SIM!!! Tanto no que diz respeito à previsão do tempo quanto ao filme 50 Tons de Cinza! Mas isso eu nem preciso dizer aos fãs da trilogia, né? Afinal, quem assistiu aos filmes viu muita chuva e sabe que a história acontece em Seattle.
Mais um filme para a conta da cidade que inspira tantos autores e escritores. Mesmo aqueles que não a conhecem pessoalmente… Caso da E.L. James que escreveu os livros de 50 Tons de Cinza, acredite, “googlezando”, sem sequer pisar em Seattle. Dá para imaginar?
Por que será, então, que E.L. James escolheu Seattle como cenário de 50 Tons de Cinza?
50 Tons de Cinza chega ao VisiteSeattle.com
Antes tarde do que nunca! Não tem muito tempo que eu fui introduzida ao mundo “cinza” de Christian Grey e Anastasia Steele. Se não me engano, no começo do ano passado.
Estávamos falando sobre Grey´s Anatomy e um amigo perguntou: “aquele filme, 50 Tons de Cinza, também acontece em Seattle, né?”. Meio sem graça, falei: – É mesmo? Não sei! Como é que eu não sei disso 😱? Saí com cara de tacho e uma tarefa de casa a fazer!!!
Certamente eu sabia da existência dos livros. Um fenômeno que tem mais de 150 milhões de exemplares vendidos, e causa o frenesi que causou, não passa batido por ninguém. Mas nunca tive interesse de ler na ocasião. E, sendo franca, sigo sem ler até hoje…
O filme 50 Tons de Cinza
Quando a “necessidade” de conhecer a história surgiu, o primeiro filme já tinha sido lançado (se não me engano, o segundo também). Dessa forma, comecei pelo inverso, e fui abduzida pelos filmes primeiro!
E, quer saber? Adorei! Deu para entender o fascínio que causa. Apesar da idade (nem me atrevo a revelar!), ainda tenho uma fraqueza por contos de fadas modernos. 💘 Tipo Uma linda mulher, Crepúsculo, Jogos Vorazes e, porque não, 50 Tons de Cinza???
Sim, para mim, o filme está mais para uma história de amor, do que para um romance erótico ou qualquer outra coisa. Devo admitir, shippo demais Christian e Ana. Entendo, inclusive, os fãs mais intensos da trilogia shipparem seus atores, Dakota Johnson e Jamie Dornan também (#Damie!). 😍
Não bastasse o clima de romance “bem singular” (“I don´t do romance. My tastes are very… singular”, quem lembra?), Seattle ainda rouba a cena na telona! Mais um motivo para me apaixonar. Mais uma vez “não dá”: “não dá para ter um site sobre Seattle e não falar sobre 50 Tons de Cinza”!
Por que 50 Tons de Cinza em Seattle?
Se fosse para responder por conta própria, eu separaria a resposta em duas:
Primeira AFS (Antes de Fifty Shades): antes de assistir ao filme, eu diria que é porque Seattle é linda, vibrante e simplesmente encantadora. É difícil não se apaixonar pela cidade! 😊
Segunda DFS (Depois de Fifty Shades): depois de assistir ao filme, eu acrescentaria que Seattle é, além de tudo, sofisticada, sedutora e provocante! 😊
Agora, tentando pensar com a cabeça da autora, eu diria que a inspiração veio da fama de cidade cinzenta!
Sim, Seattle tem 50 tons de cinza!
Segundo reza a lenda, Seattle é a capital mundial da chuva… Ou, pelo menos, é uma das cidades que mais chove nos EUA… Mito ou verdade? Veja nosso post tempo em Seattle para descobrir.
Resumindo aqui, a verdade é que Seattle está longe disso, se considerarmos o volume de chuva. Mas se aproxima, se considerarmos a frequência da chuva. O que nos remete a outra fama, a de cidade cinza. Eu diria, inclusive, que esta última bem mais real do que a de cidade chuvosa.
Claro, chove bastante por aqui (cerca de 40% do ano). Aquela chuvinha fina e constante, sabe? Mas, sem dúvida, o “tom cinza” do céu de Seattle é por causa de seus dias nublados, não necessariamente chuvosos.
São mais de 200 dias nublados durante o ano! Mais de 60% do ano de céu cinza! Em grande parte, um nublado parcial, mas nublado! Eis, portanto, de onde vem os 50 tons de cinza da cidade! 🌥☁🌧
Cidade cinza… 50 Tons de Cinza… 🎯Bingo, tá explicada a escolha da cidade para cenário da trilogia. Será???
Vamos confirmar, então, com a pessoa certa…
E.L. James por que Seattle?
Uma pista: a inspiração veio de outro romance de conto de fadas moderno, ou melhor, de conto de vampiros 🧛♀️ que acontece em Forks, cidadezinha cinza e chuvosa do estado de Washington (vampiros não gostam de sol, lembra?). Mais: Forks fica perto de Seattle que, a propósito, também aparece na história. Mole, né?
A resposta é: Crepúsculo!
Isso mesmo, a inspiração de E.L. James para escrever a novela 50 Tons de Cinza veio da Saga Crepúsculo da autora Stephenie Meyer. E tudo começou como uma fanfiction!
Da fanfic erótica de “Twilight” à novela “Fifty Shades of Grey”
Depois de ler a Saga Crepúsculo, E.L. James (sob o codinome “Snowqueens Icedragon”) começou a postar sua própria versão erótica do romance entre Bella Swan e Edward Cullen num fórum on-line, a fanfic chamada Master of the Universe – MotU. Mais uma, entre as milhares fanfics do Crepúsculo, diga-se de passagem (ohh saga para ter fanfic!).
Mas muitos leitores consideraram suas histórias muito provocativas para o fórum e ela foi forçada a remover algumas delas do site. Foi então que E.L. James decidiu voar por conta própria e nasceu a novela Fifty Shades of Grey – FSoG.
50 Tons de Cinza acabou virando um best-seller de romance erótico, numa trilogia de sucesso absoluto de bilheteria e fenômeno internacional, e seus dois personagens icônicos vão ficar marcados para sempre na memória dos fãs.
Christian Grey e Anastasia Steele são basicamente Edward Cullen e Bella Swan de Crepúsculo. Reparem na “coincidência” das histórias: ambos personagens masculinos são misteriosos, poderosos, ricos e de “cair o queixo”. Ao passo que as duas heroínas são subestimadas no início, quase duas “gatas borralheiras”.
O passo seguinte…
… seria manter Seattle como cenário da trama! Afinal, quem pensa em Crepúsculo, lembra de cidade cinza, e lembra de Seattle, né? Agora faz sentido… uma autora britânica escrever os livros da trilogia 50 Tons de Cinza em Seattle, sem nunca ter posto os pés na cidade! Tá explicado!
Em minha próxima viagem a Seattle (falta pouco!) vou fazer um tour pela cidade através dos olhos de Christian Grey e Anastasia Steele, e depois conto tudo aqui para vocês. – Fechado? Mas antes, vou garantir todos os detalhes lendo os livros da trilogia, finalmente. Livro é sempre mais detalhado que filme.
– Red room here we come! Ou melhor, partiu 50 Tons de Cinza…
Adorei essa reportagem. Não sabia desses detalhes sobre os dois filmes, que por sinal, eu adoro!! Como vc disse, adoro esses filmes românticos modernos. Cinquenta tons realmente não tem nada de erótico. Pelo contrário, tem muito romance. E Crepúsculo, para mim, tem o beijo mais incrível de todos os tempos, entre Edward e Bella.