Kirkland: a charmosa cidade à beira do Lago Washington

Está aí um lugar agradável para conhecer pertinho de Seattle: a cidade de Kirkland! Localizada nas margens do Lago Washington, sua orla cheia de parques e praias, limpinhos e bem cuidados, é um passeio muito legal de se fazer.

Cidade de Kirkland a beira do Lago Washington
Cidade de Kirkland à beira do Lago Washington

A cidade é um charme! E sua avenida à beira lago uma delícia para caminhar. Sem falar na animada mistura que oferece atividades ao ar livre, bons restaurantes (alguns premiados, inclusive), lojas e um calendário de eventos bem legais, que incluem arte, música, esporte e festivais de vinho.

Eu adoro esse lugar, nunca deixo de bater o ponto por aqui! Até porque, fica bem pertinho da cidade de Redmond, onde meu irmão mora. É uma região linda e muito agradável para morar.

Vou relatar aqui algumas das coisas que já fiz e gosto de fazer em Kirkland. Quem sabe você não anima em fazer o mesmo quando visitar Seattle.

Apresentando Kirkland

Em primeiro lugar, vou fazer uma breve apresentação da cidade e contar um pouquinho de sua história.

Kirkland é uma cidade do Condado de King, no estado de Washington. Fica no subúrbio leste de Seattle, a 18km do centro, pertinho de Redmond e Belleveu, outras duas cidades que eu adoro. Saindo de Seattle para leste, pela rodovia 520, é só cruzar a ponte flutuante sobre o Lago Washington!

Seu nome vem de Peter Kirk, um magnata do aço britânico que mudou para região em 1886 e “cismou” em construir sua própria cidade industrial, esperando que ela se tornasse o “Pittsburg do oeste“. Mas a crise de 1893 não permitiu que a indústria siderúrgica fosse adiante e a cidade acabou sobrevivendo da produção de lã e da construção naval.

Kirkland tornou-se a primeira cidade do lado leste e é hoje um dos maiores subúrbios da região. Sua população estimada em 2015 era próxima de 85 mil habitantes e, segundo os demógrafos, a tendência é que aumente muito nos próximos anos, chegando a 94 mil em 2033.

Tenho mais duas curiosidades sobre a cidade:

  • Tornou-se conhecida por seu sistema de balsas, e já foi chamada de “centro do lado leste” por transportar moradores e visitantes pelo Lago Washington, até Seattle. Embora as balsas já não existam mais (a ponte flutuante do Lago Washington sinalizou seu fim em 1940), Kirkland continua a ser popular entre turistas e pessoas que preferem a atmosfera mais silenciosa do lado leste.
  • É conhecida por ser a cidade onde nasceu Layne Staley, vocalista da banda Alice in Chains, falecido em 2002.

Minhas sugestões para turismo em Kirkland

Opa! Agora a parte mais legal. Com suas praias e avenidas à beira do lago e uma área central bem charmosa e promissora, Kirkland é um lugar agradável para viver e visitar.

Vamos começar pelo sul e vamos até norte, passando pelo centro da cidade.

1. Carillon Point

Durante a Segunda Guerra Mundial foi área para construção de navios de guerra, mas, hoje, Carillon Point tornou-se um “centrinho” cheio de atrações e lazer.

Carillon Point na cidade de Kirkland
Carillon Point na cidade de Kirkland

Aqui você vai encontrar restaurantes finos e casuais, cafés, um hotel de luxo, lojas e boutiques e até spa e salão de beleza. Abriga também algumas das empresas de alta tecnologia mais criativas da região.

Além disso, para mim, a marina é seu ponto alto. Além das embarcações ancoradas, que dão charme ao espelho d´água, oferece uma bela vista ​​do Lago Washington e do horizonte de Seattle. O passeio por aqui é uma delícia e as fotos ficam lindas. Vale a pena!

Marina em Carillon Point na cidade de Kirkland
Marina em Carillon Point na cidade de Kirkland
Marina em Carillon Point na cidade de Kirkland
Marina em Carillon Point na cidade de Kirkland

2. Caminhada pelo calçadão à beira lago

A caminhada pelo calçadão da Lake Washington Blvd NE é um passeio que sempre faço quando venho à Kirkland, exceto no inverno “brabo”, quando o ventinho frio que vem do lago “arrepia” até a alma!

Costumo fazer uma caminhada de uns 2,5km do Carillon Point, no sul, até o Marina Park pertinho do centro da cidade. Vou parando para apreciar a vista, bater fotos e tomar um solzinho (quando ele dá as caras!).

É uma delícia caminhar à beira do lago. Você vai cruzar com muitos parques e praias muito agradáveis. Muitos deles com redes de vôlei, mesas para piqueniques, bancos de praça e playground para as crianças. E os gramados verdinhos, que lindos! Ah, e não estranhe: as areias pelas bandas do Pacífico são mais escuras mesmo!

Outra marca registrada por aqui são as inúmeras esculturas e arte pública espalhadas pelo caminho e pelos parques, não deixe de observá-las. Repare também nas casas que entram no lago, literalmente encima da água. Muito legal!

Eu adoro em qualquer época do ano, e é só o sol sair um pouco que as pessoas aproveitam mesmo! No verão, então, isso aqui fica cheio de gente!

Kirkland: Marsh Park
Kirkland: Marsh Park
Kirkland: prainha na Lake Washington Blvd NE
Kirkland: prainha na Lake Washington Blvd NE
Arte pública no calçadão à beira lago Washington em Kirkland
Arte pública no calçadão à beira lago Washington em Kirkland
Beira do Lago Washington em Kirkland
Beira do Lago Washington em Kirkland

3. Um sorvete na região central

Chegando mais perto do centro da cidade, ao final do passeio pelo calçadão, minha parada obrigatória é na Ben and Jerry’s. É um de meus sorvetes preferidos, que conheci exatamente nessa sorveteria aqui de Kirkland. Ela fica na Lake St S, esquina com a 2nd Ave S, já quase no Marina Park. Eu simplesmente adoro esse sorvete!

Minha primeira vez na Ben and Jerry’s em Seattle (Kirkland)
Minha primeira vez na Ben and Jerry’s em Seattle (Kirkland)

Essa região mais central, entre a Ben and Jerry’s e a Central Way, passando pela Kirkland Ave, é mais movimentada, com lojinhas, lanchonetes e restaurantes, inclusive. Também vale uma caminhada por aqui. É uma delícia!

Por fim, mais ao norte, tem o bairro de Juanita que também oferece atrações à beira-mar. Juanita Beach Park com uma área mais de praia mesmo, e o Juanita Bay Park com ótimos pontos de observação da paisagem. Entretanto, tem que pegar o carro. Por isso acabo ficando mesmo pela região do Carillon Point até o centro.

4. Passeio de barco pelo Lago Washington

Os cruzeiros da Argosy Cruises são muito legais. Estão na minha relação TOP10 de atrações turísticas a conhecer numa visita à Seattle. Esse pelo Lago Washington, parte do píer que fica no Marina Park, pertinho do centro de Kirkland, o Kirkland City Dock.

O barco vai margeando a costa da cidade de Kirkland, passa por mansões belíssimas na beira do lado (inclusive a de Bill Gates, fundador da Microsoft) e chega até a outra margem do lago, do lado de Seattle. Na travessia ainda passa por baixo da ponte flutuante acima do lago Washington que liga Seattle a região leste. É um belo passeio por água!

Kirkland City Dock: cruzeiro pelo Lago Washington
Kirkland City Dock: cruzeiro pelo Lago Washington
Cruzeiro pelo Lago Washington: Kirkland vista da água
Cruzeiro pelo Lago Washington: Kirkland vista da água

5. Uma noite em Kirkland

Kirkland também tem noite! Minha sugestão fica por conta do restaurante francês que fica no Carillon Point, Le Grand Bistro Américain. Além da comida gostosa, é muito agradável jantar com vista para o lago. Uma delícia! Mas é uma opção mais “fina e chique”. Em outras palavras, mais cara!

Para depois do jantar, vale dar uma conferida na programação do Kirkland Performance Center. Sempre tem algum evento bacana por lá. Seja um show, um concerto musical, ou uma peça de teatro ou cinema.

Uma vez fomos a uma performance com violoncelos da Portland Cello Project. Que maravilha de show que foi! Foi tão bom, que conto mais detalhes num post exclusivo.

Assim, eu fecho com chave de ouro o tour pela charmosa e encantadora cidade de Kirkland, no subúrbio leste de Seattle!

Kirkland

Kirkland Tourism
123 Fifth Avenue
Kirkland, WA 98033
Telefone: 425-587-3013

Site oficial: Explore Kirkland

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*