O que é Expo 62 Seattle?
A Expo 62 Seattle, também conhecida como Century 21 Exposition (Exposição do Século XXI), é a feira mundial que aconteceu em Seattle em 1962, cujo tema era a vida no futuro do século XXI!
Durante os 6 meses da exposição, Seattle foi palco de muita inovação, ciência e tecnologia… Um grande passo inicial rumo ao século XXI!
Se você leu algum de meus artigos sobre o Seattle Center e suas atrações, com certeza já ouviu falar dessa feira mundial de Seattle em 1962. Ela faz parte da história da cidade e lhe deixou um grande legado: sua revitalização econômica e cultural e grandes obras públicas e de entretenimento.
Foi ela que deu reconhecimento mundial a Seattle e colocou a cidade no “mapa mundial”.
-Definitivamente, a Expo 62 em Seattle não poderia ficar de fora de nosso blog.
Contexto da época: guerra fria e corrida espacial
É importante conhecer o cenário mundial na época da Expo 62 Seattle para entender a importância dessa feira que trouxe tantos benefícios para Seattle e para o mundo.
Expo 62 Seattle e a Guerra Fria
Na época estava a todo vapor a tão famosa “guerra fria” que dividia o mundo em dois grandes blocos liderados pelas duas maiores potências mundiais: o bloco ocidental liderado pelos EUA e o bloco oriental pela antiga União Soviética.
O estado de tensão política e militar após a II Guerra Mundial e as profundas diferenças econômicas e políticas, embora não colocassem os dois oponentes em combate armado direto de grande escala, levavam-nos a se preparar para uma possível guerra nuclear.
Eu não era nascida em 1962, mas cheguei a ver um pouco da rivalidade EUA x União Soviética antes de seu fim. Por mais nova que eu fosse, era impossível não perceber a tensão ali. -Era bem tenso!
Além do desenvolvimento de arsenais nucleares e militares, a guerra pelo domínio era feita muito mais no campo psicológico. Guerra psicológica, propagandas em massa, espionagem, rivalidade em eventos esportivos e competições tecnológicas, tal como a corrida espacial (space race).
Eis que entra em cena a tão famosa “corrida espacial” que nos deixou um grande legado!
Expo 62 Seattle e a Corrida Espacial
A corrida espacial era uma competição entre as duas potências mundiais pela supremacia da exploração espacial. Ela gerou avanços pioneiros no lançamento de satélites artificiais, sondas espaciais e voos tripulados em órbita.
A União Soviética saiu na frente. Em 04 de outubro de 1957 colocou em órbita o Sputnik 1, primeiro satélite artificial da terra.
Era muito para os EUA… Eles não podiam ficar atrás! A supremacia espacial passou a ser prioridade nacional e o tema ciência e tecnologia passou a ser o assunto do momento.
Só por curiosidade, quem lembra da imagem ao lado do homem na lua, alguns anos depois? Para mim é bem marcante e retrata bem a corrida espacial e sua importância para os EUA!
Voltando à 1962… Nada mais natural que a Expo 62 abordasse esse tema… E ter Seattle como anfitriã caiu como uma luva!
-Alguém saberia dizer por que? E se eu der uma dica?
Em outros posts aqui no blog já falei que a Boeing começou aqui em Seattle. Falei também que ela teve participação importante na evolução aeroespacial e de defesa mundial. E ainda que ela participou de programas espaciais. (veja aviões da Boeing).
-Mataram a charada?
Isso mesmo, a Boeing colocou Seattle no mapa como “uma cidade aeroespacial“! O Lugar perfeito para uma feira mundial da era espacial!!!
A feira mundial Expo 62 Seattle
A Expo 62 aconteceu entre 21 de abril e 21 de Outubro de 1962 nas instalações do Seattle Center. Teve a participação de quase 10 milhões de pessoas.
Seu objetivo maior era mostrar ao mundo a ciência e tecnologia desenvolvidas pelos EUA, e mostrar que elas não estavam atrás da União Soviética. A Expo 62 mostraria ao mundo as vantagens de se viver na América e como seria a vida no futuro. Os temas do espaço, ciência, e futuro dominaram a feira.
Atraídas pela visibilidade internacional do evento, grandes empresas americanas apresentaram seus novos produtos planejados para mudar o futuro. A feira foi um sucesso!
A Expo 62 foi aberta oficialmente pelo presidente da república, John F. Kennedy, que falou por telefone para 12.000 pessoas presentes na cerimônia de abertura.
O legado da Expo 62 Seattle para a cidade
A Expo 62 Seattle deixou para a cidade o complexo do parque de entretenimento Seattle Center e o Seattle Monorail, que liga o parque ao centro da cidade, ambos construídos para receber a feira.
O lugar escolhido em Lower Queen Anne havia sido considerado antes para um centro cívico, e a ideia de usá-lo para a Feira Mundial de Seattle veio mais tarde. Trouxe junto dinheiro federal para as obras. Ficou o legado no Seattle Center.
- Museus e Centros culturais.
- O Pavilhão da Ciência dos Estados Unidos (hoje o Pacific Science Center).
- O Coliseu do Estado de Washington (reconstruído hoje como o ginásio KeyArena).
- A International Fountain, escultura de água modernista.
- O Space Needle, a torre futurista e uma das atrações turísticas mais famosas de Seattle (que me faz lembrar um de meus desenhos favoritos de infância, Os Jetsons! Exibido originalmente entre 1962 e 1963 na TV americana, fazendo couro ao assunto do momento).
Um legado e tanto! E todos eles com a marca da feira futurista do século 21, a Expo 62 Seattle!
Be the first to comment