Muitas pessoas me procuram aqui no blog para saber onde ficar em Seattle durante uma visita turística. Onde se hospedar, em que região da cidade ficar e quais os melhores bairros para o turista, são algumas das perguntas que recebo. É chegado o momento de registrar num post minhas dicas sobre onde ficar em Seattle.
Vamos combinar! Essa tal de hospedagem, é mesmo sempre complicada de decidir numa viagem. Ainda mais, rumo a um destino desconhecido, nunca antes visitado.
Qual hotel ficar? Em que região da cidade? Quais os melhores bairros? Onde ficar para ganhar tempo com deslocamento? É perto das atrações turísticas? É um bom lugar para ficar? É perto de restaurantes ou baladas? É de fácil acesso ao transporte público?
Enfim, são muitas as perguntas. Uma mãozinha de quem conhece a cidade é muito bem-vinda nessa hora, né?
Onde ficar em Seattle: hospedagem
Um dos itens mais caros numa viagem é a hospedagem (-Fato!). Imagina isso em dólar! Aqui não há muita mágica. A não ser que você vá pela linha dos albergues, não há hospedagem muito econômica em Seattle!
Ficamos, portanto, com os hotéis e os aluguéis por temporada, ótimos para quem vai ficar por mais tempo na cidade.
Eu não me atrevo a indicar um hotel ou acomodação específica porque depende muito de seu gosto pessoal e da sua disponibilidade financeira. É bem complicado opinar! Mas na hora de escolher, tenha em mente aspectos como conforto, segurança, praticidade, proximidade dos pontos de interesse e, claro, preço.
Uma dica que dou para o hotel é procurar no Booking. Sempre que viajo reservo o hotel através dele e nunca tive problemas. Já para os aluguéis por temporada, uso o Airbnb e recomendo.
Nos dois casos (Booking e Airbnb), você consegue personalizar a busca de modo que eles apresentam as acomodações que mais se adequam ao que você deseja (e quer pagar). Sem falar que você pode ler as avaliações das pessoas que já usaram.
Onde ficar em Seattle: os melhores bairros
Aqui eu consigo ajudar mais. E as dicas valem tanto para a localização dos hotéis quanto das acomodações do Airbnb.
Seattle é uma cidade relativamente pequena para os padrões americanos. Tem uma geografia peculiar. É um estreito de terra, cercado por água em dois de seus lados; a oeste pela enseada de Puget, braço do Oceano Pacífico, e a leste pelo lago Washington.
DownTown Seattle
Boa parte das atrações turísticas ficam na região central da cidade, o que chamamos de DownTown Seattle. É o centro financeiro e marítimo comercial, centro da vida noturna e centro de compras da cidade. Muito bem servido pelo transporte público.
Portanto, é a melhor opção na hora de escolher onde ficar em Seattle. É, inclusive, onde tem a maior oferta de hospedagem da cidade. Mas é claro que tudo depende de sua disponibilidade financeira!!! Quanto mais afastado do centro, mais chance de encontrar algo mais em conta.
Faz parte do Seattle DownTown: Belltown, Pike Market, Downtown-Central Business District, First Hill, Pioneer Square, Yesler Terrace, Chinatown-International District e Waterfront. Dentre essas regiões, as 3 melhores opções para se hospedar são:
1. Belltown
É uma das melhores áreas para ficar em Seattle. Melhor custo-benefício, sem dúvida! Já foi o bairro hippie da cidade e hoje é repleto de excelentes restaurantes, bares, boates e lojas. Fica mais acima do DownTown, funciona dia e noite, e está perto de muitas atrações turísticas.
Próximo da baía (Elliott Bay), fica pertinho tanto do Seattle Center (onde está o Space Needle), quanto do centro (onde tem o Pike Place Market) e o Seattle Waterfront.
2. Downtown (Central Business District)
Essa é a região do miolinho mesmo, bem no centro da cidade. Aqui você encontra muitas opções para ficar. É onde está a maioria das redes de hotéis focadas nos viajantes que estão na cidade a negócios. Por isso mesmo, não é uma região barata para se hospedar. Em compensação está perto de tudo.
Traz uma mistura de arranha-céus todo de vidro com prédios históricos de tijolos, e boutiques fashions com lojas de departamento. E tem alguns dos restaurantes mais badalados da cidade.
Também está próximo da baía (Elliott Bay) e de todas as atrações turísticas do Seattle Waterfront, do Pike Place Market, do Museu de Arte de Seattle, do bairro histórico do Pioneer Square e do boêmio Capitol Hill.
3. Waterfront
O Seattle Waterfront é a região da costa do DownTown. Fica às margens da Baía de Elliott, onde a vista é maravilhosa. Mas não existem muitas opções de hotel, e os que existem são mais caros.
É onde ficam algumas das atrações mais famosas da cidade: o aquário de Seattle (Seattle Aquarium), a roda gigante (Seattle Great Wheel), o Olympic Sculpture Park. E é de onde saem os cruzeiros da Argosy Cruises.
Uma outra opção que eu incluiria aqui é Pioneer Square. Eu colocaria numa 4ª posição do DownTown, mas também é uma boa região para ficar.
4. Pioneer Square
Mais abaixo do DownTown, o Pioneer Square é o bairro histórico de Seattle; coração da cidade em seus primeiros dias. Hoje é recheado de galerias de arte, cafés, restaurantes, bares desportivos, boates, lojas, brechós e livrarias.
As marcas da história estão por toda parte, e por isso mesmo, tem muitas atrações turísticas para visitar. A pracinha do bairro (marco zero da cidade), o Seattle Underground, a Smith Tower e o Occidental Park são algumas delas.
Mas é um bairro com “cara de mais velho”, sabe? Com construções mais antigas.
Se você ficar num desses bairros mais centrais, dá para fazer quase tudo a pé. Eu diria que de todos os bairros onde ficar em Seattle, são as melhores opções.
O inconveniente aqui são os pedintes e moradores de rua. Principalmente no Pioneer Square, em torno do King County Courthouse, na 3rd Avenue com a James Street e no Occidental Square. Também entre as Pike e Pine Streets (entre a 2nd e 5th Avenues) e no Victor Steinbrueck Park.
Eles não chegam a ser perigosos, mas incomodam. Ainda mais numa viagem a turismo; é muito desagradável topar com esse tipo de problema, né?
Fora do DownTown Seattle
Fugindo um pouco do DownTown, mas ali perto, também encontramos ótimos bairros onde ficar em Seattle. São bairros bem bacanas, que também tem uma ótima localização e são muito bem servidos pelo transporte público.
5. South Lake Union
É um bairro à beira lago, ao norte do centro da cidade, acima de Belltown e ao lado do boêmio Capitol Hill e do charmoso Lower Queen Anne.
É uma das regiões que mais crescem em Seattle por causa de sua proximidade com a sede da Amazon. Por isso mesmo, seu maior inconveniente talvez seja a quantidade de guindastes e obras espalhadas pelo bairro.
Fora isso, é bem agradável. O Lake Union (famoso por suas casas barco do filme Sintonia de amor) propicia um certo “ar náutico” para a área e fornece muita atividade ao ar livre, enquanto suas lojas, bares e restaurantes fazem dele um bairro bem movimentado para moradores e visitantes.
6. Lower Queen Anne
Queen Anne é um bairro residencial, de bom padrão social, com ruas tranquilas e casas antigas e charmosas, que fica na colina mais alta da cidade. Com uma das mais belas vistas de Seattle, a região é dividida em quatro: North Queen Anne, East Queen Anne, West Queen Anne e Lower Queen Anne.
Essa última, a mais agitada, é o centro urbano da região. Cheio de bares, pubs e restaurantes legais, é onde fica o Seattle Center e a atração mais famosa da cidade, o Space Needle. É onde fica também o Kerry Park, de onde se tem a vista mais famosa da cidade! E para os fãs de Grey’s Anatomy, basta dizer que é o bairro da casa de Meredith Grey!
7. Capitol Hill
Bem, esse aqui é um xodó meu! Super bem localizado, a leste do centro, é um dos bairros mais boêmios da cidade. Mas, ao mesmo tempo, é um bairro residencial elegante com ruas tranquilas e arborizadas. Capitol Hill é o bairro da diversidade!
Tem ruas barulhentas, com uma zoeira bem metropolitana, e outras que emanam a calmaria residencial. Tem seu “corredor” comercial, tem muito verde, tem cultura musical, tem famílias tradicionais, tem comunidade LGBT e muita coisa legal para fazer.
É aqui que fica a famosa avenida Broadway, a estátua do Jimi Hendrix, a balada nervosa do Neumos e o Volunteer Park.
Marquei esses bairros no Google Maps para facilitar sua localização. Se quiser dar uma olhada segue o link: onde se hospedar em Seattle.
Juntando a busca pelo Booking ou Airbnb com as dicas dos bairros que dei sobre onde ficar em Seattle, você consegue uma boa hospedagem.
Se possível, podia rolar um post especial sobre o U-District! Tenho certeza que uma galera brasileira acaba passando um tempo por ali por motivos acadêmicos, e vale sempre receber umas dicas de coisas pra fazer, lugares bons por perto pra comer/comprar comida, essas coisas.
Anotado aqui para fazer! Abraços, Luciana Coelho