Previsão do tempo em Seattle: mitos e verdades sobre a chuva na cidade

Previsão do tempo em Seattle: chuva!
Previsão do tempo em Seattle: chuva!

Normalmente quando eu procuro a previsão do tempo é para saber se vai chover. Pelo menos para a maioria dos lugares. Mas se for para acompanhar a previsão do tempo em Seattle, eu diria que na maior parte do ano não precisa nem recorrer aos boletins do tempo

O mais provável é se deparar com algo do tipo: “dia nublado com um pouco de chuva” ou “períodos de chuva durante todo o dia” ou “dia parcialmente nublado com chuva passageira pela manhã” ou ainda “muitas nuvens com possível chuva ou garoa”. Repare como a palavra chuva teima em aparecer por aqui!

Ao mesmo tempo, você sabia que o volume de chuva em Seattle é menor do que em Nova Iorque e na maioria das cidades da costa leste? -É Verdade! Pode acreditar!

Está na hora de desvendarmos de uma vez por todas os mitos e verdades sobre o tempo em Seattle!

A fama de cidade chuvosa

Segundo reza a lenda, Seattle é a capital mundial da chuva-Será?

Que a cidade tem essa fama, é fato! Mas até que ponto é verdade? Há quem diga tratar-se de uma conspiração ou mito criado para afastar novos moradores. Ao mesmo tempo, os dias de chuva na cidade não favorecem a derrocada do mito…

Enfim, até que ponto vale aqui o ditado popular: “quem faz a fama, deita na cama”?

Filmes e séries que “fazem coro” à fama de cidade chuvosa

Para completar a fama de cidade que chove muito, Seattle ainda recebe a ajuda da mídia. Filmes como os da Saga O Crepúsculo ou Sintonia de Amor retratam uma cidade chuvosa. E tantos outros que se passam na cidade também…

Quem conhece o seriado Grey’s Anatomy sabe o que estou falando. Quem nunca viu a chuva entrando em cena nos episódios da série? Tanto em cenas externas quanto nas histórias e diálogos entre os personagens. A chuva é quase um personagem da trama!

A cidade cinza dá o “tom” do tempo em Seattle

Não bastasse os dias com chuva realmente, a cidade é conhecida como uma cidade cinza por causa de seus dias nublado. E isso é verdade em mais de 200 dias do ano! Em sua grande maioria um nublado parcial, diga-se de passagem, mas um nublado de qualquer maneira.

Tempo em Seattle, a cidade cinza!
Tempo em Seattle, a cidade cinza!

O problema é que dias nublados dão a sensação de que vem chuva por aí… O que, no caso de Seattle, nem sempre é o que acontece. Nos boletins do tempo em Seattle os dias nublados ou com nuvens são bem mais constantes do que dias com chuva.

Resumo da ópera; mais reforço para a fama de cidade chuvosa!

O que é mito e verdade sobre o tempo em Seattle?

Seattle é a capital mundial da chuva?

Mito! A verdade é que Seattle está longe das TOP cidades que mais chovem no mundo. Ainda mais se considerarmos o volume de chuva. Aí então, ela passa bem longe do topo da lista!

Só para vocês terem uma ideia, a média anual de precipitação em Seattle nos 30 anos entre 1981 e 2010 foi de 958mm de chuva. Enquanto que o recorde mundial de maior média anual foi de 11.872mm de chuva, registrado em Mawsynram, na Índia.

Entre um volume e outro tem muito chão a percorrer… E muita cidade entre as duas…

Munique na Alemanha tem média anual de 967mm de precipitação, Nápoles na Itália 1.008mm, Zurique na Suíça 1.048mm, Glasgow na Escócia 1.124mm, Vancouver no Canadá 1.457mm, Tóquio no Japão 1.529mm, e tantas outras…

Isso sem falar nas TOP mais chuvosas do mundo que chegam entre 8.000 e 11.000mm de precipitação média anual. -É chuva que não acaba mais!

Seattle é uma das cidades que mais chove nos EUA?

Mito se considerarmos o volume de chuva! Verdade se considerarmos a frequência da chuva.

Segundo dados climáticos coletados pelo NOAA National Climatic Data Center, nos 30 anos entre 1981 e 2010, Seattle tem em média 958mm de precipitação anual. O que a coloca em 32º lugar em volume de precipitação entre as maiores cidades americanas (com população da área metropolitana maior que 1 milhão de pessoas).

Miami, Orlando, Nova Iorque, Houston, Boston, Washington DC e outras 25 cidades americanas estão bem na frente de Seattle em volume de precipitação. -Te peguei, heim!!! Quem diria!

Pois bem, não dá para dizer que Seattle é a cidade mais chuvosa dos EUA, certo?

Agora, se olharmos para a frequência da chuva, aí sim, Seattle aparece entre as primeiras da lista das cidades americanas. Segundo o NOAA National Climatic Data Center, entre 1981 e 2010 Seattle tem em média 149 dias de chuva no ano. O que a coloca em 6º lugar nacional!

Médias anuais de precipitação total coletadas entre 1981 e 2010 nas maiores cidades dos EUA
Médias anuais de precipitação total coletadas entre 1981 e 2010 nas maiores cidades dos EUA

Afinal, chove muito em Seattle?

Não, se considerarmos o volume de chuva. Sim, se considerarmos a quantidade de dias de chuva no ano. Portanto, não chove muito em volume, mas em frequência sim!

-Nada que atrapalhe demais!

Não temos muitas tempestades por aqui; essas são raras. Sabe aqueles temporais caóticos do Brasil que derrubam árvores, inundam ruas e derrubam encostas? Não temos em Seattle!

O que temos por aqui é uma chuvinha fina e constante, em cerca de 40% do ano, que não atrapalha muita coisa. É só se acostumar com ela. Os nativos já nem se incomodam. A chuva dá até um certo charme às ruas da cidade.

Tempo em Seattle: chuva fina e constante nas ruas da cidade
Tempo em Seattle: chuva fina e constante nas ruas da cidade

O problema maior aqui não é a chuva constante. O pior são os dias sem sol e a falta de luz solar. A fama de cidade cinza é mais real do que a de cidade chuvosa. -É fato! São mais de 200 dias nublados durante o ano! Mesmo que em grande parte parcial, são mais de 60% do ano com o céu cinza! -Isso sim é o que mais incomoda! Sem dúvida!

Curiosidade sobre a chuva em Seattle
Nativo que é nativo não usa guarda-chuva! Se você quiser escrever na testa que é um visitante na cidade pode andar com um!

Essa é a verdade sobre o tempo em Seattle!

2 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*