O que é intercâmbio, em sua definição mais completa e atual

Este vai ser um post curtinho, só para matar todas as dúvidas sobre o que é intercâmbio. Eu mesma ficava meio “incomodada” com essa nomenclatura sendo usada hoje em dia para fazer qualquer coisa no exterior.

Tipo assim, será que fazer um curso de inglês ou um estágio de trabalho no exterior é intercâmbio? Afinal, intercâmbio tem a ver com intercambiar (trocar), certo? E o que estamos trocando ao fazer um curso de inglês no exterior?

Vamos descobrir agora!

O que é intercâmbio?
O que é intercâmbio?

O que é intercâmbio de antigamente

Na minha época de ensino médio e início do superior, intercâmbio era quando os pais de um jovem o mandava para outro país ficar hospedado em casa de família por um certo tempo para experimentar outra realidade e adquirir responsabilidade e autonomia, longe de tudo e de todos.

O jovem estudava, vivia a cidade, seus costumes, sua rotina, conhecia pessoas diferentes e tinha toda uma experiência de vida por lá. Chegava a criar vínculos com a família que o recebia, e até costumava se referir a eles como “meus pais”. Se o intercâmbio fosse nos EUA, por exemplo, seriam “meus pais americanos”.

Em contrapartida, os pais brasileiros também recebiam jovens vindo do exterior para passar uma temporada em sua casa. Era literalmente uma “troca” de jovens. Ainda que o volume de jovens brasileiros indo para os EUA sempre tenha sido maior do que o do sentido inverso, ainda assim, era uma “troca” de jovens.

Esse sempre foi o meu entendimento até bem pouco tempo atrás. Mesmo porque, até bem pouco tempo atrás eu não pensava nisso. Meu conceito parou no tempo, ficou lá na minha época de ensino médio e superior.

E para você, o que é intercâmbio? Vamos ver se você está mais “modernizado” do que eu?

O que é intercâmbio segundo o dicionário

in·ter·câm·bi·o (inter- + câmbio), substantivo masculino

  1. Troca, permuta, barganha, câmbio.
  2. Estabelecimento de relações recíprocas de ordem cultural, comercial, social, etc. entre nações ou instituições.

Ou seja, eu não estava de todo errada! Repare que a troca de jovens se encaixa no conceito. Mas, e aí? Tem que haver “troca” para ter intercâmbio?

O que é intercâmbio num conceito mais atual

O conceito de intercâmbio deu uma modernizada com o passar do tempo. Está longe de ser aquele meu entendimento do passado; tornou-se bem mais abrangente que isso.

Hoje, o intercâmbio pode ser feito de muitas formas. O mais importante é que, atualmente, não é mais necessário haver uma “troca”, não é preciso ter com quem trocar. -Ufa, que bom!

Desta forma, um estágio de trabalho ou um curso de inglês no exterior também podem ser chamados de intercâmbio. Ambos não deixam de ser uma forma de trocar experiências no exterior… um intercâmbio educacional e cultural!

O que é intercâmbio segundo o VisiteSeattle

Chegou a hora, portanto, de definir o que é intercâmbio de uma maneira mais prática.

Intercâmbio é uma experiência internacional em que a pessoa passa um tempo em outro país para adquirir novos conhecimentos, aprender um novo idioma, conhecer uma nova cultura e vivenciar novas experiências, usando, em sua grande maioria, o estudo ou o trabalho como meio para isso, sem a necessidade de trocar de lugar com alguém do país escolhido.

-Agora ficou mais fácil, né?

Isso significa que podemos ter vários tipos de intercâmbio e que qualquer pessoa pode fazer um. Os programas de intercâmbio passaram a ser mais acessíveis e menos limitados, seja para estudar, seja para trabalhar, seja para estudar e trabalhar no exterior.

Um trabalho voluntário, um curso de inglês, um curso universitário, um trabalho de babá, um estágio de trabalho no exterior, são todos intercâmbios. O principal é a troca de experiências!

Fica a dica
Se você pensa em fazer intercâmbio para aprender inglês, fica a dica dos Estados Unidos. Num intercâmbio nos EUA, independente do objetivo final, além de aprender e aperfeiçoar, ou até se tornar fluente no inglês, você vai experimentar o famoso “american way of life”! Em português: o famoso estilo de vida americano!

O que é intercâmbio em poucas palavras

Agora que já dei uma definição mais completa, vamos de forma bem sucinta e prática!

➡️ Intercâmbio: é uma troca de experiências!

➡️ Intercâmbio: é trabalhar ou estudar no exterior!

Fiz um material bem legal com tudo sobre intercâmbio nos EUA. Tem, inclusive, um passo a passo completo para fazer um curso de inglês nos EUA. Corre lá e baixe gratuitamente o seu, vale a pena! E-book tudo sobre intercâmbio nos EUA!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*