Você sabe qual a frase mais falada do Halloween em Seattle? Para ajudar, que tal se eu perguntar: o que as crianças mais falam neste dia?
Quem pensou: “Trick or treat (em português, doces ou travessuras)?” –Acertou! É sinal que você conhece o Halloween dos EUA, certo?
Pois bem, o Halloween é uma data muito comemorada nos EUA! Se brincar, é a mais comemorada por lá… Ou pelo menos, é a mais querida pelas crianças… e adultos também (por que não?). Não seria diferente com o Halloween em Seattle. Definitivamente, os americanos levam a sério essa data.
Aproveitando a época do ano, é chegada a hora de um post sobre o Halloween em Seattle!
O que é o Halloween?
Também conhecido como Dia das Bruxas, atualmente é uma festa comemorada em grande parte dos países ocidentais, principalmente nos EUA, todo dia 31 de outubro, onde o costume é o de ir de porta em porta atrás de doces, enfeitar as casas com adereços “assustadores”, participar de festas a fantasia, pregar sustos e contar histórias de terror.
-É uma celebração popular de culto aos mortos!
Originalmente tem pouco a ver com a festa popular atual. Muito menos tem relação alguma com as bruxas e outros personagens presentes atualmente!
Qual a origem do Halloween?
O Halloween tem suas raízes no Reino Unido e se espalhou pela maioria dos países anglo-saxônicos. Sua celebração tem duas origens distintas que ao longo da História foram se misturando.
Origem católica
Desde o século IV tem-se registros que a Igreja designava um dia para festejar “Todos os Mártires“, e um pouco mais tarde, para consagrar “Todos os Santos”.
Era inicialmente comemorado no dia 13 de maio, mas depois mudou para 1º de novembro e tornou-se uma celebração obrigatória.
A festa em honra de Todos os Santos ficou tão importante que também ganhou sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Eis, portanto, que surge o Halloween.
É uma celebração feita no dia 31 de outubro, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos, para lembrar os mortos, incluindo santos, mártires e todos os fiéis falecidos.
Seu nome deriva de “All Hallows’ Eve“. “Hallow” é um termo antigo para “santo”, e “eve” é o mesmo que “véspera”.
Origem pagã
Desde o século XVIII boa parte dos historiadores acreditam que muitas das tradições do Halloween originaram-se do antigo festival celta da colheita, o Samhain, na Irlanda. O festival durava 3 dias, começando no dia 31 de outubro.
Este dia marcava o fim do verão e da colheita e o início do inverno escuro e frio; uma época do ano muitas vezes associada com a morte.
Os celtas acreditavam que na noite antes do ano novo (1º de novembro), a fronteira entre os mundos dos vivos e dos mortos se estreitava e os fantasmas dos mortos retornavam para visitar os vivos.
-Reparem na “coincidência” das datas.
Especula-se que essa coincidência foi uma tentativa da igreja de “cristianizar” o Samhain. Não se sabe! Mas o fato é que a nova data para o Dia de Todos os Santos fez com que a celebração cristã dos santos e de Samhain ficassem unidas. Assim, tradições pagãs e cristãs acabaram se misturando.
Como o Halloween chegou ao que é hoje?
Em meados do século XIX o Halloween chegou à América junto com os milhares de imigrantes irlandeses que fugiram da fome e trouxeram consigo costumes e tradições.
Foi na América que a abóbora passou a ser sinônimo de Halloween. Ela tornou-se uma marca do Halloween americano e as cores laranja e preta se espalharam pela festa.
Foi nos Estados Unidos que surgiu a tradição moderna do “doces ou travessuras“. E foi depois de uma “pegadinha de Halloween” de um ator americano num programa de rádio que a tradição de usar fantasias e pregar sustos pegou!
Os Estados Unidos são, portanto, os responsáveis pela “popularização” da comemoração. Depois que eles exportaram seus costumes, a festa passou a ser comemorada pelo mundo, inclusive no Brasil!
Embora não seja feriado oficial, hoje o Halloween é intensamente comemorado nos Estados Unidos e vem ganhando novas formas ao longo dos anos, dando oportunidade para que adultos e crianças brinquem com seus medos e fantasias!
Vale tudo! Adereços de “terror”, abóboras iluminadas, teias de aranha, cruzes, tumbas, bruxas, caveiras, vampiros, zumbis, múmias, fantasmas, e até super-heróis e princesas… O que vale mesmo é soltar a imaginação e aproveitar a festa!
A brincadeira do “trick or treat”
Essa é a brincadeira que eu mais acho legal no Halloween. Ela não é muito popular no Brasil, mas nos EUA, as crianças se preparam o mês inteiro esperando pelo dia do “doces ou travessuras?”.
No dia 31 de outubro as crianças (e os adultos também) vestem fantasias e saem batendo de porta em porta pedindo doces e guloseimas. Eles batem nas portas e perguntam: “trick or treat?”
O trick é uma ameaça para realizar o “mal” sobre os proprietários caso eles não tenham nada a oferecer. Normalmente, todos entram no “clima”. A maioria enfeita as casas e oferece as guloseimas. Em alguns casos você tem que bater na porta e em outros os doces já ficam na varanda.
Quem não quer participar, normalmente dá o sinal deixando as luzes da casa apagadas.
As fantasias são o máximo! Verdadeiras super produções! E a sacolinha ou baldinho na mão não pode faltar. Eles voltam cheios de guloseimas para casa. Não sei nem como dão conta de comer tanto doce depois…
Uma brincadeira de criança, mas que adultos e crianças se divertem. Acho até que mais os adultos… Essa é a brincadeira do “trick or treat”!
Halloween em Seattle
O Halloween em Seattle não seria diferente do resto do país!
As pessoas entram no “clima” e embarcam na aventura mesmo. A festa é muito esperada por aqui. Durante todo o mês de outubro as ruas da cidade vão ganhando as cores laranja e preta e se enchendo de adereços para a festa!
Basta andar pelas ruas e ver as decorações das casas, os cartazes das festas e os artigos típicos oferecidos no comércio.
Repare nos cartazes em Capitol Hill; um deles chama para um concurso anual de esculturas de abóboras! -Muito doido! Repare também na quantidade de abóboras disponíveis para compra nos mercados!!! E no enfeite de cerâmica em forma de abóbora!
As festas a fantasia estão por toda a cidade, e as decorações de “terror” também! Eu confesso que prefiro as fantasias mais relacionadas ao tema dos mortos; caveiras, vampiros, fantasmas, mortos-vivos e coisa tal. Mas hoje em dia vemos de tudo. Tudo quanto é personagem da ficção, desde pokemons até star wars, passando pelos super heróis e personagens infantis da Disney. -É uma salada só; tudo junto e misturado!
“Trick or treat” em Seattle
A tradição do “trick or treat” também é muito forte por aqui. -E não é à toa. Ela nasceu no oeste dos EUA e Canadá e depois que se propagou para o leste.
Faça chuva ou faça sol, “trick or treat” é o que não falta no dia do Halloween em Seattle! E olhe que chuva é bem frequente por aqui (veja o tempo em Seattle)!
Os shoppings e bairros inteiros se organizam e fazem verdadeiros festivais de “trick or treat”. West Seattle, Capitol Hill, Magnolia Village, Queen Anne, University Village, Fremont e tantos outros. A programação está por toda parte, os comerciantes entram no clima e doces é o que não falta para a criançada.
-É só vestir as fantasias e preparar as sacolas! Elas voltam para casa cheias de guloseimas!
O Halloween em Seattle é muito legal; uma experiência que vale a pena ser vivida!
Be the first to comment