Visto de estudante EUA: tipos de visto para estudar inglês nos EUA

Para estudar inglês nos EUA você precisa de um visto de estudante EUA!

-Não diga!!! 😊😊😊

Parece tão óbvio, né? Mas tudo que se refere à entrada de estrangeiro no país do tio SAM 🇺🇸, nunca é uma grande certeza. E uma coisa que parece tão “óbvia”, gera muitas dúvidas. Na hora de solicitar o visto americano sempre aparece uma pulga atrás da orelha. E a pergunta que geralmente fica é:

-Qual o tipo de visto se aplica no meu caso?

Visto de estudante EUA
Visto de estudante EUA

Vamos desvendar esse “mistério” partindo do começo…

O visto de não-imigrante

Para um brasileiro entrar nos EUA ele precisa de um visto de entrada concedido pelo Departamento de Estado dos EUA através de um de seus consulados ou embaixada.

Cidadãos de outros países (inclusive Brasil) que estejam indo para uma estadia temporária nos EUA recebem um visto de não-imigrante. O propósito da viagem, e alguns outros fatores, determinarão que tipo de visto é exigido pela lei de imigração dos EUA.

Existem pelo menos uns 20 tipos de visto americano para estrangeiros não imigrantes. Visto de estudante EUA, visto para intercâmbio, visto de turismo, visto de trabalho, etc… E dentro de cada um ainda tem algumas subdivisões!

Como solicitante de visto, cabe a você verificar o tipo de visto mais apropriado para sua viagem.

O visto não garante sua entrada nos EUA
É importante lembrar aqui que o visto não garante a entrada nos Estados Unidos. Ele permite que os estrangeiros viagem até um porto de entrada do país. Quem fornece a permissão de entrada é o oficial da imigração que te recebe logo no desembarque em solo americano (no aeroporto, por exemplo).

Ele tem autoridade para permitir ou negar a admissão nos Estados Unidos, e de determinar quanto tempo lhes é permitido ficar no país.

Se a permissão for dada, ele faz um registro de entrada e saída (duração da estadia) no seu passaporte, através de um carimbo no passaporte ou através do formulário I-94 em papel. Se neles constar uma data de saída, esta será sua estadia máxima permitida no país.

Tipos de visto de estudante EUA (Student Visas)

Se o motivo da viagem for ESTUDO 📖📔📚, temos 2 tipos de visto possíveis:

  1. Tipo F (estudante acadêmico)
  2. Tipo M (estudante vocacional)

O curso e o tipo de escola que você planeja participar é que determinam o tipo de visto de estudante EUA que você precisa, F-1 ou M-1.

Visto F-1

Estudante acadêmico que pretende cursar uma universidade ou outra instituição acadêmica, inclusive as escolas de idiomas.

Visto M-1

Estudante vocacional ou não acadêmico que pretende cursar uma instituição profissional ou não-acadêmica, como exemplo uma escola técnica.

Visto de estudante EUA: tipos de visto (fonte: departamento de estado dos EUA)
Visto de estudante EUA: tipos de visto (fonte: departamento de estado dos EUA)

Afinal, qual o visto para estudar inglês nos EUA?

Para não restar dúvidas, vamos falar agora especificamente dos vistos para quem vai estudar inglês nos EUA, numa escola de idiomas. Além do visto de estudante EUA temos uma oportunidade de usar o visto de turismo também. Portanto, são duas as opções.

1. Visto de estudante F-1

Para quem vai aprender ou aprimorar o idioma numa escola de inglês o visto mais comum é o visto de estudante tipo F-1, concedido para estudantes acadêmicos ou de línguas.

Como um estudante F-1, seu principal propósito para ficar nos EUA deve ser para estudo em tempo integral e você deve ser capaz de pagar a sua estadia sem recorrer ao trabalho, ou seja, não pode trabalhar enquanto estuda.

Esse é o visto concedido para estudantes que vão frequentar cursos de instituições americanas que podem fornecer diploma ou certificado acadêmico.

Além disso, cônjuge e filhos menores do estudante estrangeiro com visto F-1 podem residir nos EUA durante seu estudo. Para isso eles devem solicitar o visto F-2. Seus filhos menores ainda têm permissão para frequentar a escola nos EUA enquanto o acompanham.

Aqui, dois pontos merecem atenção:

  • Antes de solicitar o visto F-1 você deve se inscrever e ser aceito por uma escola americana aprovada e certificada pela SEVP nos EUA. Você só consegue aplicar para o visto de estudante EUA se tiver o formulário I-20 (certificado de elegibilidade do estudante) fornecido pela escola americana e a taxa SEVIS paga.

SEVP = Student and Exchange Visitor Program

SEVISStudent and Exchange Visitor Information System

  • Os alunos com esses tipos de visto de estudante não podem entrar nos EUA antes de 30 dias da data de início do programa. Se você precisa entrar com mais antecedência que isso, deve se qualificar para um visto de visitante (B). Depois de entrar nos EUA, deve se inscrever para uma mudança de status para estudante (F-1). Mas você não pode iniciar seu curso até que a mudança de status seja aprovada, o que pode levar tempo.

2. Visto de turismo B-2

Aqui existe uma oportunidade para quem quer estudar inglês nos EUA. Segundo as regras, um visto de visitante tipo B-2 pode ser utilizado para curtos períodos de estudo recreativo que façam parte de uma visita turística e que não ofereçam crédito acadêmico ou profissional.

Falando de forma prática, se você optar por cursos de inglês de pequena duração e horário parcial (carga horária até 18 horas de aula por semana) aproveite o visto de turismo! Lembrando que, normalmente, a imigração nos EUA concede ao turista no máximo 6 meses de permanência no país.

É ideal para quem pretende viajar e quer aproveitar a viagem para estudar inglês. Além de mais barato (não tem a taxa SEVIS), o visto de turismo é um pouco menos burocrático que o de estudante.

No entanto, para esse tipo de curso com visto de visitante B-2, não é permitida a emissão de diploma ou certificado acadêmico da instituição de ensino americana.

Validade do visto de estudante EUA

O prazo de validade do visto americano depende do tipo de visto e do agente consular da entrevista. Pode valer por até 10 anos.

É o caso do visto de turismo (B-2) que costuma receber 10 anos de validade.

Já os vistos de estudante (F-1 ou M-1) são emitidos normalmente para o período do curso em que você está inscrito, acrescido de mais 60 dias ao final para turismo.

Esses são prazos normalmente aplicados, mas nada impede que o agente consular conceda vistos limitados apenas a uma viagem ou período determinado. Fique atento à validade de seu visto de estudante EUA.

Validade x Tempo de permanência
Não confunda validade do visto americano com o tempo de permissão para ficar nos EUA. Se o visto tem 10 anos de validade, não significa que você possa permanecer por 10 anos seguidos no país! O tempo de permanência nos EUA é determinado pelo agente da imigração na hora do seu desembarque em solo americano.

Fiz um material bem legal com tudo sobre intercâmbio nos EUA. Tem, inclusive, um passo a passo completo para fazer um curso de inglês nos EUA. Corre lá e baixe gratuitamente o seu, vale a pena! E-book tudo sobre intercâmbio nos EUA!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*