Um roteiro na costa oeste do Canadá, pela British Columbia

Você conhece os encantos da costa oeste do Canadá? -Não? Então pode anotar que essa é mais uma viagem para se fazer na vida!

É um belo roteiro desde a cidade de Calgary (capital country do Canadá), passando pelas Montanhas Rochosas Canadenses (presentes em parques nacionais como Banff e Jasper), por Whistler (cidade-resort com estação de esqui), até a cosmopolita cidade de Vancouver e a histórica Victoria, capital da British Columbia.

-Pense numa região de beleza natural incomparável! -É essa aqui!

Costa oeste do Canadá: estrada BC-99 (British Columbia Highway 99)
Costa oeste do Canadá: estrada BC-99 (British Columbia Highway 99)
Rota da minha viagem pela British Columbia
Rota da minha viagem pela British Columbia

Minha viagem pela costa oeste do Canadá: British Columbia

Falar sobre o Canadá no post anterior (Viajar para Vancouver) me deu uma certa nostalgia e vontade de contar para vocês a viagem que fiz uma vez na costa oeste do Canadá, pela província da British Columbia, numa das vezes que tirei férias em Seattle (Washington, EUA).

Partindo de Redmond-Seattle, fui para Vancouver, Whistler e Victoria de carro. Veja rota aqui no Google Maps.

-Foi uma viagem maravilhosa!

Passar as férias em Seattle é muito bom (já fiz muitas vezes, tanto que tenho esse blog!), mas aproveitar com uma esticadinha no Canadá é melhor ainda… Oh dobradinha que dá certo!

Partindo do Brasil para Seattle

Tudo começou no Brasil, onde moro (claro!). Isso foi em abril de 2010.

Tirei 30 dias de férias (merecidas férias!), e nada mais justo do que visitar meu irmão que mora em Seattle. Eis, portanto, que peguei um voo da Delta Airlines rumo aos EUA, dando início à maratona: Belo Horizonte –> São Paulo –> Atlanta –> Seattle. Quase 28 horas depois, enfim, em terra firme na casa de meu irmão em Redmond (cidade da Microsoft, no subúrbio leste de Seattle). -Ufa!

Chegando lá, entre uma conversa e outra sobre o que fazer, decidimos dar um pulinho no Canadá. De última hora! Mais ou menos assim: -Vamos ali na esquina? Logo ali… Em Vancouver!

É só pegar o carro e ir. De ônibus ou trem também é bem tranquilo. É muito fácil e perto; são 230 quilômetros de distância somente, numa belíssima estrada.

Bem, para meu irmão é bem fácil mesmo. Como cidadão americano (na época com o green card) entra e sai do Canadá a hora que quer; tem livre acesso. Mas no meu caso, como brasileira que sou, tem uma etapa antes: o visto canadense.

Vamos a ele…

Visto para entrar no Canadá

Tirei o visto de uma entrada (na época tinha visto de turista de uma ou múltiplas entradas) no consulado canadense de Seattle mesmo. Foi bem fácil e rápido. Fui com meu irmão ao consulado de manhã cedo e no final do dia o visto estava no meu passaporte.

Enquanto esperávamos, rodamos o centro de Seattle para fazer hora. Andamos um monte a pé pelas ruas do centro da cidade (do jeito que eu gosto). Passamos pelo Pike Place Market, pela loja inaugural da StarBucks Seattle, apreciamos a vista do Seattle Waterfront e da Puget Sound que temos no Victor Steinbrueck Park, almoçamos no Tap House Grill da 6th Ave, tomamos um café no Tullys Coffee Seattle, enfim…. -Uma delícia!

Voltando para o visto canadense… Nós brasileiros precisamos de visto para entrar no Canadá. Mas parece que o processo andou mudando nos últimos anos e agora você pode requisitar on-line pela internet. Não sei ao certo como é. Procure se informar quando for viajar!

Agora sim! Tudo pronto para a viagem pela British Columbia na costa oeste do Canadá!

Meu trajeto pela costa oeste do Canadá

Toda a viagem foi feita de carro e fizemos o roteiro em 9 dias.

1o trecho: Seattle – Vancouver

Saímos de Redmond (subúrbio leste de Seattle) pela manhã cedo, rumo a Vancouver. São 230 quilômetros, que fizemos em umas 3 horas, numa estrada belíssima de alta velocidade (I-5 N nos EUA e BC-99 N no Canadá).

I-5 (Interstate 5) na costa oeste dos EUA: trecho Seattle - Vancouver
I-5 (Interstate 5) na costa oeste dos EUA: trecho Seattle – Vancouver

Nesse trecho é que passamos pela fronteira EUA-Canadá, onde você vê um arco branco com as duas bandeiras (Peace Arch) que marca a divisa. Tivemos que descer do carro para nos apresentar para os agentes de imigração. Eles checaram os passaportes, carimbaram a permissão e nos liberaram. Foi simples e rápido.

Costa oeste do Canadá: Peace Arch na fronteira EUA-Canadá
Costa oeste do Canadá: Peace Arch na fronteira EUA-Canadá

Uma vez liberados, seguimos viagem até Vancouver. Já na chegada dá para ver quão bela é a cidade e seu contraste com o mar e as montanhas cobertas de neve!

Vancouver
Vancouver

2o trecho: Vancouver – Whistler

De Vancouver fomos para Whistler. A estrada que liga as duas cidades é a BC-99 (British Columbia Highway 99, antiga Route 99), sendo esse trecho mais conhecido como Sea to Sky Highway, uma das estradas mais bonitas que eu já vi. É considerada uma das mais bonitas do mundo. Há quem diga que as das Montanhas Rochosas são mais… Mas como essas eu não conheço… Enfim… Toda costa oeste do Canadá tem beleza natural para dar e vender!

Voltando a Sea to Sky Highway

A estrada corta as montanhas com neve e tem o mar como pano de fundo. Combinação perfeita para paisagens indescritíveis: mar, montanha e neve. Cada trecho um cartão postal! Não é à toa que chama do mar ao céu

BC-99 no trecho Vancouver - Whistler: Sea to Sky Highway
BC-99 no trecho Vancouver – Whistler: Sea to Sky Highway

No trajeto tem alguns mirantes com cenários deslumbrantes e paradas obrigatórias. O mirante da Cypress Mountain (Cypress Mountain Vancouver Outlook), em West Vancouver, o Whytecliff Park em Horseshoe Bay, o Porteau Cove Provincial Park, e por aí vai…

A parada perfeita para esticar as pernas e tomar um cafezinho é na cidade de Squamish, bem na metade do trajeto. Agora mais que nunca; hoje tem lá uma belíssima atração, a Sea-to-Sky Gondola.

Eu não conheço (na minha viagem ela ainda não existia), mas dizem que o passeio de 10 minutos de subida nessa gôndola proporciona uma vista deslumbrante das montanhas circundantes. No topo do trajeto tem mais mirantes e uma ponte suspensa.

São 120 quilômetros, que podem se prolongar por horas se você parar em cada um dos belos cenários. -Cuidado para não perder a hora! Tem “beleza” suficiente para um artigo exclusivo sobre esse trajeto Vancouver Whistler pela Sea-to-Sky Highway! Fica para a próxima…

Whistler
Whistler

3o trecho: Whistler – Victoria

Depois de Whistler chegou a vez de Victória. Mas, para não ficar cansativo (250 quilômetros que levam mais de 5 horas… você já vai entender porque), paramos uma noite em Vancouver antes de seguir viagem. Descemos pela mesma estrada, e, no dia seguinte logo cedo, partiu Victoria…

O percurso de Vancouver para Victória é de 115 quilômetros, mas leva quase 4 horas (dependendo do horário, talvez mais), pois um pedaço é feito de carro e o outro de balsa. -Isso mesmo! Uma balsa (ou ferryboat) daquelas que embarcam pessoas e carros. -Victoria fica na ilha Vancouver, lembra?

Aliás, nessa região da costa oeste do Canadá e dos EUA (Seattle), balsa é o que não falta; elas fazem parte da vida cotidiana dos nativos…

Você sai de Vancouver pela BC-99 S e vai até Tsawwassen, subúrbio de Delta, na British Columbia, onde pega o ferry da BC-Ferries para Swartz Bay (Tsawwassen-Swartz Bay). Dependendo do horário, prepare-se para uma fila de espera para embarcar (com carro e tudo)… Mas é uma belíssima viagem de 2 horas por água.

Trajeto de balsa da BC-Ferries para Victoria
Trajeto de balsa da BC-Ferries para Victoria

O passeio no ferry é incrível! Tem tudo dentro dessa balsa. São vários andares de estacionamento (onde você deixa o carro), tem uns ambientes fechados, com mesas e cadeiras, lanchonetes e restaurantes, e o convés descoberto para apreciar ainda melhor a vista. -E que vista…

Já na ilha, mais um trechinho de carro e pronto! Chegou em Victoria!

Victoria na ilha Vancouver
Victoria na ilha Vancouver

4o trecho: Victoria – Seattle

De Victoria voltamos a Seattle pelo mesmo caminho, pegamos a mesma balsa até Tsawwassen, via Swartz Bay, e voltamos pela I-5 (Interstate 5).

Mas tem um outro percurso mais curto que meu irmão não gosta de pegar porque não conhece e porque passa por dois trechos de ferrybolt. Um trecho saindo de Victoria até a cidade de Port Angeles, WA (essa mesma; a cidade que tem nos filmes da série O Crepúsculo) e o outro trecho da Bainbridge Island para Seattle.

É mesmo mais trabalhoso, mas se estiver “de boa”, Port Angeles é mais uma opção para visitar… Principalmente para os fãs do filme!

As visitas do meu roteiro pela costa oeste do Canadá

Para fechar a viagem falta falar sobre o turismo em cada uma das 3 cidades visitadas. Só falei do trajeto… Mas fica injusto com elas se eu não dedicar um post exclusivo a cada uma. Além de maçante, se eu me prolongar por aqui. –Deus me livre entediar vocês…

Desta forma, resolvi fazer um post exclusivo para cada uma das 3 cidades:

  1. Vancouver
  2. Whistler
  3. Victoria

Assim, fica melhor! Você pode escolher o que quer continuar lendo!

Aguarde! Em breve divulgo esses novos artigos com meus relatos sobre as 3 cidades de meu roteiro pela costa oeste do Canadá pela província da British Columbia!

Ah, e se você ficou tentado a conhecer um pouco sobre a cidade que tanto adoro e de onde parti nessa aventura, dá uma olhada nesse post sobre Seattle.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*