Tour na Fábrica da Boeing em Seattle

A Fábrica da Boeing em Seattle, Boeing Everett Factory, está no Guinness Book como o maior prédio do mundo em volume. São mais de 13.3 milhões de metros cúbicos de área coberta; é a maior fábrica de aviões no mundo! Fica em Everett, região metropolitana de Seattle, a uns 40km ao norte do centro da cidade.

Fábrica da Boeing em Seattle - Boeing Everett Factory
Fábrica da Boeing em Seattle – Boeing Everett Factory (Fonte: Wikipedia)

Não é de se espantar depois que você fica sabendo que aqui estão as linhas de montagem dos aviões 747, 767, 777 e 787 Dreamliner da Boeing.

– Quem já não ouviu falar em um avião da Boeing?

Se você está acostumado a viajar, com certeza já ouviu falar em uma dessas aeronaves.

Eu adoro viajar, mas confesso que sempre fico com aquele friozinho na barriga toda vez que estou no ar. Quem já não pensou durante um voo: “Meu Deus, como essa coisa tão pesada consegue voar???”

Pois é! Depois de fazer esse tour guiado pela fábrica da Boeing em Seattle você vai ficar ainda mais impressionado!

– Os fanáticos por avião não podem perder essa visita de modo algum!!!

A visita na Fábrica da Boeing em Seattle

A Fábrica da Boeing em Seattle é a única fábrica de montagem de jatos comerciais na América do Norte que oferece visitação pública.

A maioria do trabalho feito na gigante unidade de Everett é de montagem das aeronaves, ou seja, as equipes daqui recebem a maior parte das peças produzidas em outras fábricas e fazem o trabalho de montagem. As peças chegam por caminhão e trem, e até mesmo avião de carga ou navio no caso das peças maiores como as asas.

-Muito legal ver de perto essa linha de montagem!

Além disso, o Future of Flight Aviation Center & Boeing Tour tem uma galeria com exibições interativas onde você vai aprender o quão longe se chegou no projeto da aviação e onde ele deve chegar no futuro. O pequeno museu na entrada da fábrica tem painéis com a história e a linha de produtos, peças dos aviões, exemplos de funcionamento de turbinas, a cabine do piloto e até um simulador de voo!

-Mas vamos ao que interessa; o tour guiado!

O tour guiado

O tour tem a duração de 90 minutos e começa no auditório do centro com um vídeo institucional sobre a Boeing de 10-15 minutos.

Depois disso pegamos um ônibus e aí sim entramos na fábrica da Boeing. Passamos por um pátio onde você vê muitos aviões estacionados aguardando a pintura ou voos de teste e seguimos para a visita às linhas de montagem do 747, 777 e o mais inovador, o 787 Dreamliner.

Os visitantes são guiados através de túneis subterrâneos enormes e plataformas de observação perto do teto que dão uma vista espetacular da aeronave que está sendo montada.

Fábrica da Boeing em Seattle - Boeing Everett Factory
Fábrica da Boeing em Seattle – Boeing Everett Factory (Fonte: Commons Wikimedia)

Impressiona as enormes portas dos prédios; elas têm o tamanho aproximado de um campo de futebol americano. Imagina???

– Mas também, para as aeronaves saírem montadas inteirinhas daqui, só assim mesmo…

Linha de montagem - Fábrica da Boeing em Seattle
Linha de montagem do 747-8 – Fábrica da Boeing em Seattle (Fonte: Wikipedia)

A infraestrutura montada para receber os visitantes impressiona; a vista das plataformas, as telas com vídeos e informações no meio da fábrica, microfone e auto falantes para que todos ouçam as informações do guia.

O guia explica o processo de montagem das aeronaves, dá informações sobre preço, tempo médio de espera para receber o avião, forma de pagamento, itens mais caros da montagem, autonomia de voo e ainda fala uma série de curiosidades sobre cada família de aviões.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre cada modelo de avião desses dê uma olhada em nosso post sobre os Aviões da Boeing.

A visita é bem legal e interessante, mesmo para quem não tem paixão por avião, imagina para um fanático por essas coisas pesadas que voam!!!

O tour termina com o desembarque na lojinha de souvenires do Future of Flight Aviation Center. Para os amantes da aviação tem muita coisa legal para levar de lembrança.

O gigantismo da fábrica da Boeing em Seattle

A Fábrica é mesmo impressionante! Tudo por aqui é gigantesco!

De tão grande que é, a fábrica chega a ser considerada uma minicidade! E uma minicidade autossuficiente!

Ela tem a sua própria rodovia, a sua própria estação de trem, corpo de bombeiros, polícia, estação de tratamento de água, subestação de energia, banco, centro médico, creche e diversos cafés, lanchonetes e restaurantes.

Não é à toa. São cerca de 40 mil pessoas trabalhando no local, em horários de serviço divididos em três turnos. Para ir de um ponto a outro na fábrica os funcionários se locomovem sob rodas, inclusive bicicletas que a empresa disponibiliza para a mobilidade.

São mais de 3,7 quilômetros de túneis subterrâneos, pés direito dos prédios enormes, portas enormes, galpões enormes, tudo enorme…

Informações úteis sobre a visita

O Future of Flight Aviation Center & Boeing Tour abre diariamente e os tours pela fábrica são oferecidos normalmente de hora em hora. Mas é bom reservar sua entrada com antecedência no site oficial ou por telefone para evitar viagem perdida, principalmente na alta estação, entre os meses de Junho e Setembro. Nesta época, eles costumam oferecer tours extras, inclusive.

Os tours são conduzidos em inglês. É proibido câmeras, aparelhos celulares e eletrônicos no interior da fábrica. Mas existem armários pagos onde você pode deixar os objetos antes da visita. Não são permitidas crianças abaixo de 122 cm de altura.

A fábrica fica na cidade de Everett a uns 40km ao norte do centro de Seattle. A melhor maneira de chegar é de carro. O lugar é meio contra mão, mas você consegue usar o transporte público. Existem algumas opções de ônibus de Everett e Seattle. Veja no planejador de rotas indicado no post sobre os ônibus em Seattle. Tem também a opção do trem urbano (Sounder Train), mas os horários são limitados. Veja nosso post sobre trem em Seattle.

Se você gosta de aviação veja também nossos posts Museu do Voo em Seattle e Boeing em Seattle.

Fábrica da Boeing em Seattle

Future of Flight Aviation Center & Boeing Tour
8415 Paine Field Blvd
Mukilteo, WA 98275
Telefone: 425-438-8100

Horário de funcionamento (referência Outubro/2016): diariamente das 08:30 às 17:30hs. Confirmar no site oficial na data da sua visita.

Ingressos no local, no site oficial ou por telefone (referência Outubro/2016): adulto $20. Confirmar no site oficial na data da sua visita.

Site oficial: Site Oficial do Future of Flight Aviation Center & Boeing Tour

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*