Volunteer Park em Seattle: atrações turísticas num parque

O Volunteer Park em Seattle é um belíssimo parque localizado no charmoso bairro de Capitol Hill, bem no coração da cidade. É um dos vários parques que você vai encontrar na cidade, como mostrei no post Seattle cidade Esmeralda. E diga-se de passagem: -Um dos mais legais para visitar.

O nome é uma homenagem aos voluntários que serviram na guerra entre Espanha e Estados Unidos (Guerra Hispano-Americana) em 1898, resultado da intervenção dos EUA a favor da guerra de independência de Cuba sob domínio espanhol. Antes disso, era conhecido como parque da cidade (City Park), pois foi adquirido do engenheiro J.M. Colman pela cidade de Seattle.

Volunteer Park em Seattle
Volunteer Park em Seattle

Sempre que passei férias por aqui foram férias de 30 dias. E isso me deu a oportunidade de conhecer muitos dos parques de Seattle. -Eu adoro um bom passeio no parque.

Mas você deve estar pensando: “parque é parque em qualquer lugar; o que tem de especial neste aqui? Por que perder tempo conhecendo ele?”.

É natural pensar assim. Se você tem poucos dias na cidade, tem muitas atrações turísticas para conhecer e não deve priorizar um passeio pelo parque. Mas esse aqui é bem provável que vá conhecer em sua visita. Além de ter uma bela área verde para recreação (comum na maioria dos parques por aqui), o Volunteer Park acomoda algumas belas atrações da cidade.

-É o famoso dois em um; visite as atrações turísticas e ainda aproveite um passeio no parque!

Volunteer Park em Seattle: Water Tower
Volunteer Park em Seattle: Water Tower

Volunteer Park e suas atrações turísticas

  1. É aqui no Volunteer Park que fica o Museu de Arte Asiática de Seattle. Vale a pena dar uma lida no post que fiz especialmente sobre esse museu de construção belíssima de Art Déco!
  2. Volunteer Park Conservatory: uma bela estufa de plantas que merece um destaque especial (veja mais abaixo nesse mesmo post).
  3. Water Tower: é um reservatório de água construído pelo departamento de águas de Seattle em 1906 com uma plataforma de observação a 107 degraus de altura. Com visitação aberta ao público, oferece vistas panorâmicas belíssimas do centro da cidade, do porto e das montanhas Cascade e Olympic.
  4. Um reservatório cercado ou lagoa de armazenamento artificial que imprime ao lugar uma linda paisagem bem em frente ao museu.
  5. Não deixe de tirar fotos da escultura Black Sun de Isamu Noguchi. A vista da escultura inclui o Space Needle, Olympic Mountains e Elliott Bay.
    Volunteer Park em Seattle: escultura Black Sun e o Reservatório
    Volunteer Park em Seattle: escultura Black Sun e o Reservatório
    Volunteer Park em Seattle: estátua de William Henry Seward
    Volunteer Park em Seattle: estátua de Seward
  6. Ainda tem os monumentos de homenagens: uma estátua de bronze de William Henry Seward, político fundamental no desenvolvimento da região noroeste do pacífico (principalmente na ocasião da corrida do ouro do Alasca em 1867), e um monumento para o juiz Thomas Burke, patriota, jurista e patrono da educação, fundamental para trazer ferrovia transcontinental para Seattle.
  7. Para fechar a visita, se você é fã do Bruce Lee, ao lado do Volunteer Park ainda tem o Lake View Cemetery, onde está o túmulo do ator e instrutor de artes marciais, e do seu filho Brandon Lee (dentre outras pessoas notáveis de Seattle).

-Parece meio mórbido? Mas não é não; os jardins do cemitério são muito bem cuidados, limpos e lindos.

The Volunteer Park Conservatory: “a bela estufa”

-Estufa de plantas, jardim de inverno, jardim botânico…

Essas são algumas das definições que podemos usar para o The Conservatory do Volunteer Park que faz parte da lista de marcos de preservação histórica da cidade de Seattle (Landmarks of Seattle Department of neighborhoods).

Foi construída em 1912 e sua estrutura é composta por milhares de painéis de vidro, num estilo vitoriano que segue a linha do Palácio de Cristal de Londres. -Lindo!

Volunteer Park Conservatory
Volunteer Park Conservatory

A estufa tem exibição de plantas e flores de todas as partes do mundo. É dividida em cinco câmaras de acordo com as famílias das plantas: bromélias, samambaias, palmeiras, cactos e sazonal. As quatro primeiras exibem as mesmas famílias ao longo de todo ano, mas a quinta apresenta diferentes plantas de acordo com a temporada.

Merece destaque sua notável coleção de orquídeas com 600 variedades (câmara das palmeiras), e chamou minha atenção também a coleção de plantas carnívoras dos jardins de pântano (câmara das samambaias).

Tem planta de tudo quanto é tipo por aqui: desde as orquídeas, flores tropicais, azáleas, hortênsias, até abacaxi, bananeira, fruta-pão mexicana, palmeira moinho de vento, cactos de vários tipos, inclusive a árvore de Jade (uma das mais antigas da estufa), e as carnívoras.

-É um belíssimo lugar de conhecer!

Curiosidade sobre filme
Ah! E ainda tenho uma curiosidade daqui: foi cenário de muitas cenas do filme A Mão que Balança o Berço de 1992. No filme, uma das protagonistas, Claire, trabalha na Conservatory do Volunteer Park e a estufa é um cenário de destaque do filme.

O Volunteer Park Conservatory abre de terça a domingo de 10 às 16horas. O ingresso é de $4 para adulto (referência Novembro/2015). Informações completes no site oficial de Seattle.

Volunteer Park tal qual um parque para lazer e recreação

Bem, nessa parte o Volunteer Park se assemelha a qualquer parque. Destacando o fato de ser bastante bem cuidado e extremamente agradável para passear. Belíssimo!

Os gramados verdinhos são um convite a um banho de sol. -Isso mesmo, nesses dias eles ficam cheios de pessoas com suas toalhas estendidas levando um solzinho no corpo.

Volunteer Park em Seattle
Volunteer Park em Seattle

Pessoas jogando bola, grupo de amigos conversando, um solitário lendo um livro… Bem agradável para passar uma tarde tranquila!

Piscina rasa no Volunteer Park
Piscina rasa no Volunteer Park

Tem mesas para piquenique, uma piscina rasa aberta ao público nos meses de verão, e até uma área com brinquedos de playground para crianças (um parquinho para os pequenos).

Ah, já ia esquecendo de falar; o Volunteer Park também é conhecido pelo seu jardim de dálias que fica lindo quando estamos na temporada dessas flores, entre os meses de julho e setembro.

Volunteer Park em Seattle

Volunteer Park
1247 15th Ave E
Seattle, WA 98112

Aberto diariamente de 6 às 22 horas.

Mantido pelo Seattle Parks and Recreation Department
Telefone: (206) 684-4075
Site: portal do Volunteer Park no Seattle Parks and Recreation Department

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*