O melhor seguro viagem: como escolher o meu para os EUA?

Afinal, qual o melhor seguro viagem para o meu caso?

Se você chegou até aqui é porque deve estar pensando mais ou menos assim agora:

-Já li muito sobre seguro viagem, li tudo que está aqui no blog, estou entendendo um pouco mais sobre o assunto, mas ainda assim continuo sem saber qual o melhor seguro viagem para mim! Qual seguro viagem devo contratar para minha viagem aos EUA?

Como escolher o melhor seguro viagem para os EUA?
Como escolher o melhor seguro viagem para os EUA?

Gente, não existe uma resposta definitiva e absoluta para isso. Infelizmente! É bem complicado eu escolher o melhor seguro viagem para o seu caso! É difícil responder por você! O melhor seguro para minha viagem pode não ser o melhor para sua viagem.

A viagem e o perfil do viajante variam muito e com eles varia o melhor seguro viagem para cada um! Destino, coberturas, motivo da viagem, duração, seguradora, etc… Sem falar que essa é uma decisão muito pessoal.

Mas como o objetivo desse post é ajudar quem já está de “saco cheio” desse assunto, vou passar minha experiência para tentar facilitar sua decisão, ok?

Vamos lá, então…

Minha experiência com seguro viagem

Sempre que viajo para o exterior eu contrato um seguro viagem; nunca viajei sem! Para mim, viajar segurada não tem preço!

Já contratei vários e posso dizer que sempre me atenderam. Mas na prática, eu mesma nunca precisei acionar o seguro! Graças a Deus!!! Não tenho experiência própria a relatar. Os casos reais de conhecidos meus, estão descritos no nosso e-book tudo sobre seguro viagem nos EUA.

Mas já li muito sobre o assunto, e, com a internet, é tudo muito acessível, inclusive pesquisas e depoimentos de clientes que já precisaram acionar o seguro.

Como sou meio conservadora, prefiro mesmo viajar tranquila com um seguro mais conhecido e que tenha boas recomendações. A chance de acertar no melhor seguro viagem é maior.

Aqui no blog temos parceria com as seguradoras Mondial Assistance e Vital Card.

Como escolher o melhor seguro viagem para os EUA?

Posso dizer, sem dúvidas, que o principal fator de decisão deve ser as coberturas das assistência médicas. E depois delas, acho importante considerar as coberturas para as repatriações.

Elas são obrigatórias no seguro viagem internacional e, na minha opinião, é por onde você deve começar a escolha.

Cobertura médica para acidentes pessoais e saúde

Em uma viagem para os EUA, onde não existe atendimento médico gratuito e qualquer ocorrência médica será cobrada a altos custos (até mesmo emergências), é importante considerar uma boa cobertura médica. Recomendo fortemente que você não economize nessas coberturas.

Numa viagem a lazer e turismo para os EUA, daquelas com até uns 30 dias de duração, na minha opinião (veja bem, na minha opinião) é suficiente contratar um seguro com cobertura para assistência médica e hospitalar entre 25 e 50 mil dólares (pelo menos). Foi o que sempre contratei.

Hoje em dia, eu sugeriria um seguro com cobertura perto dos 50 mil dólares, principalmente se for viajar com crianças. A diferença de preço entre esses dois seguros (25 x 50 mil dólares) é mínima, se comparado com o ganho de cobertura que você tem.

Já para os intercâmbios, onde o estudante normalmente fica mais tempo no exterior e, consequentemente, tem mais chance de precisar usar o seguro, vale a pena pensar num plano com cobertura para assistência médica e hospitalar um pouco maior, entre 50 e 100 mil dólares. Nesses casos as seguradoras normalmente já oferecem planos com coberturas maiores mesmo.

Se quiser dar uma olhada, fiz uns posts com a minha sugestão de seguro para os EUA com nossa parceira Mondial Assistance (seguro viagem Mondial) e com a Vital Card (seguro viagem Vital Card).

Coberturas para as Repatriações

Não deixe de confirmar se o seguro contratado tem as coberturas das repatriações: Repatriação Funerária, Regresso Sanitário e Repatriação Médica.

Ninguém sabe quando vai acontecer, ninguém quer que aconteça, mas seguro morreu de velho!

Repatriação funerária, por exemplo, é uma operação extremamente dispendiosa; os valores para se trazer um corpo de volta ao Brasil podem chegar a 50 mil dólares. Isso sem falar na burocracia! É bom ter uma ajuda nessas horas.

Demais coberturas e assistências

As demais coberturas variam muito de seguro para seguro; é mais uma questão de comparar o preço do seguro com as garantias de cada um e o que é mais importante para você. É uma decisão bem pessoal, difícil de opinar. Falo um pouco mais sobre cada tipo de cobertura no post coberturas do seguro de viagem internacional.

O importante é encontrar um equilíbrio entre o que você precisa e o que cabe no seu bolso.

Normalmente o que eu faço é, uma vez decidida a principal cobertura (médica e hospitalar), comparar o plano equivalente a ela de três seguradoras diferentes e escolher pelo melhor custo x benefício. Veja o post que fiz com uma dessas comparações de seguro viagem para os EUA.

É seguro contratar um seguro viagem? Quais as seguradoras de confiança?

Outra dúvida constante é: quais são as seguradoras de confiança que oferecem os melhores planos?

Temos muitas opções de seguro viagem no mercado. Dos mais variados tipos e valores. O cardápio é enorme. Mas sou da opinião que antes contratar um seguro viagem conhecido e com experiência no mercado, do que entrar numa fria com uma seguradora desconhecida.

Se você der uma rápida olhada na internet verá que Mondial Assistance, Assist Card e Vital Card são líderes no mercado, são os seguros viagem mais conhecidos e contratados. Além deles, eu citaria outros três que já contratei: Coris/April, Affinity e Porto Seguro.

Por fim, gosto sempre de lembrar que estamos falando de um seguro, e como qualquer seguro pode ser meio maçante e burocrático de tratar quando precisamos usar, principalmente na hora de solicitar um reembolso ou aquisição do prêmio. -Isso é fato!

Você ainda pode dar o azar de pegar um caso complicado. Mas há casos e casos. E na minha opinião, não tem como fugir; recomendo fortemente a contratação de um seguro viagem.

Se for comprar Mondial ou Vital Card, compre utilizando estes links aqui; além de aproveitar os descontos você ainda ajuda o blog a continuar atualizado e com boas novidades sobre Seattle:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*