Acabei de tomar um cafezinho delicioso! Estava tão bom que me motivou a escrever o post sobre a Starbucks Reserve que eu estava devendo já tem um tempo. Afinal, não tem como deixar de falar dessa “cafeteria conceito” da Starbucks em Seattle.
Quando mais nova, eu não gostava de café. Adquiri o hábito lá pelos meus trinta e tantos anos. Mas, cada vez mais, o hábito do cafezinho está começando mais cedo na vida das pessoas e, hoje em dia, muitos jovens já são “coffee lovers”.
Nada melhor do que estar em Seattle, capital do café nos EUA, e conhecer o modelo mais atual da maior rede de cafeterias do mundo para entender como a apreciação dessa bebida se elevou ao patamar de arte e lazer! Quem sabe vai aprofundar seu amor pelo café 😍!
O que é a Starbucks Reserve?
A Starbucks Reserve Roastery & Tasting Room é uma loja conceito da Starbucks onde você acompanha todo o processo de fabricação do café, desde a torra até a xícara (ou copo!).
Hoje, as pessoas se interessam pela história e procedência das coisas que comem e bebem. E mais uma vez a Starbucks saiu na frente e surfou à nova onda do café que trouxe cafeterias mais preocupadas com a qualidade dos grãos, ponto de torra e método de preparo.
É o que chamamos de terceira onda do café! O café não é mais considerado uma mercadoria, mas um item artesanal, tal qual o vinho. Isso significa uma constante busca de melhoria em sua produção e na forma de ser consumido.
Assim, em dezembro de 2014 a Starbucks abriu sua primeira Starbucks Reserve Roastery, no bairro de Capitol Hill em Seattle, a apenas nove quarteirões de distância de sua loja inaugural de 1971 na rua do Pike Place Market (Starbucks Seattle).
Entendendo as ondas do café
Para entender melhor o conceito da Starbucks Reserve vamos surfar um pouquinho? (–Oi??? 🤔). Sim, surfar mesmo! Não nas ondas do mar, mas nas ondas do café…
Como tudo na vida, o café também está em constante evolução. Desde que começou a ser consumido, até os dias atuais, já passou por muita mudança: novas tecnologias, novas formas de consumo, novos conceitos e até novos hábitos. E, com novos hábitos, um novo perfil de consumidor.
O que começou como um simples complemento nas refeições dentro de casa, tornou-se protagonista nas cafeterias do mundo todo, e abriu caminho para um mercado considerado gourmet ou de alta gastronomia; o mercado dos cafés especiais!
Para descrever cada jeito novo de consumir o café, no início dos anos 2000 foi criado o conceito de ondas, bem “onda que arrasta todo mundo” mesmo! E a história do café foi dividida em 3 fases (ou melhor, 3 ondas).
1ª onda: simplesmente café!
O aumento considerável no consumo de café em todo mundo no final do século XIX e início do século XX marca o início da primeira onda do café.
Ela simboliza o contato inicial da sociedade com a bebida. Foi quando o café passou a integrar as despensas das casas e fazer parte da mesa das pessoas.
Podia ser qualquer café, sem preocupação com origem e qualidade, simplesmente café. Era consumido somente pelo seu benefício energético, comercializado basicamente em mercados e consumidos em casa como complemento das refeições.
2ª onda: massificação do café
Por volta dos anos 1960 surgiram as primeiras máquinas de café expresso, dando às pessoas uma nova forma de apreciar a bebida (além do já conhecido café coado). Era o início da segunda onda, que resultou na massificação do café e na mudança de seu status de coadjuvante para protagonista.
O café expresso popularizou o consumo da bebida e incentivou a abertura das cafeterias, que se tornaram o símbolo dessa onda. O café deixou a despensa da cozinha e foi para as cafeterias do mundo todo.
Foi quando surgiram as cadeias especializadas. Inaugurada em 1971, há quem diga que, com suas formas inéditas de preparo do café, a Starbucks é uma das responsáveis pelo movimento.
Com um novo perfil de consumidor, mais “curioso” por novos sabores, se estabeleceu o gosto pelo consumo em formatos diferentes, e novos incrementos, como o leite (latte) e chantili, foram introduzidos à bebida.
Foi necessário aprimorar os métodos produtivos e, com isso, nasceram os cafés especiais.
3ª onda: “gourmetização” do café
No final da década de 1990 mais uma mudança e chegamos ao momento atual: cafés exclusivos, torras diferenciadas, grãos de qualidade, profissionais especializados e um consumidor cada vez mais informado e exigente que questiona origem do café e todas as técnicas empregadas no processo.
A informação é cada vez mais precisa e a qualidade cada vez mais exigida, como no caso dos vinhos. O contexto e a história do café consumido se tornaram tão importantes quanto a bebida, gerando uma valorização do que é exclusivo, personalizado e único. -Qual a história deste café?
E para satisfazer esse novo perfil de consumidor, que gosta de apreciar a bebida, as cafeterias tiveram que se reinventar.
Começaram a investir na experiência que o cliente tem no local como um todo. Desde o preparo artesanal da bebida, passando pela apresentação impecável, até pessoas capacitadas tecnicamente (mestres de torras, baristas, etc) em contato direto com o cliente para lhes tirar dúvidas.
Eis que chegamos à Starbucks Reserve!
A Starbucks Reserve em Seattle
Vai um cafezinho torrado na hora aí? Venha conhecer a Starbucks Reserve em Seattle!
Olhando de fora você já imagina um ambiente muito agradável em seu interior, o prédio é grande, lindo e imponente! Com cerca de 1.400 metros quadrados essa Roastery é uma das maiores lojas Starbucks do mundo.
Segundo a própria Starbucks: “Espere mais do que café: não somos apenas fornecedores apaixonados de café, mas tudo o mais que acompanha uma experiência completa e recompensadora de café.” E aqui nessa loja, é a pura verdade!
O interior é enorme mesmo! Lindo, aconchegante e muito agradável. A decoração é incrível, e a loja tem vários ambientes.
1. Área de torrefação do café
Bem, isso aqui é muito legal para quem nunca viu!
O processo de fabricação do café fica diante de seus olhos: os grãos verdes e crus (armazenados em silos aqui mesmo) são torrados, moídos e fabricados em uma linha de montagem industrial que serpenteia e flutua pela loja.
Claro que, pelo tamanho do lugar, o café é produzido em pequenos lotes. Mas são sempre de alta qualidade!
De forma resumida: depois de torrado num grande cilindro (torrefador) na parte inferior da loja, o café é transportado por meio de tubos pneumáticos e distribuído até as estações onde ficam os baristas, prontos para prepararem a bebida ao seu gosto.
Quer um café fresquinho? – É aqui mesmo!!!
2. Bar Principal
No bar central ficam os baristas preparando e servindo o café. Reparem nos tubos e funis que ficam no meio do bar, é por ali que o café chega.
O balcão é mais baixo do que o das outras lojas da Starbucks para encorajar os clientes a interagirem com os baristas. Pode perguntar a vontade que eles vão te explicar tudo sobre os tipos de preparo e as opções de café disponíveis no dia.
São oito métodos distintos de preparação do café para assistir, provar e aprender!
3. Experience Bar
No nível inferior da loja, onde tem umas mesinhas para sentar, tem um bar para degustação de cafés especiais. Mais baristas explicando tudo sobre os cafés do dia: origem, tipo de torra, acidez, textura, aroma. Só tem uma coisa: a explicação é toda em inglês!!!
4. Scooping Bar
É um balcão onde você compra grãos de cafés especiais, provenientes de vários cantos do mundo, inclusive Brasil, produzidos ali mesmo na Starbucks Reserve. No dia que fui, tinha um café originário de Minas Gerais! Não deixe de levar para casa um saco de café recém torrado.
5. Loja de souvenir
A lojinha com itens da Starbucks e utensílios relacionados a café é simplesmente fantástica!
Isso os americanos sabem fazer, né? Cada coisa legal! Cada caneca da Starbucks, uma mais linda que a outra. Logo eu que tenho uma queda por canecas. Fiquei perdida e comprei a loja quase toda!!! Nem sei quantas canecas eu trouxe! Só não é barato…
6. Padaria Princi Bakery
Isso mesmo! Uma padaria italiana com mais de 30 anos de história na Itália. É a primeira Princi Bakery nos EUA e está aqui dentro da Starbucks Reserve Seattle. Seus fornos de última geração fornecem pães, doces e pratos artesanais!
7. Biblioteca
A Starbucks Reserve Seattle tem até uma biblioteca! Com mais de 200 títulos sobre café e uma mesa grande coletiva! De seu mezanino dá para ver toda a operação de torrefação.
Para se sentar, além da área com mesinhas no nível inferior, tem bancos em volta dos balcões e umas mesas com poltronas nas laterais da loja, bem agradáveis. Tem uma lareira, inclusive.
Eu adorei esse lugar e recomendo fortemente!
Portanto, enquanto aguardamos cenas dos próximos capítulos na história do café (já se fala em 4ª onda!), não deixe de conhecer a Starbucks Reserve Roastery em Seattle. A rede não abriu muitas lojas desse tipo, aproveite sua visita à Seattle e conheça a primeira delas!
Starbucks Reserve Roastery & Tasting Room
1124 Pike St
Seattle, WA 98101
Telefone: 206-624-0173
Horário de funcionamento (referência junho/2019): diariamente de 7:00 às 23:00hs. Confirmar no site oficial na data da sua visita.
Site oficial: Site Oficial da Starbucks Reserve Seattle
Be the first to comment