Bumbershoot é o maior festival de música e artes de Seattle

5️⃣, 4️⃣, 3️⃣, 2️⃣, 1️⃣!!! E começa a contagem regressiva para o maior festival de Seattle: o Bumbershoot. Esse ano ele acontece no próximo final de semana, dias 1, 2 e 3 de setembro, com três dias seguidos de uma programação intensa para todos os gostos. A cidade vai ferver com muita música e muita arte!

Festival Bumbershoot em Seattle
Festival Bumbershoot em Seattle

Bem, eu não sou muito fã de festivais desse tipo (não mais). Muita gente, muito tumulto e nenhum conforto (estou ficando velha mesmo!). Mas há quem goste, e por isso ele tem espaço aqui no blog! Afinal, é um evento importante na programação de Seattle; é o maior festival do ano na cidade!

Já falei em outros posts que Seattle é uma cidade “feita” de música 🎶🎶🎶 (música em Seattle). Tá aqui mais uma prova da cultura musical desse lugar. Bumbershoot faz parte do som de Seattle!

O festival Bumbershoot de Seattle

O Bumbershoot encerra o verão em Seattle, é o último dos festivais de verão ao ar livre da cidade, e o mais “celebrado” também!

Todos os anos no final de semana do dia do trabalho (labor day), milhares de pessoas de todo o país se reúnem no Seattle Center, à sombra do famoso Space Needle, para participar do festival que se tornou um dos maiores festivais contemporâneos de música e artes da América do Norte.

Festival Bumbershoot no Seattle Center (fonte: blog do Space Needle)
Festival Bumbershoot no Seattle Center (fonte: blog do Space Needle)

Aproximando-se de meio século de existência, Bumbershoot criou uma programação diversificada de entretenimento.

As bandas ao vivo são as estrelas da festa, são a atração principal do festival (claro, é um festival de música 😊). Conta com uma boa dose de rock, mas também de artistas e outros gêneros musicais experimentais. E a música eletrônica vem ganhando destaque cada vez maior.

Na década de 1990 incluiu o gênero grunge local e mais recentemente incluiu o indie rock. No fim, é uma mistura eclética de ritmos, para todos os gostos: hip hop, rock and roll, soul, funk, indie e música eletrônica.

Além da música, o lineup inclui espetáculos cômicos, dança, cinema, literatura, teatro, artes visuais e muito mais. E lojinhas de comida e artesanato locais são instaladas por todo o espaço do Seattle Center.

Bumbershoot é a maior vitrine para talentos e bandas locais e regionais! Mantém até hoje raízes inovadoras e o espírito do Noroeste.

Olha como o Seattle Center fica durante o Bumbershoot (fonte: <a href="https://trevorgrimmphotography.files.wordpress.com/2015/02/10683507_10203558107766079_888438418098387752_o.jpg" target="_blank">TrevorGrimmPhotography</a>)
Olha como o Seattle Center fica durante o Bumbershoot (fonte: TrevorGrimmPhotography)

O início do Bumbershoot

Bumbershoot começou em 1971 como um festival de artes e música financiado pela cidade. Chamava “Festival de Artes do Prefeito” ou “Festival 71“. Recebeu 125 mil visitantes, e, em meio a uma depressão econômica local, foi o maior evento realizado no Seattle Center desde a Feira Mundial de 1962 (Expo 62 Seattle).

Em 1973 adotou o nome atual “Bumbershoot“. Mas os anos restantes da década de 1970 foram difíceis, e, com recursos escassos do governo da cidade, sobreviveu de doações, até que em 1980 a One Reel, organização sem fins lucrativos, assumiu e passou a produzir o evento.

De onde vem o nome Bumbershoot?

Existem muitos “apelidos” diferentes para a palavra “umbrella” (guarda-chuva). “Bumbershoot” é um deles; é um termo “americanizado” que surgiu no final da década de 1890 para a tal da “umbrella”. E, como acontece com a maioria dos apelidos e gírias, sua origem não é muito clara. Especula-se a seguinte formação:

  • “bumbershoot” = “bumber” + “shoot”
  • “bumber” = modificação de “umbr-” em “umbrella” (guarda-chuva)
  • “shoot” = alteração de “-chute” em “parachute” (pára-quedas)

Uma vez que um pára-quedas aberto parece um pouco com um guarda-chuva, tudo termina em guarda-chuva mesmo!

Desta forma, o nome Bumbershoot para o festival de Seattle foi escolhido como uma “homenagem” e “respeito” ao padrão climático mais famoso da cidade, a CHUVA ☔️☔️☔️! Além disso, é um símbolo da missão geral do festival: ser um guarda-chuva para todas as artes!

Guarda-chuvas do Bumbershoot no Seattle Center
Guarda-chuvas do Bumbershoot no Seattle Center

O festival de música que não sai de moda

Um festival de música é um evento realizado normalmente em local público, na maioria das vezes ao ar livre, que mobiliza uma multidão “animada” em torno da atração principal, a música (não diga! 😊).

Muitos são anuais, ou se repetem de acordo com um intervalo específico. Outros, acontecem apenas uma vez. Um tanto deles, duram dias. Alguns chegam a quebrar paradigmas e ditar comportamentos.

–Quem nunca ouviu falar do Festival de Woodstock??? Aconteceu em 1969 para um público de 400 mil pessoas. Anunciado como “Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música“, exemplificou a era da contracultura do final da década de 1960 e começo de 70. 🤘🤘🤘

Não que eu queira comparar aqui o Bumbershoot com o Woodstock, longe disso, pelo amor de Deus. Nem tão pouco com os atuais Rock in Rio, Lollapalooza ou Tomorrowland na Bélgica, que são repletos de estrelas de “alto escalão“. O Bumbershoot normalmente conta com um elenco mais “modesto“. Menos conhecido, sabe?

Mas ele tem seu mérito: Bumbershoot é um dos festivais de música mais antigos do mundo, ainda em atividade! É um festival anual com quase meio século de existência!

Boa parte dos festivais de música surgiu nos anos 60 e 70. A juventude da época gostou da novidade e tomou gosto pela coisa. Os organizadores, bobos nem nada, sentiram o “drama” e logo perceberam que um evento desses era uma boa fonte de renda. 💰💰💰

De lá para cá, vários festivais surgiram ao redor do planeta com o objetivo de levar boa música aos mais diversos públicos. Alguns deles não vingaram, mas outros sobrevivem até hoje. É o caso do Bumbershoot. Ele chega agora em 2017 em sua 47ª edição! –Não é pouca coisa não.

Edição 2017 do Bumbershoot

A 47ª edição do Bumbershoot traz como atrações principais Flume, Lorde e Odesza, e a programação inclui muita música eletrônica, indie rock e hip hop. Confira a lineup no vídeo abaixo ou no site oficial!

Gente, tô ficando velha mesmo 😱. Não conheço nenhuma dessas atrações! Mas talvez não seja só isso! Talvez, não conhecer as atrações, possa ser questão de estilo musical ou quem sabe, o mais provável, o fato do festival não trazer talentos e bandas tão famosas assim. É mesmo um evento mais regional!

Enfim, não conheço o Bumbershoot, nunca fui. Esse negócio de enfrentar fila, multidão, desconforto, horas e horas de pé e encarar uma certa “falta de organização” (que, vamos combinar, todo evento desse porte tem um pouco), não é mais a minha praia. 🏖

Para quem gosta, vale a pena conferir. Mas vá sem preconceitos! Um festival desses tem de tudo, ainda mais numa cidade com uso da maconha recreativa liberado.

Enfim, Bumbershoot não sai de moda por aqui. Há quem diga que Bumbershoot faz parte do coração e da alma de Seattle!

Bumbershoot Seattle

Bumbershoot no Seattle Center
305 Harrison Street
Seattle, WA 98109

Programação e ingressos no site oficial: Site Oficial Bumbershoot

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*