Roteiro da música em Seattle: 20 lugares da cena grunge para conhecer

Se você já ouviu falar sobre o Som de Seattle, vai gostar do roteiro da música em Seattle que montei aqui. E mesmo que nunca tenha ouvido falar dele, mas é amante da música e, mais ainda, do bom e velho rock & roll, pode ter certeza que a cidade oferece uma seleção e tanto!

Já falei em artigos anteriores que Seattle tem uma história musical muito rica (música em Seattle). Tem jazz, rock & roll, hip hop e muito mais em seu currículo. Mas nesse post vamos falar de seu lado mais barulhento, cabeludo e rebelde. Vamos falar da cena grunge que aconteceu na cidade no final dos anos 80 e início dos anos 90.

Roteiro da música em Seattle: cena grunge
Roteiro da música em Seattle: cena grunge

O grunge de Seattle: dos porões para o mundo

Não tem como falar de música em Seattle e não falar de suas bandas de rock grunge!

Seattle foi um dos principais redutos do movimento “garage rock” dos anos 60 e apareceu na cena musical mundial com o Som de Seattle no final dos anos 80, culminando com a explosão da “cena grunge” no início dos anos 90. A cidade é o berço do rock grunge!

Bandas como Nirvana, Pearl Jam e Alice in Chains surgiram nos porões da cidade e levaram o Som de Seattle para o mundo. Ainda que, tecnicamente, a conversa sobre o grunge deva começar pelas bandas Soundgarden e Green River, seguidas por Mudhoney e Mother Love Bone com seu carismático vocalista, Andrew Wood.

Se há uma pessoa que personifica o movimento grunge de Seattle, essa pessoa é o Andrew Wood. Ele era tudo o que uma estrela do rock deveria ser!

É uma pena que tenha vivido a maior parte de sua curta carreira no lado “escuro” dos porões de Seattle. Mal teve tempo de enxergar a luz dos holofotes que começavam a se virar para Seattle quando sucumbiu a uma overdose de heroína em março de 1990.

Muito doido pensar que o grunge dos porões de Seattle tenha alcançado o mainstream e conquistado o mundo!

Um roteiro da música em Seattle na cena grunge

O legado que essa turma deixou para Seattle ainda está por toda parte, e a história do grunge está pelas ruas da cidade. Você só precisa de uma mãozinha para saber onde encontrar.

Montei um roteiro da música em Seattle com 20 dos principais lugares dessa história. Ele não esgota todos os registros. Se eu fosse falar de todos os lugares onde alguém gravou, se apresentou, tocou, usou drogas ou morreu, o post ficaria enorme! Mas já dá uma boa ideia do que foi a cena grunge na cidade.

A maioria dos lugares que incluí no roteiro ainda existem atualmente (outros tantos já se perderam no tempo). Coloquei no Google Maps. Espero que vocês gostem!

Durante o tour, o convite é colocar o rock & roll na veia e pensar somente no lado “cabeludo” de Seattle. Vamos de clichê: “It´s only rock ‘n’ roll, baby!”.🤘

1. Museu da Música (MoPOP)

Não poderíamos deixar de começar esse roteiro pelo museu da música de Seattle, hoje Museum of Pop Culture (MoPOP), e até final de 2016 chamado EMP Museum!

Museu da música em Seattle: MoPOP
Museu da música em Seattle: MoPOP

Tudo bem, ele não existia na época da cena grunge em Seattle. Mas resgata muito da história musical do noroeste americano das últimas décadas. Não dá para ficar de fora do roteiro da música em Seattle.

O museu tem suas raízes no rock ‘n’ roll. Sua arquitetura representa uma guitarra destruída em homenagem ao estilo rebelde de Jimi Hendrix. E seu acervo musical é fantástico.

Tem a maior coleção do mundo de objetos raros do Nirvana e seu vocalista Kurt Cobain. E, mais recentemente, uma exposição sobre o Pearl Jam (Exposição Pearl Jam Home and Away). Consequentemente, conta muita história das bandas que começaram nos bares de Seattle, tomaram conta do mundo e marcaram uma geração.

Não deixe de tirar uma foto com a estátua de bronze de Chris Cornell, instalada recentemente na calçada do museu, na 5th Ave.

Roteiro da música em Seattle: estátua de Chris Cornell em frente ao MoPOP
Roteiro da música em Seattle: estátua de Chris Cornell em frente ao MoPOP
Endereço: 325 5th Ave N, Seattle, WA 98109

2. Mural Amphitheatre

O anfiteatro fica no campus do Seattle Center, pertinho do MoPOP. Aproveite sua visita ao museu e tire uma foto do mural de painéis de vidro coloridos que atua na reflexão do som para o palco do anfiteatro.

Foi aqui que, no dia no dia 23 de agosto de 1991, um Pearl Jam ainda desconhecido fez um show marcante na carreira da banda:

  • Foi seu último show antes do lançamento de “Ten”, álbum que mudaria sua história.
  • Foi o primeiro show aberto da banda, para mais de 4000 pessoas.
  • Foi o primeiro show do Dave Abbruzzese na bateria.
  • Está incluso em algumas listas de “top shows” ou “shows mais notáveis” do Pearl Jam.

O Mural serve até hoje como palco para concertos durante os principais festivais de verão, como Bumbershoot, Folklife e a série de shows da KEXP.

Mural Amphitheatre no Seattle Center
Mural Amphitheatre no Seattle Center
Endereço: 305 Harrison Street, Seattle, WA 98109

3. Kerry Park

Isso mesmo, um parque! Também faz parte do roteiro da música em Seattle!

Além da bela vista que se tem do horizonte da cidade (veja post Kerry Park), o parque foi cenário para uma seção de fotos que o Mother Love Bone fez com o fotógrafo Lance Mercer para seu álbum de estréia “Apple”. Álbum que acabou sendo lançado em março de 1990, semanas depois da morte de seu vocalista Andy Wood por overdose de heroína.

Na época, a foto do Andy em frente a escultura de aço (Changing Form) que fica no meio do parque ficou famosa. -Quem podia imaginar que ele não chegaria a ver o lançamento do álbum? E que a primeira banda a atingir o mainstream acabaria daquele jeito?

Escultura Changing Form no Kerry Park
Escultura Changing Form no Kerry Park
Endereço: 211 W Highland Dr, Seattle, WA 98119

4. Reciprocal Recording Studio

Quem vê a modesta construção de madeira em forma triangular no bairro de Ballard, não imagina seu papel na cena do Som de Seattle! Nem que o lendário produtor musical Jack Endino, o “padrinho do grunge”, já andou por aqui.

O prédio foi o estúdio de gravação Reciprocal Recording Studio de 1986 até 1991, onde foram gravadas algumas das maiores faixas da era do grunge. Inclusive a primeira demo de um Nirvana ainda desconhecido, e muitos sucessos de bandas como Soundgarden, Mudhoney, TAD e Green River.

Desde o encerramento do Reciprocal, o espaço tem sido utilizado por vários outros estúdios de gravação. É uma parada importante no roteiro da música em Seattle.

Reciprocal Recording Studio
Reciprocal Recording Studio
Endereço: 4230 Leary Way NW, Seattle, WA 98107

5. Gravadora Sub Pop Records

A gravadora independente Sub-Pop foi a primeira a acreditar no movimento grunge de Seattle.

Fundada por Bruce Pavitt e Jonathan Poneman em 1988, ficou famosa por ser a primeira a contratar o Nirvana. A banda se tornaria sua principal marca.

Nirvana lançou seu primeiro single, “Love Buzz“, em novembro de 1988 pela gravadora. E no mês seguinte começou a gravar seu álbum de estreia, “Bleach”, com o lendário produtor local, Jack Endino. Em junho de 1989 o álbum foi lançado pela Sub Pop.

Além disso, a Sub Pop também fez o lançamento dos primeiros trabalhos do Green River, Mudhoney, Soundgarden e outras bandas do histórico Som de Seattle. É, portanto, uma parada importante em nosso roteiro da música em Seattle!

A gravadora funciona hoje na 4th Avenue. Mas tudo começou num minúsculo escritório do edifício Terminal Sales Building no centro da cidade, onde a Sub Pop permaneceu de 1988 a 2003. Temos, portanto, duas paradas aqui: sua localização original e sua localização atual.

Endereço: 1932 1st Ave #1000, Seattle, WA 98101 (localização original)
Endereço: 2013 4th Ave # 300, Seattle, WA 98121 (localização atual)

6. Black Dog Forge

Já sabemos que o grunge nasceu nos porões de Seattle, certo? Pois bem, a próxima parada de nosso roteiro é exatamente o porão mais famoso da cidade! Um lugar onde Pearl Jam, Soundgarden e praticamente todas as outras bandas da época costumavam ensaiar.

Foi aqui que o Pearl Jam fez seus primeiros ensaios, ainda como Mookie Blaylock. Literalmente dos porões de Seattle para o mundo!

O estúdio improvisado ficava no andar de baixo da Ironworks Black Dog Forge, uma oficina que produzia peças em ferro fundido. Conhecido na época por Galleria Potatohead, ficava por trás do prédio de número 2316 da 2nd Ave, e seu acesso era por um beco entre 2nd e 3rd Ave e Bell e Battery St. Descendo as escadas da ferraria até o porão, ficava o antigo espaço de ensaio.

O prédio foi vendido a cerca de dois anos atrás, a ferraria se mudou para uns quarteirões acima e hoje, infelizmente, não conseguimos mais visitar a sala de ensaio. Uma pena! Esse porão tinha muita história para contar!

Mantive-o no roteiro porque ainda vale a pena visitar o beco que serviu como um ponto de encontro para punks locais. Ainda hoje (março/2019) dá para identificar onde era a antiga ferraria. É só localizar as paredes que ainda estão cobertas de graffiti com o nome Black Dog Forge.

Endereço: 2316 2nd Ave, Seattle, WA 98121 (acesso pelo beco entre 2nd e 3rd Ave)

7. London Bridge Studio

London Bridge Studio é um estúdio de gravação de última geração, fundado em 1985 pelos irmãos Rick e Raj Parashar. Tem grandes nomes em seu currículo, inclusive de bandas influentes da cena grunge de Seattle.

Mother Love Bone, Temple of the Dog, Alice in Chains, Soundgarden e Pearl Jam gravaram por aqui e colocaram o nome do estúdio em evidência internacional.

Alguns de seus destaques no grunge:

  • Apple” (1990): primeiro e único álbum de estúdio do Mother Love Bone.
  • Facelift” (1990): primeiro álbum de estúdio da banda Alice in Chains.
  • Ten” (1991): primeiro e mais bem sucedido álbum do Pearl Jam.
  • Temple of the Dog” (1991): único álbum de estúdio do projeto Temple of the Dog.
Tributo a Andy Wood
Temple of the Dog
Para quem nunca ouviu falar, o projeto “Temple of the Dog” foi concebido pelo Chris Cornell, como uma forma de tributo ao Andrew Wood, morto por overdose de heroína. Integrantes do Soundgarden e da antiga Mother Love Bone (que viriam a se tornar o Pearl Jam), se juntaram para algumas apresentações e para o álbum gravado no London Bridge Studios.

Atualmente o estúdio é de propriedade de Jonathan Plum, Geoff Ott e Eric Lilavois. E continua a operar com pequenos e grandes artistas de todos os gêneros musicais. É meio contramão, fica em Shoreline, cerca de 20km ao norte do centro de Seattle.

Mas vale a pena uma visita, principalmente, porque é aberto a visitação pública. Tem um tour guiado diário de 1 hora de duração (LBS Historic Tour), onde o guia fala sobre os acontecimentos das últimas décadas da música por lá. A reserva é feita através do site oficial.

Endereço: 20021 Ballinger Way N.E., Suite A, Shoreline, WA

8. The Paramount Theatre

Um dos teatros mais movimentados da região, The Paramount Theatre é palco de grandes shows de rock, soul e jazz ao longo das décadas.

Já recebeu muita celebridade. Pink Floyd, Madonna, Adele, Alanis Morissett, Amy Winehouse, Bob Marley, Bon Jovi, Bryan Adams, Eric Clapton, Kiss, New Order, Pet Shop Boys e Quincy Jones é só uma pequena amostra de quem já passou por aqui.

Falando do rock grunge:

Mudhoney, Soundgarden, Nirvana, Alice in Chains, Pearl Jam, todos já subiram nesse palco! E para alguns, o teatro ficou gravado em sua história para sempre.

Para o Nirvana, o destaque fica por conta do show que aconteceu aqui em 31 de outubro de 1991 e ficou imortalizado no “Live at the Paramount”. Foi lançado em DVD e Blu-ray em 2011 como parte das comemorações pelo 20º aniversário do álbum “Nevermind”.

O vídeo caseiro Motorvision da banda Soundgarden também foi filmado aqui em 1992.

E para completar, foi aqui no Paramount que, em 20 de março de 1990, aconteceu o velório do Andrew Wood, vocalista da banda Mother Love Bone e um dos “pais fundadores” do Som de Seattle. Portanto, uma figura que marcou profundamente a história do rock grunge.

Andy morreu de overdose de heroína e seu funeral no Paramount foi marcado por muita tristeza e rock & roll! Uma marca registrada do evento é o nome e os anos de nascimento e morte do Andrew Wood no letreiro do teatro!

The Paramount Theatre é parada obrigatória no roteiro da música em Seattle!

The Paramount Theatre
The Paramount Theatre
Endereço: 911 Pine St, Seattle, WA 98101

9. The Moore Theatre

Com mais de 100 anos de existência, The Moore Theatre é o teatro mais antigo de Seattle ainda em operação.

Oferece hoje uma grande variedade de entretenimento, de grupos de dança e rock alternativo até filmes clássicos e produções teatrais. Praticamente todos os gêneros musicais, desde o punk mais duro até o funk chamativo, teve lugar no palco do Moore nos últimos anos.

Falando do rock grunge:
  • Fopp”, o segundo EP da banda Soundgarden, foi gravado no Moore em 1988.
  • Em junho de 1989 Nirvana se apresentou no Lame Fest junto com Mudhoney e Tad. Foi sua primeira apresentação para uma grande multidão (em relação aos pequenos bares que tocavam).
  • Em 22 de dezembro de 1990, Alice in Chains teve seu primeiro show esgotado. O show foi gravado e lançado como “Live Facelift”, primeiro registro oficial em vídeo da banda.
  • Esse mesmo show do Alice in Chains, em dezembro de 1990 no Moore, foi aberto pelo Pearl Jam, ainda como Mookie Blaylock, um dos primeiros shows da banda.
  • O épico vídeo da música “Even Flow” do Pearl Jam consiste em imagens da performance da banda filmada durante um show de 17 de janeiro de 1992 no Moore.
  • Live at The Moore” da Mad Season foi filmado durante uma performance da banda em 29 de abril de 1995. É um dos últimos registros de apresentação ao vivo da banda norte-americana. Alguns dizem que foi a performance final, antes que seus membros voltassem a trabalhar com suas principais bandas: Alice in Chains, Pearl Jam e Screaming Trees.

Não é à toa que o teatro está em todos os roteiros da música em Seattle que eu sugiro.

The Moore Theatre
The Moore Theatre
Endereço: 1932 2nd Ave, Seattle, WA 98101

10. The Crocodile

Não há outro lugar na cidade com um passado musical tão fantástico. A cena do rock grunge em Seattle não seria a mesma sem o The Crocodile! É um bar famoso por ter dado chance de tocar a bandas como Pearl Jam e Nirvana quando elas eram meras desconhecidas.

Desde sua abertura em 1991 muita gente já passou por aqui, inclusive a maioria das principais bandas da história da música de Seattle: Mudhoney, Nirvana, Pearl Jam, Alice In Chains, Cheap Trick, R.E.M e muito mais.

Desde então, muitos fãs de música elegem o bar como o melhor local de música ao vivo de Seattle. Ele tem, inclusive, a merecida reputação de ser o bastião da música ao vivo na cidade.

Tinha fama também de pegar a platéia de surpresa com os seus “shows secretos“.

Num deles, em 4 de outubro de 1992, foi o Nirvana que tocou aqui num show anunciado sob um dos antigos nomes da banda, Pen Cap Chew. Imagina o susto da galera quando vê uma das maiores bandas do mundo naquela época subindo ao palco!

Numa outra noite, em 10 de outubro de 1998, foi a vez de uma apresentação não divulgada do Pearl Jam, abrindo a turnê do Cheap Trick. Mais um “show surpresa“!

Foi aqui também que aconteceu, em outubro de 1994, o 1º show do super-grupo de grunge, Mad Season, formado por integrantes de bandas do Som de Seattle (Pearl Jam, Alice in Chains e Screaming Trees) como um projeto paralelo.

Não é à toa que ele aparece em todo roteiro da música em Seattle!

The Crocodile em Seattle
The Crocodile em Seattle
Endereço: 2200 2nd Avenue, Seattle, WA 98121

11. El Corazon

Também conhecido como Off Ramp, o espaço funciona como um local de música ao vivo, clube ou bar desde 1910. É outro local lendário da cena grunge de Seattle dos anos 90, e tem uma participação importante na vida das bandas da época.

Foi aqui, na noite de 22 de outubro de 1990, que Pearl Jam fez o seu primeiro show ao vivo, ainda como Mookie Blaylock, depois de somente cinco dias de ensaio.

Foi aqui também, no Off Ramp, que o Nirvana tocou pela primeira vez em Seattle com o Dave Grohl na bateria em 25 de novembro de 1990.

E não é só isso; muitos cabeludos das bandas do grunge balançaram suas cabeleiras nesse palco. O El Corazon ajudou a lançar algumas das bandas mais icônicas de Seattle, como Soundgarden, Alice In Chains (banda da casa durante muito tempo) e Mudhoney.

Até hoje bomba na vida noturna da cidade, funcionando todos os 7 dias da semana. Vale uma parada no roteiro da música de Seattle!

El Corazón em Seattle
El Corazón em Seattle
Endereço: 109 Eastlake Ave E, Seattle, WA 98109

12. The Central Saloon

Inaugurado em 1892, The Central Saloon é o saloon mais antigo de Seattle e funciona até hoje todos os dias da semana com muito rock ao vivo. Um verdadeiro museu do rock!

Natural que durante a cena grunge, tenha sido um local para as apresentações das bandas do Som de Seattle. Foi, inclusive, o local onde muitas delas começaram!

Foi aqui nesse lugar que, no dia 10 de abril de 1988, aconteceu o primeiro show do Nirvana em Seattle. Um show de estréia sem plateia!

Ainda é conhecido por ser o lugar do último show do Mother Love Bone, em 9 de março de 1990.

Na parede do bar há um verdadeiro “santuário” com quadros, cartazes de shows e fotos das estrelas do rock de Seattle.

The Central Saloon em Seattle
The Central Saloon em Seattle
Endereço: 207 1st Avenue South, Seattle, WA 98104

13. Linda’s Tavern

Essa é uma parada obrigatória para os fãs do Nirvana, principalmente. Frequentado por Kurt Cobain, foi o lugar onde ele foi visto com vida pela última vez, algumas noites antes de seu suicídio em abril de 1994.

Cobain esteve na taberna na noite do dia 4 de abril, e o barman e o motorista de táxi, que o levou para casa, foram as últimas pessoas que o viram vivo.

Quem visita o lugar fica com vontade de voltar. Ainda hoje é um autêntico bar grunge (muita gente acha um dos melhores). Sua atmosfera dos anos 90 permanece intacta!!! Uma “jukebox” das antigas, um ambiente rústico, música boa e comida também, um bar de rock sem frescura!

Endereço: 707 E Pine St, Seattle, WA 98122

14. Singles Apartment Building

Singles” (Vida de Solteiro) é uma comédia romântica de 1992, escrita e dirigida por Cameron Crowe. E Singles Apartment Building (na vida real, Coryell Court Apartments) é o um prédio em Capitol Hill que ficou famoso por servir de locação para o filme.

-Bem, até aí tudo bem. Mas eu não vi o filme e não faço ideia porque ele está no roteiro da música em Seattle.

Simples! O filme foi rodado em Seattle no auge do rock grunge na cidade dos anos 90, e gira em torno das histórias de um grupo de jovens no meio dessa cena grunge. Sua trilha sonora é composta pelas bandas do Som de Seattle: Alice in Chains, Pearl Jam, Soundgarden, Mother Love Bone e mais.

A maioria dos personagens mora em um bloco de apartamentos, que tem uma placa na frente anunciando “Singles” (apartamentos de um quarto) para alugar; é o Singles Apartment Building.

Um dos personagens é músico de rock grunge e aspirante à músico da banda Citizen Dick, banda de grunge na ficção, cujos integrantes são interpretados por Eddie Vedder, Jeff Ament e Stone Gossard. Eles mesmos, os do Pearl Jam!

O filme descreveu para o mundo a cena grunge de Seattle! E mais de 25 anos depois, o prédio ainda é famoso e recebe visitantes do mundo todo em busca de uma foto. Não deixe de tirar a sua!

Singles Apartment Building do filme Singles (Vida de Solteiro)
Singles Apartment Building do filme Singles (Vida de Solteiro)
Endereço: 1820 E Thomas St, Seattle, WA 98112

15. OK Hotel Apartments & Artist Studios

Hoje é um prédio de apartamentos histórico restaurado, de mesmo nome OK Hotel, localizado no Seattle Waterfront, no Pioneer Square.

Mas antes de sua boate fechar em 2001, foi um lugar de música ao vivo bem popular, que, na época da cena grunge de Seattle, serviu de palco para as bandas locais, como Mudhoney, Tad, Mother Love Bone, Soundgarden e Nirvana.

Foi aqui no OK Hotel que aconteceu a primeira apresentação ao vivo da lendária música “Smells Like Teen Spirit” do Nirvana em abril de 1991. Para mim, uma das melhores músicas da banda! Senão, a melhor.

OK Hotel também serviu de locação para a comédia romântica de Cameron Crowe, “Singles”, em que Ament, Gossard e Vedder do Pearl Jam aparecem como integrantes da banda de grunge fictícia “Citizen Dick”. Foi aqui que eles filmaram a famosa cena da cafeteria em que os três procuram no jornal por críticas legais sobre a banda para levantar o astral do cantor, interpretado pelo ator Matt Dillon.

Endereço: 212 Alaskan Way S, Seattle, WA 98104

16. Alvena Vista Apartments

Este é o apartamento onde Andrew Wood do Mother Love Bone viveu e teve a overdose de heroína que acabou matando-o em 1990, pouco antes do lançamento do primeiro álbum da banda. Fica no bairro de Queen Anne e é parada no nosso roteiro da música em Seattle.

Afinal, a morte de Andy é um marco importante na história do grunge. A tragédia motivou uma série de acontecimentos. Mother Love Bone acabou, Jeff Ament e Stone Gossard se juntaram para formar o Pearl Jam e Chris Cornell, vocalista do Soundgarden, escreveu “Temple of the Dog”, para muitos, o melhor álbum de sua vida.

Endereço: 612 1st Avenue West, Seattle, WA 98119

17. Avalon Apartments

O apartamento onde Jeff Ament do Pearl Jam morou de 1990 a 2011 também é ponto de nosso roteiro da música em Seattle.

Aqui, ele e Stone Gossard ouviram a fita demo enviada pelo músico, compositor e surfista, Eddie Vedder da Califórnia. Vedder havia acrescentado letras e vocais ao instrumental de três músicas escritas por Gossard: “Alive”, “Once” e “Footsteps”.

Na época, eles estavam se recuperando da morte de Andrew Wood da antiga Mother Love Bone. E, junto com o guitarrista Mike McCready, procuravam um vocalista e um baterista para nova banda.

Gossard, McCready e Ament ficaram tão impressionados com a demo que fizeram Vedder voar para Seattle para uma audição. Em uma semana, no dia 8 de outubro de 1990, Eddie Vedder mudou-se para Seattle e se juntou-se à banda que, mais tarde, chamaria Pearl Jam.

Endereço: 22 John Street, Seattle, WA 98109

18. Casa de Kurt Cobain

Não tem como falar de música em Seattle e não falar do Kurt Cobain, fundador, vocalista e guitarrista do Nirvana. Nada mais justo do que uma paradinha na casa onde ele viveu e morreu.

Cobain foi encontrado morto, com um tiro na cabeça, no dia 8 de abril de 1994 no quarto encima da garagem de sua casa! O suicídio virou notícia mundial e imagens da casa rodou todos os veículos de comunicação da época. Ficou famosa por ser sua última morada e local de seu suicídio.

A casa atual já passou por reformas, não é mais igual à da época. E não tem mais nada a ver nem com o Nirvana, nem com a família de Cobain. Inclusive, nem com sua viúva, Courtney Love. Apesar disso, as pessoas continuam fascinadas pela casa, e fãs continuam visitando o local.

Casa em que viveu e morreu Kurt Cobain, Seattle
Casa em que viveu e morreu Kurt Cobain, Seattle
Endereço: 171 Lake Washington Blvd E, Seattle, WA 98122

19. Memorial Kurt Cobain no Viretta Park

Adjacente à casa em que Kurt Cobain morreu fica o Viretta Park. E embaixo de uma árvore do parque, do lado esquerdo do portão da casa, tem um banco de madeira. Nada demais, não fosse pelo pequeno santuário que os fãs do músico o tornaram.

Desde sua morte o pequeno banco de madeira vem servindo como um memorial do músico, onde os fãs do astro do rock deixam mensagens, lembranças, letras de música, fotos, cartas de amor e outras ofertas para Cobain.

Memorial Kurt Cobain no Viretta Park
Memorial Kurt Cobain no Viretta Park
Endereço: 151 Lake Washington Blvd. E, Seattle, WA 98112

20. Hard Rock Café

Iniciamos no MoPOP e vamos terminar o roteiro da música em Seattle no Hard Rock Café!

Ele é igual aos demais da rede, até mais simples do que muitos deles, mas esse aqui é especial para quem gosta do grunge.

É o único do mundo que tem uma guitarra de cabeça para baixo na fachada, fazendo referência aos dois canhotos, Kurt Cobain e Jimi Hendrix, e seu modo de tocar guitarra para destro. Uma forma de homenagear e agradecer às duas figuras ilustres da cidade.

Além disso, ele tem expostos em suas paredes muitos artefatos legais que homenageiam a vibrante história musical de Seattle. Tem o globo de neve do topo do bolo de casamento de Kurt Cobain e Courtney Love, um violão acústico original de Eddie Vedder e muito mais.

O Hard Rock Café fica no coração de Seattle, pertinho do Pike Place Market. É nossa última parada desse roteiro da música em Seattle!

Roteiro da música em Seattle: Hard Rock Cafe
Roteiro da música em Seattle: Hard Rock Cafe
Endereço: 116 Pike St, Seattle, WA 98101

Mais roteiro da música em Seatte

Também preparei roteiro da música em Seattle especial para os fãs do Nirvana ou do Pearl Jam. Se você é um deles, veja: tour Nirvana em Seattle e tour Pearl Jam em Seattle!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*