Seattle Waterfront: a orla da cidade

Seattle Waterfront é a região central da cidade que fica as margens da baía de Elliott. Como o próprio significado indica: waterfront = parte da cidade que faz fronteira com água.

Numa linguagem de quem mora no litoral (ou nasceu em um, como eu) é a região que fica à beira mar; é a orla da cidade.

Seattle Waterfront
Seattle Waterfront (fonte: Wikimedia Commons)

Como toda cidade costeira inteligente, Seattle sabe tirar proveito do que uma orla marítima pode oferecer. O passeio pelo calçadão as margens da baía de Elliott, ao longo da Alaskan Way, vai te mostrar parques, ciclovias, lojas, restaurantes e muito entretenimento. Isso sem falar na vista maravilhosa; uma das mais belas vistas para a enseada de Puget.

Uso do Seattle Waterfront: do porto no passado à área de lazer atual

O Seattle Waterfront já foi no passado o hub da atividade marítima da cidade, mas desde a construção do porto ao sul da baía na década de 1960 que a área vem sendo revitalizada e explorada para compras e entretenimento.

Não existe um consenso absoluto sobre a demarcação da área, mas o Seattle Waterfront vai desde a costa do Pioneer Square (da Jackson Street) até a Broad Street, perto da extremidade norte de Belltown, passando pelo centro, inclusive pelo Museu de Arte de Seattle e pelo mercado centenário, Pike Place Market. São cerca de 2,5 quilômetros de orla.

Ao sul do Seattle Waterfront fica o porto de Seattle (veja post Seattle cidade portuária) e em sua extremidade norte, o Olympic Sculpture Park.

Em toda sua extensão ao longo da Alaskan Way, vários píeres foram transformados em lojas e restaurantes e áreas foram revitalizadas para dar lugar a parques e espaços públicos de recreação, ficando sob responsabilidade do Porto de Seattle ainda algumas docas que servem como terminais de navios de cruzeiros e ferries.

Calçadão a beira mar do Seattle Waterfront - ao longo da Alaskan Way
Calçadão a beira mar do Seattle Waterfront – ao longo da Alaskan Way (fonte: Wikimedia Commons)

O Seattle Waterfront é hoje a área mais urbanizada da costa da baía de Elliott, mas ainda vemos algumas áreas degradadas (afinal já foi área portuária!). Por isso, a cidade continua investindo em sua restauração (programa de restauração do waterfront), e não é à toa que você poderá se deparar com canteiros de obra na região!!!

O que encontrar no Seattle Waterfront

Reserve um dia de sua viagem para passear pelo Seattle Waterfront; o passeio é agradável e tem muita coisa para fazer. Imperdível! Aqui você vai encontrar (indo do norte para o sul):

  • O terminal da Victoria Clipper, um ferry que transporta passageiros de Seattle para Victoria, na British Columbia, Canadá, no píer 69 entre Vine e Clay Streets.
  • The Edgewater Hotel, único hotel sobre as águas da baía de Elliott, no píer 67. Famoso por hospedar celebridades, sendo a mais famosa delas Os Beatles quando visitaram Seattle, em 1964, no auge da Beatlemania. Você pode fazer sua reserva neste hotel no site do Booking através desse link aqui: The Edgewater Hotel.
Seattle Waterfront: Bell Harbor Marina
Seattle Waterfront: Bell Harbor Marina (fonte: Port of Seattle)
  • A marina no píer 66, Bell Harbor Marina, única para ancorar barcos de passeio no centro, comporta 70 barcos e dá um charme ao local.
Seattle Aquarium e Waterfront Park - Píer 59
Seattle Aquarium e Waterfront Park – Píer 59 (fonte: Wikimedia Commons)
  • O aquário com espécies marítimas, Seattle Aquarium, no píer 59, na altura da Union Street.
  • Waterfront Park, um ótimo lugar para admirar a vista, entre os píeres 59 e 57.
  • A roda gigante, Seattle Great Wheel, de 53 metros de altura que se projeta 40 metros sobre a baía de Elliott no píer 57, na altura da University Street.
  • O terminal de onde saem os cruzeiros da Argosy Cruises pela baía de Elliott no píer 55, entre as Spring e Seneca Streets. Passeio imperdível para quem está “turistando”.
    Seattle Great Wheel - Píer 57
    Seattle Great Wheel – Píer 57
  • Os terminais dos ferries da Washington State Ferry que transportam passageiros e veículos para a Ilha de Bainbridge e Bremerton, no píer 52 ao pé da Marion Street (veja post Ferry em Seattle). E o terminal do táxi aquático da King County Water Taxi que opera ferries de passageiros para West Seattle e Vashon Island no píer 50 (veja post Táxi aquático em Seattle).
Seattle Waterfront: Harbor Entrance Pergola
Seattle Waterfront: Harbor Entrance Pergola (fonte: Wikimedia Commons)
  • pérgola da entrada do porto de Seattle (Harbor Entrance Pergola) na altura da Yesler Way é o que restou das ruínas do antigo píer 49 que não existe mais. É a única estrutura associada ao bairro histórico do Pioneer Square no lado oeste da Alaskan Way.
  • Muitos restaurantes ao longo de toda a orla. A maioria deles de frutos do mar, especialidade da cidade costeira, e do famoso caranguejo gigante do Alasca (o king crab!), como o The Crab Pot que fica no píer 57 perto da roda gigante. Veja post Caranguejo Gigante em Seattle.
  • Várias lojinhas por toda orla (inclusive muitas com souvenires para lembranças de viagem).

-Nada como um passeio a beira mar (ops! beira da baía)!!!

Afinal Seattle fica ou não na costa do oceano pacífico? Fica à beira mar ou beira da baía?

Por que sempre falo de baía de Elliott (Elliott Bay) e enseada de Puget (Puget Sound) e não mar ou oceano pacífico? -Agora vocês vão entender.

Puget Sound é uma profunda enseada estuarina do oceano Pacífico localizada na costa noroeste dos Estados Unidos, cujas águas e costas pertencem ao estado de Washington.

Elliott Bay é a parte central da enseada de Puget que fica na região central da área metropolitana de Seattle.

Em outras palavras: a baía de Elliott faz parte da enseada de Puget que, por sua vez, é um braço do oceano pacífico. Dessa forma, Seattle fica protegida de mar aberto pela enseada de Puget.

Portanto; sim, Seattle fica na costa do oceano pacífico, e sim fica à beira mar ou beira da baía (tanto faz!), visto que a água da baía é sim salgada igual ao mar. Também muito gelada!!!

E o Seattle WaterFront é a região da cidade que fica às margens da baía de Elliott.

Seattle Waterfront

Seattle Waterfront
Alaskan Way
Seattle, WA 98101

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*