Sim, o título do artigo está certo. Eu falei floresta, falei Amazon mesmo (não Amazônia!) e também falei centro de Seattle. Isso porque estou falando da Amazon Spheres, ou The Spheres, prédio em forma de esferas que faz parte do campus da Amazon no centro de Seattle.

Mas por que floresta?
Porque as três esferas enormes são preenchidas com mais de 40.000 plantas e árvores provenientes de florestas de mais de 30 países diferentes. Muito doido!
O que isso tem a ver com o negócio de comércio eletrônico da Amazon? Vamos descobrir…
O que é Amazon Spheres?
Em 2010 a Amazon começou a planejar um grande campus para sua sede em Seattle, e comprou três blocos na área do Denny Triangle. O projeto é composto por três grandes torres, das quais duas já estão prontas e a terceira em construção com previsão de conclusão para esse ano de 2019.
No bloco da segunda torre (Amazon Tower II, também conhecida como Day 1), além da torre de 159m de altura, o projeto original previa um prédio de seis andares com espaços de trabalho flexíveis e um centro de reuniões que tivesse feito um “jardim interno”.
A proposta inicial evoluiu até o projeto atual do prédio da Amazon Spheres que tem um design arrojado em forma de uma grande “estufa” esférica que ocupa metade do quarteirão da torre II.
-E põe arrojado nisso!!! Eu diria, fantástico!
O projeto The Spheres
São três cúpulas esféricas interligadas construídas com 620 toneladas de aço, quase 5 milhões e meio de quilos de concreto e mais de 2.600 painéis de vidro de cinco lados, numa forma geométrica chamada hexacontedron pentagonal (as chamadas “esferas catalãs”).
Amazon Spheres tem quatro andares, e a maior das esferas (a do meio) tem cerca de 27 metros de altura. Tem espaço para reuniões, mesas, cadeiras e bancos para descanso que podem acomodar até 800 pessoas. E ainda tem cafeteria, escadas, elevadores, banheiros e MUITA planta!

O prédio incorpora a natureza ao ambiente construído. Foi planejado como um lugar onde os funcionários da Amazon pudessem pensar e trabalhar de forma diferente rodeados por plantas. A ideia principal do projeto era aumentar a produtividade, a criatividade e a felicidade dos colaboradores.
Segundo a própria Amazon, Seattle Spheres são “o resultado de um pensamento inovador sobre uma característica de um local de trabalho e conversa prolongada que normalmente está faltando nos escritórios urbanos: uma ligação direta com a natureza”.
A floresta dentro da Amazon Spheres
Não é exagero falar em floresta dentro de The Spheres Seattle!
Uma floresta totalmente indoor no coração de Seattle, com mais de 40.000 plantas de cerca de 400 espécies de floresta tropical montanhosa (“cloud forest”) de mais de 30 países diferentes.
A Amazon escolheu esse tipo de planta porque elas se desenvolvem em temperaturas confortáveis para os seres humanos. Bem, em comparação ao clima de Seattle, achei meio quente. Mas nada excessivo, é só tirar o casaco quando entrar!
As plantas estão organizadas em várias coleções: tem desde pequenas begônias e orquídeas até grandes samambaias e palmeiras, tem planta carnívora, tem cacau, tem um viveiro/aquário com espécies de água doce, tem até riacho e queda d’água.

Para ajudar com essa biodiversidade toda na The Spheres, a Amazon montou uma estufa de apoio em Woodinville (cerca de 30 km de Seattle). E as plantas ficam revezando entre as duas estufas ao longo das estações.
Muito doido você pensar que uma empresa faça isso no meio de um centro urbano como Seattle!
Por isso mesmo, Amazon Spheres, também apelidada de “bolas de Bezos”, tornou-se uma atração turística para a área do Denny Triangle desde o início de sua construção em 2015. Foi inaugurada em janeiro de 2018 para os funcionários, e depois aberta à visitação pública.
Como assim? O prédio não é para os funcionários da Amazon? -Sim! Mas você pode visita-lo, e eu vou explicar como.
The Spheres como atração turística
Conheci a Amazon Spheres em minha última ida a Seattle e super recomendo, mas você tem que agendar com antecedência. A visita é gratuita e a reserva feita online, direto no site oficial.
São duas as opções de reserva para conhecer as esferas:
1. Tour guiado de 90 minutos à sede da Amazon em Seattle (HQ Tour) que, além dos edifícios no campus urbano da empresa, inclui The Spheres, e acontece normalmente às terças e quintas.
2. Dois sábados por mês, a Amazon permite visitas não guiadas à The Spheres. As reservas ficam disponíveis com 30 dias de antecedência da data.
No dia da visita é só apresentar a reserva no balcão de entrada que eles vão te dar uma pulseira para acesso ao interior do prédio.
Não bastasse a arquitetura fantástica, que, por si só, já é uma atração turística, o passeio pelos caminhos que serpenteiam as esferas, permite que você conheça as plantas de perto.
O que encontrar na Amazon Spheres
1. Queda d´água
Assim que entramos em The Spheres, a primeira coisa que vemos é uma cachoeira.

2. Jardim vertical
Ao subir as escadas da entrada, já temos uma visão da “parede viva” de quatro andares que cobre todo o poço do elevador, de cima a baixo, e pode ser vista nos quatro níveis.
São 25.000 plantas de 200 espécies diferentes, incluindo espécies carnívoras da Ásia, tecidas em 4.000 pés quadrados (370 metros quadrados) de parede. Um belo jardim vertical!

3. Plantas de vários lugares do mundo
O nível inferior tem um Jardim do Velho Mundo com plantas da África e da Ásia e um Jardim do Novo Mundo com plantas das Américas, incluindo uma das “estrelas” da floresta: Rubi, a maior moradora da Amazon Spheres.
Rubi é uma árvore do tipo ficus rubiginosa de quase 15 metros de altura e 16 toneladas de peso. Tem 50 anos de idade, veio da Califórnia e foi transplantada aqui com a ajuda de um guindaste, isso depois do topo da The Sphere ser removido.
Aqui tem flores coloridas, flores exóticas, “flor cadáver”, planta carnívora, cacau, samambaia, palmeira, muita planta! E você ainda encontra cartazes que dizem o tipo de planta que está olhando.
4. O “ninho de pássaro”
Olhando para cima, vemos plataformas elevadas que fazem parecer o caminho para uma casa na árvore. Dá para ver também uma sala de reuniões que parece, literalmente, um “ninho de pássaro”, de onde contempla-se o restante da floresta. Ele fica bem ao lado de Rubi.


5. Tanque com peixes
No segundo andar também há um grande tanque que abriga dezenas de peixes tropicais nadando entre plantas e rochas.
6. Cafeteria, mesas, bancos e cadeiras
Bancos, mesas e cadeiras ficam espalhadas por toda “floresta”, a cafeteria fica no terceiro piso, e no último nível uma área com poltronas confortáveis para descansar e apreciar The Spheres.


Exposição Understory
Understory é uma exposição auto-guiada (estilo museu), também gratuita, mas que não precisa de agendamento prévio e abre diariamente. É só chegar e entrar. Fica no térreo da Amazon Spheres (acesso pela porta bem na esquina da 7th Ave com a Lenora St).

Vale a pena chegar uns 20 a 40 minutos mais cedo no dia agendado para Seattle Spheres e conhecer a Exposição Understory.
Embora não seja a estrela da visita, dá uma boa prévia do que você vai encontrar dentro das esferas. Ela mostra detalhes sobre o design do prédio e das plantas em seu interior, oferecendo uma experiência de 360 graus aos visitantes com algumas exibições interativas.
Qualquer um pode visitar Amazon Spheres em Seattle gratuitamente, é só se programar. Vale a pena!
The Spheres
2111 7th Ave
Seattle, WA 98121
Horário de funcionamento (referência Fevereiro/2019): visitas públicas gratuitas em dias específicos, agendadas no site oficial.
Site oficial: Site Oficial The Spheres
Seja o primeiro a comentar