Chateau Ste. Michelle é a maior e mais antiga vinícola do estado de Washington. Faz parte da região do Woodinville Wine Country, forte polo turístico nos arredores de Seattle, reconhecido mundialmente por sua bela produção de vinhos!
Eu diria que não só faz parte, mas é a vinícola responsável por transformar essa região no que ela é hoje. Arrisco a dizer que Chateau Ste. Michelle é o responsável por colocar o estado de Washington no cenário mundial do vinho!
Papel do Chateau Ste. Michelle para região e para WA
Sob muitos aspectos Chateau Ste. Michelle é a mais importante vinícola do estado de Washington. Além de ser a pioneira na região de Woodinville Wine Country, é hoje o maior produtor de vinho Riesling do mundo.
1. Pioneira na região de Woodinville
Sua fundação tem origem no final da Lei Seca nos EUA, período de 13 anos (1920-1933) em que a constituição americana proibiu a fabricação, comércio, transporte, exportação e importação de bebidas alcoólicas.
Mas foi somente em 1976, com a construção de sua sede em Woodinville, que veio o nome atual, e quando tudo começou a mudar…
Antes localizada no Columbia Valley (Eastern Washington), puxou a fila das vinícolas de lá e foi a primeira a fazer a mudança para o lado ocidental da cadeia de montanhas Cascade, para a região de Puget Sound, onde fica Seattle e onde reside a maior parte da população do estado. A partir daí a região ganhou força e tornou-se o polo que é hoje.
2. Destaque mundial do vinho Riesling
O vinho Chateau Ste. Michelle Riesling é o Riesling mais vendido do mundo, passando à frente inclusive dos “professores” alemães. Hoje é fabricado em versões que passeiam entre doce e seco.
A vinícola aparece na lista das TOP 100 vinícolas do ano (“Top 100 Wineries of the Year”) no ranking de 2016 da revista Wine & Spirits. E é a 22ª vez que recebe esse prêmio, mais do que qualquer outro produtor dos EUA.
O artigo da revista destaca “a impressionante consistência e qualidade do vinho da Chateau Ste. Michelle, especialmente do vinho Riesling”.
Ainda segundo o artigo, “Chateau Ste. Michelle é uma das forças motrizes do renascimento global do Riesling e é, de fato, o maior produtor de Riesling do mundo. A maior parte desse volume consiste em vinhos acessíveis e confiáveis, tanto nas versões secas quanto doces. A equipe reserva o seu melhor para a parceria Eroica …A cada ano, Ste. Michelle e Eroica montam um programa de Riesling de última geração em uma escala que poucas vinícolas podem se igualar. …O resultado, em certas estações é espetacular, como o vinho de 2008. …E este ano, fomos surpreendidos com os puros e nítidos sabores do Riesling Seco 2014 do Chateau Ste. Michelle, com preço de US$9. É uma das nossas 100 melhores compras do ano“.
Bem, aqui cabe um pouquinho de informação sobre o Riesling… Mas se não se interessar pelo vinho, pode pular os quadrinhos e seguir direto para o turismo no Chateau Ste. Michelle.
O vinho Riesling Eroica
Do velho Mundo, Dr. Loosen Estate da Alemanha (produtor no Mosel Valley por mais de 200 anos), e do novo mundo, Chateau Ste. Michelle de Washington, EUA (produtor no Columbia Valley a 50 anos).
Juntos, criaram técnicas excepcionais e produzem um extraordinário Riesling com as uvas do estado de Washington, desde 1999.
Características da uva e do vinho Riesling
Mas seu melhor desenvolvimento ocorre em regiões com clima moderado mais frio e com bastante incidência de luz solar, como o da região de Mosel (Mosel Valley), na Alemanha, e também no Columbia Valley em Washington.
O clima mais frio permite um amadurecimento lento e gradual, ideal para uma de suas principais características, a concentração de aromas, e a incidência de luz solar faz com que a uva amadureça adequadamente.
O ideal é que não sejam misturadas com nenhuma outra variedade de uva e que não passem por período de envelhecimento em madeira; o carvalho pode “roubar” seus aromas primários.
Os vinhos elaborados com essa uva são espetaculares e têm duas características marcantes:
1) um intenso aroma frutado (damasco, nectarina, pêssego, maçã, pêra, abacaxi, limão) ou de especiarias e ervas, e muitas vezes aromas estranhos como favo de mel, gengibre ou até um aroma químico semelhante à gasolina. Para os especialistas, a degustação do Riesling começa pelo nariz, pois ele é um dos vinhos mais aromáticos do mundo.
2) sua acidez, quase ao nível de um suco de frutas como limonada.
Para fechar, embora o vinho Riesling seja tradicionalmente doce, atualmente é possível encontrar muitos vinhos secos de excelente qualidade feitos com essa uva.
A praga da garrafa azul
Chamava Liebfraumilch (alguém lembra?) e é considerado o “grande erro” alemão. Mas isso deixo para contar em outro post (Vinho Liebfraumilch).
Fato é que o “efeito Liebfraumilch” durou e foi catastrófico para os vinhos alemães… Mas graças a Deus, e em grande parte ao Chateau Ste. Michelle, o vinho Riesling ressurgiu como um excelente vinho, e não sofre mais os efeitos ruins dessa mancha negra em sua reputação!
Nesse ponto do artigo estou me sentindo o máximo! -Vamos combinar; beber vinho é muito chique, né? E entender de vinho mais ainda… 😉
Só que não! Gosto da bebida, até tomo eventualmente, mas estou longe de entender sobre o assunto. Acho que nem um enófilo eu sou! -Agora eu falei difícil, né? Acabei de aprender…
Turismo no Chateau Ste. Michelle
O Chateau Ste. Michelle possui mais de 3.500 acres de vinhedos no Columbia Valley, Eastern Washington, mas sua sede fica em Woodinville, a uns 30 km de Seattle, e é aberta à visitação pública. Recebe milhares de visitantes por ano em seus jardins e salas de degustação.
A construção está cercada por 105 hectares bem arborizados e tem uma arquitetura única, no mais tradicional estilo chateau francês! Belíssima! Seus jardins são maravilhosos e agradáveis, e o pavão (a ave) que anda por lá é marca registrada.
Passear pelos jardins e conhecer a lojinha de vinhos já dá um belo passeio. Já fiz muito!
Ponto alto da visita
Mas para mim, o ponto alto da visita é o tour que mostra a fabricação do vinho! Enquanto andamos pela fábrica, o guia vai contando (em inglês) um pouco da história do Columbia Valley e da região, e também do processo de fabricação do vinho.
O tour é gratuito (referência Janeiro/2017) e dura aproximadamente 35 minutos. Não precisa nem agendar, basta ter vaga no dia da visita. No final ainda tem uma degustação de vinhos deliciosa.
O Chateau Ste. Michelle ainda oferece tours privados, salas de degustação de vinho e ainda outros eventos especiais, inclusive concertos ao ar livre.
Para completar, a adega é maravilhosa e a lojinha que tem por lá ainda oferece outros produtos bem legais que valem como souvenir de viagem. Não deixe de garantir sua garrada de vinho. Eles têm uma embalagem em plástico bolha que é super tranquila de encaixar e levar na mala. Já trouxe muitos vinhos para o Brasil e nunca quebrei nenhuma garrafa!
Indo a Seattle não deixe de conhecer o Chateau Ste. Michelle. É um programa imperdível, mesmo para quem não é apreciador de vinho.
14111 NE 145th Street
Woodinville, WA 98072
Telefone: 425-488-1133
Horário de funcionamento (referência Janeiro/2017): diariamente de 10 às 17hs. Confirmar no site oficial na data da sua visita.
Site oficial: Site Oficial do Chateau Ste. Michelle
Be the first to comment