Smith Tower, o arranha-céu centenário de Seattle

Smith Tower é o arranha-céu mais antigo da cidade de Seattle.

Fica no coração do Pioneer Square e destaca-se por sua imponência no meio do bairro histórico. É um belo exemplo de arquitetura neoclássica, coroada por sua cúpula em forma de pirâmide.

Smith Tower no coração do Pioneer Square
Smith Tower no coração do Pioneer Square

A torre de 462 pés (141 metros) de altura é um edifício comercial desde a sua abertura em 1914.

De seus 38 andares, 33 deles são de salas comerciais que abrigam os escritórios de empresas de todos os tamanhos e indústrias, no último andar (na cúpula piramidal) tem a cobertura de três níveis (única residência no edifício), e ainda, no 35o andar, uma plataforma de observação aberta para visitação pública, de onde você tem uma vista incrível da cidade.

-Vista bonita é o que não falta para essa cidade!!! Não é mesmo?

Visitar o centenário Smith Tower é uma verdadeira viagem no tempo. Começando pelo hall da entrada, passando pelos elevadores manuais ainda com ascensorista (cinco dos sete elevadores históricos operados hoje ainda são alimentados por seus motores originais da Otis Elevator Company, incluindo o que o levará até o observatório) e alguns andares nunca reformados.

Um mergulho no passado de Seattle… Não podia ser diferente; afinal o edifício se debruça sobre a praça do Pioneer Square, onde a história da cidade começou!

Smith Tower: nascido para ser o mais alto a oeste do Mississippi

Inicialmente previsto para ser um edifício de 14 andares em Seattle, acabou sendo construído como um arranha-céu muito mais alto. Mudanças de plano para roubar a coroa da cidade rival Tacoma e transforma-lo no arranha-céu mais alto a oeste do rio Mississippi.

O que, de fato, aconteceu com a sua conclusão em 1914.

Smith Tower no passado
Smith Tower no passado

O edifício leva o nome de seu criador Lyman Cornelius Smith, magnata industrial de Nova Iorque que fez uma fortuna vendendo máquinas de escrever e armas de fogo. Sua esposa apaixonou-se por Seattle e convenceu-o a comprar o terreno na esquina da 2nd Ave com Yesler Way onde fica hoje a Smith Tower.

Na época da construção foi saudado como um dos mais altos edifícios de escritórios do mundo fora de Nova York (ficava dentro dos TOP 15). Foi o mais alto a oeste do rio Mississippi até 1931 (quando foi construído o Kansas City Power & Light Building), e permaneceu o edifício mais alto na Costa Oeste por quase 50 anos, até a construção do Space Needle em 1962.

O passar do tempo foi impiedoso com o Smith Tower…

Ao nascer era quase duas vezes mais alto que o edifício mais alto da cidade (a torre do relógio da King Street Station, de 75 metros), mas em 1985 já era menos da metade da altura do Columbia Center (Bank of America Tower) de 285 metros, e que fica somente a 3 quadras de distância!

Desta forma, o Smith Tower foi desbancado de seus “feitos” e hoje carrega somente o título de arranha-céu mais antigo de Seattle. O que não diminui sua importância para a cidade! Nem tão pouco o faz perder a majestade. É só observar o contorno de sua bela silhueta branca no horizonte…

Smith Tower em Seattle
Smith Tower em Seattle (Font: Commons Wikimedia)

Mitos e lendas sobre Smith Tower

Ou até mesmo muita desinformação… -Quem vai saber?

Fato é que muitas informações desencontradas já foram dadas sobre o Smith Tower, e os erros mais frequentes envolvem sua altura e seu número de andares.

São atribuídos ao Smith Tower, quase que de forma universal, 42 andares acima do solo e entre 500 e 522 pés (152 e 159 metros) de altura. Dados estes, sem nenhum fundamento real!

Da mesma forma, quase tão comuns foram as reivindicações de classificação ou comparação. O que gera muita controvérsia… Até porque uma correta comparação depende muito da definição de edifício.

Enfim…

Mantive aqui no post os títulos considerados mais precisos e reconhecidos.

Polêmicas a parte, Smith Tower é um marco de Seattle! -Literalmente um marco! Faz parte do programa de preservação histórica de Seattle e compõe a lista dos Seattle Landmarks, com mais de 450 marcos protegidos por lei municipal.

The Chinese Room e Observation Deck da Smith Tower

Smith Tower em Seattle
Smith Tower em Seattle (Fonte: Seattle Daily Journal of Commerce)

A cereja do bolo desse edifício fica no 35o andar: a sala chinesa e o deque de observação! É onde fica a plataforma de observação aberta à visitação pública em 4 de julho de 1914.

Mais de 4.000 pessoas subiram nos elevadores da torre esse dia, pagando $0,25 na admissão para apreciar a vista.

Aqui você tem uma vista 360 graus da cidade, que pode ser apreciada tanto de dentro da sala chinesa (The Chinese Room), quanto de fora, ao seu redor, no deque de observação (Observation Deck).

De qualquer ângulo você vê o melhor de Seattle, incluindo o Space Needle, o Seattle Waterfront, a Seattle Great Wheel, o porto, o CenturyLink Field (estádio do Seattle Seahawks), o Columbia Center (o mais alto arranha-céu no centro de Seattle hoje), os prédios do centro da cidade, o Pioneer Square, o Distrito Internacional, e toda a beleza natural da região, incluindo o Mount Rainier, as Cascade Mountains, as Olympic Mountains e as águas da Puget Sound.

The Chinese Room é uma atração à parte

-Fascinante! O nome veio por causa do teto e dos móveis esculpidos desde a sua abertura em 1914. Diz a lenda que a sala foi decorada pela última imperatriz da China, Dowager Cixi, antes de sua morte em 1908, como um presente para o Sr. Smith. -E que decoração extravagante! Ela ainda recebe eventos privados para até 99 pessoas.

Atualização do post em Jan/2017
O observatório da Smith Tower no 35o andar ficou fechado para reforma em 2015 e só reabriu em agosto/2016. A histórica sala chinesa (The Chinese Room) foi reformada e deu lugar ao novo café e bar Temperance. Mas a famosa cadeira (Wishing Chair), supostamente doada pela imperatriz da China, ainda está no local e é um ponto popular para tirar “selfies”.

O Smith Tower, embora mais baixo que o Space Needle, costuma ser menos lotado e mais barato. Vale a visita! Ver Seattle do alto do Smith Tower é fantástico! -E pensar que isso é possível a mais de 100 anos é mais fantástico ainda!

Smith Tower em Seattle

Smith Tower
506 Second Avenue, Ste. 220
Seattle, WA 98104
Telefone: 206-622-3131

Horário de funcionamento (referência Janeiro/2017): tours para o observatório a cada 30 minutos diariamente de 10 às 18hs. Confirmar no site oficial na data da sua visita.

Ingressos na bilheteria do lugar ou no site oficial (referência Janeiro/2017): adulto $14. Confirmar no site oficial na data da sua visita.

Site oficial: Site Oficial do Smith Tower

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*