Famosa no meio corporativo por sediar multinacionais como Boeing, Microsoft, Amazon e Starbucks, Seattle também tem outro lado que chama atenção: seu histórico musical! E não é um lado coadjuvante não; a música em Seattle ocupa um papel de protagonista.
– Seu cenário musical é riquíssimo e a cidade respira música!
Um pouco da história da música em Seattle
O estado de Washington tem sido foco de muita inovação musical ao longo de sua história, e Seattle, sua maior cidade, é berço do rock grunge e grande contribuinte para a evolução do punk rock, música indie, folk e hip-hop. Aqui nasceram ou se formaram muitos dos nomes da música.
Seattle foi um dos principais redutos do movimento “garage rock” dos anos 60 e tornou-se o principal centro para gravação de música popular do noroeste do Pacífico. Também chamado de punk dos anos 60 ou garage punk, o estilo floresceu nos EUA e Canadá em meados da década de 1950 e teve seu auge comercial em 1966.
Na década de 1970 o estilo foi revigorado sobre nova roupagem, o punk rock. Daí então, foi um pulo para chegarmos ao movimento chamado Som de Seattle que acabou por desenvolver o rock grunge como um gênero distinto.
Eis então que chegamos ao ápice da história musical da cidade: foi aqui que nasceu o estilo musical rock grunge! Razão pela qual Seattle é reconhecida no meio musical.
Alguns dos nomes da música de Seattle
- A mais famosa das bandas de Seattle no estilo “garage rock” dos anos 60 foram os Wailers, considerados frequentemente como os pais da cena do rock de Seattle.
- Seattle é a cidade natal do guitarrista Jimi Hendrix, considerado o melhor e maior guitarrista da história do rock, e o mais importante e influente músico de sua era em diversos gêneros musicais.
- Seattle lançou para o mundo o ícone da música: Kurt Cobain, fundador, vocalista e guitarrista da banda Nirvana. Ainda adorado por aqui, mesmo depois de mais de 20 anos de seu suicídio.
- Bandas como Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains e Soundgarden levaram o Som de Seattle e o rock grunge para o mundo.
- O Foo Fighters continua na ativa até hoje com o seu pós-grunge, nos lembrando que aqui é o berço do grunge.
- Aqui tornaram-se conhecidos artistas de jazz, como Ray Charles, Quincy Jones e Ernestine Anderson.
- Seattle também é famosa pelos seus artistas de hip hop, como os rappers Sir Mix-A-Lot e Macklemore.
– Influência musical é o que não falta por aqui!!! A música em Seattle é viva!
Música em Seattle: influência do estilo grunge
Foi aqui que nasceu o estilo musical Grunge!
O grunge é um estilo de rock alternativo com influência do punk e heavy metal que surgiu em Seattle no final da década de 1980.
Suas bandas eram “bandas de garagem” com estilo bem underground, e seus jovens integrantes, normalmente cabeludos, tinham um visual rebelde e despojado.
Sente o clima da época com essa palhinha do Pearl Jam!!!
A juventude local sofre influências dessa cena grunge do início dos anos 90 até hoje.
Não é à toa que as pessoas em Seattle têm um estilo descolado de se vestir. É só andar pelas ruas que você vai ver de tudo. Cada um no seu estilo, mas todos despojados e sem frescura. Até os profissionais das grandes empresas têm um estilo próprio, desde calça jeans e camiseta a terno e gravata. É uma verdadeira democracia da moda.
– Será mera coincidência??? Ou a música em Seattle também influencia as pessoas?
No post a origem do movimento Grunge em Seattle eu conto um pouco mais sobre a história desse estilo musical que fervilhou a vida da cidade nos anos 90!
Mas onde estão as marcas da música em Seattle?
A essa altura já ficou claro o cenário musical por aqui, certo? – Mas afinal, por onde anda a música em Seattle? Cadê as suas marcas?
Estão por toda parte, desde o modo descontraído dos jovens na rua até os bares da cidade.
Museu da Música
Fica em Seattle o EMP Museum, um maravilhoso espaço dedicado à música. Com suas raízes no rock’n’roll conta a história do Nirvana e origem do Jimi Hendrix. É cheio de interatividade para o visitante. Um passeio imperdível para os amantes da música!
Bares da cidade
Funcionam até hoje bares onde as bandas da cena grunge começaram, como o The Crocodile, famoso por ter dado chance a bandas como Pearl Jam e Nirvana, quando eram desconhecidas. The Central Saloon, El Corazon (The Old Off Ramp) e tantos outros que fizeram a história dessas bandas da cena grunge.
Teatros históricos
Teatros como o The Paramount Theatre e The Moore Theatre já receberam muitas performances históricas da época do Som de Seattle, e funcionam até hoje trazendo muita música para a cidade.
Lojas de discos
Enquanto no mundo lojas de discos fecham as portas, por aqui elas ainda têm um público fiel, inclusive dos discos de vinil. Easy Street Records, Bop Street Records e Sonic Boom Records são alguns exemplos. Elas estão, inclusive, em listas de melhores lojas de discos das Américas!
Rádios
As estações de rádio são muito presentes na vida do Seattleite. A rádio KEXP, especialista em rock alternativo e indie rock, por exemplo, é uma das que ajuda a criar a influência musical da cidade hoje.
Festivais de verão
Os festivais de música também são bem populares por aqui. Bumbershoot, por exemplo, é o maior deles e encerra o verão em Seattle todos os anos.
Bairros “musicais”
Pelos bairros da cidade também temos essas marcas. O bairro Capitol Hill é considerado o bastião da cultura musical do noroeste dos Estados Unidos. Há desde uma escultura de Jimi Hendrix tocando guitarra numa das esquinas da Broadway a diversos bares de música ao vivo e baladas.
O bairro de Fremont também mostra essa herança musical e cultural. É um bairro boêmio e cheio de charme. Sua marca é a excentricidade! Aqui você encontra muitas correntes alternativas; gente de tudo quanto é tribo. Os artistas adoram esse lugar e o espírito rebelde é traduzido nos espetáculos e festas de rua.
E os artistas populares que tocam instrumentos ou cantam suas músicas solitários por toda parte das ruas de Seattle? Mais uma marca da herança musical da cidade.
– Isso é música em Seattle!!!
Para conhecer as outras faces de Seattle dê uma olhada no post Sobre Seattle onde falo um pouco de sua diversidade.
Mas se você gosta mesmo de música, vale a pena ver nossos posts com os roteiros musicais. Veja: Nirvana em Seattle, Pearl Jam em Seattle e roteiro da música em Seattle.
Be the first to comment