Seguro Viagem: contratar ou não contratar, eis a questão…

O seguro viagem é um item imprescindível para viajar! Nem todo mundo costuma lembra-lo na hora de planejar a viagem! Afinal, é tanta coisa para resolver… passagens, hotel, atrações turísticas, roteiros, translado, mala, quanto dinheiro levar, etc…

Seguro Viagem faz parte do planejamento de sua viagem
Seguro Viagem faz parte do planejamento de sua viagem

-Jura que ainda tem que lembrar de mais uma coisa? Jura que tem mais esse gasto?

Gente, atenção aqui!!! O seguro viagem não é “somente” mais uma coisa para lembrar, e muito menos “só” mais uma coisa para pagar… Para mim, a tranquilidade de viajar segurado não tem preço!

Imagina o transtorno que pode ser ficar doente ou se acidentar no exterior? Num lugar onde você não conhece o funcionamento do sistema de saúde e talvez nem fale a língua local. –Tenso!

É claro que ninguém viaja pensando que pode se acidentar ou qualquer coisa desse tipo, mas imprevistos acontecem e pequenos problemas podem se tornar uma grande dor de cabeça ou um rombo no orçamento, caso você esteja sem cobertura alguma no exterior.

Uma dor de ouvido, uma gripe forte, uma alergia, um degrau no meio do caminho, um escorregão, uma queda, um corte que precisa de uma sutura, um braço quebrado, etc, pode acontecer com qualquer um a qualquer momento. Com um seguro viagem você fica tranquilo e tem assistência caso se acidente ou fique doente.

-O seguro viagem pode sair bem mais barato do que você imagina!

Mas afinal o que é o seguro viagem? É um seguro saúde?

O seguro viagem é um seguro que garante ao segurado indenização no caso da ocorrência de algum dos riscos cobertos durante o período da viagem.

A principal cobertura do seguro viagem é mesmo referente aos imprevistos relacionado à acidente pessoal e saúde, mas, ao contrário do que muita gente pensa, ele também pode incluir assistências de viagem que podem cobrir imprevistos tais como assistência jurídica, perda do voo e extravio de bagagem.

O seguro viagem é, portanto, um pacote de produtos que mistura seguros e assistências de viagem.

Abaixo algumas das coberturas que podem integrar os seguros viagem. Falo um pouco mais sobre elas no post coberturas do seguro de viagem internacional.

  • Despesas médicas, hospitalares e odontológicas
  • Translado médico
  • Repatriações (médica e funerária)
  • Seguro por Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente
  • Seguro por Morte Acidental
  • Despesas farmacêuticas
  • Fisioterapia
  • Acompanhamento em caso de hospitalização prolongada
  • Despesas de hotel por convalescença
  • Garantia de viagem de regresso
  • Diárias por atraso de voo
  • Extravio e danos de bagagem
  • Perda de documentos/cartões de crédito
  • Cancelamento de viagem
  • Interrupção de Viagem
  • Retorno antecipado
  • Assistência jurídica
  • Fianças e despesas legais

Há no mercado vários planos para todos os destinos (nacional e internacional) e para todos os perfis de turistas, estudantes e profissionais que viajam a trabalho. Temos seguros com coberturas específicas para gestantes, estudantes de intercâmbio e praticantes de esportes radicais. Se for o seu caso, não deixe de procurar pelos planos específicos.

O valor do seguro depende da cobertura, do destino e da duração da viagem. Há ainda planos individuais e familiares. E atenção com a idade do segurado, alguns planos estipulam limites.

O que estiver garantido no seguro somente será pago quando acontecer algum dos imprevistos estabelecidos na apólice dentro do seu período de vigência.

A indenização é limitada ao valor da cobertura e pode ocorrer na forma de pagamento deste valor, por reembolso de despesas ou ainda via prestação de serviços.

Seguro para viagens nacionais e internacionais

O seguro viagem é feito para cobrir imprevistos durante viagens, sejam elas nacionais ou internacionais. A diferença é que os imprevistos dentro de seu próprio país são mais facilmente contornáveis. Desta forma, o seguro viagem nacional é mais barato e bem menos contratado.

Normalmente não procuramos um seguro viagem quando fazemos uma viagem nacional, ainda mais se você tem um plano de saúde de abrangência nacional. Já numa viagem internacional ele é imprescindível e bem mais procurado.

Um detalhe importante: para os trajetos no território nacional, o seguro pode ser contratado desde que a distância mínima seja de 100 quilômetros entre o município onde você mora e o destino final.

O seguro viagem internacional é obrigatório?

Depende do país de destino.

Na maioria dos destinos mundiais, o seguro viagem é opcional, mas existem alguns países que exigem a sua contratação. Nesses casos, o seguro viagem é obrigatório e para entrar em seu território, você precisa apresentar o comprovante de contratação. Em alguns casos existem até algumas exigências de valores nas coberturas.

Por isso, é importante que você sempre verifique as exigências com o consulado do país de destino antes de viajar.

Seguem abaixo os principais países com seguro viagem obrigatório e suas principais exigências para os turistas.

  • Europa (países do Tratado de Schengen): cobertura mínima 30mil euros para assistência médica.
  • Cuba: cobertura mínima de 10mil dólares para assistência médica.
  • Venezuela: cobertura mínima de 40mil dólares para assistência médica.
  • Austrália: exige seguro viagem para turistas, mas não estipula valor mínimo de cobertura. Já para os estudantes que vão passar mais de três meses no país, o seguro exigido é o seguro saúde Overseas Students Health Cover (OSHC), que dá acesso ao sistema público de saúde na Austrália.

De qualquer maneira, é extremamente recomendável que você faça o seguro viagem mesmo nos casos que não forem obrigatórios, principalmente se for viajar para países que não têm sistema de saúde público gratuito e com elevados custos médicos e hospitalares, como é o caso dos EUA, por exemplo.

-Nada agradável ter de arcar com um custo desses (não planejado) em plena viagem a lazer!!! Nem pensar!

É Fato! Não tem como fugir…

Você vai precisar de seguro viagem na hora de viajar! Principalmente quando for para o exterior. Eu sempre contrato um (e recomendo fortemente!). Veja nosso post com o que você precisa saber para contratar um seguro viagem internacional.

Fiz um material bem legal e detalhado com tudo que você precisa saber para contratar um seguro viagem para os EUA (e-book tudo sobre seguro viagem nos EUA). Tem muitas dicas legais. Corre lá e baixe gratuitamente o seu, vale a pena!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*