Salumeria em Seattle: “estado da arte” da gastronomia italiana

Salumeria em Seattle
Salumeria em Seattle

Ao ler o título desse artigo que fala de Salumeria em Seattle o que vem na sua cabeça?

-Eu chego a sentir água na boca… Dá uma vontade… Mas também, a foto ajuda né…

Você logo se imagina numa casa de salames? Ou pelo menos num restaurante que serve salames? Lembra daquele delicioso salame italiano que já comeu um dia?

É quase isso! Mas para definir melhor, e dar o seu devido valor, vamos “navegar” um pouco por esse tema… Va bene?

De onde vem o termo Salumeria?

Vem da palavra italiana “salumi”, que por sua vez vem do latim “salumen”, que significa carne salgada.

Sal, Salumen, Salumi… SALUMERIA!

É o termo usado para designar produtos de origem suína conservados em sal. O termo italiano para um dos mais antigos meios de conservação da carne; a cura!

A carne curada

O termo cura se refere à conservação de alimentos por adição de sal comum. Foi originalmente criada como uma maneira de se preservar as carnes antes do advento da refrigeração.

O sal de cozinha evita o desenvolvimento de microrganismos (em consequência a deterioração por bactérias) e desidrata a carne, aumentando seu tempo de conservação.

Além de conservar a carne, a cura ajuda a acentuar seu sabor (ou dar a ela um sabor característico) e lhe confere aroma, cor e textura característicos. A carne curada fica com características totalmente diferentes da carne crua ou cozinhada.

Voltemos a salumeria…

O que tem numa salumeria italiana?

A salumeria italiana é um espaço dedicado ao preparo e venda de produtos predominantemente de carne curada (e em alguns casos pré-cozida); em sua maioria carne de porco.

São presuntos crus, coppa, mortadela, linguiças, pancettas (ou bacon italiano), etc, e sobretudo os salames! Vários tipos de salame! -Na minha opinião, os mais saborosos.

Mas não só na minha, na opinião dos italianos também! O salame está para os italianos assim como o cheeseburger para os americanos!

A salumeria caracteriza-se por vitrines ou mostradores transparentes, geralmente com refrigeração, onde se mostram os produtos à venda para o público. Alguns dicionários a traduzem como uma “delicatessen“, onde as carnes curadas, também conhecidas como carnes frias, são cortadas na hora e servidas frias ou quentes em sanduíches, ou apenas fatiadas em um prato.

Para quem gosta de carne de porco a salumeria italiana é um sonho; um manjar dos deuses! Uma verdadeira experiência gastronômica diferenciada! Não seria diferente numa salumeria em Seattle.

Salumeria em Seattle: produtos de salumeria na vitrine
Salumeria em Seattle: produtos de salumeria na vitrine

Essas carnes frias são os embutidos que conhecemos?

Em sua maioria sim! Mas seria simplificar demais…

Acontece que existem basicamente duas categorias de salumi na Itália: o primeiro é feito usando apenas uma parte do porco, como a perna de presunto cru ou cozido, e o segundo é o “insaccati” ou “revestido”, que abrange uma quantidade enorme de produtos suínos, como as linguiças e salames.

Esses últimos sim são os nossos conhecidos embutidos, em que a carne, antes ou depois da cura, é embrulhada numa película exterior natural ou sintética, por vezes de origem animal (colágeno).

Produtos de salumeria
Produtos de salumeria

 Salumeria em Seattle: sua majestade o SALAME!

-Esse aqui não poderia ficar sem uma seção especial!

Os amantes de carne, mais ainda da carne de porco, de certo que se curvam ao sabor de um autêntico salame italiano. Nada como saborear um bom pedaço dessa iguaria! Tutto bene!

Em nenhum outro lugar isso é mais verdade do que na própria Itália; faz parte de sua tradição culinária. Desde criança os italianos são verdadeiros apaixonados por salame.

Mais do que em qualquer outro lugar, é lá que se encontra uma variedade incrível de formas e sabores. Há centenas de denominações diferentes de salame vindos de todas as regiões do país.

Salumeria em Seattle: apresentando o SALAME!
Salumeria em Seattle: apresentando o SALAME!

Origem do Salame Italiano

Originalmente o salame era muito usado pelos camponeses italianos. Era elaborado nos períodos mais frios do ano, quando se abatia os suínos, e depois armazenado em temperatura ambiente por até um ano, para consumi-lo nos períodos de escassez de carne fresca.

Aqui no Brasil, o salame só chegou junto com os imigrantes italianos e alemães, que mesclaram a sua cultura à nossa, trazendo itens de sua cozinha para as mesas brasileiras.

Hoje, o salame é tão popular por aqui que já existe até o Festival Nacional do Salame, que atrai turista de todos os cantos do país para o Rio Grande do Sul.

Como é a produção do Salame Italiano?

A Itália é uma festa em variedade de salame! Normalmente batizados pela região de procedência: Finocchiona da Toscana, Soppressata da Calábria, Piacentino e Felino da Emília-Romanha, Brianza e Milano da Lombardia, Di Sant’Angelo in Brolo da Sicília (o mais antigo da Itália), Pepperoni, Spianata, Romana, Anello, Mugnano, Ventricina, e por aí vai…

Cada um tem a sua receita, animal de origem das carnes, percentual de suas misturas, tempo de cura e especiarias, mas o modo de produção básico é o mesmo.

1. Começa com a moagem da carne (em sua maioria de cortes resfriados de paleta e pancetta).

2. Os temperos são adicionados à carne moída (ingredientes como sal, pimenta, vinho, ervas).

3. A “massa” do salame é ensacada em tripa natural (bovina, suína, caprina ou ovina).

4. Segue para fermentação e cura, que pode durar até meses (normalmente entre 30 e 90 dias).

5. Por fim, ele é escovado para retirar o excesso de “mofo” branco e verde que se forma após o período completo de maturação, quando o salame fica firme e aromático.

Um bom salame tem que ter o equilíbrio certo de carne magra e gordura. A tendência hoje, especialmente para os produtos industrializados, é fazer um salame mais magro, o que afeta o sabor e a textura.

Por isso, os melhores salames ainda hoje continuam sendo os artesanais; “fatto come quelli di una volta“, ou melhor, “feito como eles costumavam ser.”

Placa encima da entrada do Salumi em Seattle
Placa encima da entrada do Salumi em Seattle

Temos uma Salumeria artesanal em Seattle fantástica!

Salumeria em Seattle: onde encontrar?

A melhor salumeria em Seattle é a Salumi Artisan Cured Meats, também conhecida por Armandino’s Salumi ou simplesmente Salumi. Fica no bairro histórico do Pioneer Square, perto de todos os marcos importantes da história da cidade.

Carnes curadas artesanais! Uma comida fantástica, numa bela salumeria artesanal, onde você vai encontrar muitos dos produtos que falei ao longo do post.

Vale a pena conhecer essa Salumeria em Seattle! Imperdibile!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*