Osteria La Spiga em Seattle: comida italiana da Emilia-Romagna

Vamos de comida italiana? Eu amo! É uma das minhas preferidas, inclusive. Em Seattle tem restaurantes italianos muito bons, e esse post é dedicado à autêntica cozinha do norte da Itália. A Osteria La Spiga faz uma bela homenagem gastronômica à região italiana da Emilia-Romagna.

Mais até do que cozinha italiana, a Osteria La Spiga é conhecida pela autêntica cozinhaEmilia-Romagna“, considerada uma das melhores da Itália.

Osteria La Spiga em Seattle
Osteria La Spiga em Seattle

É um restaurante delicioso, meio rústico, elegante e “chiquitoso” (refinado). Tem um ambiente aconchegante, comida boa e música agradável, e ainda uma ótima localização.

Quando conheci a Osteria La Spiga

Conheci esse restaurante em 2012. Como o tempo voa, nem parece tanto tempo! Deixamos as crianças na casa de meu irmão com a minha mãe, e fomos eu, Fernando (meu marido), Alexandre (meu irmão) e Larissa (minha cunhada) jantar no dia do aniversário de meu casamento (como o tempo voa 2!). – Oba, “vale night”! Nada como ter a vovó de plantão.

Sendo mais precisa, era abril de 2012. O clima estava ótimo (sempre falo que gosto muito de Seattle em abril, e é verdade). Um friozinho gostoso, sabe? Nada de cortar a alma, mas bem friozinho. Bem agradável.

Osteria La Spiga no jantar

Mais uma vez, a sugestão foi de minha cunhada. Uma bela sugestão, por sinal! Um restaurante muito bom, numa região bem legal da cidade! Em pleno Capitol Hill, um dos bairros mais boêmios de Seattle. Uma delícia de bairro, com uma noite fervente, cheia de música, barzinhos e restaurantes.

Lara fez nossa reserva uns 2 ou 3 dias antes. Aliás, vale uma dica aqui. Para esse tipo de restaurante é sempre bom fazer reserva para garantir sua mesa. Chegamos lá no horário agendado e nossa mesa já estava disponível. Era uma das mesas que fica bem reservada. Sabe aquelas encostadas na parede e com divisórias por trás dos bancos?

Pedimos uma entrada deliciosa, com fatias de parma e cestas de pães. Tinha uma massinha fechada (parecendo um pastel) que era divina. Não lembro ao certo o nome, mas acho que era o “danado” do Gnocco Fritto, especialidade da casa. Que delícia!

Nossa entrada no jantar na Osteria La Spiga em Seattle
Nossa entrada no jantar na Osteria La Spiga em Seattle

Meu jantar foi um nhoque (gnocchi), também divino. Nenhuma novidade para quem me conhece! É meu prato italiano preferido. E esse da Osteria La Spiga estava uma “coisa”. Infelizmente, não lembro o nome do prato, e nem sei se ele ainda existe no cardápio (faz muito tempo). Não tirei foto 😂!

Na época eu nem imaginava que teria um blog sobre Seattle, muito menos que estaria hoje aqui escrevendo sobre esse restaurante italiano em Seattle!

Enfim, o jantar foi uma delícia. O lugar aconchegante, uma música ambiente agradável, boas companhias, papo legal e comida deliciosa. E depois do jantar ainda demos uma boa caminhada pelas ruas de Capitol Hill e tomamos um café numa cafeteria do bairro.

Nossa! Escrevendo isso agora me veio a memória toda aquela noite que foi uma delícia! Recordar é viver…

Osteria La Spiga para um jantar a dois

Fica a dica
Tudo bem que a primeira vez que fui na Osteria La Spiga não fui a dois, mas achei o restaurante bem legal para um jantar romântico. Sua atmosfera elegante, com pouca iluminação e música ambiente agradável são bem propícios para um jantar a dois. Ótimo para comemorar datas especiais.

O restaurante

Osteria La Spiga foi fundada em 1998 e depois de oito anos num espaço menor, mudou-se para o histórico e artístico edifício Piston and Ring, construído em 1926, no bairro de Capitol Hill. O espaço foi restaurado por artesãos, e seu design rústico e elegante o tornam um ambiente minimalista muito legal.

Osteria La Spiga em Capitol Hill, Seattle
Osteria La Spiga em Capitol Hill, Seattle

Bem na linha da osteria italiana, é um local acolhedor com uma boa comida e massas frescas e artesanais! Muito embora, há quem diga que o título de osteria não se encaixe muito bem aqui porque o restaurante é grande e contemporâneo. –Tem sempre o “do contra”! Mas a comida, essa sim, é unanimidade como típica italiana. –Capisci?

Segundo seu co-fundador e anfitrião Pietro Borghesi (que vem da região da Emilia-Romagna): “Uma noite na Spiga é como jantar na Itália, sem a tarifa do avião“.

O espaço, todo em madeira, inclui um mezanino tipo loft, umas mesas mais reservadas, umas mesinhas com sofá e um bar enorme com uma bela coleção de vinhos. Tem também um espaço aberto com mesinhas mais no estilo de barzinho.

Osteria La Spiga em Seattle (Fonte: <a href="http://grahambabaarchitects.com/osteria-la-spiga/" target="_blank">Graham Baba Architects</a>)
Osteria La Spiga em Seattle (Fonte: Graham Baba Architects)

Funciona no almoço e no jantar, e tem um happy hour bem legal. É frequentado por famílias, empresários e artistas. Dizem que até por celebridades!

A cozinha da região da Emilia-Romagna

A região da Emilia-Romagna é um paraíso para amantes da comida; é considerada por muitos a capital da cena da culinária italiana. Críticos chegam a chamá-la de “Grande Tesouro Gastronômico da Itália“!

A base de sua culinária é o trigo, símbolo da fortuna e da fertilidade. Ele é o ingrediente principal das massas frescas e artesanais, desse tipo de gastronomia.

Além das massas frescas e artesanais, a Osteria La Spiga usa alimentos integrais, não artificiais ou químicos, azeite de alta qualidade, vinagre balsâmico, queijos maravilhosos, carnes curadas (os prosciutto), vegetais sazonais e molhos saborosos.

–Como eu gosto desse tipo de culinária… Gente, o que é um belo tagliatelle fresco!!! Ou uma bela lasanha!!! E o gnocchi então… Afe!

O menu da Osteria La Spiga

O menu é alterado sazonalmente e mistura os melhores ingredientes italianos com os disponíveis nos mercados locais de acordo com a época. É de dar água na boca, desde as entradas (antipasto) com frutas, legumes, queijos, presuntos e pães, até as sobremesas.

Algumas das especialidades da casa são: o autêntico pão piadina da Romagnola (crocante por fora e macio por dentro) e o gnocco frito. O tagliatelle al ragu é uma boa pedida (embora eu prefira o gnocchi). Já para sobremesa, o mascarpone (tiramisu) do cardápio é uma das mais famosas por lá, receita da mãe do Pietro.

Tagliatelle Al Ragu da Osteria La Spiga em Seattle
Tagliatelle Al Ragu da Osteria La Spiga em Seattle

O menu ainda oferece itens veganos, vegetarianos, sem glúten e sem lactose para pessoas com restrições dietéticas. Incluí aqui o cardápio do almoço para primavera de 2017, só para vocês terem uma ideia: la-spiga-lunch.

Resumindo: Osteria La Spiga é uma boa pedida de restaurante italiano em Seattle!

Osteria La Spiga em Seattle

Osteria La Spiga
1429 12th Ave
Seattle, WA 98122
Telefone: 206-323-8881

Horário de funcionamento (referência Outubro/2017): almoço de seg a sex de 11:30 às 14:30hs, jantar diariamente de 17 às 21hs  (de ter a qui até 22hs e sex e sab até 23hs), happy hour diariamente de 17 às 18:30hs (seg até fechar). Confirmar no site oficial na data da sua visita.

Site oficial: Site Oficial Osteria La Spiga

4 Comentário

  1. Parece mesmo muito delicioso! Mas, já que estava num bairro “famosinho”, lembrei de um comentário de outra blogueira sobre outro bairro de Seattle, o Belltown. Ela cita o lugar como um bairro “nervoso” à noite, falava sobre a segurança da cidade. Daí, fiquei curiosa, pois pensei que fosse um bairro mais elitizado. Você tem alguma informação sobre esse bairro ser “nervoso”? Aguardo. Obrigada.

    • Oi Ana Paula,
      Tudo bem? Acho o problema de segurança em Seattle bem localizado no centro da cidade, e Belltown fica bem coladinho ali do downtown. Já Capitol Hill (onde fica o restaurante), embora relativamente perto do centro, é um pouco mais residencial e tranquilo. Eu gosto muito do bairro e embora bem agitado a noite, não o considero “nervoso”.
      Abraços, Luciana Coelho

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*