Férias na Disney: dessa vez as férias não foram em Seattle!

É isso mesmo gente, quem é fã de Seattle, também pode se divertir na Disney! Ainda mais quem tem filhos pequenos! Foi o que aconteceu comigo agorinha mesmo, na primeira quinzena de Maio: férias na Disney!!!

Foi uma viagem maravilhosa em família. Fomos eu, Fernando (meu marido) e meus filhos gêmeos de 6 anos, Arthur e Gabriel. Foram 15 dias muito divertidos que vou compartilhar aqui com vocês…

Férias na Disney!!!
Férias na Disney!!!

Mas o que tem a ver Seattle com a Disney?

-Uai, Luciana! O blog é sobre Seattle, o que tem a ver esse artigo sobre Disney?

Bem, uma coisa não tem nada a ver com a outra mesmo… Mas como o blog também fala sobre viagem, achei válido dividir com vocês algumas dicas e minha experiência na Disney.

Até porque, não tem mesmo como comparar uma viagem à Seattle com uma viagem a Disney (em Orlando). Os propósitos da viagem são bem diferentes. Eu pelo menos ainda não consegui achar ponto em comum…

  • Pegamos um baita calor em Orlando agora em Maio, mesmo ainda sendo primavera nos EUA! Tivemos dias com 35°C!!! Em Seattle, nesse mesmo período, a máxima foi de 22°C.
  • Quer topar com brasileiro? Vá para Disney! Nunca vi tanto turista brasileiro junto. Já em Seattle, não será tão fácil assim encontrar um conterrâneo.
  • Orlando respira turismo; é tudo voltado para isso. O consumo aqui bateu na porta, entrou, tomou conta e não quer mais sair! Já em Seattle, a coisa é bem mais discreta!
  • Nos parques de Orlando as filas são enormes… É uma verdadeira multidão em todo lugar! Em Seattle não há tanta multidão assim…
  • A atração principal de Orlando são os parques de diversão (não diga!!! 😯 ). Em Seattle as atrações são bem diferentes! Veja pontos turísticos de Seattle.

Enfim, o turismo nas duas cidades é muito diferente (veja turismo em Seattle)! Propostas completamente distintas.

E dentro da proposta Disney, nossa viagem foi maravilhosa. Eu me divertir horrores!!! Meus filhos, nem se fala! Por isso quero passar minha experiência para vocês. Nada como ter a opinião de quem já foi, certo?

Férias na Disney: Epcot
Férias na Disney: Epcot

Férias na Disney ou em Orlando?

O título do artigo é férias na Disney, mas é até meio injusto com os outros parques. O Legoland e os parques da Universal merecem tanto destaque quanto os da Disney (pelo menos para mim!). Assim sendo, sempre que eu falar férias na Disney, entendam que quero dizer férias em Orlando, ok?

Até porque, eu pessoalmente fiquei com uma “quedinha” pelos parques da Universal… Mas disso, vou falar um pouco mais adiante.

Planejando minhas férias na Disney

Que toda viagem precisa de planejamento, já sabemos, né? Mas gente, tenho que confessar uma coisa: essa foi a viagem mais difícil de planejar! Acredita? São muitas atrações em cada parque, muitas variáveis e muita informação para absorver.

  • Qual a melhor época para ir à Disney?
  • Qual o mês menos lotado (se é que isso existe…)?
  • Quantos dias de viagem são suficientes?
  • Ficar em hotel dentro ou fora da Disney?
  • Alugar carro ou não?
  • Quais os melhores parques para visitar?
  • Qual o melhor dia da semana para ir em cada parque (o menos lotado)?
  • Quais as melhores atrações?
  • Quais os melhores lugares de cada show ou atração?
  • Etc, etc, etc…

É um trabalho árduo! Pode acreditar. São muitos detalhes importantes para aproveitar ao máximo o tempo, pegar menos fila nos parques e conhecer o máximo de coisa possível.

Não sou especialista em Disney, nunca tinha ido. Assim, recorri a boa e velha (não tão velha!) internet. Achei tudo que precisava; tudo sobre os parques e suas atrações, transporte, onde comer, compras, etc… Literalmente tudo! Os blogs de viagem são ótimos para isso. Eu particularmente peguei muitas dicas no Vai pra Disney. Recomendo!

Segue minha 1ª dica: planejar com antecedência!

Para vocês terem uma ideia, reservei o hotel com 1 ano de antecedência e comecei a “estudarsobre os parques uns 4 meses antes de embarcar. Quanto mais tempo para ler sobre o assunto, melhor.

Escolhemos o mês de Maio por sugestão de uns amigos e uma conveniência com o hotel. Depois, eu vi que, segundo os calendários de lotação dos parques, Maio é um bom mês para visitar, menos lotado. -Ufa! Eu não suporto fila (ninguém gosta, né?).

Embarquei com a agenda toda montada, dia a dia! Já saímos do Brasil sabendo o dia de cada parque (nos da Disney, até as atrações) e os dias de descanso e compras. -Tudo bem, vai! Sou meio neurótica com planejamento… Mas te digo uma coisa: foi fundamental para aproveitarmos bem o tempo!

Duração de minhas férias na Disney

Decidimos por 15 dias. O hotel que fechamos faz a reserva por semana. Ficamos na dúvida entre 1 ou 2 semanas e acabamos optando pelas 2 semanas.

Achei que seria muito tempo, mas que nada, engano meu. Não dá para conhecer tudo, tivemos que deixar de fora alguns parques. Não queria correria. Por outro lado, mais tempo que isso, numa mesma viagem como essa, fica cansativo.

Coloquei na agenda 7 parques em 8 dias

  1. Legoland
  2. Hollywood Studios (Disney)
  3. Magic Kingdom (Disney)
  4. Epcot (Disney)
  5. Animal Kingdom (Disney)
  6. Universal Studios (Universal)
  7. Island of Adventure (Universal)

Foram 8 dias de parque, 2 dias para o Magic Kingdom, o maior da Disney, e 1 dia para cada um dos outros.

No primeiro dia do Magic Kingdom chegamos a tarde, a tempo de ver a linda parada (desfile) que acontece as 15hs, e ficamos até a noite para o famoso show de fogos do parque, que aconteceu as 21hs. No segundo dia chegamos pela manhã e ficamos até o final do dia (tipo umas 18hs).

Ficaram de fora os 2 parques aquáticos da Disney (Typhoon Lagoon Water e Blizzard Beach Water), SeaWorld e Busch Gardens em Tampa. A Universal está inaugurando agora em Maio um novo parque, o Volcano Bay, mas quando fomos ainda estava fechado.

Minha 2ª dica: intercalar dias de parque com dias de descanso!

Não fizemos muitos dias seguidos de parque, intercalamos com dias de descanso e compras. Fizemos no máximo 3 dias de parque seguidos, sempre com 1 ou 2 dias de intervalo. Nos intervalos aproveitamos para descansar na piscina do hotel e fazer umas comprinhas (afinal, ninguém é de ferro!).

Arrisco a dizer que o ideal são 2 dias de parque para 1 dia de descanso, mas como quis fugir dos parques nos finais de semana (normalmente mais lotados), acabou que, em alguns casos, ficou 3 dias de parque seguidos. Ficou uma boa distribuição de qualquer maneira.

-Vai por mim; o dia inteiro de parque é muito cansativo! Chegamos a andar 16km em um único dia… E com 2 meninos de 6 anos (sem carrinho)!

Mais uma dica: faça reservas com antecedência!

Principalmente nos parques da Disney! Foram fundamentais na nossa viagem que, “teoricamente”, aconteceu num mês de pouca lotação dos parques. Tanto as reservas de restaurantes quanto de FastPass+ da Disney.

Restaurantes: fiz reserva nos restaurantes mais concorridos da Disney (que eu queria conhecer) com até 90 dias de antecedência. E mesmo com esse prazo ainda ficou um deles de fora; não consegui data. Foi importantíssimo, principalmente nos que tem refeição com personagens.

FastPass+ da Disney: isso aqui é o que há! Adiantou demais nossa vida; nos livrou de muitas filas. Reservei com 30 dias de antecedência todos os horários para as 3 atrações por parque por dia que temos direito. Fiz para as atrações mais concorridas de cada parque e foi a melhor coisa. Sem isso, estávamos n´água com as filas!

Embarcando num voo da Copa Airlines

Fomos de Copa Airlines e devo dizer que, embora sem luxo, funcionou tudo muito bem. Não fosse o atraso na fila do check-in na ida (por conta da internet do aeroporto, o que não foi nem culpa deles), teria sido tudo 100%.

Voo tranquilo, com uma escala somente: BH-Panamá-Orlando (ida e volta). A melhor coisa! Aeronaves novinhas e comissários gentis.

Eu e Fernando costumamos chamar de “processo avião”. Ô trem mais chato esse processo, né?

Ahh! E ainda fomos de milhas!!!  😛

Férias na Disney: o hotel era fora da Disney

Ficamos no The Fountains Resort do Bluegreen Vacations (indicação de uns amigos queridos que iam conosco, mas tiveram um “contratempo” maravilhoso no meio do caminho 🤰 🍼 👶🏻). Muito bom o hotel!

O apartamento era enorme, com dois quartos, sala e cozinha toda equipada. Tinha até máquina de lavar e secar roupas. Fizemos grande parte das refeições no hotel mesmo (Fernando gosta de cozinhar, graças a Deus!). O que é ótimo para quem viaja com criança; pelo menos uma refeição no dia mais “caseira”.

Além disso, a área de lazer era muito boa. As piscinas uma delícia! Dava para relaxar bem nos dias de descanso.

Só tem uma coisa: fica perto de tudo, mas não fica dentro do complexo da Disney. O que, para nós, não chegou a ser desvantagem, além de mais barato (bem mais!), acabamos alugando carro de todo jeito, pois visitamos parques além dos da Disney.

Férias na Disney: os parques que conhecemos

Nossa, aqui tem assunto pra manga. Mas vou resumir o que achei de cada um. Os detalhes ficam por conta dos blogs especialistas… Beleza?

1. Legoland

Férias na Disney: Legoland Park
Férias na Disney: Legoland Park

Fica a 40 minutos de Orlando a caminho de Tampa. Foi uma grata surpresa! Imperdível para quem viaja com criança. Adorei o parque e os meninos então, nem se fala.

O parque é até grande, não vimos tudo. Mas também fomos com a proposta de ver o que desse, sem nos “matar” de cansaço. Todos os brinquedos que fomos permitiam a altura dos meninos (eles têm 120cm). Assim, eles aproveitaram tudo, inclusive as montanhas russas (que por sinal, para desespero da mãe 😱, adoraram!).

E ainda tem uma loja dos sonhos para os meninos que gostam de lego (são os brinquedos favoritos dos meus): a The Big Shop, logo na entrada do parque! Os meninos fizeram a festa e compraram muitos! -Haja dinheiro!

No Legoland ainda tem um parque aquático, mas não conhecemos. Enfim, o parque é uma delícia para os pequenos, mas não indico para adultos sem criança.

2. Hollywood Studios

Férias na Disney: Hollywood Studios Park
Férias na Disney: Hollywood Studios Park

O menor dos parques da Disney é uma gracinha! Meus filhos são loucos com Star Wars (o pai também, diga-se de passagem!), e é aqui onde você vai encontrar mais coisas sobre a saga de Darth Vader e Luke Skywalker. Para os fãs do filme, é imperdível. Eu também adorei!

Dá para ser feito tranquilamente em 1 dia. Não tem tantos brinquedos, mas tem muitos shows, filmes e apresentações. Cada um mais lindo que o outro. O show de fechamento do parque a noite (Fantasmic) é imperdível!

A maioria dos brinquedos dá altura para os meninos (120cm), inclusive a torre do terror (elevador que despenca 😱😱😱). Somente a montanha russa do Aerosmith que não. -Uma pena! Acabamos não indo nessa. Fica para próxima.

3. Magic Kingdom

Férias na Disney: Magic Kingdom Park
Férias na Disney: Magic Kingdom Park

Esse parque foi o único que dividimos em 2 dias. Ele é o maior da Disney, e o mais tradicional. Sabe aquele que representa bem os personagens mais tradicionais? É nele que tem o castelo da cinderela, um dos maiores símbolos da Disney.

Achei o mais adequado para as crianças menorzinhas e para as meninas (por causa das princesas). Os meus meninos não curtiram muito. Acharam as atrações mais “bobinhas”. Todas elas permitem a altura deles (120cm).

Sendo bem sincera… Tenho que concordar um pouco com eles! Eu gostei por causa da magia que nos transmite (é incontestável), e aqui é onde mais há a magia da Disney. O encontro com os personagens é um ponto alto. Turma do Mickey, Princesas, Peter Pan, Bela e a Fera, Pequena Sereia, Sete Anões, etc… tudo lindo! Mas em termos de diversão em si, achei que faltou uma “coisinha”, não sei explicar muito bem o que.

Não sei se a lotação (foi o mais cheio que pegamos), as filas enormes e o calor dos dias contribuíram para essa impressão, mas fato é que toda a família achou o parque mágico e lindo, mas meio “mais ou menos”! –Nunca vi ninguém falando isso… Será que somos ET nessa terra???

Uma coisa há de se considerar: é um parque de respeito, é o primeiro construído dos quatro parques temáticos do Walt Disney World! Tem visita garantida sempre que viermos a Orlando!

4. Epcot

Férias na Disney: Epcot
Férias na Disney: Epcot

Esse é o parque da Disney menos indicado para crianças. Eu concordo. Em compensação achei muito legal para adultos. A parte dos pavilhões dos países é bem interessante; dá para ficar o dia todo passeando por eles, experimentando as comidas e curtindo um pedacinho de cada um.

Para as crianças não são muitos os brinquedos, mas os que tem são bem legais. Adorei! O voo de asa delta no Soarin’ é imperdível.

Achei esse parque lindo. E volto nele fácil fácil (sem menino)! Para completar, ainda tem a melhor loja de presentes e lembranças da Disney que vi por lá, a Mouse Gear. Uma tentação!

5. Animal Kingdom

Férias na Disney: Animal Kingdom Park
Férias na Disney: Animal Kingdom Park

O último parque da Disney que fomos. Deixei para o finalzinho da viagem de propósito. Aqui em casa ninguém é muito fã de animais, de ir a zoológico, ver shows com animais, e coisa e tal, sabe? Daí pensei: “fica por último; caso estejamos muito cansados, não fazemos questão de ir”.

Dito e feito! Acertei na mosca! Estávamos todos “esbagaçados”. Assim, não curtimos muito. O parque é bonito, mas estava muito cheio, muito calor e tinha muito mosquito. Achei ele com menos estrutura e mais abafado.

O Arthur começou a passar mal e antecipamos a saída. Fomos embora cedo e não conhecemos muita coisa.

Fato interessante (no caso da minha família, até meio esperado): o que os meninos mais gostaram do parque foi a montanha russa do pé grande! Eles nem comentam sobre o safari que fizemos!

De qualquer maneira, já ouvi falar muito bem desse parque. Vai ver foi um dia ruim para nós!

6. Universal Studios

Férias na Disney: Universal Studios
Férias na Disney: Universal Studios

Foi a maior surpresa (POSITIVA) da viagem. Não planejei muito antes de viajar, como fiz com os parques da Disney (onde eu conhecia todas as atrações), mas simplesmente adoramos!

O parque é de fato para adultos ou crianças mais velhas, não é muito para os pequeninos (embora tenha uma área destinada a eles).

Arthur e Gabriel (com 6 anos) adoraram. Mas confesso que meus filhos me surpreenderam com o gosto mais radical da brincadeira! Fomos na maioria das atrações que quisemos; só deixamos de fora 2 delas (dentre elas, uma montanha russa mega radical com descida a 90° e looping, a Rockit) que não dava altura para os meninos.

De Minions, Shrek e Simpsons a Transformes e Harry Potter, todas as atrações desse parque são muito boas. Os simuladores são fantásticos! Saímos do parque já pensando no dia de voltar.

7. Island of Adventure

Férias na Disney: Island of Adventure
Férias na Disney: Island of Adventure

Outro parque da Universal. Outra boa surpresa. Na mesma linha do Universal Studios, também é muito bom. Também adoramos!

As atrações também incluem montanhas russas mais radicais (não fomos nelas por causa da idade dos meninos) e simuladores maravilhosos. Além disso, tem uma parte de atrações com água (tomamos um verdadeiro banho numa delas) e uma parte dedicada aos pequeninos.

Aqui os temas vão, além de Harry Potter, de super-heróis e Popeye a Jurassic Park e King Kong!

Também saímos do parque pensando em voltar.

Fica a dica
Fizemos os dois parques da Universal em 2 dias, mas fomos em ambos nos 2 dias. Por isso, a dica aqui é comprar o ingresso que eles chamam park-to-park que te dá o direito de ir e vir pelos 2 parques no mesmo dia. Fundamental para quem quer pegar o trem do Harry Potter de um parque a outro!
Trem do Harry Potter (Hogwarts Express) na estação King Cross no Universal Studios
Trem do Harry Potter (Hogwarts Express) na estação King Cross no Universal Studios

É um parque do lado do outro: Universal Studios e Island of Adventure. No meio o que eles chamam de City Walk, uma área muito agradável cheia de lojinhas, bares e restaurantes que bomba durante a noite e também vale uma passeada.

Enfim, Universal está de parabéns!

Parques da Disney x Parques da Universal

Agora vou levantar uma polêmica (pelo menos para a maioria das pessoas): os parques da Universal foram os melhores para nós. Acredita? Não sei se é porque fomos sem expectativas. Não sei se somos fora da curva. Mas o fato é que em muitos aspectos preferimos os parques da Universal!

  • Em termos de simuladores, por exemplo, a Universal está anos luz na frente da Disney.
  • A sensação que tivemos é que a Universal tem mais atrações. O que pode ser por causa da distância entre elas; na Universal os brinquedos são mais próximos, a Disney tem muita loja e restaurante entre um brinquedo e outro!
  • Os restaurantes da Universal são muito bons. Os mais disputados da Disney (a maioria com personagens) são do tipo buffet (comida honesta, mas nada especial) e são caros. Já os da Universal são bem mais gostosos, são a la carte e bem mais em conta. Pelo menos os que experimentamos.
Parques da Universal
Parques da Universal

Além disso, sentimos mais o calor nos dias de parques da Disney. Não sei ao certo porque. Principalmente Magic Kingdom e Animal Kimgdon. Talvez por causa da distância entre uma atração e outra, ou talvez por causa das filas maiores na Disney.

Fernando, não suporta fila (literalmente) e não fica em uma por muito tempo. Vamos combinar, ninguém suporta! Não fosse os FastPass+ da Disney que agendei para as atrações mais concorridas teríamos perdido muita coisa! Aliás, pontos para Disney nesse quesito!!!

E tem mais pontos para Disney:

  • FastPass+ (reserva de horário nas atrações) da Disney são gratuitos, na Universal você paga por isso.
  • Os ingressos dos parques da Universal são mais caros.
  • O pacote de fotos na Disney funciona (Memory Maker), você encontra fotógrafos em vários lugares e nas principais atrações. E as fotos ficaram lindas! Já na Universal me arrependi de ter contratado; acabamos os dois dias lá com pouquíssimas fotos.
  • Disney é Disney! Todo mundo tem que conhecer um dia! Haja vista o título do meu artigo (férias na Disney) e os quase 50 anos de existência. A magia do lugar é incrível; desperta a criança em cada um de nós. Apesar do calor e das filas, adoramos! Os meninos já perguntaram quando voltaremos! 😀 😀  😀
Castelo da Cinderela no Magic Kingdom
Castelo da Cinderela no Magic Kingdom

Férias na Disney não foi só parque…

I-Drive 360

É um centro de entretenimento cheio de atrações, lojinhas e restaurantes mais recente de Orlando. Também planejei em nossa agenda, para o dia seguinte a nossa chegada (para descansar da viagem). Super recomendo para um dia mais light, fugindo dos parques! Passamos bons momentos aqui.

É onde fica a roda gigante de Orlando, The Coca Cola Orlando Eye.

Férias na Disney: Orlando Eye no I-Drive 360
Férias na Disney: Orlando Eye no I-Drive 360

Vale a pena tanto a visita ao centro, quanto a volta na roda gigante. Não é nenhuma London Eye, mas vale a pena. Ainda mais se você comprar um ticket combo que existe junto com o Legoland. Eu comprei um ticket que inclui 3 atrações do I-Drive 360 (Coca-Cola Orlando Eye, museu Madame Tussauds e Sea Life Aquarium) e o LEGOLAND Park.

Vale muito a pena!

Disney Springs

O lugar é bem legal, cheio de bares, restaurantes, lanchonetes e lojas. Um centro de entretenimento da Disney. É bem legal a noite também.

Fizemos comprinhas (não muitas pois é Disney, e você sabe né? Preço Disney! Mas quem tá na chuva de férias na Disney, é para se molhar…), almoçamos no restaurante T-Rex e curtimos uma noite por aqui.

Compras

Férias nos EUA tem que ter compras, não é mesmo? Dessa vez fomos em:

  • Orlando Vineland Premium Outlets
  • Walmart
  • Ross (parada obrigatória)
  • Target (sempre!!!)

Meus TOP10 das férias na Disney

Para fechar, um resumo com os TOPs das minhas férias na Disney. Lembrando que não fui em todas as atrações e fomos com meninos de 6 anos de idade.

1. Atrações do Harry Potter (todas) dos 2 parques da Universal

2. Os simuladores (todos) dos 2 parques da Universal

3. Atrações do Star Wars (todas) do Hollywood Studios da Disney

4. O show de encerramento do dia no Hollywood Studios da Disney (Fantasmic)

5. A parada (desfile) da tarde no Magic Kingdom da Disney (Festival of Fantasy Parade)

6. Os pavilhões dos países do World Showcase do Epcot da Disney

7. A refeição (brunch) com a turma do Mickey no restaurante Chef Mickey´s

8. O almoço de dia das mães no restaurante T-Rex na Disney Springs

9. Os restaurantes dos parques da Universal: Finnegan’s Bar & Grill e Mythos

10. I-Drive 360 e suas atrações

O castelo da escola do Harry Potter (Hogwarts) no Island of Adventure
O castelo da escola do Harry Potter (Hogwarts) no Island of Adventure
Darth Vader no treinamento Jedi do Hollywood Studios
Darth Vader no treinamento Jedi do Hollywood Studios
Em frente ao pavilhão do Japão no World Showcase do Epcot
Em frente ao pavilhão do Japão no World Showcase do Epcot
Brunch com a turma do Mickey no Chef Mickey´s!
Brunch com a turma do Mickey no Chef Mickey´s!
Restaurante T-Rex na Disney Springs
Restaurante T-Rex na Disney Springs

O segredo do sucesso para férias na Disney

Não sei para os outros, mas para mim, o segredo foi viajar sem a obrigação de conhecer tudo. Sabíamos das filas; a ideia era aproveitar ao máximo sem que fosse muito estressante, muita correria. E conseguimos! Foi muito bom. Nossas férias na Disney foram maravilhosas!

Agora posso dizer a famosa frase: Walt Disney World, onde os sonhos se tornam realidade!

Walt Disney World - Where dreams come true
Walt Disney World – Where dreams come true

O assunto Disney rendeu tanto que fiz um post com o diário da minha viagem. Nele, conto em detalhes tudo sobre o nosso roteiro e ainda listo as melhores atrações. Quer ver? Pode dar uma olhada aqui: Viagem a Disney.

2 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*