Space Needle: o cartão postal de Seattle

Ahh….. o Space Needle!!!

Eu sou fascinada por essa torre que corta os céus de Seattle e é o maior cartão postal da cidade!

Space Needle
Space Needle (Fonte: Wikipedia)

Não é à toa que ele já fez inúmeras aparições em filmes, programas de TV e outras obras de ficção. A exemplo dos filmes da série O Crepúsculo (Twilight, no original), Sintonia de Amor (Sleepless in Seattle, no original) e o famoso seriado Grey’s Anatomy.

O Obelisco Espacial!

Space Needle
Space Needle (Fonte: Wikipedia)

A torre de 184m de altura, que pesa 9.550 toneladas, foi construída no Seattle Center na ocasião da Expo 62 Seattle (Feira Mundial de Seattle em 1962), também conhecida por Century 21 Exposition ou Exposição do século XXI.

Seu projeto foi criado por Edward E. Carlson e a ideia surgiu para chamar a atenção para feira futurística cujo tema era o século 21. Carlson inspirou-se na Torre de Stuttgart na Alemanha, mas seu esboço original de um balão gigante amarrado ao chão sofreu diversas alterações até que o arquiteto John Graham Jr transformou o projeto do balão em um disco voador e o Victor Steinbrueck introduziu o perfil ampulheta da torre.

Mais do que qualquer outra obra construída para a exposição de 1962, esse obelisco espacial representa o verdadeiro espírito dessa feira mundial. Repare como suas formas estão presentes no desenho animado, Os Jetsons, que foi exibido originalmente entre 1962 e 1963 na TV americana, fazendo couro ao assunto do momento.

A subida na torre

A famosa torre de Seattle tem uma plataforma de observação a 160m de altura e um restaurante giratório, o SkyCity, a 150m. Para chegar até o topo temos um elevador com janelas de vidro que viajam a 4,5m/s, numa duração de 41 segundos a subida. Em dias de vento, a velocidade é reduzida pela metade.

É uma subida equivalente a um prédio de mais de 60 andares de altura feita em 41 segundos!

Space Needle: atração turística de Seattle

O Space Needle é uma das principais atrações turísticas de Seattle. Ele é um símbolo da cidade e domina todas as suas fotografias panorâmicas. Quem vê uma foto dele na paisagem já sabe que é Seattle!

Panorâmica de Seattle com destaque do Space Needle
Panorâmica de Seattle com destaque do Space Needle (Fonte: Wikipedia)

O obelisco é uma das muitas atrações do Seattle Center, no bairro de Lower Queen Anne ao norte do centro da cidade. Oferece aos visitantes um terraço panorâmico ao ar livre no topo com lunetas voltadas para cidade, e um mirante fechado com vidros para os dias frios e chuvosos.

Plataforma em forma de disco voador do Space Needle
Plataforma em forma de disco voador do Space Needle

Do alto da torre dá para ver bem a forma como Seattle de espalha entre colinas e lagos, e a distribuição de seus bairros. Dá para entender também o motivo do apelido de cidade esmeralda e confirmar a beleza natural da região!

Space Needle do alto

Em sua plataforma de observação você tem belíssimas vistas panorâmicas de toda a cidade e região. Fazendo um giro 360 graus no sentido horário começando ao norte temos:

  • As colinas cobertas de residências dos bairros ao norte do centro da cidade;
  • O pedaço sul do Lago Union;
  • Para além do lago Union, o bairro University District, onde fica a universidade de Washington;
  • A movimentada auto-estrada I5;
  • Do outro lado dela, o eclético bairro de Capitol Hill;
  • Banhando todo o lado leste de Seattle, o grande lago Washington;
  • No subúrbio leste, a cidade de Bellevue, e no horizonte, a Cadeia de Montanhas Cascade;
  • O Centro da cidade e seus arranha-céus ao sul, com o Monte Rainier mais ao fundo;
  • O CenturyLink Field, estádio do Seattle Seahawks, e bem ao sul, o porto de Seattle;
  • As águas da Baía de Elliott e Enseada de Puget que banham todo lado oeste da cidade;
  • Margeando a baía de Elliott, o Seattle Waterfront repleto de atrações turísticas;
  • Atravessando a enseada, a Bainbridge Island, e no horizonte, as Montanhas Olímpicas.

É daqui que você vê as mais belas imagens. Visitando Seattle, não deixe de vir ao Space Needle!

O restaurante giratório

Um nível abaixo do mirante, no topo do obelisco, há um restaurante giratório, o SkyCity Seattle, especializado em frutos do mar e famoso pela sua sobremesa Lunar Orbiter. Ele acomoda 300 pessoas e gira 360 graus em uma hora. A rotação é bem sutil e quase imperceptível. Vale a experiência de em cada momento da refeição ser surpreendido com um ângulo diferente da cidade.

Na saída não deixe de passar na lojinha de souvenires que tem no nível do térreo. É enorme e tem souvenires de tudo quanto é tipo; vale uma bela lembrança da viagem!

Quando eu conheci o Space Needle…

Foi em 2001 que estive em Seattle pela primeira vez visitando meu irmão que mudou para lá para trabalhar na Microsoft no ano anterior. Desde então não canso de admirar o Space Needle.

Foi a minha primeira viagem internacional; nunca havia saído do Brasil.

– Daí você imagina o quão empolgada eu estava!!!

Meu irmão e minha cunhada me apresentaram o Space Needle. Adorei! Adorei mais ainda as imagens de sua silhueta no horizonte de Seattle; aquela nave espacial por cima da cidade!!!

Por toda parte eu procurava avistá-lo; e pense que ele me perseguia por onde eu ia!!! Não importava de onde eu estava avistando a cidade, meus olhos sempre iam para essa torre de Seattle como se fossem um ímã.

Conseguimos imagens do obelisco visto em diversos ângulos!

Enfim! O Space Needle é visto de diversas partes da cidade!

Space Needle em Seattle

Space Needle
400 Broad St
Seattle, WA 98109
Telefone: 206-905-2100

Horário de funcionamento (referência Agosto/2015): diariamente de 8 às 24hs. Confirmar no site oficial na data da sua visita.

Ingressos na bilheteria do local ou no site oficial (referência Agosto/2015): adulto regular $18. Confirmar no site oficial na data da sua visita. Faz parte do Seattle CityPass.

Site oficial: Site Oficial do Space Needle

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*