é válido por um determinado período de tempo e somente entre ônibus do Metro. Se usar outro sistema de transporte ou os ônibus do Sound (ST Express Bus) tem que pagar nova tarifa; o transfer não é válido.
Para pagamento via ORCA Card, se precisar de transferência para outro ônibus, Metro ou Sound, Link Light Rail, Sounder (trens urbanos), King County Water Taxi ou Seattle Streetcar, você receberá um crédito de transferência de duas horas para a tarifa paga; é só passar novamente o ORCA Card no embarque.
A saída normalmente é pelas portas traseiras; a não ser que você tenha uma cadeira de rodas, carrinho de criança, precise de mais tempo para desembarcar ou tenha que descarregar a bicicleta do bicicletário. Para solicitar a parada, puxe o cabo de sinal acima da janela ou os botões ao longo do ônibus um pouco antes de sua parada. Se você não estiver familiarizado com a área, pode pedir ajuda ao motorista. A maioria dos ônibus têm automatizado um painel que indica a próxima parada, mas se não tiver, o motorista vai chamar as principais paradas.
Qual o valor da passagem?
Temos 03 tipos de tarifas cobradas nos ônibus: um valor para adultos, um valor para jovens entre 6 e 18 anos e uma tarifa reduzida para deficientes ou idosos a partir de 65 anos. Crianças até 5 anos não pagam, desde que acompanhadas por um adulto pagante. A permissão para tarifa reduzida de deficientes ou idosos deve ser comprovada e é dada somente no ORCA Card. Nos ônibus do Metro ainda tem a tarifa reduzida para ORCA LIFT CARD que é fornecido para pessoas classificadas num determinado nível de pobreza. Portanto, não se aplica aos turistas.
As tarifas para os ônibus do Metro variam com os horários de pico do trânsito e com as zonas percorridas. Tarifas de pico são cobradas em viagens que operam pelo menos metade do seu tempo durante o horário de pico nos dias úteis de 06-09hs AM e 15-18hs PM. Não são cobradas nos fins de semana ou feriados. Dentro da cidade de Seattle é considerada uma zona, fora da cidade mas nos limites do condado de King são consideradas duas zonas. Toda vez que você cruzar os limites da cidade, será cobrada uma tarifa de duas zonas. Veja tabela de tarifas no link Fares & ORCA.
As tarifas para os ônibus expressos do Sound (ST Express Bus) variam se a viagem fica dentro da mesma cidade ou se ela cruza linhas municipais do condado. Veja tabela de tarifas no link ST Express Bus Fares.
Linhas rápidas – RapidRide Routes
São rotas de ônibus que funcionam como trem ou metrô; têm a mesma rota de ida e vinda. Não precisa consultar tabelas de horário pois os ônibus passam em curtos intervalos de 10 minutos nos horários de pico e 15 minutos fora de pico.
Tudo é feito para ser rápido. As estações ficam localizadas em locais estratégicos com maior volume de movimento, mais perto de tudo, os ônibus emitem sinal para os semáforos que ficam verde mais rápido, as estações sinalizam quanto tempo falta para chegar o próximo carro, os leitores amarelos do ORCA Card ficam nas estações para você passar o cartão antes do embarque, os ônibus têm 03 portas e você pode subir e descer por qualquer uma delas, dentro dos ônibus sinais indicam a próxima parada.
Para conhecer as rotas das Linhas A, B, C, D, E e F veja o link RapidRide.
Para conhecer os outros meios de transporte em Seattle veja post Transporte em Seattle.
Be the first to comment