5 “culpados” pela fundação da cidade e origem do nome Seattle

Ao desembarcar no aeroporto internacional de Tacoma, o Sea-Tac Airport, você logo dá de cara com um objeto que representa bem a origem do nome Seattle e nos remete aos tempos de sua fundação.

A bela embarcação indígena pendurada no teto do aeroporto, bem na saída dos fingers, representa o povo nativo americano (os índios americanos) da época dos invasores brancos. Ao mesmo tempo simboliza os meios de transporte desde o barco até o avião.

Origem do nome Seattle: embarcação indígena no Sea-Tac Airport
Origem do nome Seattle: embarcação indígena no Sea-Tac Airport

Para quem chega em Seattle sem conhecer nada sobre a origem da cidade fica sem entender o contexto daquele objeto pendurado em pleno aeroporto internacional!

Para nós brasileiros, até dá para imaginar, certo? Índios, invasão, colonização branca, e coisa e tal… Disso nós conhecemos um pouco, né?

-Ok, mas afinal o que tem os índios a ver com a origem do nome Seattle?

É chegada a hora, portanto, de contar um pouco sobre a fundação da cidade e falar sobre a origem do nome Seattle.

Para começar, quantos anos tem Seattle?

A cidade tem pouco mais de 160 anos! -Muito pouco tempo e uma breve existência!

Para uma grande cidade dos EUA e centro cultural e econômico da região noroeste do Pacífico, a história de Seattle começa muito tarde no cenário nacional. Enquanto o restante do país já estava se estabelecendo, Seattle nem sequer existia como cidade.

-Sua história, portanto, é muito curta ainda!

Imagina se compararmos com a história do Brasil que tem mais de 500 anos de seu descobrimento… E com a Europa e seus mais de 6.000 anos de história, então? Nem se fala!!!

Vamos conversar aqui sobre seus primeiros anos de vida! Saber como tudo começou e, mais ainda, COM QUEM tudo começou.

Era uma vez os povos nativos da Puget Sound…

A região da Puget Sound foi habitada por nativos americanos (os índios americanos) por pelo menos 4 mil anos antes do primeiro assentamento permanente de homens brancos no local em 1851.

Nesta ocasião, a região perto da baía de Elliott era ocupada por cerca de 17 aldeias indígenas, 13 delas dentro do que são agora os limites da cidade de Seattle.

Dentre elas estavam as tribos Duwamish e Suquamish.

Origem do nome Seattle: índios nativos americanos
Origem do nome Seattle: índios nativos americanos

1. Era uma vez “Chief Si’ahl” (1786-1866),…

… o mais famoso chefe da tribo Duwamish, respeitado como líder das tribos locais por seus caminhos pacíficos.

Foto do Chief Si'ahl
Foto do Chief Si’ahl

-Guarde bem esse nome, ele marca a origem do nome Seattle!!!

Si’ahl era filho de mãe Duwamish e pai Suquamish. Cresceu falando os dois dialetos, herdou sua posição como chefe Duwamish de seu tio materno e construiu uma forte aliança entre as duas tribos.

Como jovem guerreiro, Si’ahl era conhecido por sua coragem, ousadia e liderança na batalha.

Na década de 1820, foi eleito líder de 6 tribos locais da região de Puget Sound, depois de vencer uma batalha com uma tribo rival.

Mas foi mesmo respeitado como líder por seus caminhos pacíficos, e não sua destreza em guerra.

E foi como líder das tribos locais que recebeu os imigrantes europeus-americanos em 1851 com a mesma relação amistosa que seu pai começou em 1792, na ocasião da passagem do capitão George Vancouver por Puget Sound.

Desde os primeiros anos de colonização europeia-americana, chefe Si’ahl ajudou, protegeu e trabalhou duro para os imigrantes. Compartilhou com eles suas habilidades e conhecimentos.

Foi notadamente reconhecido por seus esforços em viver amigavelmente e em paz com os recém-chegados.

O Tratado de Elliott Point (1855)

Mas no fim, já sabemos como essa história termina, certo? Nossos índios também passaram por isso…

Chefe Si’ahl chegou até a assinar um acordo entre o governo e os índios para distribuição das terras da região de Puget Sound, do recém-formado território de Washington, o Tratado de Elliott Point.

Mas a promessa de uma reserva Duwamish na região, e de outras tantas promessas feitas pelo governo dos Estados Unidos aos índios, a mais de 150 anos atrás, nunca foram cumpridas.

Era uma vez os exploradores europeus…

Puget Sound e o Noroeste do Pacífico estavam entre as últimas áreas das Américas a serem exploradas pelos europeus. Quase 300 anos se passaram entre a chegada de exploradores brancos na América e sua “descoberta” de Puget Sound.

2. Era uma vez George Vancouver (1757-1798),…

… o primeiro europeu a visitar a região de Seattle!

A primeira expedição branca para explorar a área de Puget Sound veio em 1792. Foi quando os navios do capitão britânico George Vancouver estiveram de passagem por Puget Sound rumo à Vancouver, durante a expedição para traçar o Noroeste do Pacífico.

Seus navios ficaram ancorados no Restoration Point, na aldeia de verão dos Suquamish, extremo sudeste de Bainbridge Island. Estavam somente de passagem!

Foram recebidos pelo pai do Chief Si’ahl, quando ele ainda era criança. E foi aí que Si’ahl aprendeu com seu pai como receber amistosamente os imigrantes.

Nesse mesmo ano, quando o capitão Robert Gray chegou à foz do rio Columbia, os EUA entraram na competição para reivindicar a região noroeste.

Somente depois de alguns embates entre britânicos e americanos, os estados do Oregon e Washington foram incorporados aos EUA em 1843 e 1846 respectivamente, e a atual fronteira EUA-Canadá estabelecida.

Era uma vez os colonizadores brancos…

Os primeiros colonizadores europeus-americanos chegaram em Seattle em 1851, e em 1852 se instalaram e desenvolveram o primeiro centro econômico da cidade na região do atual Pioneer Square.

3. Era uma vez Arthur Armstrong Denny (1822-1899),…

… um dos fundadores de Seattle e líder do pioneiro Denny Party (partido de Denny).

Natural do estado americano de Indiana, descendente de irlandeses, morou em Illinois boa parte de sua vida. Fundou o Denny Party, grupo de pioneiros americanos que tinham o objetivo de migrar para o oeste do país para estabelecer e desenvolver novas áreas.

A fundação de Seattle é normalmente atribuída à chegada do Denny Party em 13 de Novembro de 1851 nas águas da Puget Sound, no Alki Point, ponto mais ocidental de Seattle (o que é hoje o West Seattle).

Ali eles estabeleceram o primeiro assentamento, chamado New York e depois New York-Alki.

Mas depois de um inverno rigoroso e a necessidade de uma área mais protegida, logo ficou claro que ali não era o melhor lugar para ficar, e em Abril de 1852 o assentamento foi então movido para a região central do atual Pioneer Square, onde recebeu o nome de vila “Duwamps”.

-Aqui se desenvolveu o primeiro centro econômico da cidade; o coração de Seattle!

4. Era uma vez Henry L. Yesler (1810-1892),…

… um empresário considerado o primeiro “pai da economia” e primeiro milionário de Seattle.

A exploração vegetal foi a primeira grande atividade econômica de Seattle, e Henry Yesler tem um papel fundamental nisso. Ele chegou em Seattle em 1852 e trouxe a primeira serraria a vapor para a região de Puget Sound (a Yesler’s Mill).

O moinho foi construído a beira mar da baía de Elliott (Seattle Waterfront), ao pé do que é hoje a Yesler Way (originalmente Mill Road ou Skid Road). Forneceu numerosos postos de trabalho para colonos e índios e estabeleceu o que viria a ser a base econômica da cidade.

-Seattle viria a dominar a indústria da madeira!

5. Era uma vez Dr. David Swinson “Doc” Maynard (1808-1873),…

… “relativo” defensor dos direitos dos índios, defendeu a renomeação da vila Duwamps para “Seattle“.

Maynard teve um papel importante para a nova cidade: foi seu primeiro médico, seu principal comerciante, advogado, “amigo dos índios”, juiz de paz e arquiteto do Tratado de Elliott Point de 1855.

Aqui tem um ponto de vista “não muito didático” da história, defendido principalmente pelo historiador Bill Speidel (o criador do tour pelo Seattle Underground).

Ele vê Maynard como uma figura-chave, ou melhor, a figura-chave da história, e um dos fundadores da vila Duwamps.

Mas, como Maynard era mais velho e morreu relativamente cedo, não estava mais vivo para defender seu “peixe” quando Seattle tornou-se uma próspera cidade no final do século XIX. Ficamos, portanto, nas mãos dos relatos de Bill Speidel…

Enquanto o Denny Party ocupou o coração do Pioneer Square, ao norte do atual Yesler Way, Maynard se estabeleceu em terras imediatamente ao sul, abrangendo a maior parte do centro histórico do Pioneer Square e do Distrito Internacional.

Ao passo que os integrantes do Denny Party eram geralmente conservadores, metodistas e republicanos, Maynard era um bebedor democrata. E as diferenças não paravam por aí…

A amizade com o Chief Si’ahl

Estamos falando de uma colonização europeia-americana em território habitado por índios.

Não há dúvidas que muitos conflitos tenham sido travados entre colonos brancos e nativos indígenas. Haja vista a mais famosa das batalhas, a “Battle of Seattle” de 1856, num ataque dos índios aos colonos brancos em Seattle.

Battle of Seattle - 1856
Battle of Seattle – 1856

A convivência não era nada fácil! -A história que conhecemos aqui no Brasil, se repete…

Neste contexto, Doc Maynard destaca-se pela excelente relação com os nativos. Eis que volta à cena, Chief Si’ahl…

Chief Si’ahl e Maynard tornaram-se aliados e desenvolveram uma amizade que seria muito importante na história e na origem do nome Seattle para a cidade.

Foi Maynard que defendeu a renomeação da vila para “Seattle”, em homenagem ao Chief Si’ahl. Mobilizou a cidade… e conseguiu!

-Pronto! Chegou o momento de relevar todos os segredos sobre a origem do nome Seattle

Finalmente, a origem do nome Seattle!

O primeiro uso impresso do nome Seattle foi em uma propaganda para a loja de Maynard, “Seattle Exchange”, que apareceu no dia 30 de outubro de 1852 na edição do jornal Columbian.

Mas o novo nome (cidade de Seattle) somente tornou-se oficial quando os primeiros mapas da cidade foram apresentados em 23 de Maio de 1853.

O nome Seattle é uma “derivação” moderna da grafia convencional do dialeto Duwamish para o nome Si’ahl, do Chief Si’ahl (ele mesmo!). Também conhecido como Chief Sealth, Seathle, Seathl, ou See-ahth. E por fim, Chefe Seattle!

Eis, portanto, a origem do nome Seattle! A cidade leva o nome do índio que tanto marcou a sua história!

Lápide do chefe Seattle em Suquamish, WA.
Lápide do chefe Seattle em Suquamish, WA.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*