The Paramount Theatre: de cinema exuberante à teatro vibrante

Agora tomei gosto para escrever sobre a noite de Seattle… E tudo inspiração que veio das pesquisas que estou fazendo sobre a história da música na cidade ♫♫♫. Segue mais uma dica de entretenimento noturno, mais um teatro histórico de Seattle repleto de atrações. The Paramount Theatre é um dos teatros mais movimentados da região.

-Que lugar! Esse teatro “exala” história!

Faz parte da lista de marcos oficiais da cidade de Seattle e também está no registro nacional de lugares históricos dos EUA desde 1974. Só por aí, já vale uma visita. Imagina se acrescentarmos sua bela e farta programação de espetáculos durante todo o ano?

-Aí, fica imperdível!

The Paramount Theatre em Seattle
The Paramount Theatre em Seattle

The Paramount Theatre: o cinema (the movie palace)

No início dos anos 1900 o teatro vaudeville (também conhecido como teatro de variedades) e os filmes mudos predominavam como forma de entretenimento nos EUA e Canadá.

Durante esses anos, muitas foram as salas de cinema, ou melhor dizendo para a época, os “movie palaces” ou “movie theatre” ou “cinemas”, que surgiram em Seattle.

Os cinemas de rua

Não sei se vocês lembram, mas antigamente nós íamos ao “cinema” e não à “sala de cinema”. Eram cinemas de rua; construções mais oponentes feito os teatros, que continham um grande auditório onde passavam os filmes. -Quem lembra?

Quem é de Recife e já ouviu falar dos cinemas de rua: Trianon, Art Palácio ou São Luiz? Eu já! Lembro que, na adolescência,  vi um dos filmes de Rocky Balboa repetidas vezes em um desses cinemas (não lembro exatamente qual). Eu e umas primas, acho que assistimos umas 3 seções seguidas!!!

Hoje nem sei se ainda existem, e se ainda projetam filmes. O mais comum são as salas de cinema dentro dos shoppings, bem mais seguras para os dias atuais.

Enfim! Voltando ao The Paramount Theatre em Seattle… Entre 1926 e 1928, a Paramount Pictures (estúdio de cinema americano) construiu grandes cinemas em praticamente todas as principais cidades do país com o intuito de fazer seus filmes chegarem a todos.

Eis que chegou a vez de Seattle, e em 01 de março de 1928 o The Paramount Theatre foi inaugurado como Seattle Theatre, para ser um grande e exuberante cinema, an Opulent Movie Palace! E, de forma secundária, um teatro de variedades (teatro vaudeville).

O Seattle Times anunciou em sua inauguração: “nunca foi dada ao público uma catedral de entretenimento tão grande. Beleza indescritível! Arte incomparável!”.

The Paramount Theatre em Seattle
The Paramount Theatre em Seattle

Novos tempos para o The Paramount Theatre

Perto dos 90 anos de idade, The Paramount Theatre de Seattle sofreu muitas transformações ao longo dos anos. Do cinema de filmes mudos e teatro de variedades de seu início, passou à teatro da Broadway e palco de grandes shows de rock, soul e jazz ao longo das décadas.

-Nasce um teatro vibrante e dinâmico, cheio de agito!

Falando de música (afinal, foi minha inspiração para o post), Paramount já foi palco para muita celebridade. Pink Floyd, Madonna, Adele, Alanis Morissett, Amy Winehouse, Bob Marley, Bon Jovi, Bryan Adams, Eric Clapton, Kiss, New Order, Pet Shop Boys e Quincy Jones é só uma pequena amostra de quem já passou por aqui. Isso sem falar nas performances históricas que deixaram marcas ao lugar.

Gente, vamos combinar, ter sido palco para o Pink Floyd não é para qualquer um! Pois bem, The Paramount Theatre foi parada da turnê Meddle Tour da banda em 22 de outubro de 1971.

E o show da Madonna que aconteceu aqui no dia 10 de abril de 1985? Foi o primeiro show (o show de abertura) da turnê de estreia (The Virgin Tour) dessa cantora americana que se tornaria um símbolo da música pop mundial.

A turnê contava com músicas de seus dois primeiros álbuns de estúdio, “Madonna” (1983) e “Like a Virgin” (1984). Ela cantou aqui verdadeiros hinos como “Borderline“, “Lucky Star“, “Like a Virgin” e “Material Girl“. Uma performance dessas, marca ou não marca o currículo do lugar?

Falando do Som de Seattle…

… ou do grunge em Seattle, The Paramount Theatre é parada obrigatória. Tanto que está em todos os roteiros de música em Seattle (tá vendo de onde veio minha inspiração para o post???).

Mudhoney, Soundgarden, Nirvana, Alice in Chains, Pearl Jam, todos já subiram nesse palco! Para alguns, o teatro ficou gravado em sua história para sempre.

1. Nirvana

Para o Nirvana, o destaque foi o show que aconteceu aqui em 31 de outubro de 1991 e que ficou imortalizado no: “Live at the Paramount”. Foi lançado em DVD e Blu-ray em 2011 como parte das comemorações pelo 20º aniversário do álbum “Nevermind”. Contém toda a performance ao vivo do Teatro Paramount. Veja nosso roteiro Nirvana em Seattle.

2. Soundgarden

O vídeo caseiro Motorvision da banda Soundgarden também foi filmado aqui no The Paramount Theatre em 1992.

3. Funeral do Andrew Wood

Um acontecimento que marca a história do rock grunge profundamente teve lugar por aqui. Foi aqui no Paramount em 20 de março de 1990 que aconteceu o velório do Andrew Wood, vocalista da banda Mother Love Bone.

Andy foi um dos “pais fundadores” do som de Seattle. Montou a banda Malfunkshun com o irmão e posteriormente misturou-se com músicos da banda Green River para formar a Mother Love Bone, precursora do novo som de Seattle.

Andy morreu de overdose de heroína e seu funeral no Paramount foi marcado por muita tristeza e rock & roll! Uma marca registrada do evento é o nome e os anos de nascimento e morte do Andrew Wood no letreiro do teatro!

The Paramount Theatre hoje

The Paramount Theatre é um teatro de 2.807 lugares com um sistema de assentos removíveis que podem ser retirados para transformar o espaço numa pista. Fica no centro da cidade.

Atualmente é operado pelo Seattle Theatre Group, organização de artes sem fins lucrativos, que tem a missão de “enaltecer a arte do noroeste do Pacífico e manter os teatros históricos The Paramount, The Moore e Neptune de Seattle saudáveis ​​e vibrantes“.

Recebe espetáculos de tudo quanto é tipo de artes cênicas: shows, apresentações teatrais, concertos musicais, performances de dança, jazz, comédia, eventos especiais e shows familiares. Tem uma agenda extensa e é um dos mais movimentados da região e do estado de Washington. É hoje um dos principais locais de apresentação dos shows da Broadway em Seattle (Broadway at The Paramount).

Em sua visita a cidade não deixe de conferir a programação do teatro! Vale a pena!

The Paramount Theatre em Seattle

The Paramount Theatre
911 Pine St
Seattle, WA 98101

Agenda do teatro e compra de ingressos no site oficial.

Operado pelo Seattle Theatre Group – STG
Telefone: (206) 682-1414 / Tickets: 1-800-745-3000
Site oficial: Seattle Theatre Group

2 Comentário

  1. Boa tarde, Luciana!
    Sempre de bom gosto suas publicações, mas gostaria de ver as imagens do interior do prédio.É aberto à visitação ou somente para assistir aos espetáculos? Vou continuar lendo seus posts. Bjim!

    • Oi Ana Paulla,
      Que bom que gostou dos artigos! Fico feliz!
      Não inclui imagens do interior do teatro porque não tenho fotos minhas de lá; uma pena 😟!
      Ele tem um tour gratuito todo primeiro sábado do mês. Esse tour é aberto ao público, mas eu mesma nunca fiz.
      Não sei se permitem visitação pública em outros dias, além desse (acho que não). Dá uma olhada no site oficial que lá tem os detalhes do tour: https://www.stgpresents.org/.
      Inclusive, no próprio site tem um tour virtual que dá para ver bem o interior do teatro (já te ajuda com a primeira questão, né?).
      Abraços,
      Luciana Coelho

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*