Seattle Underground: o tour por Seattle subterrânea

Afinal, o que é o Seattle Underground?

Seattle underground no sentido literal da palavra é “o subterrâneo de Seattle”. No sentido prático, é uma rede de túneis e passagens subterrâneas interligadas que ficam por baixo do centro de Seattle.

São as ruas da cidade antiga, no nível original da cidade, de meados do século 19, da época de sua colonização até o grande incêndio que ocorreu na cidade em 1889. Ficam num nível abaixo do atual. Não são mais usadas, mas tornaram-se uma atração turística nas últimas décadas.

Seattle Underground
Seattle Underground (Fonte: Flickr)

O grande incêndio de Seattle

As construções originais da cidade eram em sua maioria em madeira. Em Junho de 1889 um marceneiro acidentalmente derrubou um pote de cola e deu início ao Grande Incêndio de Seattle que viria a destruir boa parte da cidade.

Foram 18 horas de fogo seguidas que destruiu 100 acres de área no centro da cidade, entre a região de negócios e a beira-mar (Seattle Waterfront). Cerca de 30 quarteirões de prédios destruídos. O fogo deixou pouco coisa de pé e as perdas foram estimadas em $20 milhões.

Como surgiu Seattle Underground ou Seattle subterrânea?

Para evitar novos incêndios como este, as autoridades locais decidiram reconstruir a cidade em pedra e tijolo, dando vida a atual arquitetura que se vê hoje no Pioneer Square.

Com um detalhe importante: por causa de problemas de drenagem num terreno pantanoso e que constantemente ficava alagado, decidiram reconstruir a cidade num nível acima do antigo. Geralmente 12 pés (cerca de 3,5 metros) acima, e em alguns lugares até 30 pés (9 metros).

Seattle Underground
Seattle Underground (Fonte: Flickr)

Quando os edifícios foram reconstruídos, os comerciantes e proprietários já sabiam que o piso térreo acabaria por ser subterrâneo e o próximo andar seria o novo piso térreo.

Foram construídos muros de ambos os lados das ruas antigas e pavimentada uma espécie de ponte que unia as duas paredes; elevando o nível das ruas. Uma vez calçadas as pontes, entre as paredes ficaram espaços vazios abaixo das ruas (túneis ocos).

Assim que concluídas as novas calçadas, os proprietários dos edifícios mudaram seus negócios para o novo piso térreo, e o nível inferior, agora subterrâneo, tornaram-se porões, formando o famoso Seattle Underground.

-Muito doido isso, não?

É claro que alguém iria ter a ideia de explorar turisticamente essa riqueza da história!

O tour por Seattle subterrânea!

Seattle Underground
Seattle Underground (Fonte: Flickr)

A história do Seattle Underground Tour de Bill Speidel começa em 1954 e se confunde com a história de recuperação da região do Pioneer Square depois do estado precário em que ele se encontrava na época.

Foi nessa ocasião que o publicitário Bill Speidel começou um trabalho em prol da restauração do Pioneer Square e em 1965 deu início ao Bill Speidel’s Underground Tour.

Ao longo dos anos o passeio tornou-se mais popular e hoje é oferecido diariamente durante todo o ano, exceto nos dias de Ação de Graças e Natal.

Duração, onde começa e onde termina

Claraboias de vidro que levam iluminação para Seattle Underground
Claraboias de vidro para iluminação no Seattle Underground (Fonte: Wikipedia)

O passeio tem duração de 75 minutos. Começa no Doc Maynard, um saloon (pub/nightclub) de 1890 restaurado, que fica na praça do Pioneer Square e onde você vai ouvir a primeira parte da visita.

A partir daí, descemos para o subterrâneo e a visita guiada segue pelas passagens subterrâneas que antes eram as ruas, calçadas e lojas do primeiro andar do velho centro de Seattle, por baixo do Pioneer Square.

Durante o percurso os guias vão contando histórias que os pioneiros da cidade não iriam querer que fossem contadas!

A visita termina na Rogues Gallery, a loja de presentes do Underground Tour, também na praça do Pioneer Square, onde você vai encontrar presentes de todo tipo bem peculiares a Seattle.

-Atenção: se você tem claustrofobia o tour não deve ser muito agradável!

Seattle Underground

Bill Speidel’s Underground Tour
608 First Ave
Pioneer Square – Seattle – WA
Telefone: 206-682-4646

Horário dos tours (referência Setembro/2015): diariamente a cada hora, Abril-Setembro, 9 às 19hs, Outubro-Março, 10 às 18hs. Confirmar no site oficial na data da sua visita.

Ingressos no local, no site oficial ou por telefone (referência Setembro/2015): adulto $19. Confirmar no site oficial na data da sua visita.

Site oficial: Site Oficial Bill Speidel’s Underground Tour

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*